sexta-feira, 15 de julho de 2016

Roberto Volpato e Cristiano Ronaldo juntos??!!


Sim! Isso aconteceu um pouco antes da Copa de 2.014, no Brasil. A seleção portuguesa usou o estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, para realizar seus treinamentos visando o Mundial. Eis que goleiro e atacante trocaram cumprimentos e até camisas, conforme destacam as fotos acima!! De forma indireta, Roberto participou de um jogo histórico na vida de um dos melhores atletas da atualidade. Tal fato ocorreu em 7 de outubro de 2.002. O ainda menino Cristiano Ronaldo, com 17 anos, jogava pelo Sporting, de Lisboa. A partida, válida pela Copa de Portugal daquela temporada, foi contra o Moreirense, clube onde havia recém chegado Roberto. Lá na terra do “poisx, poisx”, o goleiro formado na base do Criciúma ficaria conhecido como Roberto Tigrão e estava no banco de reservas para, então, assistir o 1º gol como jogador profissional de Cristiano Ronaldo. O “mundo da bola” girou e, cada um, seguiu sua carreira. O Craque português atingiu sucesso absoluto... culminando com a ainda “quentinha” conquista da Eurocopa; e, Roberto está em fase de recuperação após grave lesão muscular sofrida ano passado. Com 37 anos, Roberto ainda quer voltar a jogar! O conheço bem e “boto fé”!! Sei do seu potencial, de suas qualidades e, principalmente, do esforço nos treinamentos. Pra quem gosta de saudosismo...Roberto era o goleiro titular do Criciúma na conquista do título estadual em 2.005, naquele jogo inesquecível de Ibirama...!! Lembram??!!

Virando a página e mudando o assunto...durante esta semana tivemos a eliminação do São Paulo na Taça Libertadores da América. O clube brasileiro lutou muito... massss, começou a perder a vaga em casa quando sofreu 2 a 0 para o Atlético Nacional, da Colômbia. Mesmo com a influência negativa da arbitragem no jogo de Bogotá, o placar de 2 a 1 “contra” pode ser considerado resultado normal! Nos últimos anos, quando vai começar a Libertadores somos os primeiros a apontar representantes do País como favoritos! Ledo engano...de novo, em 2.016! Aos poucos ... Palmeiras, Grêmio, Corínthians, Atlético Mineiro e, por último o São Paulo, foram sucumbindo na competição e, pelo segundo ano consecutivo não teremos representante brasileiro no Mundial de Clubes. No próximo mês de dezembro o Japão será sede do torneio que já tem 3 clubes confirmados e outras 3 vagas a serem preenchidas. Já garantiram presença o Real Madrid, campeão europeu; o Auckland City, da Nova Zelândia, campeão da Oceania; e, o América, do México, representando a Concacaf. Faltam o campeão asiático, o africano e o sul-americano.

O Passarinho Arrepiado e eu observamos atentamente o futebol daqui, dali e de acolá!! E...podem ter certeza: o Atlético Nacional, da Colômbia(foto acima), joga o futebol mais bonito de se ver, hoje, na América do Sul! Não há nenhuma dúvida disso!! Os caras treinados por Reinaldo Rueda são rápidos em contra-ataques, firmes na marcação e não erram tantos passes! Aliás, a questão do erro no passar a bola é uma das principais deficiências que o Arrepiado constata em jogos de times brasileiros! Quando repórter/setorista do Criciúma procurava conversar muito com jogadores e treinadores. Alguns...como Levir Culpi, Lori Sandri, Grizzo e Paulo Baier...só tomando como exemplo, defendiam a idéia de que, enquanto seu time tem posse de bola resulta no primeiro passo pra controlar o jogo e, por conseqüência, não dar chance ao adversário. Bem...pra isso, obrigatoriamente, é preciso acertar passes!! Fundamento que, no caso do Criciúma de hoje, necessita ser MUITO aprimorado!!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ainda sobre as declarações de Jaime Dal Farra...

Ei...perai, vamos devagar!! Em hipótese alguma o colunista está duvidando da idoneidade do presidente do Criciúma! A postagem anterior rendeu diversos comentários e a própria entrevista de Jaime repercutiu bastante nas redes sociais e junto ao torcedor. Lembro que todos os ex-mandatários do Criciúma, até Moacir Fernandes e Antenor Angeloni que foram os mais vitoriosos e se destacaram por seus feitos, também não eram unanimidade! Considero até salutar que haja divergência de pensamentos na forma de administrar o Criciúma Esporte Clube. É bom...sim!! Inclusive, participar da vida do clube...do dia a dia, das questões políticas e de interesse comum do associado e da torcida, em geral, só traz benefícios!! Há de se lamentar, entretanto, que ocorram excessos! Discordar de critérios e formas de se conduzir o futebol no Criciúma é uma coisa!! Masss...infelizmente há quem xingue com palavras agressivas e até quem esteja duvidando da honestidade do presidente tricolor!! Não tenho aqui procuração pra defender ou acusar “A” ou “B”! O que faço é emitir opiniões diariamente...sempre priorizando o respeito e o estilo ponderado de discutir e falar sobre o Criciúma. Conheço bem a pessoa do sr. Jaime Dal Farra e sei que tem boas intenções para com o Clube! Trata-se de alguém da cidade...com raízes na região, empresário conhecido e que está tentando aprender as coisas que envolvem o futebol! E, como qualquer ser humano e presidente do Criciúma, erra e acerta!! Então...apontando as falhas e ajudando nas horas mais complicadas é o melhor caminho que o torcedor e a mídia devem tomar!! Sem “chutar o balde”... entenderam??
Jaime Dal Farra não quis divulgar abertamente os valores da negociação que está envolvendo a ida de Ezequiel pro Cruzeiro. A G. A. é dele e faz dela o que bem entender!! Só que o conselheiro do Criciúma e os sócios, penso eu, deveriam ficar sabendo das reais cifras. Ficaria mais simpático e transparente!! E...ainda sobre esta transação, o presidente disse que somente 50% dos direitos econômicos foram disponibilizados ao Cruzeiro. Massss...e outros 50% quando serão negociados?? Ezequiel tem 23 anos e seu contrato com o time mineiro será de 4 temporadas. O Cruzeiro vai se interessar em comprar quando e em que circunstâncias o restante percentual ou parte dele?? Tal questionamento também se faz em relação a Lucca e Roger Guedes que o Criciúma negociou mais recentemente.
De qualquer modo, entendo que o “pepino” maior está nas mãos de Roberto Cavalo! O treinador do Criciúma, obrigatoriamente, precisa fazer o time jogar mais!! Também entendo que, fora de casa, o Tigre não pode se transformar num “gatinho”...numa presa fácil!! E tais melhorias, necessariamente, passam pelo trabalho e orientações do comandante técnico!! O Criciúma já esteve no G-4 e, mesmo que os outros participantes tenham crescido um pouquinho...é possível fazer com que os jogadores do Tigre produzam melhor!! Há de se levar em conta, pois, os limites de cada um! Como um todo, o Criciúma tem defeitos...falhas no sistema defensivo e de cobertura, erra passes demais!! Contudo, o Brasileiro da Série B/2.016 tem sido uma competição onde está prevalecendo o equilíbrio, principalmente na parte intermediária da tabela...onde, inclusive, está o Criciúma! Assim, chega-se à conclusão de que mais trabalho, mais luta dentro de campo e uma postura menos covarde fora de casa podem ajudar o Criciúma a buscar melhor posição na tabela! 

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Jaime Dal Farra pode ter sido realista, mas frustrou o torcedor!!

A entrevista concedida pelo presidente do Criciúma, muito bem transcrita aqui no criciumanews, consta de alguns esclarecimentos...masssss, acima de tudo, com afirmações sem fugir da realidade...no que se refere ao FUTEBOL!! Cá com meus botões, penso que Jaime Dal Farra foi verdadeiro... sincero! Parece não ter demonstrado preocupação em uma possível reação negativa da torcida. Sim...porque a partir do momento em que escancara suas idéias em relação à abdicar do acesso para se contentar com permanência na Série B do Campeonato Brasileiro visando 2.017...obviamente que deixa praticamente todos os torcedores insatisfeitos! Existe uma pequena parcela de quem acompanha o Criciúma entendendo que há necessidade de estruturar mais o Clube afim de poder retornar com mais força pra disputar a elite do futebol brasileiro. Com certeza, o mandatário tricolor enfrentará resistências entre as pessoas que gostam do Criciúma! Numa hora dessas, a paixão fala bem mais alto que a razão!! E...”todos” querem mesmo é ver o Criciúma na Série A, mesmo que seja a “trancos e barrancos”!!
Bem...dentro do que penso, acho que o presidente Jaime Dal Farra poderia ser mais ambicioso!! Claro que o orçamento do Criciúma, no momento, não permite grandes investimentos a ponto de se montar um grande time!! Mesmo assim, entendo que com ajustes e algumas contratações...talvez três, no máximo, o técnico Roberto Cavalo possa alcançar melhores resultados! A saída de Ezequiel, cá entre nós, se daria mais cedo ou mais tarde! O jogador tem contrato com o Criciúma até fim deste ano e, por força da Lei Pelé, poderia muito em breve assinar pré-contrato com outro clube e o Criciúma ficaria “a ver navios”!! Assim, pelo menos, virá uma quantia em dinheiro e o empréstimo de dois jogadores pra reforçar o atual grupo!! Além disso, está chegando Maicon Silva...que já esteve no Criciúma em duas temporada e, atualmente, não vem sendo muito aproveitado no Vitória. Reposição à altura de Ezequiel? Não! Mas, com certeza, melhor do que Lucas Taylor...!!

O Passarinho Arrepiado também leu atentamente tudo o que foi dito por Jaime Dal Farra. O “bichinho” e eu preferimos não falar, especificamente, sobre números de lucros ou dívidas contraídas pela atual administração da G. A. De qualquer modo, com ganhos ou perdas...Jaime e seus parceiros de gestão precisam saber equilibrar contas!! Num primeiro momento, até considero que a falação do presidente sobre questões financeiras...reclamando da falta de dinheiro, se deu pra tentar justificar os negócios que foram, estão e ainda poderão ser feitos!! Sinceramente, reitero o que já destaquei em postagens anteriores sobre saídas de atletas. Insisto que o Criciúma é um clube de futebol formador...produz jogadores pra, agora ou depois, tentar colocá-los no mercado e negociá-los!! É o ciclo natural do futebol atual... principalmente para clubes de médio porte como é o caso do Criciúma!! É necessário, entretanto...eu diria até que obrigatório, saber repôr para que o trabalho dentro de campo não fique prejudicado!! Outra opinião que tenho....diz respeito ao pequeno número de pessoas que fazem o futebol no Criciúma!! Basicamente, Jaime Dal Farra, Émerson Almeida e Roberto Cavalo! É pouca gente pra tratar do produto mais importante e rentável do Clube!! No fundo...os três citados sabem disso!! Massss... insistem em ficar sozinhos...!!!

terça-feira, 12 de julho de 2016

O que quer o Criciúma no Brasileiro?

Se fizer tal questionamento pra qualquer torcedor, claro...a resposta será direcionada para o acesso, o retorno do Clube ao convívio entre os grandes do futebol nacional. Alguém pensa o contrário?? Acho que não!! Todos nós que gostamos do Criciúma como clube de futebol e instituição desportiva de alta representatividade regional e estadual, gostaríamos de ver o Tigre novamente “rugir” na Série A! Massss...os dirigentes da G. A. que comandam o Criciúma também pensam assim?? Olha...até que me provem o contrário, acredito que sim!! Afinal, as cifras proporcionadas por estar na elite são bem mais compensadoras do que as atuais!! Há dinheiro em bem maior quantia vindo da TV, quotas de patrocínio, marcas estampadas aqui e ali, além da projeção natural de mídia...bem mais valorizada, comparada com qualquer valor envolvendo Série B. Temos exemplo no Estado de quem não tinha renda nem série pra jogar e há 3 anos disputa a principal divisão do futebol brasileiro, no caso, a Chapecoense.


Faço tal explanação pra tentar entender e, ao mesmo tempo, compartilhar deste possível entendimento sobre algumas situações inerentes ao Criciúma atual. O atleta Ezequiel(foto acima), eleito o melhor lateral-direito do último Campeonato Catarinense e cumprindo boa campanha na Série B do Brasileiro, está de “malas prontas” pra jogar no Cruzeiro. É uma boa? Claro que é!! Tanto pro jogador quanto para o Clube!! Principalmente, para a empresa do sr. Jaime Dal Farra que, afinal, administra o futebol no Criciúma!! Talvez bons valores estejam sendo discutidos para a concretização do negócio e, confirmando tal transação, será mais um atleta revelado na base do Criciúma que segue sua carreira fora daqui com boas perspectivas futuras! Pra quem não sabe, Ezequiel é natural de Treze de Maio, cidade próxima de Criciúma, e chegou ao Heriberto Hülse ainda menino. Tem 23 anos e, com certeza, é mais um dos bons valores com o “carimbo” da base do Criciúma E. C.!!

Pois bem...se Ezequiel vai embora, o Criciúma já tem peça de reposição pronta pra ser colocada em seu lugar?? Pelo que pude ver e acompanhar até agora, com certeza, não será Lucas Taylor, garoto de 21 anos, trazido do Palmeiras! A não ser que este jogador tenha algo “escondido” pra mostrar...o que ainda não vimos, nem sabemos!! Ou o Criciúma vai atrás de outro?? Na negociação que envolve a ida de Ezequiel pro Cruzeiro, pelo que se tem de conhecimento, está prevista a vinda de alguns atletas pra cá. Imagino, contudo, que não seja lateral-direito. Afinal, se o Cruzeiro está vindo buscar Ezequiel é porque trata-se de uma posição carente por lá!! Certo?? Entendido?? E há ainda uma possibilidade de o atacante Gustavo, goleador do Criciúma na Série B, também despertar interesse de algum clube de maior projeção! Huuummmm....!!!

De qualquer modo, é preciso ser assimilado por todos que o Criciúma é um clube formador de atletas e, por conseqüência, vendedor!! Assim, quando surge alguém de real talento e capacidade técnica mais apurada...logo aparece alguém pra levar!! E este é o ciclo natural das coisas de um clube mediano no contexto do futebol nacional! Outras marcas mais estruturadas e de maior visibilidade e prestígio também “produzem” jogadores e vendem! Só que há mais recursos financeiros pra comprar e negociar!! O que precisa haver no Criciúma é inteligência e habilidade em Jaime Dal Farra e cia. para que o time dentro de campo não sofra grandes prejuízos com a saída deste ou daquele jogador!! Por isso o questionamento na manchete: “O que quer o Criciúma no Brasileiro?”. Apenas se manter na Série B pra temporada do ano que vem? Juntar forças e, mesmo sem grandes investimentos, lutar até o fim para pelo menos tentar o acesso? Jaime Dal Farra está mais interessado em negócios ou pretende conciliar viabilidade financeira com o futebol que aparece pro torcedor?? Sai este, aquele e aquele outro...e o Criciúma vai buscar no mercado jogadores que venham pra suprir deficiências e reforçar o plantel, na verdadeira acepção do termo? Com a palavra...o presidente Jaime Dal Farra...!!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Criciúma 2 Luvendense 2. Pois não é que foi complicado mesmo...???

O título da postagem anterior...lembram? “Tendência de jogo complicado!”. Que coisa!! Só que quem complicou tudo foi o Criciúma, sem querer tirar os méritos do “arrumadinho” Luverdense!! Massss...nos primeiros 20...25 minutos de partida, o domínio foi do Tigre! Abriu 2 a 0 e deu falsa impressão de que venceria a partida sem grandes dificuldades. Ledo engano!! Aos poucos aquele volume de jogo intenso foi desaparecendo, por parte do Criciúma, e começamos a ver, então, a disciplina tática da entrosada equipe mato-grossense. Impressionante como tudo mudou “da água pro vinho”!! Logo a 15 minutos após bola cruzada na área, os escalados de última hora...Diego Giaretta e Ferron participaram ativamente do lance que culminou com o 1º gol do Criciúma. Dois toques de cabeça com a complementação para as redes do ex-jogador da Ponte Preta. Aos 20, o goleiro Gabriel Leite, do adversário, saiu mal da trave e Gustavo jogou de cabeça pra fazer 2 a 0. Com a marcação “alta” que o Criciúma impôs nos instantes iniciais de jogo...além da força ofensiva, todos no estádio pensaram que o time de Roberto Cavalo estava começando a encaminhar uma vitória. O placar parcial acomodou o Tigre e o Luverdense achou seu gol após escanteio. Barreto foi tirar o perigo da pequena área e jogou pra dentro...contra! Foi o último lance da 1ª etapa. Como era de se esperar, o Luverdense retornou do intervalo pressionando o Criciúma e conseguiu empatar em jogada do lateral Raul Prata, pela direita, que cruzou pra finalização certeira de Tozim...a 18 minutos. A partir daí, se viu um Criciúma desorganizado. Mesmo assim, algumas oportunidades foram desperdiçadas...principalmente pelo centroavante Gustavo. O Luverdense ficou com o contra-ataque à sua disposição e também criou chances. No fim...o resultado de 2 a 2 acabou sendo justo pelo que fizeram os dois times em campo! Entretanto, muito ruím pro Criciúma que completa três jogos em casa sem vencer e, aos poucos, está se afastando do G-4!!
Luiz realizou uma boa defesa com os pés...após falha de Ricardinho, no 2º tempo, e... nos gols sofridos não tinha o que fazer! Nota 6. Defensivamente, Ezequiel não esteve bem. E, no apoio, não observamos jogadas de linha de fundo...uma característica sua. Nota 5. Raphael Silva é rebatedor de bolas e zagueiro que sobe bem pra cabecear. Tem suas limitações...já conhecidas por todos! O seu “feijão com arroz” não foi suficiente pra impedir que o setor onde ele atua levasse dois gols!! Nota 5. Ferron teve mérito por fazer um gol...”só”!! Contudo, a falta de melhor ritmo contribuiu para que desse alguns espaços aos atacantes do Luverdense. Também nota 5. Enquanto estava na lateral, Diego Giaretta não apoiou uma vez sequer!! Quanto foi pra zaga, por causa de alteração, entregou pelo menos duas bolas pro adversário! Nota 4. Barreto é outro que merece “4”. Voltou a errar passes e ainda fez um gol...contra!! Douglas Moreira, mais uma vez, foi o jogador mais lúcido do atrapalhado Criciúma! Carrega a bola para o ataque e assume responsabilidade como segundo volante e meia-armador! Nota 7. Sobre o “10”, Élvis, já estamos nos acostumando com seus altos e baixos no jogo. Precisa voltar a acertar mais as bolas paradas! Nota 5. Juninho começou bem...com velocidade e boas jogadas individuais. Depois, caiu assustadoramente junto com quase todo o restante do time! Nota 5. Sobre Niltinho, corre muito, dribla...mas suas jogadas tiveram pouca objetividade! Nota 5. Com relação a Gustavo...muita luta, um gol e oportunidades perdidas! Nota 6. Entraram, ainda, Adalgizo Pitbúl...discretíssimo, nota 3; Jhêimy...sem aparecer muito, nota 4; e 3 pra Ricardinho que “entregou o ouro” pelo menos duas vezes, proporcionando lances de perigo contra a meta de Luiz. Já, o técnico Roberto Cavalo, que perdeu quase de última hora Nathân e Marlon, machucados, demorou pra mexer durante a partida! Só o fez após o gol de empate do Luverdense. Suas alterações não surtiram o efeito desejado e, além disso, ele deixou Alex Maranhão no banco... mesmo com o meio de campo carecendo de alguém pra pelo menos tentar organizar o setor! Nota 4...”Cavalinho”!!