sábado, 19 de novembro de 2022

Algumas das últimas que merecem destaque.

Vai começar a caminhada do hexa!! A Copa do Mundo FIFA de 2022 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022 será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorrerá no Catar. A edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na edição de 2026, onde será sediado no Canadá, Estados Unidos e México, passando para 48 equipes. Com sete cidades-sede, o campeonato será disputado entre 20 de novembro e 18 de dezembro, ao invés do período tradicional devido às altas temperaturas que o país sofre no meio do ano; esta é a primeira vez em que uma copa do mundo será disputada no final do ano. As seleções participantes são: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Inglaterra, Irã, Japão, Marrocos, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai.

O Criciúma já tem data, horário, local e adversário possivelmente definidos para a estreia na temporada 2023. O Tigre deve abrir o ano enfrentando o Concórdia, dia 15 de janeiro, domingo, às 17 horas, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Catarinense 2023. A sequência de jogos do Criciúma é composta por cinco jogos em casa e seis jogos fora, sendo que o Tigre joga duas vezes seguidas em casa e duas vezes seguidas fora. O Tricolor estreia em casa, mas encerra a participação na primeira fase fora. Confira:

1ª rodada – Criciúma x Concórdia | Domingo, dia 15 de janeiro, às 17 horas

2ª rodada – Barra x Criciúma | 4ª feira, dia 18 de janeiro, às 20 horas

3ª rodada – Chapecoense x Criciúma | Domingo, dia 22 de janeiro, às 17 horas

4ª rodada – Criciúma x Marcílio Dias | 4ª feira, dia 25 de janeiro, às 20 horas

5ª rodada – Brusque x Criciúma | Domingo, dia 29 de janeiro, às 17 horas

6ª rodada – Hercílio Luz x Criciúma | 4ª feira, dia 1 de fevereiro, às 20 horas

7ª rodada – Criciúma x Joinville | Domingo, dia 5 de fevereiro, às 17 horas

8ª rodada – Camboriú x Criciúma | 4ª feira, dia 8 de fevereiro, às 20 horas

9ª rodada – Criciúma x Figueirense | Domingo, dia 12 de fevereiro, às 17 horas

10ª rodada – Criciúma x Atlético Catarinense | 4ª feira, dia 15 de fevereiro, às 20 horas

11ª rodada – Avaí x Criciúma | Domingo, dia 26 de fevereiro, às 17 horas

A competição reunirá 12 clubes: Atlético Catarinense, Avaí, Barra, Brusque, Camboriú, Concórdia, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville e Marcílio Dias. O formato de disputa é praticamente o mesmo do ano passado, com os clubes jogando entre si em turno único. Os oito primeiros avançam e os dois últimos são rebaixados para a Série B. Das quartas de final até a final, os jogos serão de ida e volta em formato olímpico, todos disputados no final de semana. Em caso de igualdade na soma das duas partidas, o vencedor será conhecido nos pênaltis.


Passarinho Arrepiado também está de olho no Caravággio 
Futebol Clube que apresentou Nei Rama como novo Diretor Executivo de Futebol. O anúncio foi feito no Estádio da Montanha. Sobre a chegada de Rama, o vice-presidente do Azulão, Moisés Spilere, comentou que faz parte dos objetivos do clube. O novo Executivo do time de Nova Veneza já trabalhou em clubes como o Fluminense, Juventude, Brasil de Farroupilha, Hercílio Luz e Próspera. Nei Rama também foi coordenador de seleções Sub-17 e Sub-20 da Federação Gaúcha de Futebol.

.

(As informações, acima, constam de pesquisa na internet e do site Portal Litoral Sul)

domingo, 13 de novembro de 2022

Vaga na Copa do Brasil ainda depende da CBF. E...que "conta" complicada!!

O Criciúma está a um passo da Copa do Brasil 2023. Com os resultados da última rodada da Série A – as vitórias de Fortaleza e São Paulo e o empate do América-MG, mais a derrota do Botafogo para o Athlético-PR – o Tigre deve ficar com uma das vagas para o torneio nacional do próximo ano, através do Ranking Nacional de Clubes (RNC). Porém, uma interpretação do regulamento do Paulistão pode complicar o caso. Cabe à CBF homologar as vagas, o que deve acontecer nos próximos dias.

Conforme informações preliminares, com a combinação de resultados, os cálculos apontam que o Tigre é o dono da última vaga pelo RNC. Só que o resultado necessita da confirmação da CBF. É que, ainda pode haver uma dúvida sobre a interpretação do Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional. Este, indica que uma vaga da Copa do Brasil é para o campeão do interior, que foi o Ituano. E não fala nada sobre o Ituano também poder entrar pela classificação como quinto colocado do estadual com a migração do São Paulo, Corinthians e Palmeiras para o critério um da Copa do Brasil.

Deste modo, resta saber se a vaga do campeão do interior, conforme o regulamento, é do Ituano ou se iria para o vice-campeão, que foi o Botafogo de Ribeirão Preto. O regulamento é omisso neste caso. Pode ser que a Federação Paulista de Futebol decida que a vaga vá para o vice, colocando mais um clube na Copa do Brasil. Caso isso prevaleça o São Paulo não abriria vaga para o Guarani e sim para o Ituano. Desta forma, o Guarani retornaria a se classificar pelo RNC, tirando a vaga do Criciúma.

A Copa do Brasil gera visibilidade nacional, além de um reforço no caixa do clube. Neste ano, foram quase R$ 1,5 milhão arrecadados, em premiações, com a disputa das duas primeiras fases. A competição deve começar no dia 22 de fevereiro e está programada para ir até 24 de setembro de 2023. O sorteio para a competição acontecerá em dezembro. Pela Série B deste ano, o time treinado por Cláudio Tencati precisaria ficar três posições à frente do Guarani, na tabela de classificação da Segunda Divisão, para assegurar o lugar na Copa do Brasil. Porém, isso não aconteceu: o Criciúma ficou em oitavo e o Bugre em 10º. Sendo assim, restou a esperança pelo RNC e está próximo de dar certo.

.

(Fontes de informação: Site TN SUL e ENGEPLUS)