sábado, 19 de agosto de 2017

Que retranca, hein Cavalo?! E, que infelicidade, hein Barreto??!!

Duas situações me chamaram a atenção no jogo(1 x 1) em que o Criciúma deixou de somar dois pontos na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro: uma delas...o ferrolho do Oeste disposto em campo por Roberto Cavalo e comandados; e, a bobagem que cometeu o volante Barreto ao tentar sair driblando no meio de campo, perder a bola e, na sequência...o gol que evitou a vitória do Tigre. Ficou claro que o time paulista veio a Criciúma pra “não jogar” e tentar, num contra-ataque ou erro do adversário, conseguir seu objetivo. E, justamente, após falha do camisa 5 do Criciúma... meta do Oeste alcançada!! Há de se ressaltar, no entanto, que a equipe de Luís Carlos Winck não fez muito mais pra chegar a merecer melhor sorte no jogo!! Novamente, jogando em casa, o Criciúma mostrou apatia e principalmente falta de qualidade, força e disposição pra furar o bloqueio defensivo quase perfeito montado pelo oponente! Mas, analisando friamente, devemos reconhecer que o Criciúma possui um grupo de baixa qualificação técnica! Assim, não dá pra almejar muito mais do que isso, não!! É time de meio de tabela e assim está sendo!! Uma vez ou outra ...comissão técnica e jogadores conseguem tirar “coelho da cartola” e nota-se discreta melhora. No mais, é necessário admitir que chegar acima da sexta posição e brigar por G-4 não passa de sonho sem chance de virar realidade!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ não foi muito exigido em razão das pouquíssimas situações criadas pelo Oeste. Além disso, não teve culpa no gol! Nota 6.

MAICON SILVA expõe claramente a deficiência que o Criciúma possui na lateral-direita. Tanto ele quanto Diogo Matheus não têm bola pra jogar em qualquer time que queira ser ambicioso num torneio nacional!! O camisa 2 do Tigre é comum, sem nada de destaque...ofensiva e defensivamente!! Nota 5.

NINO deu conta do recado, sem comprometer a parte individual! Merece nota 6.

O mesmo não dá pra dizer de seu parceiro de setor, ÉDSON BORGES! Atrapalhado, andou perdendo bolas fáceis e, de novo, demonstrando muita intranqüilidade! Nota 4.

DIEGO GIARETTA fez o conhecido “feijão com arroz” quebrando o galho na lateral-esquerda. Defende e cobre bem, só indo “na boa” pro ataque! Mérito pro gol após cobrança de falta. Nota 6.

No meio, BARRETO...seguramente, fez um de seus piores jogos pelo Criciúma! Ressaltando que, mesmo antes de “entregar” a bola pro Oeste armar a jogada do gol de empate, o atleta já vinha lento na marcação e errando passes! Nota 2!

RICARDINHO...por Ricardinho! Não entenderam? Pois bem, fez o que sabe, cobrindo o setor defensivo e passando bastante pros lados! Nota 5.

Quanto a ALEX MARANHÃO, apesar da vontade...errou bolas paradas, surpreendendo negativamente nesse quesito! E, como meia que é, precisa chutar mais a gol!! Nota 4.

No ataque, CAIO RANGEL e SILVINHO vieram “buscar” muito o jogo. Ambos estiveram bem marcados e o camisa 11 conseguiu render um pouco mais...se movimentando melhor! Caio 4, Silvinho 6.

LUCÃO foi um dos poucos que demonstrou maior “entrega” ao jogo! Lutou muito, mas...o camisa 9 “passou em branco”! Nota 5.

Entraram, ÉRICK FLORES...tentando chegar à frente e não conseguindo, nota 5; além de JOÃO HENRIQUE e ANDREW que, pelo pouco tempo em campo, prefiro deixar sem nota.

O técnico LUÍS CARLOS WINCK, depois de armar muito bem o time que ganhou em Recife, do Santa Cruz, deixou a desejar de novo numa partida em casa onde a vitória era de suma importância pra subir na tabela e tentar ficar mais perto do G-4. O Criciúma continua oscilando...e tal defecção tem sido fatal para as pretensões de dirigentes e torcida! E, como se não bastasse tais questões, Winck continua sendo teimoso ao usar três atacantes em um esquema que não tem proporcionado os resultados esperados! Nota 3!

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Informando e opinando.

Está cada vez mais preocupante a situação do Figueirense no Campeonato Brasileiro! Os dirigentes já trocaram de técnico e a coisa não anda!! Só 21 pontos em 21 jogos, apenas 4 vitórias e 33,3% de aproveitamento!! E, como se não bastasse o terrível rendimento técnico, como consequência, tem a segunda pior defesa da competição! Claro que ainda tem muita coisa pela frente...faltam 17 partidas e sempre vem aquele discurso pra tentar amenizar uma situação que, com o passar do tempo, vai afundando mais e mais o clube na zona do descenso! Analisando friamente, observo que o Figueirense tem condições, sim, de recuperar-se. Mas, precisa reagir o quanto antes!! Caso contrário, continuará sério candidato a amargar uma Série C em 2.018, o que, convenhamos, não será bom pra ninguém que gosta do futebol catarinense!

O endereço a seguir é do Blog do Juca Kfouri: http://blogdojuca.uol.com.br/2017/08/o-outro-lado-da-chapecoense/. O colega citado é bastante polêmico e, por várias vezes, já entrou em atrito com várias figuras do mundo esportivo e fora dele! Sinceramente, como gosto de acompanhar o que opinam as principais figuras da imprensa do “centro” do País, sempre que posso...dou uma espiada em vários outros blogs. O assunto comentado por Juca Kfouri, pra mim, não é nenhuma novidade!! A mídia em Santa Catarina tem ocultado o tema que envolve as dificuldades encontradas pelas famílias das vítimas do acidente em novembro passado. Parece que há uma blindagem! Ou seja, “vamos divulgar e propagar só que é bom e positivo pra Chapecó e Chapecoense”!! Estranho tal comportamento! Não é mesmo?!

Passarinho Arrepiado estará dividido nos próximos dias em verdadeiras maratonas “sobrevoando” a região do estádio Heriberto Hülse e do Centro de Eventos José Ijair Conti. Motivos?? Estamos em meio à 7ª Agroponte e, nesta sexta(18), o Criciúma tem mais um jogo importante pelo Campeonato Brasileiro. Vale frisar que o termo “importante” serve pra todas as partidas que o Tigre terá pela frente neste returno do torneio! Afinal, ocupando posição intermediária na tabela, resta como alternativa ao Criciúma em atirar-se “de corpo e alma” na busca pelas primeiras colocações!! O “sermão” é o mesmo desde que começou o campeonato! Ou seja, a opinião pública entende que o lugar do Criciúma é o acesso pra Série A!! Aliás, sobre este assunto, tenho a opinião de que qualquer clube precisa ser ambicioso! Contentar-se com o que tem não atrai investidores, não há crescimento e, principalmente, a torcida não aceita!! Então, pensar e agir como quem quer estar “por cima” é o dever de todos!! Pelo menos eu entendo desta forma...!!

domingo, 13 de agosto de 2017

Girando e opinando.

O Criciúma começou o returno ocupando a 7ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B. A vitória sobre o Santa Cruz, fora de casa, combinada com resultados paralelos deixaram o Tigre perto do G-4, cinco pontos atrás do Ceará que é o 4º colocado. Situação animadora? Talvez!! Mas, só empolgará realmente o torcedor se houver sequência de bons resultados! A grande maioria dos participantes da competição oscila desde a 1ª rodada do turno. Com o Criciúma ocorre o mesmo! Insisto: no momento em que houver maior regularidade de Luís Carlos Winck e comandados, com certeza, aumentará a média de público no estádio Heriberto Hülse e, melhor do que isso...a equipe subirá na tabela passando a ser candidato em potencial ao acesso!!

O Figueirense, por sua vez, anda...vira e mexe, mas não consegue deixar a zona do rebaixamento! Estreou o técnico Mílton Cruz e o time sofreu pra empatar com o Goiás em casa. O clube, tentando buscar novos horizontes e o quanto antes retornar pra Série A, está firmando parceria com novos investidores que, segundo informações, estariam dispostos a colocar muito dinheiro no futebol alvinegro. Vai dar certo? Não dá pra garantir!! Afinal, esbanjar recursos financeiros não indica certeza nenhuma de que os bons resultados dentro de campo “cairão do céu”!!

De qualquer modo, enquanto vivenciamos por aqui as nossas realidades, com Criciúma e Figueirense na Série B, o Joinville “penando” na Série C, Avaí e Chapecoense desfrutando da Série A... o mundo europeu do futebol está de olho em Neymar. O melhor jogador brasileiro na atualidade acaba de deixar o Barcelona pra atual no francês PSG. Nada mais...nada menos do que 822 milhões de reais na transação que, com tais valores, se transformou na maior negociação da história do futebol! Particularmente vou torcer muito para que Neymar consiga a Bola de Ouro da FIFA e, quem sabe, levar seu novo time a conquistar a Liga dos Campeões da UEFA. Importante frisar, contudo, que aumentou consideravelmente o peso da responsabilidade de Neymar que jogava numa equipe recheada de craques e passa a ser protagonista num outro grande time, mas que não conta com as mesmas estrelas do Barça...!!