sexta-feira, 27 de junho de 2014

Punição severa, mas justa!

A FIFA foi dura com o atacante Luis Suárez, da seleção uruguaia. Mas se houve rigor, convenhamos...o castigo acabou sendo, ao mesmo tempo, correto...justo!! A mordida no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini custou caríssimo ao atleta do Uruguai. Ele está suspenso por 9 jogos, mais 4 meses e ainda terá de pagar uma multa de 100 mil francos suíços ou 111 mil dólares...ou então, no nosso dinheiro, 271 mil reais! Sobre a suspensão, para que o leitor possa entender bem, Suárez não poderá atuar pela seleção de seu país nas próximas 9 partidas oficiais. Isso implica em ausência no restante da Copa e jogos envolvendo Copa América ou até Eliminatórias do próximo Mundial...até que se cumpra, então, os tais 9 jogos! Quanto aos 4 meses, o jogador não poderá estar presente em estádios de futebol durante este período e pior do que isso...não será permitido que ele jogue pelo Liverpool, seu atual clube. Como a temporada européia só começa no fim de agosto, ele perderá os dois primeiros meses de jogos e só deverá voltar a campo em outubro! Neste período, o Liverpool jogará sem Suárez em nove partidas do Campeonato Inglês e mais três pela fase de grupos da Champions League. Esta é a terceira vez que Luis Suárez se envolve “em mordidas” e acaba sendo punido. As outras duas ocorreram quando ele atuava no PSV, da Holanda, em 2.010; e, a outra, ano passado, já na Inglaterra. No primeiro caso, punição de 2 jogos e multa. No 2º, a pena foi suspendê-lo por 10 jogos! Que maluco esse Suárez, hein?!
Chiellini, zagueiro italiano(de azul) acusando a mordida que levou do uruguaio Suárez. Que coisa!
.
Passarinho Arrepiado ficou todo eufórico, pois o último treinamento da Seleção Brasileira sinalizou para possíveis modificações no time que enfrenta o Chile, sábado(26). Fernandinho começou a atividade como titular, em lugar de Paulinho. Durante o coletivo, Maicon entrou na vaga de Daniel Alves e Ramires substituiu Hulk. Hummm...será que Felipão vai mudar? Certeza eu não tenho. Mas se confirmar essas três mudanças mexe justamente em quem merece ser “mexido”!!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Neymar ou Messi?

Terminada a primeira fase da Copa do Mundo para Brasil e Argentina, Neymar e Messi dividem o título de melhor da competição até o momento. Temos de reconhecer, entretanto, que no atual contexto do futebol mundial, Messi leva vantagem. Já foi eleito em quatro oportunidades o melhor do mundo e ganhou um título internacional com sua seleção principal: medalha de ouro nas olimpíadas de Pequim, em 2.008. Por sua vez, Neymar ainda não foi escolhido como o melhor do mundo. Obteve maior projeção internacional a partir de sua transferência para o Barcelona, ano passado. Título com disputa entre países? O da Copa das Confederações em 2.013, pelo Brasil! Mas Messi tem 27 anos, Neymar 22. Messi tem mais uma copa pra jogar em alto nível, além desta. Neymar pode ir, talvez, mais duas pra continuar desequilibrando. Assim, dá prá projetar que Messi vai seguindo com absoluto sucesso até pelo menos mais 4 a 6 anos; e, Neymar...ainda com mais tempo, talvez 10 anos. Por enquanto, destacamos o que estamos vendo na Copa aqui no Brasil. Neymar tem sido mais participativo do que Messi. O ex-Santos faz jogadas de efeito e gols. Messi, apesar do gol contra o Irã, por exemplo, as vezes “some” no jogo. Só que contra a Nigéria, entretanto, ele voltou a desequilibrar! Mas, sem qualquer dúvida, os dois melhores da primeira fase da Copa...Messi e Neymar!!
Amigos e parceiros no Barcelona, Neymar e Messi podem se enfrentar decidindo a Copa. Já imaginaram?
.
O Passarinho Arrepiado, “setorista” aqui da coluna que acompanha o Criciúma, tem observado os treinamentos do Tigre orientados por Wagner Lopes. Num coletivo realizado...Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Ronaldo Alves e Cortêz; Serginho, João Vítor e Paulo Báier; Lucca, Cristiano e Silvinho. Zé Carlos tem feito trabalho à parte pra readquirir melhor condicionamento físico. Curiosidades? Bom...ensaio de um 4-3-3; Rodrigo Souza sacado do time titular porque nem poderá jogar contra o Fluminense em razão de suspensão por cartão; Lucca lutando pra ganhar a confiança do técnico; e, Cristiano, aquele dos 3 pontos perdidos no STJD... aproveitado entre os titulares!!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sim ao otimismo e o que podemos produzir de bom! Não à turma do azedo e ao “clube do ódio”!

Nunca na história desse País apareceu tanto negativismo como nos últimos anos...meses! E não é só por causa da Copa, não! Como formador de opinião e integrante da área de jornalismo há quase 30 anos...noto que as notícias ruins ganham cada vez mais espaço. Tem TV, inclusive, que praticamente sobrevive do crime, de acidentes, tragédias, derrotas, quebra-quebra e tudo o que envolve o que temos de maléfico. Mas peraí, sr. Gilberto Custódio! Quer dizer, então, que só devemos noticiar as coisas boas e dar ênfase ao ufanismo? Não, não, não!! Em absoluto!! A verdade não pode ser escondida ou deixada de lado! Ela precisa e deve ser dita, doa a quem doer! Entretanto, jornais, rádios, tv’s...os órgãos de comunicação e principalmente as tais redes sociais “adoram” dar destaque ao pessimismo, negativismo e tudo o que a sociedade, o bairro, o município e o País têm de ruim. Por que colegas e pessoas que emitem entendimento agem desta forma? Bem...cada um é dono do seu nariz e em nome da liberdade de expressão...todos falam e dizem o que querem! Não há censura...e nem deve haver! Mas, na minha maneira de pensar, alguns limites deveriam existir numa espécie de consciência de cada um. Entretanto, a realidade é outra. Conheço gente, de outras atividades profissionais, não especificamente ligadas à imprensa, que espera uma morte, um crime, um estupro ou algo ligado a questões políticas para abrir a boca e soltar o som da “corneta”!! Eitaaa!!!
Quem é das antigas vai recordar de alguns fatos que servem como analogia ao assunto em pauta. Lembram da Márcia de Windsor e do José Fernandes? Ela atriz, ele maestro. Ambos fizeram parte do corpo de jurados do Show de Calouros, programa apresentado por Sílvio Santos que fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80. Pois na análise dos que se exibiam no referido evento, Márcia sempre dava nota dez. Já, “Zé” Fernandes, por mais que o candidato mostrasse qualidade, ele sempre encontrava defeitos. Não penso que nem um ou outro! Nem tudo está bom...mas fico longe de ser daqueles que acha defeito em tudo!! Não abro mão, entretanto, do otimismo e da forma positiva de pensar! É uma questão de vislumbrar e, ao mesmo tempo, tentar atrair coisas boas...bons fluídos. Pessoas que nos fazem mal e que promovam “terra arrasada”...que fiquem longe de mim!! Arghhh...!!!
Enquanto isso, segue a Copa...mesmo com um monte de gente “secando” a organização e torcendo até pelo insucesso da Seleção Brasileira, misturando futebol com os problemas políticos e sociais do País. Tem cada um...!!! Pois, graças a Deus, até o momento tudo está dando certo a turma do azedo ta escondidinha...a do clube do ódio também! Então...nos campos e arenas os jogos prosseguem e, no grupo D, a Itália deu adeus! Apareceu a raça uruguaia e eles venceram a Azurra por 1 a 0. Justíssima a vitória e a classificação do Uruguai. Neste grupo, por sinal, vale frisar a campanha da Costa Rica que terminou em 1º lugar de forma invicta! Itália e Inglaterra, duas seleções que já ganharam copa, decepcionaram e estão voltando pra casa antes do previsto!
Por outro lado, enquanto o Passarinho Arrepiado continua se preocupando mais com o Criciúma, nós continuamos na Copa do Mundo. O grupo C também foi concluído nesta terça(24). A Colômbia jogou um futebol plausível até o momento, confirmou a 1ª colocação, após vitória de 4 a 1 sobre o Japão, e vai enfrentar o Uruguai na próxima fase. Já o 2º lugar ficou com a Grécia que arrancou uma vitória dramática contra a Costa do Marfim na última rodada...2 a 1. Os gregos vão pegar a Costa Rica. Esta campanha dos costa-riquenhos, por sinal, vai pra história do futebol daquele simpático país!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Quem jogou mais entre os oito dos grupos A e B da Copa?

Sem pestanejar...Holanda! Muito mais do que o Brasil? Não! Nem tanto assim! Claro que Robben e Neymar capitalizaram atenções. Entendo, entretanto, que os holandeses jogaram um pouquinho mais na primeira fase. Mas, convenhamos, que o nível técnico não tem sido tão elevado assim...em nenhum dos quatro classificados desta 2ª feira(23). Numa opinião há unanimidade, ou seja, de que a Espanha foi a grande decepção! A despedida foi com um 3 a 0 pra cima dos australianos. A Holanda e o Chile se enfrentaram e ganhou quem mostrou mais competência...nada por acaso! O Chile lutou muito, bem a seu estilo, mas levou 2 a 0, ao natural. Assim, a Holanda ficou em 1º do grupo, Chile em 2º. Isto pelo grupo A. No B, grupo do Brasil, penso que o México surpreendeu de forma positiva. Sem ser brilhante, o time é muito bem treinado e, no popular, “certinho”! Miguel Herrera, seu técnico, tem mostrado competência e, com méritos, os mexicanos estão na 2ª fase. Particularmente, não gostei da Croácia...desde o começo da competição; e, Camarões, com os problemas internos já sabidos por todos, questões financeiras e outros percalços, não seria adversário preocupante. Então, deu Brasil e México como classificados! Minha opinião...nos grupos A e B, vão pro “mata-mata” quem realmente mereceu!
A atuação do Brasil diante de Camarões foi a melhor nesta Copa. Contudo, faço a ressalva de que, mesmo tendo sido uma apresentação com nível satisfatório, ainda está abaixo coletiva e individualmente. Obviamente que Neymar não se encaixa nesta observação! Não tenho nenhuma dúvida de que a Seleção Brasileira, como um todo, pode e deve jogar mais! Pra enfrentar o Chile e os adversários de possíveis fases subseqüentes, o Brasil precisa elevar seu nível de competitividade e errar bem menos do que temos visto! Sobre a vitória diante de Camarões, Júlio César teve algum trabalho...sem comprometer. Daniel Alves, outra vez, não esteve bem. Seu forte...o apoio e auxílio ao ataque, foi pouco usado! Além disso, também errou na marcação e, num dos lances, foi frouxo contra Nyom, atleta camaronês, que cruzou para o gol do adversário, assinalado por Matip. Na outra lateral, Marcelo foi bem mais acionado. Fez bom jogo...mas, poderia ter jogado melhor ainda se fosse menos exibicionista! Em relação a atuação da zaga brasileira não gostei nem de Thiago Silva, nem de David Luiz. Em alguns momentos, permitiram que o ataque de Camarões causasse algum perigo. Quem se considera favorito não pode “passar trabalho” assim...contra uma seleção de nível técnico duvidoso! Entre os dois volantes, Luiz Gustavo foi bem mais efetivo do que Paulinho. Este, por sinal, acabou substituído no intervalo. Entrou Fernandinho, deu maior movimentação ao setor e até foi premiado com um gol! Oscar também não realizou grande partida. O meia, que encheu os olhos diante da Croácia, novamente esteve apagado, a exemplo do que já notamos contra o México. Entre os homens de frente, Hulk...de novo...pouco produziu, saindo para a entrada de Ramires. Fred, finalmente desencantou...fez um dos gols e deu assistência para Fernandinho marcar o 4º. E, Neymar, sem dúvida...o craque do jogo! Os dois gols e as jogadas de efeito fizeram diferença na atuação brasileira. Tem um cartão amarelo...pendurado, foi substituído, entrando Wílliam em seu lugar. Muito boa a vitória brasileira! Só que o Chile é temido por Luis Felipe...lembram??
Neymar tem desequilibrado nos jogos do Brasil. É a principal peça do time de Felipão!
.
Passarinho Arrepiado... de olho na Copa e também no Tigre! Dia 14 de julho abre a tal janela de transferências internacionais e todos os esforços devem ser feitos para que Zé Carlos reúna as condições legais afim de ser usado contra o Fluminense, dia 16. Como hoje em dia é tudo “on line”...via internet, não acredito que o Criciúma vá deixar escapar qualquer detalhe que impeça Wagner Lopes de promover a reestréia de Zé Carlos diante do Flu!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Copa do Mundo: duas rodadas, seis classificados, cinco eliminados.

Temos duas rodadas completadas no Mundial que está sendo jogado no Brasil. Seis países estão já classificados para a próxima fase da competição: Argentina, Colômbia e Chile...3 sul-americanos; a Costa Rica, da América Central; e, Holanda e Bélgica, ambas européias. Por outro lado, cinco seleções só cumprem tabela na última rodada, ou seja, já estão matematicamente eliminadas: Espanha, a maior surpresa; Inglaterra...outra decepção; além de Bósnia-Herzegovina, Austrália e Camarões. Minhas projeções, dentro daquilo que tenho visto, no grupo A, o Brasil está virtualmente classificado. A outra vaga será disputada entre México e Croácia, com maiores chances para os mexicanos que parecem ter um time mais arrumado. No grupo B, Holanda e Chile, já com vaga assegurada, vão “brigar” para fugir do Brasil como adversário da etapa seguinte. A Holanda leva vantagem do empate e se a Seleção Brasileira confirmar o que se espera em relação a 1ª colocação de seu grupo, teria maiores probabilidades para pegar o Chile nas oitavas. Na chave C, com a Colômbia já garantida, entendo que a Costa do Marfim pode ter maior sorte porque na última rodada enfrenta a Grécia que ainda não mostrou bom futebol. Quanto ao Japão...tem me decepcionado e na rodada final pega os bons colombianos. No grupo D, a Costa Rica vai passar, sim! Até porque joga contra a já desclassificada Inglaterra. Briga boa será entre Itália e Uruguai...jogo, pra mim, sem prognóstico. Considero que, no grupo E, a França tem vaga assegurada. A Suiça pega a desmotivada Honduras e pode encontrar menos dificuldades para se classificar. No F, absolutamente normal a classificação já antecipada da Argentina. Aliás, este é, certamente, o grupo mais fraco da Copa, até agora. A segunda vaga fica, provavelmente, com a Nigéria, pois não acredito no Irã que, a essas alturas, corre por fora. No grupo G, Portugal ainda respira, mas não inspira confiança para uma classificação. A Alemanha, que causou boa impressão inicial, na rodada final pega Gana que também luta por vaga. Finalmente, a seleção norte-americana, que joga contra a Alemanha no fechamento desta fase, também está na briga. Aliás, esta chave é a única em que os quatro integrantes chegam com chances na última rodada. Por fim, no grupo H, os sul-coreanos parece que vão ficar pelo caminho. Com a Bélgica já classificada, Argélia e Rússia vão se enfrentar na última rodada e, pelo que observo, os africanos têm maiores possibilidades.
E o Brasil que enfrenta a seleção de Camarões nesta segunda(22)? Claro que é favorito absoluto! Com a volta de Hulk, Felipão colocará em campo o que, na sua maneira de analisar o time e suas convicções, o que tem de melhor! Contra um time que tem problemas internos e claramente não está nem aí pra Copa, só uma zebra muito grande poderá impedir uma vitória brasileira! Acho, inclusive, que o Brasil goleia e espero que se isso, acontecer, a torcida não fique achando que ta tudo certo e agora vamos ser campeões! Ganhar e até golear Camarões é bem diferente e menos complicado do que passar pelas fases seguintes até ganhar o hexa!
E o Passarinho Arrepiado tem acompanhado o atacante Zé Carlos desde sua chegada. Zé garante que pretende estar em forma adequada o mais breve possível para poder voltar a vestir a camisa do Criciúma. Dia 16 de julho, contra o Fluminense, eu gostaria muito que Zé do Gol estivesse em campo. Lembro, entretanto, que dia 14 abre a janela para transferências internacionais e o Criciúma terá de agir rapidinho. Além disso, há as questões  físicas e técnicas.Então, só nos resta esperar!