sábado, 1 de abril de 2017

Rescaldo da semana.

A Federação Catarinense de Futebol errou e acertou quando tomou atitudes em relação ao péssimo trabalho da arbitragem no jogo de quarta-feira passada(29), entre Criciúma e Figueirense, no estádio Heriberto Hülse. Acerto? A punição em caráter de afastamento da competição do auxiliar Éder Alexandre(na foto, à direita com o amigo e tb árbitro, Célio Amorim), que é natural de Itajaí, foi correta!! O “bandeirinha” cometeu falha grave ao invalidar o gol do Criciúma, assinalado pelo atacante Jhêimy! E não foi daqueles lances em que só o “replay” da TV tira a dúvida, pois o atleta do Tigre estava a pelo menos um metro atrás em relação ao penúltimo defensor do Figueirense, pois o goleiro era o último! Éder Alexandre se colocou na linha do lance, bem posicionado e seu equivoco não pode ser aceito! Afinal, ele é treinado e preparado para tal e está no “trecho” há alguns anos!! E, o mais curioso é que Éder Alexandre foi eleito um dos melhores da arbitragem na temporada de 2.016!!

Quanto ao erro da F. C. F....o de “deixar quieto” Héber Roberto Lopes! Ora bolas...sei que trata-se de um dos melhores árbitros do Brasil, na atualidade, e que tem um “peso político” bastante considerável!! Contudo, ele foi “cúmplice” em toda a situação que envolveu o lance do gol anulado, além de ter “cozinhado” muito o jogo, passando uma imagem de que o placar de zero a zero seria, digamos, “de bom tamanho”!! Alguém pode questionar sobre os motivos de tanta cobrança, de uma hora pra outra, em cima da arbitragem! Lembro, aos mais afoitos, que vivenciamos anos e mais anos...temporadas seguidas onde “o apito” era intocável!! Caramba!! Vi e revi trabalhos de muitos clubes irem “por água abaixo” em razão de deslizes e até safadezas cometidas por juízes de futebol!! Então, que seja dado um BASTA!!

Sobre o Criciúma...será que ainda há chances de classificação para a final? Olha...não vou ficar em cima do muro!! Diante do que temos visto e observado, acredito muito pouco que o Tigre consiga ganhar o returno e conquistar o direito pra decidir o título do Campeonato Estadual contra o Avaí!! Está bem mais pra Chapecoense que, convenhamos, possui melhor time e mais recursos técnicos, inclusive pra reposição...caso haja necessidade. Além disso, creio que, na frente do Criciúma, o próprio Joinville vem cumprindo campanha mais convincente nesta fase da competição! Masssss.... matematicamente, para o Criciúma ainda há chances! Joga duas fora: Almirante Barroso e Metropolitano; mais duas em casa, contra Atlético Tubarão e a própria Chapecoense!! Que dá...dá!! No entanto, teria de contar com insucessos de Avaí e Joinville que estão na frente em pontuação e não têm mais confronto direto com o Tigre!! Huuummmm...!!!

O que a considerada grande mídia do Estado está fazendo com a Chapecoense é impressionante!! Ouvi de alguém ligado ao Passarinho Arrepiado que há interesse “global”(esxtão compreendendo?) na divulgação do nome, da marca “Chapecoense”! Nunca, “na história deste País”(lembram da frase?), um clube de futebol catarinense recebeu tanto apoio, teve tanta divulgação como agora acontece com a “Chape”!! Nem o Criciúma, nos áureos tempos, ou o Figueirense, que ficou sete anos consecutivos na Série A do Campeonato Brasileiro, receberam tanta “força” dos alegres rapazes e moças da imprensa falada, escrita e televisada!! O mesmo informante “dizx” que um dos novos acionistas da “poderosa” em Santa Catarina teria grande preocupação em expor cada vez mais a Chapecoense e por consequência a Região Oeste por interesses econômicos e outros mais...!! De qualquer modo, independentemente das questões que envolveram a tragédia de novembro passado, a Chapecoense vai decidir a Recopa Sul-Americana a partir da semana que vem e está nos representando na Taça Libertadores. Justifica-se tamanha contribuição? Apoio, sim...com certeza! Massss... que tá demais...ah isso tá...!!!

quinta-feira, 30 de março de 2017

Ei...o que já “garfaram” o Criciúma este ano, hein???

Daí pergunto o seguinte: o que fazer?? Dar soco na mesa; chutar o balde contra quem manda nas arbitragens; romper com a F. C. F.?? Na verdade é um sentimento de impotência que paira no ar...!! Só uma refrescada na memória de quem nos acompanha aqui: o gol de Denílson, na vitória do Avaí sobre o Criciúma, lááá na 1ª rodada do Catarinense, estava impedido; no mesmo jogo, uma penalidade clara sobre Raphael Silva não assinalada pelo árbitro; ainda no returno...o “trabalho” desastroso de Wílliam Machado Steffens, em Florianópolis, quando o Tigre perdeu pro Figueirense; o gol mal anulado de Diego Giaretta na derrota para o Joinville, já pelo returno, quando a partida estava 0 a 0; e, a finalização de Jhêimy, no jogo contra o Figueirense, nesta quarta-feira(29), invalidada pelo auxiliar Éder Alexandre. Isso...“apenas” quatro jogos em que seus respectivos resultados finais poderiam ter outro encaminhamento e o Criciúma não sairia tão prejudicado!!

Acompanho o futebol catarinense, como já coloquei aqui em outras oportunidades, “desde que nasci”! Massss...fazia muito tempo que não “ROUBAVAM” escancaradamente um time no Campeonato Estadual como estão fazendo com o Criciúma!! Recentemente, fiz uma postagem com o seguinte título: “Pra F. C. F. não é interessante que o Criciúma seja campeão catarinense!!”. Pois reafirmo tal idéia e até mesmo certeza que tenho em relação a isso! Afinal, o Tigre tem sido severamente prejudicado!! E...pergunto o seguinte: será que a Comissão de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol vai afastar o bandeirinha Éder Alexandre como fizeram com o árbitro André Luiz Back?? Aliás, quero informar que o outro que havia recebido comunicado de “geladeira”, o Sr. Edson da Silva, teve sua situação revista e acabou perdoado!! Por que? Não sei!! O que sei, sim, é que há um corporativismo ostensivo!! A Comissão de Arbitragem na Federação é formada por ex-árbitros que naturalmente “protegem” e não fiscalizam como deveriam os atuais “caras do apito”!! Alguém pode se perguntar: mas, e os dirigentes da Federação? Esta formada por Rubens Angelotti e Lédio Daltoé, não deveriam fazer algo ou tomar providências?? OBVIAMENTE QUE SIM! Então, por que não agem?? Também não sei!! Mas que os novos “homens fortes” do futebol catarinense devem explicações para a torcida do Criciúma E. C., onde inclusive ambos trabalharam e foram dirigentes, ah...isso devem, com certeza!! E, sobre o andamento da competição, alguém duvida que a decisão será entre Avaí e Chapecoense?? Inclusive...como a “poderosa” e “alguns” querem...!!! Esxtão compreendendo??

Em relação ao jogo Criciúma 0 Figueirense 0, mesmo com suas já conhecidas limitações, o Tigre foi superior ao adversário, criou mais oportunidades na 2ª etapa e até conseguiu um gol que a arbitragem impediu que fosse validado!! Os “manezinhos do Esxtreito” vieram a Criciúma só pra se defender e “matar” tempo!!
No que se refere às atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ teve pouco trabalho! O Figueirense poucas vezes chegou pra “incomodá-lo”! O “camisa um” tricolor, funcionou mais como um líbero quando o Criciúma tentava sair pro jogo!! Por tal função, nota 7.

Já DIOGO MATEUS, novamente, deixou transparecer sua baixa qualificação técnica como lateral! O tempo vai passando e cada vez mais a certeza de que ele não tem bola pra jogar num time que pretende ser ambicioso em qualquer competição!! Nota 4.

RAPHAEL SILVA...tranqüilo e seguro diante de um ataque quase inerte do Figueirense. Nota 7.

O mesmo pode ser avaliado em relação a DIEGO GIARETTA que teve maior responsabilidade de sair da defesa com a bola dominada. Também nota 7.

MARLON...muita vontade! Contudo, bem marcado, não conseguiu muito sucesso ofensivo! Nota 6.

BARRETO...bons passes, marcação firme e segura! Nota 8.

RICARDINHO procurou se movimentar, superando suas deficiências para dar maior mobilidade ao meio-campo. Nota 7.

Curiosamente, DOUGLAS MOREIRA não realizou boa partida!! Disperso e sem o rendimento de jogos anteriores, acabou substituído! Nota 5.

ALEX MARANHÃO fazia jogo razoável quando sentiu lesão ainda na metade do 1º tempo! Nota 6.

No ataque, tanto SILVINHO quanto JHÊIMY demonstraram bom rendimento! Ambos se movimentaram bastante...e o “camisa 9” até surpreendeu positivamente!! Nota 7 pra dupla!!

Foram usados, ainda CAÍQUE VALDÍVIA...exagero nos passes pro lado, sem objetividade, nota 5; ANDREW, com algumas boas jogadas de velocidade pela direita, nota 6; e, PITBUL...pouco tempo em campo, deixemos sem nota.

Em relação ao técnico DEIVID DE SOUZA, escalou o que tem de melhor em seu plantel! Permanece desenvolvendo bom trabalho e, com reforços pontuais poderá cumprir melhor campanha no Campeonato Brasileiro. Que assim continue! Nota 7.

terça-feira, 28 de março de 2017

Será que a moda vai pegar!!

Foi ridícula a atitude do árbitro Luiz Antônio Silva Santos no jogo Vasco 2 Flamengo 2, pelo Campeonato Carioca, no último fim de semana!! Quem viu por alguns ângulos flagrados pelas câmeras de TV constatou que o “cara do apito” simulou uma “peitada” ou “barrigada” de Luiz Fabiano para ter motivos de expulsar o atacante vascaíno! Além de fazer “teatro”, o referido cidadão ainda teve uma arbitragem confusa e com mais polêmicas! Resultado: tão logo acabou o jogo a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro suspendeu Luiz Antônio e um de seus auxiliares, Daniel do Espírito Santo, por tempo indeterminado! Por isso, então, o título da postagem!! Afinal, por aqui, dois árbitros da chamada “nova safra”, no caso Edson da Silva e André Luiz Back(ambos na foto abaixo) acabam de ir pra “geladeira” até o fim do Catarinense deste ano por erros cometidos em partidas recentes!

Particularmente, fiquei MUITO satisfeito com a punição imposta à dupla!! Técnico erra, paga!! Às vezes chega a perder o emprego!! Jogador falha ou joga mal...vai pro banco ou é até dispensado!! Por que os árbitros têm que ser “intocáveis”?? Caramba... acompanho futebol “desde que nasci” e já vi coisas do “arco da velha”!! Infelizmente, a grande maioria delas não dá pra contar aqui ou expôr publicamente! Talvez, em razão disso, sinta essa gana... ânsia por querer repreensão severa a árbitros de futebol que já manipularam muitos resultados, cometeram váááárias injustiças... fazendo com que trabalho de treinadores, jogadores e clubes, desenvolvido há meses e meses “a fio”, fosse todo ele “por água abaixo” em razão de uma penalidade arranjada, uma expulsão, etc e etc...!! Quem acompanha o futebol na sua essência sabe a que me refiro!!

E...”virando a página, mudando o assunto”...dois bons jogos por torneios distintos nesta quarta-feira(29), no estádio Heriberto Hülse! Primeiro, às 16:30, decisão do Campeonato Estadual Júnior ou Sub-20, como queiram, competição do ano passado, entre Criciúma e Chapecoense. Quem tem boa memória vai lembrar que a 1ª partida decisiva entre os dois foi um dia antes da tragédia com a delegação do time principal da Chapecoense, no fim do mês de novembro. Em razão de toda aquela turbulência vivenciada após o sinistro, o 2º jogo ficou pra ser jogado esse ano...cfe. determinação da F. C. F. Na “ida” deu Chapecoense 1 a 0. Pra reverter o quadro e ser campeão o Criciúma precisa vencer por qualquer placar. Outro resultado e a taça vai pra Chapecó!

Mais tarde, 19:30, Deivid de Souza e comandados precisarão ganhar do Figueirense para que o Criciúma permaneça alimentando chances de conquista do returno no Estadual/2.017. Faltando cinco rodadas pra fechar a fase de classificação, não acredito que o Figueirense reúna forças para chegar em 1º e garantir vaga na decisão! Afinal, tem só 3 pontos, é vice-lanterna e, convenhamos, pro tamanho de sua representatividade, os “manezinhosx do Esxtreito” fazem campanha muito abaixo de qualquer expectativa!! Sobre o Criciúma, seu rendimento no Catarinense poderia ser melhor se o treinador tivesse à sua disposição um plantel mais qualificado! Masss...como já estamos “assistindo o mesmo filme” desde o início do campeonato, destacando a falta de maior capacidade e talento dos atletas tricolores, digamos que não dá pra exigir muito mais do que o já mostrado!! Então, como estamos falando há teeemmmpo...só com muita “alma, garra e coração” o Tigre poderá se superar...!!

domingo, 26 de março de 2017

Criciúma 1 Inter 0. Tigre jogou o suficiente pra ganhar o jogo!

Foi um jogo meio que modorrento neste domingo(26) quando o Criciúma conseguiu ganhar do Internacional pelo placar mínimo. Tanto donos da casa quanto visitantes, em nenhum momento, procuraram “acelerar” a partida! O Tigre conseguiu seu gol a 16 minutos da 1ª etapa quando Raphael Silva lançou Silvinho que cruzou da direita para a finalização de Jhêimy. Apesar da vagarosidade do jogo os dois times ainda “acharam” algumas oportunidades pra fazer gols. Masss...nada de tão incisivo a ponto de provocar “graaaanndes” intervenções dos dois goleiros! De qualquer modo, o Criciúma cumpriu sua obrigação de vitória pelo fato de ter jogado em casa. Está em quarto na tabela e, na rodada do meio de semana, se ganhar do Figueirense no Heriberto Hülse poderá encostar de vez nos primeiros colocados. Está na “briga” e, dentro daquela linha de raciocínio já expressada aqui, só com muita superação poderá continuar alimentando chances de maior sucesso ao fim desta etapa do Campeonato Catarinense.

Sobre as atuações individuais do Criciúma:
Depois de algum tempo afastado por lesão, LUIZ  retornou e não teve muito trabalho debaixo dos “três paus”! Na disposição tática adotada por Deivid de Souza, o goleiro tem que sair jogando com os pés, sem dar chutões...de preferência, e, aos poucos o “camisa 1” do Criciúma vai aperfeiçoando tal fundamento. Nota 7.

O lateral DIOGO MATEUS abdicou de procurar atacar! Havia espaços e ele sempre voltava a jogada ou tentava entrar em diagonal. Suas limitações têm sido escancaradas! Nota 5.

RAPHAEL SILVA...atuação segura, sem dar chances para o ataque adversário! Nota 8.

O mesmo dá pra dizer do garoto NINO, substituto do capitão Diego Giaretta, suspenso. Antecipou “quase todas” e em nenhum momento causou preocupação ou demonstrou intranqüilidade! Nota 8.

MARLON, sem grande brilhantismo, cumpriu com eficácia sua função de apoiador e demonstrou bom sentido de marcação! Nota 7.

No meio, RICARDINHO exagerou nos passes pro lado...se preocupando em guardar a posição de 1º volante, sem arriscar ir à frente! Nota 6.

Outro que também cadenciou demais o jogo foi CAÍQUE VALDÍVIA. É jogador que possui razoável técnica. Contudo, precisa ter mais “sangue”...ser mais competitivo e ofensivo, buscando chutes a gol ou tentar “pifar” um companheiro!! Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA, por sua vez, voltou a jogar bem...sendo o melhor do meio-campo com boas coberturas e jogadas de assistência na parte ofensiva. Nota 7.

ALEX MARANHÃO teve altos e baixos na partida. Não conseguiu repetir suas últimas boas atuações! Nota 6.

No ataque, SILVINHO foi o principal destaque! Aliás, pelo que pude observar, acabou sendo o melhor do jogo!! Realizou jogadas em profundidade...sempre levando expectativa de perigo à defesa do Inter! Desde que voltou para o Criciúma, sua melhor atuação!! Nota 8.

JHEIMY  fez o gol da vitória...típico de centroavante que aproveita uma jogada de linha de fundo!! Procurou se movimentar e aparecer mais do que nos últimos jogos quando esteve muito apagado! Nota 7.

Entraram JOÃO HENRIQUE...alguns dribles e trabalho de troca de passes, nota 6; CARLOS EDUARDO...cumprindo função de cobertura na marcação, nota 6; e, PITBUL, que deixo sem nota em razão do pouco tempo em campo.

Em relação ao técnico DEIVID DE SOUZA...bom desempenho no jogo, apesar da lentidão que o Criciúma mostrou na forma de conduzir a partida. O técnico do Tigre prioriza muito a valorização da posse de bola e isso o time tem conseguido!! Inclusive, não foi diferente diante do Internacional. Nota 7.