sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Criciúma eliminado da Sul Americana e Gilmar Dal Pozzo contratado!

Dois a um aqui...derrota por 2 a 0 no Morumbi e o Criciúma está eliminado da Copa Sul Americana. O sonho de voltar a disputar uma Taça Libertadores novamente está adiado. O São Paulo, sem ser brilhante, fez valer sua melhor condição técnica, individual e coletiva, confirmou seu favoritismo e eliminou o Tigre da competição internacional. Agora toda e qualquer atenção está voltada para o Campeonato Brasileiro. E deverá ser um domingo de estréias no Estádio Heriberto Hülse, diante do Corínthians. Tem a situação do Zé Carlos que citaremos a seguir e o novo treinador. Sim! Depois de tanta especulação e “diz que diz”, o Criciúma apresenta Gilmar Dal Pozzo nesta 6ª(05), as 17 horas, na sala de imprensa Clésio Búrigo. Não vejo com otimismo a confirmação em relação ao ex-técnico da Chapecoense. Gostaria que fosse um treinador de mais experiência e conhecimento de Série A, liderança de vestiário e que causasse certo impacto junto ao grupo de jogadores. O presidente Antenor Angeloni já havia se manifestado favoravelmente a Dal Pozzo. Ele manda, ele paga...assim é! Na zona do rebaixamento e quase com a “corda no pescoço” cabe a todos nós apoiar e torcer pra dar certo...sem deixar de destacar  as verdades que precisam ser citadas! É o que podemos fazer!!
Gilmar Dal Pozzo esteve no estádio Heriberto Hülse, sentou nas cadeiras sociais e viu o jogo contra o Flamengo.
.
Fim da novela Zé Carlos! Atenção você que nos acompanha ou está atento aos trâmites que envolvem a situação do atacante goleador do Tigre! Nesta 6ª(05), se não houver nenhum imprevisto, Zé do Gol terá seu nome divulgado no BID da CBF e, então, poderemos vê-lo de novo jogando pelo Criciúma. E, caso haja confirmação de sua inscrição, sem a menor sombra de dúvida...Zé Carlos deve ser relacionado para o jogo contra o Corínthians. O atleta treina há mais de dois meses esperando o grande momento de sua volta. Zé vem participando normalmente das atividades e, talvez, sinta um pouco a falta de melhor ritmo. Mas, sua vontade é muito grande! Além disso, pro momento do Criciúma e as carências que o time tem, sem dúvida...poderá ser um grande reforço!! Aguardemos...com muita expectativa!!

Seleção Brasileira volta a campo nesta 6ª feira(05). Jogo será as 22:00, horário de Brasília, Miami, nos Estados Unidos. Jogo, claro, pra cumprir o calendário imposto pela FIFA em relação a amistosos ditos oficiais e movimentar alguma boa quantia financeira. O jogo será no Sun Life Stadium e pra quem esperava uma grande renovação depois dos vexames na Copa do Mundo observará boa parte dos atletas que estavam no inesquecível 7 a 1, derrota pra Alemanha. O time escolhido pelo técnico Dunga, que reestréia no comando da Seleção, terá: Jéfferson, Maicon, Miranda, David Luiz e Felipe Luís; Luiz Gustavo, Ramires, Oscar e Wílliam; Neymar e Diego Tardelli. Neymar ganhou a braçadeira de capitão e reencontrará, pela primeira vez depois da Copa, o lateral Zuniga que o tirou do Mundial...lembram?. Além deste amistoso contra a Colômbia, o Brasil jogará na terça(09), diante do Equador, em Nova Jersey. É apenas o começo do que esperamos ser uma nova fase...com um time mais competitivo e que diminua os prejuízos causados em razão da vergonha que passamos depois dos jogos contra Alemanha e Holanda, na Copa. Dá pra acreditar nisso? Sim! Desde que haja maior interesse de todos os setores envolvidos com a Seleção e, principalmente, contando com uma recuperação técnica e organizacional do nosso futebol! Nunca é demais lembrar que, ano que vem, já começam as Eliminatórias para a Copa da Rússia e a seguir, as Olimpíadas, que serão realizadas no Rio de Janeiro, em 2.016. E o futebol brasileiro nunca ganhou a medalha de ouro na história olímpica!

Gente...o Passarinho Arrepiado está desesperado! Olhando a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, tanto Série A quanto B, constata que só o Criciúma estaria fora da 1ª Divisão caso a temporada já tivesse terminado. Na A, Figueirense é 14º colocado com 21 pontos, Chapecoense 15ª com 19. Por outro lado, no G-4 da Série B, Joinville líder...Avaí 3º. As duas competições estão na metade e cabe ao Criciúma reagir de forma urgente!! Te vira Dal Pozzo!!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Futebol/negócio e os negócios do futebol.

Tudo gira em torno de questões financeiras! Não há mais nenhum interesse que determine os objetivos de quem trabalha, nos dias de hoje, com o futebol. Lamento ter que admitir...mas se o torcedor soubesse de tudo o que acontece nos bastidores dos clubes perderia boa parte do glamour...da sua paixão pelo esporte mais popular do Brasil. Se foi o tempo em que um time entrava em campo pensando em representar sua agremiação, cidade ou país. Claro que não podemos imaginar que tudo tem que ser feito com “amor à pátria”! Os caras precisam ganhar dinheiro para desenvolver seu trabalho como em qualquer outra profissão! E...como em outras atividades há quem seja bem pago e os que ganham pouco. O que me refiro, entretanto, é que o percentual de quem trata o futebol como esporte e diversão para o público é muito pequeno! Alguns pais, inclusive, chegam a projetar filhos para que sejam jogadores de futebol afim de que eles se transformem numa solução financeira prá toda a família! Tem clubes que tentam fazer jogadores desde os 7, 8...9...10 anos de idade! Qual o objetivo? Claro...óbvio...no futuro colher frutos com uma boa negociação e arrecadar quantias bastante consideráveis!! E a essência do futebol? Pára, Gilberto! Isso, praticamente, não existe mais! É uma verdadeira indústria que às vezes deforma e não forma atletas de futebol! E vale a pena frisar que não estamos falando só de Brasil. Em vários outros países também é assim! Uns mais ou menos organizados. E tem muita gente trabalhando com esse ramo de negócio. A figura do “olheiro”, aquele que, ao observar o rendimento em campo...na prática, de algum pretendente a craque, está quase sendo ultrapassada! Hoje funcionam as filmagens, os vídeos, os analistas de desempenho e promessas! Muitas e das mais variadas, por sinal! Entretanto, o sonho de ver seu filho brilhar num grande clube ou até fora do País às vezes vira pesadelo!  Assim como tem gente de boa índole, há, por outro lado, os que só querem botar uma grana no bolso, seja dos pais ou dos próprios clubes! Quanto ao menino e seus objetivos...alguns ditos empresários ou procuradores se fazem de esquecidos ou até mesmo viram as costas! Pura realidade!!

Foram quase quatro horas de julgamento! O Grêmio pagou caro por causa de sua torcedora Patrícia Moreira. Ela chamou de “macaco” o goleiro Aranha, do Santos, em recente confronto entre os dois times na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. O caso ganhou até repercussão internacional e o clube foi a julgamento no STJD. Todos os cinco auditores do Tribunal optaram pela exclusão do Grêmio da competição e ainda multaram o tricolor gaúcho em 50 mil reais. A decisão, entretanto, é passível de recurso que pode ser julgado novamente em 15 dias. Eu não imaginava que a pena fosse tão dura assim. De qualquer modo, a punição foi aplicada e, espero, sirva de lição pra um monte de malucos que tem em vários cantos, estádios e eventos! Eles não escolhem local nem ocasião para expor ódio, discriminação e racismo! É só você, leitor, puxar pela memória que vai lembrar de algum caso parecido!!

Concordo plenamente com o Passarinho Arrepiado. Ele garante que o São Paulo é favorito para a disputa contra o Criciúma, nesta 5ª(04), pela partida de volta da Copa Sul Americana. Lembro, entretanto, que na semana passada já havia esse favoritismo pró-tricolor do Morumbi e o Tigre ganhou de 2 a 1. De qualquer modo, o São Paulo deve usar força máxima incluindo Kaká, Paulo Henrique Ganso, Osvaldo e Alan Kardéc. Já o Criciúma, pelo jeito, vai de “mistão”...de novo! Novo desafio para Wilson Vaterkemper e cia.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Vitórias na memória.

O ano foi 1.977. Nem era Criciúma, ainda. O Comerciário, que havia retornado naquela data ao futebol profissional, depois de quase 8 anos ausente do cenário estadual, jogava no estádio Heriberto Hülse pelo Campeonato Catarinense. Isso foi numa quarta-feira à tarde(não tinha refletores ainda) e o time estava fazendo uma campanha bastante convincente na competição. Tanto que iria terminar como 3º colocado! Adversário...Operário, de Mafra. Fanático por futebol não tive dúvida. Gazeei a aula, pulei o muro de tábuas  da rua Constante Casagrande e fui ver o Comerciário jogar. Na verdade, eu e mais uns quantos pularam...sempre com um medo danado de ser pego no flagra pelo “sêo” Tião, na época o “tio” que cuidava do campo. Lembro que o jogo já estava em andamento com poucos minutos do 1º tempo. Foi uma alegria só! O “Bacharel” aplicou uma goleada histórica: 9 a 0!! Ademir Patrício fez 6, Laerte mais 2 e  Dirceu, um gol. O time base daquele ano? Pois bem...Cabral(depois virou Roberto e chegou ao Vasco e à Seleção Brasileira); Lúcio(mais tarde foi pro Internacional),  Otávio(um zagueiro gaúcho que após encerrar a carreira, virou mineiro), Cláudio(outro do Rio Grande do Sul) e Valdeci(um carioca que veio pra cá e sempre mostrou um futebol alegre); Serrano(que foi descoberto em Meleiro, progrediu rápido na carreira, indo jogar no Atlético Mineiro e hoje não curte muito o futebol), Taquito(um mineiro que era ventríloquo...xingava o árbitro que não sabia quem o tinha xingado) e Doriva(um meia da terrinha de rara qualidade técnica); Serginho, ponta de ofício que veio de Minas e pra lá voltou), Ademir(o Pezão, que fazia gol com uma facilidade incrível...hoje virou comerciante) e Dirceu(ponta que fazia aquela de 4º homem do meio, de boa técnica...virou delegado e morreu assassinado!). Ainda tinha, entre outros, o Laerte(um baixinho de Santana/Urussanga que, infelizmente, não está mais entre nós e que também marcou muitos gols). O técnico, em 1.977, era Joel Castro Flores. Boas lembranças!

Outra que tenho boas recordações...em 1.982. Semana pós-Carnaval e um amistoso contra o Flamengo. Já era Criciúma, não Comerciário e o time, ainda de azul, se preparava para o início do Campeonato Estadual. No final do ano anterior, o Flamengo havia conquistado o Mundial Interclubes, no Japão, e, na época, era uma grande atração! Os cariocas ainda estavam em festa. O Criciúma, por sua vez, tratou o jogo como uma verdadeira competição. O estádio Heriberto Hülse lotou para ver Zico e cia. Noite inesquecível! Perto dos 9 minutos do 1º tempo, Luiz Freire, meia do Tigre avança pela intermediária ofensiva e acerta um chutaço que vai pro gol. Era o 1º dos 4 gols contra 2 do Flamengo que fez o Criciúma naquela data, 25/02/1982...de ótimas recordações! Além de Luiz Freire, marcaram para o “Azulão”, Vargas(2) e Naldo. O time escalado pelo técnico Lori Sandri: Zé Carlos(veio do Botafogo); Assis, Eduardo(zagueiro que jogava antes no Esportivo), Larry(ex-Inter...hoje empresário de jogadores) e Álvaro(que veio do América-RJ); Edmar(volante que marcava e jogava muito...oriundo do Ceará), Luiz Freire(era do futebol gaúcho) e o prata da casa Paulinho Criciúma; Mica(havia jogado no Inter ), Vargas(veio do Avaí e custou a emplacar por aqui) e Anchieta(outro ex-colorado). Pra aguçar ainda mais os saudosistas...o Flamengo jogou com Cantarelli; Leandro, Figueiredo, Marinho depois Mozer e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Popéia depois Andrade, Nunes e Lico. O técnico era Paulo César Carpegiani. Zico e Lico fizeram os gols do Fla. Quanta saudade, hein?!
A foto, de autor desconhecido, é do famoso amistoso de 1.982. Ao fundo a torcida da então arquibancada descoberta. A esquerda, o atacante Nunes, e um pouco mais ao lado, o zagueiro Larry.
.
O Passarinho Arrepiado acompanha com bastante atenção toda essa movimentação, já há mais de uma semana, em relação às dificuldades que o Criciúma está encontrando para contratar seu novo técnico. Com quem os dirigentes estão conversando? Não se sabe, ao certo! Mas que tudo está muito lento...ah, isso está sim! Palmeiras, Vasco e Santos também estão trocando treinadores e neles há maior agilidade para definir este ou aquele nome. No Tigre, é claro que o medo de errar e a pressão em razão dos números na tabela de classificação são fatores determinantes para tanta demora!!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Clube de amor...SEM alma, garra e coração!

Quem conhece e canta o hino do Criciúma sabe que, em determinado trecho, consta a frase “Nosso clube de amor, alma, garra e coração!”. Pois o que estamos observando até agora no Campeonato Brasileiro é um Criciúma sem alma, sem garra e sem coração!! Bato muito nessa tecla porque considero o aspecto anímico fundamental para que, em qualquer situação que vivemos ou vivenciamos, alcancemos sucesso! Claro que, no caso de um time de futebol, se não houver outros fatores ligados as áreas técnica ou administrativa, a coisa também não vai...não anda! Diferentemente da época em que atuava como repórter, quando se chegava no vestiário e os setoristas tinham mais acesso aos bastidores dos clubes de futebol, hoje a imprensa tem muita dificuldade para sequer chegar perto dos atletas a não ser para entrevistas. Por outro lado, os dirigentes atendem a imprensa...falam...mas dizem pouco! Assim, não sabemos se há comando e cobrança incisiva no vestiário do Criciúma. Os treinadores que já passaram este ano não mostraram característica para tal perfil. Nem Ricardo Drúbscky, Caio Júnior ou Wágner Lopes são profissionais “linha dura”. Ano passado o Criciúma já passou por drama idêntico e, dentro do que penso sobre futebol, não há no Clube...desde há muito tempo, alguém com autoridade e jeito de controlar o grupo de jogadores. Aliás, sobre os atletas, alguns se acomodam...relaxam quando atingem determinada idade e se “encostam” num contrato de 2 a 3 anos, caso do lateral Eduardo, por exemplo. Quando isso ocorre, se não houver alguém com perfil de comandante na comissão técnica ou no Depto. de Futebol, corre-se o risco de este ou aquele jogador, dependendo do caráter e do nível de profissionalismo, se “atirar nas cordas”!! Tipo assim...o pagamento sai em dia, clube com estrutura adequada prá se trabalhar, bom salário...tá bom! O “algo mais”...aquele time com raça e gana de vencer...não se vê! As vezes, os próprios atletas que são trazidos não reúnem tais atributos. É justamente aí que entra o trabalho de quem comanda, seja ele técnico ou dirigente. E...no Criciúma de hoje, NINGUÉM tem aptidão ou perfil de verdadeiro comandante!!

Dois jogos nos próximos dias, para o Criciúma, com “cara” de decisão. Quinta-feira((04), no Morumbi, contra o São Paulo, pela Copa Sul Americana; e, domingo(07), diante do Corínthians, pelo Campeonato Brasileiro. O que penso? O jogo do meio de semana deve ser encarado com menos importância do que o do dia da Pátria. Com alguns problemas de ordem física notados...só deve ser usado nas duas partidas quem , comprovadamente, estiver com condições de render em alto nível tanto num como no outro jogo. É óbvio que toda e qualquer prioridade deve ser dada para o Brasileiro. O Criciúma está na zona do rebaixamento e precisa sair dela. Ganhando do Corínthians é bem provável que o Tigre acabe o turno fora do Z-4. Então...tudo deve ser direcionado para uma vitória contra o “Timão”! Quanto a vaga na próxima fase envolvendo a Sul Americana, um empate dá a classificação ao Criciúma. O próprio São Paulo, imagino, também deve priorizar o jogo do Brasileiro contra o Sport quando vai tentar vencer para não diminuir suas chances de permanência na zona de classificação da Libertadores. Entretanto, para o Criciúma no momento, chegar à segunda fase da Copa Sul Americana é segunda opção! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado novamente lembra que precisa ser bastante exaltado o trabalho desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Recentemente, em Caçador, a turma comandada por Renato Valvassôri conquistou a segunda colocação nos Joguinhos Abertos. A partir do próximo dia 20 será a vez da cidade sediar a Olesc, evento denominado Jogos da Juventude, para 4.800 atletas até 17 anos, e, segundo a turma da F. M. E., Criciúma é fortíssima candidata ao título! Além disso, está no calendário da Fesporte para a temporada 2.015, a cidade de Criciúma ser sede dos Jogos Abertos da 3ª Idade e os Jogos Estaduais das Apaes. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Derrota em dois tempos distintos.

O Criciúma mudou da água pro vinho! Fez um razoável pra bom 1º tempo, mas caiu muito de produção na etapa seguinte. Sentiu os dois gols marcados pelo Sport, no 2º tempo, respectivamente a 5 e 7 minutos, e os 2 a 0 acabaram sendo favoráveis ao time adversário. O Criciúma criou chances na 1ª fase do jogo, teve duas bolas na trave, outras duas oportunidades com Cléber Santana, e não conseguiu fazer o gol. Depois, houve uma falha de Serginho na intermediária defensiva. Ele perdeu a bola e teve de fazer a falta. Bola jogada na área e o gol de Neto Baiano. Logo em seguida, Cortês foi mole prá uma dividida e, no contra-ataque, o gol de Danilo. Impressionante como o Criciúma se comportou diferente de um tempo pro outro! Se no 1º o time foi competitivo e criou possibilidades de marcar, no 2º...os jogadores foram passivos e não esboçaram nenhuma reação! Luiz levou dois gols...sem culpa nenhuma. Mas errou em dois outros lances em que o Sport não soube aproveitar. Nota 5. Eduardo, outra vez, rendeu muito pouco! Continua sendo um atleta de pouquíssima utilidade! Não marca bem e suas jogadas de apoio, como nos tempos de Joinville, não acontecem por aqui. Entendo que dificilmente deva receber nova oportunidade para continuar sendo titular. Nota 3. Fábio Ferreira, por sua vez, não comprometeu. Mas, como zagueiro, pode se impôr mais no sentido de liderança. Nota 6. Alcides foi usado pela segunda vez como titular e mostrou que tem condições para tentar ajudar o time a parar de levar tantos gols no Brasileiro. Nota 6. Cortês não jogou bem...principalmente no 2º tempo. Falhou no lance do 2º gol do Sport e, novamente, foi inerte...sem aquele algo mais que se espera dele e de todos os outros que estão deixando o Clube numa situação ruím na tabela. Nota 4. Serginho, como capitão, voltou a errar passes em demasia, comprometendo sua atuação. Nota 4. Seu parceiro de “proteção à defesa”, Rodrigo Souza, rendeu um pouco melhor. Entretanto, nada de excepcional! Nota 5. Rafael Costa perdeu um gol e, no mais, teve discreta participação. Nota 4. Cléber Santana foi o melhor do Tigre! É verdade, contudo, que caiu sua produtividade na 2ª etapa junto com o restante da equipe. Nota 6. Lucca e Souza, os dois atacantes, lutaram e se movimentaram bastante. Masss...faltou chute a gol de ambos! Quem joga no setor de frente tem que finalizar!! Nota 5 pra ambos. Foram utilizados, também, Luís Felipe, Maurinho e Giovânni. O lateral...nota 5; Maurinho 4 e Giovânni também 4. Os 3 tiveram pouco tempo pra mostrar algo mais produtivo!

Quanto ao técnico Wilson Vaterkemper penso que se equivocou em algumas mexidas no time. Não entendi o motivo da entrada de Giovânni, que é lateral, no meio. E...tirou Rafael Costa pra entrada de Maurinho quando poderia ter optado por Wéllington Bruno. Teve o mérito, no entanto, de dar uma mudada na “cara” do time...pelo menos no que diz ao aspecto motivacional. Isso... contra o São Paulo e na 1ª etapa diante do Sport. Nota 5.

Passarinho Arrepiado espiou também os outros catarinenses na rodada do Brasileiro. Até gostou do que tentou fazer a Chapecoense. Mas chegou a seus limites. Levou 4 a 2 ao natural do Cruzeiro, em Belo Horizonte. O Figueirense ganhava do São Paulo, mas permitiu o empate: 1 a 1 com gol de Rogério Ceni, de pênalte, pro São Paulo. Só que o resultado mais surpreendente foi do Avaí: 5 a 0, em pleno São Januário, pra cima do Vasco, pela Série B. Essa vai ficar na história!! E...terminou o turno da 2ª Divisão com os dois catarinenses no G-4!!


domingo, 31 de agosto de 2014

O racismo de todos os dias!

A discriminação existe desde que o homem se entende por gente e a tal de Patrícia Moreira, jovem de 22 anos, flagrada por câmeras de tv na Arena, em Porto Alegre, quando do jogo Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, é protagonista de mais um ato de racismo no meio de tantos que observamos todos os dias e, na maioria das vezes, passam despercebidos. Já expressei meu pensamento em relação aos exageros que ocorrem no dia a dia...na vida corriqueira...no cotidiano. Vem cá gente...qual o problema de eu chamar de “neguinho” um amigo que tenho e que pertence a raça negra? É a mesma coisa que, ele, se quiser...me chamar de “branquinho”!! Na minha atividade, como cronista esportivo, hoje em dia não posso mais dizer que o Édson Silva, zagueiro do São Paulo, ou o Alcides, esse que estreou pelo Criciúma...é um “crioulo” alto ou um “negão” forte!! Opiniões...cada um tem a sua! Mas, é igual a alguém se referir a um atacante claro, cabeludo...loiro...e chamá-lo de “galego”! Ah...aquele “galego” lá da frente! Que mal há nisso?? Pra mim, é o mesmo que chamar uma determinada pessoa de “grandalhão”, uma “baixinha”...ou aquela “gordinha”, um “magrelo”... Enfim, vários termos que servem pra identificar popularmente um indivíduo. É assim...da nossa cultura!!

Claro que há outras situações em que fica escancarada a verdadeira discriminação. Atitudes pejorativas...depreciativas não podem receber nossa aprovação. O que fez a gremista Patrícia, chamando claramente o goleiro Aranha, do Santos, de “macaco” é algo que precisa ser repugnado e a responsável...punida com os rigores da lei! Mas a tv flagra, claramente, inclusive com perfeita leitura labial, esta torcedora. Entretanto, outros e outras próximas a ela, também vão no embalo e precisam ser também identificados e, da mesma forma, castigados! Só que racismo, discriminação, booling...e outras maneiras de prática discriminatória são vistas e observadas a toda hora...todo dia...e, na grande maioria das vezes, deixamos quieto!
Torcedora do Grêmio flagrada no ato idiota de chamar o goleiro do Santos de "macaco"!

As redes sociais, já escrevi a respeito, na atualidade representam os meios mais “adequados” para manifestações de todos os tipos. Várias delas são com desrespeito e zombaria! Algumas pessoas postam o que querem! Ofendem, xingam, esquecem da educação e muitas delas ainda se acham com total razão! Já li assim: “O face é meu e boto o que quero!”. Sim...afinal ele está protegido pela tela do computador! De longe...ou, em estádios de futebol, tem muita gente que vira machão! No teti a teti...muda muito!!

O Criciúma que joga contra o Sport Recife, fora de casa, pela Série A do Campeonato Brasileiro, domingo(31), precisa ser bem parecido com o que ganhou do São Paulo. Me refiro às questões comportamentais...anímicas e táticas! Se repetir tal desempenho aumentam as chances de conseguir um bom resultado. Sobre a interinidade de Wilson Vaterkemper...ela vai continuar! Digo isso porque Wisão não quer ser efetivado! Perguntei a ele: “Se ganhar do Sport, classificar na Sul Americana e ir bem contra o Corínthians? Tu pensas em ser efetivado?”. Resposta firme: “Gilberto...quero continuar na minha: auxiliar!”.

Passarinho Arrepiado aposta no seguinte time do Criciúma para jogar diante do Sport: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Cortês; Serginho, Rodrigo Souza, Cléber Santana e Rafael Costa; Lucca e Souza. Estão fora João Vítor e Silvinho, suspensos, mais Paulo Báier que vai ficar aprimorando melhor condicionamento. Aliás, Báier só volta contra o Corínthians! Está correto o treinador do Tigre...escala o que tem de melhor para o momento! É uma questão de simplificar, não inventar e tentar repetir o futebol da Sul Americana!!