Rei do Futebol, Majestade… Pelé. O ex-jogador, que comemorará 81 anos no próximo sábado(23), justifica os apelidos da realeza se olhado alguns dos seus números mais impressionantes. Em homenagem ao eterno camisa 10, reunimos dez marcas importantes da carreira do Atleta do Século. Observe na arte acima!
Além dos fatos listados, claro, Pelé ainda teria tantos mais feitos brilhantes. Pelo Santos, por exemplo, o bicampeonato da Libertadores e do Mundial Interclubes (em 1962 e 1963). No Cosmos, de Nova York, nos Estados Unidos, o campeonato da North American Soccer League (1977). Pela seleção, a hoje esquecida Copa Roca (1957 e 1963) e por aí vai.
A infinidade de títulos se dá mesmo em recordes. Por isso, só no Guinness Book são três marcas importantes: mais jovem jogador a conquistar uma Copa do Mundo (1958), único jogador tricampeão em Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) e jogador com mais gols (1.283 em 1.363 partidas) - a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, na sigla em inglês) conta dois gols a menos para Pelé.
.
Tri da F-1 há 30 anos, Ayrton Senna consagrou as manhãs de domingo no Brasil
O dia 20 de outubro marca os 30 anos do tricampeonato
mundial de Ayrton Senna. Os dois primeiros títulos vieram em uma árdua disputa
com o francês Alain Prost em 88 e 90. No ano seguinte, a conquista teve como
principal rival o inglês Nigel Mansell.
Assessor de imprensa de Ayrton Senna por quase dez anos, Charles Marzanasco, 67, o acompanhou em sua fase mais vitoriosa tanto no Brasil como na Europa. Ao portal do Estadão, ele comentou a importância que título de 91 teve na trajetória do piloto brasileiro. "O título de 91 veio em um momento muito aguardado. Teve a questão do problema com o Prost em 89, quando lhe tiraram o campeonato por causa do incidente provocado pelo francês. Em 90, no bicampeonato, o Senna deu o troco no Prost. No ano do seu tricampeonato, a Williams era muito melhor e o Mansell tinha muito mais carro. Mesmo assim, ele conseguiu fazer a diferença na pista e vibrou demais", comentou Marzanasco, que atualmente assessora Bruno Batista na Stock Car.
Pra mim, foi o MELHOR DE TODOS. Mas, Ayrton Senna já havia sido apontado como o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos em uma eleição feita pela revista inglesa Autosport, com votos de 217 corredores que passaram pela categoria, em 2009. O segundo colocado, aqui, também foi Michael Schumacher, com Juan Manuel Fangio na terceira colocação.
.
Obs.: Os dados e fotos, acima, foram colhidos através
de pesquisa junto aos portais R7, G1, Estadão, ZH Esportes, Revista Exame e El País.