sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Futebol é pra quem sabe fazer futebol!

Este é um dos maiores desafios para os que trabalham num clube de futebol. Pouco resolve ter condição estrutural, base financeira e administração segura na respectiva instituição se o conhecimento do futebol, na sua essência, não for dos mais aprofundados. Por certo o leitor, de outro modo, pode questionar sobre a sabedoria sem dinheiro?! Pode e deve! Mas quem conseguir aliar o aspecto econômico com competência pra “mexer” com a bola e seus “derivados”...com certeza chegará ao sucesso em curto ou médio espaço de tempo!

No caso do Criciúma Esporte Clube, ficou bem claro que em 2.014 o comando da Gestão de Ativos proporcionou tudo conforme o “figurino” para que Cláudio Gomes e cia. pudessem fazer bom trabalho. Recentemente, o ex-diretor de futebol reconheceu que sua passagem pelo departamento mais importante do Clube não foi das mais felizes. Admitiu erros e retornou para o Marketing onde, anteriormente, alcançou grande sucesso. Dizem que Cláudio Gomes foi centralizador na forma de gerir e comandar. Eu também seria! Pra quem não sabe ou não se liga...o próprio Antenor Angeloni dirige o Criciúma no regime presidencialista! Ele manda!! É frase corrente no Heriberto Hülse que não se faz nada, “não se compra uma agulha” sem que o presidente “assine embaixo”!! De certa forma, isso também é centralizar o poder. E, longe de defender Cláudio Gomes como alguns pensam...pois também tenho divergências em relação a atitudes suas. Algumas? Pois bem...não posso concordar com as contratações de Gilmar Dal Pozzo e, antes, de Danilo Alves, Higor, Maicon Silva e outros que não deram nenhuma resposta positiva! Da mesma forma...láááá no fim do ano passado, a permanência de Argel Fucks poderia ter sido tratada de outra forma! Cláudio também levou algumas pessoas para o Depto. de Futebol e depois eles saíram reclamando de “fritura”!! Por outro lado, a grande maioria de jogadores contratados...casos de Galatto, Cortêz, Eduardo, Paulo Baier, Lucca e Zé Carlos; além das renovações com Fábio Ferreira, João Vítor e Serginho...tudo foi aprovado pela grande maioria da imprensa e torcida! Todos têm consciência disso? Lembram bem??

Pois, eis que saiu Cláudio Gomes e Raimundo Queiroz assumiu o Depto. de Futebol do Criciúma. Entretanto, há quem aposte que, mesmo assim, Cláudio Gomes vai continuar mandando ou, no mínimo, dando palpites no futebol. Sinceramente, não acredito que isso ocorra e muito menos creio que Raimundo se sujeite a tal situação! Masss...é uma questão de pouco tempo para acompanharmos o desenrolar dos acontecimentos. Na minha maneira de pensar, o novo executivo do futebol no Criciúma vai comandar todo o processo de transição envolvendo a formação da nova comissão técnica e as possíveis contratações de jogadores... sem qualquer intromissão!! Então... aguardemos!!

Passarinho Arrepiado vibrou com a conquista do Atlético Mineiro...campeão da Copa do Brasil! É a primeira vez que o Galo levante esse caneco, se igualando ao Tigre, me lembra o “bichinho”.  Justíssima a conquista de um time que demonstrou estar mais inteiro do que o adversário nos dois jogos finais. Particularmente, gostei muito em razão do técnico atleticano ser Levir Culpi, o melhor treinador que já passou pelo Criciúma! Há de se destacar, por sua vez, que o Cruzeiro mesmo perdendo acabou comemorando! Alguns jogadores da Raposa, inclusive, chegaram a dar volta olímpica no Mineirão porque, no domingo passado(23), eles confirmaram a conquista antecipada do Campeonato Brasileiro. Parabéns a ambos, Atlético e Cruzeiro, e ainda a um terceiro clube mineiro que recentemente ganhou a Série D do Brasileiro: o Tombense Futebol Clube, da cidade de Tombos!!

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O Criciúma precisa contratar um goleiro?

Sim...com certeza! Tínhamos três bons jogadores prá  “debaixo do gol”: Luiz, Bruno e Galatto. Com a lesão de Luiz, no jogo diante do Goiás, dia 14 de setembro, Galatto chegou a ser titular e depois Bruno ganhou a posição. Há quem diga que Luiz quer voltar pro ano que vem. Penso que seria uma boa opção, pois trata-se de um goleiro com qualidades. Sobre Galatto, que já foi mandado embora, me passou a impressão de ter “largado”, na linguagem do futebol. Se acomodou e também demonstrou estar sem motivação...assim como outros, é verdade! Quanto ao garoto Bruno, por ser da casa, é o que tem maior identificação com o Clube. Merece reaproveitamento em 2.015, sem qualquer dúvida! Andou falhando? Sim! Mas com uma defesa em que a bola não sai de perto da área.... chega um momento em que, de tanto insistir, ela acaba entrando! A posição de goleiro é o início da tal “espinha dorsal” que sempre é citada como o ponto de equilíbrio para a montagem de um bom time! Assim, um goleiro bom e seguro; dois zagueiros, sendo com velocidade e rápido poder de recuperação; um volante que marque e tenha bom passe; além do tal meia de chegada à frente; e um centroavante goleador...são predicados necessários para formar uma equipe de qualidade.
Pelo futebol que tem, o goleiro Bruno merece continuar no Tigre e "brigando" pra ser titular!

Se formos juntar o número de jogadores que o Criciúma tem na base mais os que fazem parte do atual plantel no grupo principal, talvez um bom número de atletas possa ser aproveitado no início de 2.015. Mas, colocar à disposição da comissão técnica não implica titularidade! Provavelmente serão 28 a 32 atletas para jogar as três competições do ano que vem...números que servem como base para projetar a quantia que geralmente é solicitada pela grande maioria dos treinadores. Pois, dentro do que penso, João Vitor, as vezes contestado, é jogador, sim senhor, pra ser aproveitado dentro de um contexto de titularidade. O ex-Palmeiras estreou pelo Tigre em 23 de janeiro do ano passado e, se for escalado diante do Sport, no próximo sábado(29), completará 100 partidas com a camisa do Criciúma. Nas 99 anteriores, João Vítor ganhou 34, empatou 26 e perdeu 39. Joga como volante ou armador e não é artilheiro. São só 6 gols assinalados. De outro modo, João Vítor é marcado pelo número de cartões que recebe. Já foram 31 amarelos e 4 expulsões! Importante destacar que não se trata de nenhum craque! Entretanto, para jogar ano que vem o Estadual, a Copa do Brasil e a Série B...serve, com certeza!

O Passarinho Arrepiado faz suas observações, sempre atento ao que acontece no estádio Heriberto Hülse. Pois o “bichinho” conseguiu informações de que no quadro associativo, pelo menos até o momento, há ainda pouca inadiplência em razão da queda pra Série B do Campeonato Brasileiro. Em números aproximados, o Criciúma chegou a passar da marca dos 14 mil sócios. Foi o pico da campanha quando do começo da Série A. Com o tempo...esse número caiu pra 10.600 e, de certa forma, se estabilizou. Depois da confirmação do descenso, foram pouco mais de 130 cancelamentos. Entretanto, o mais comum é o associado simplesmente deixar de pagar a partir do próximo vencimento. Talvez tenhamos realmente uma queda considerável no número de sócios do Clube. Alguns revoltados em razão da má campanha em toda a temporada, outros porque se “apertam” financeiramente e...aqueles que só se incorporaram ao quadro porque o Criciúma iria enfrentar os grandes do nosso futebol. Minha opinião é de que, quem realmente torce, acompanha o time seja lá em que série ou divisão for! Claro que uma campanha como a que estamos vendo o Criciúma fazer em 2.014 causa manifestação de contrariedade! Massss...sempre cito que a vida segue e a torcida tem que exigir um time competente e competitivo para que, já no ano que vem, o Tigre recupere seu lugar na Série A para 2.016. Como tudo no dia a dia...a luta continua!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Paulo Baier ainda foi o “cara”!

Seu desempenho foi bem abaixo do esperado. Mas a pobreza técnica no Criciúma, em 2.014, foi tanta que, mesmo assim, Paulo Baier ainda conseguiu ser o artilheiro do time na atual temporada!! Ele marcou 9 gols, sendo 4 no Campeonato Brasileiro e outros 5 durante o Catarinense. Foi o goleador do Criciúma nas duas competições! Este ano o Criciúma foi tão abaixo da linha de mediocridade que seu atleta com melhor aproveitamento marcou só 9 vezes!! Há de se ressaltar que Paulo Baier não foi sempre titular e, as vezes, ficou só no banco, não entrando em alguns jogos e, em outros, nem relacionado esteve! Mesmo assim, Paulo Báier, tenho absoluta certeza, sai de cabeça erguida e consciente de que tentou...tentou, mas não deu! O site oficial do Criciúma, inclusive, tem postada uma manifestação do jogador se despedindo do Clube. Esta é a terceira passagem de Paulo Baier pelo estádio Heriberto Hülse e, sem dúvida alguma, a mais discreta. Lembro das outras duas quando era mais jovem e tinha, obviamente, melhor condicionamento físico e, por conseqüência, uma técnica mais apurada. Já, em 2.014, quando completou 40 anos, a “pegada” não era mais a mesma, o pique também não e os problemas no tornozelo se agravaram. Uma somatória de adversidades que impediram o desenvolvimento de melhor futebol. Sabíamos que seria muito difícil ele jogar aqui o que jogou no Atlético Paranaense, em 2.013. Mas, eu particularmente, esperava mais do “velhinho”! Mesmo assim, por tudo o que fez...e quem tem memória e reconhecimento sabe a que me refiro...o torcedor do Criciúma agradece a Paulo Baier!!
O Criciúma e sua torcida receberam Paulo Baier de braços abertos. O futebol em campo não foi dos melhores. Mesmo assim, deixa boas lembranças!
.
Vou preferir me esquivar das questões envolvendo especulações sobre a contratação do novo técnico. Um critério meu! Mas debater o tema, acho interessante. Há rumores na casa da Gestão de Ativos que estariam pensando em dar oportunidade para que a dupla Luizinho Vieira/Wílson Waterkemper comande a comissão técnica no começo da próxima temporada. Antecipo que não sou favorável a isso. Por que? Simples! Tenho a certeza que se não houver uma boa largada no Campeonato Estadual, que é a primeira competição a ser disputada, ambos serão fritados! E não me venham dizer que “ah...Gilberto, desta vez será diferente!!”! Balela!! Num primeiro momento, parece ser interessante a idéia. Masss...conhecendo a forma como o “pessoal da casa” é tratado...é melhor que Luizinho e Wilsão continuem  nas suas atuais funções onde a responsabilidade é menor. Assim, aguardemos pelo término do Campeonato Brasileiro e o caminho que Raimundo Queiroz irá tomar.

Numa hora dessas, depois de um resultado de empate obtido fora de casa contra o Flamengo, o mais correto é manter a base do time que jogou no Maranhão. Talvez a entrada de Roger em lugar de Bruno Lopes possa ser a única alteração a ser processada pelo interino Luizinho Vieira. Sei que não vale mais nada em termos de pontuação ou campanha no atual Campeonato Brasileiro. Mas, entendo que o goleiro Edson, o zagueiro Iago Maidana e o volante Barreto merecem nova oportunidade. Uma sequência, mesmo que só em três jogos restantes,o que passou mais os dois últimos, poderá render bons frutos pra quem está buscando espaço e chance para ser aproveitado no ano que vem. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A gangorra do sobe e desce.

Este é o quarto rebaixamento registrado na história do Criciúma Esporte Clube. Pra quem não lembra...em 1.988 o 1º, na ainda Copa União; em 97; 2.004 e...o de 2.014. O recorde do Criciúma em tempo de permanência na Série A ou 1ª Divisão é de 5 anos...de 93 a 97. Antes, o Tigre só jogou em 88 e, depois, 2.003 e 2.004; 2.013/2.014. Lamentações? Sim, com certeza! O Criciúma fez uma campanha abaixo de qualquer expectativa...por mais negativa que fosse feita antes do começo da competição! Massss...o mundo não vai acabar por causa disso. Dos 20 participantes da atual Série A, só 5 não caíram ainda: Cruzeiro, Santos, Internacional, Flamengo e São Paulo. O restante já visitou a segundona e, alguns, até a 3ª divisão!! É uma situação vexatória? Depende das circunstâncias em que ocorre o descenso cair também faz parte do jogo! O que não pode acontecer e, nessa linha de raciocínio entra o Criciúma de 2.014, é não ser competitivo e aceitar passivamente as derrotas, sem esboçar qualquer reação! Durante todo o Campeonato Brasileiro, até o momento em praticamente todos os quesitos, o Criciúma foi ridículo!! Muricy Ramalho sempre destaca que “a bola pune”! No caso do Criciúma de hoje...ela não perdoou e o castigo está aí!!

Por sua vez, o torcedor vai ter de suportar dos rivais, no Campeonato Catarinense, aquela frase: “Ão...ão...ão, segunda divisão!”. Enquanto não retornar pra Série A...é preciso saber absorver adversidades. Entretanto, o que mais importa é uma resposta imediata dos dirigentes do Criciúma na execução do que for planejado. Inclusive, sobre projetos...imagino que o novo executivo do futebol, Raimundo Queiroz, já esteja traçando objetivos que, obrigatoriamente, deverão ser alcançados em sua grande maioria no ano que vem. Obviamente que o mais importante é reconquistar o acesso no Campeonato Brasileiro. Mas, ganhar o Campeonato Catarinense também deve ser prioridade! Um time é movido a títulos e, chance real de buscar uma conquista está, justamente, na disputa regional. Alguém tem dúvida?

E quanto ao novo técnico? Olha...em algumas das últimas oportunidades que o Criciúma andou trocando de treinador, até citei alguns nomes...especulando aqui  e ali. Não se trata de, no chute, tentar acertar o nome dos integrantes da futura comissão técnica. No entanto, perfil dá pra gente pleitear. Entendo que o técnico do Criciúma pra 2.015 deve ter condição de profissional vencedor, experiente e não abro mão do cara estilo linha dura! Assim, como são Muricy Ramalho, Édson Gaúcho, Levir Culpi, Wagner Benazzi, Argel Fucks...apenas citando alguns como exemplo, não sugerindo necessariamente esses nomes, que fique bem claro!!

Passarinho Arrepiado também está acompanhando a Série B do Campeonato Brasileiro. Com um olhar...assim...não muito “alegrinho”...observa que o Joinville está a um empate de se tornar campeão brasileiro. O problema é que o adversário, o Oeste que joga em casa, precisa ganhar para evitar rebaixamento sem depender de outros resultados. Quanto ao Avaí, está em sexto lugar e tem de ganhar do Vasco e torcer por combinações em partidas de clubes que também brigam pela última vaga. Minha opinião é de que o Boa Esporte, hoje o quarto colocado, tem melhores condições. Só que Atlético de Goiás, América Mineiro e Ceará também alimentam chances. A última rodada promete muito!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Fato consumado!

Agora não há mais o que fazer! Não existe ainda qualquer cálculo maluco ou quase impossível que possa “salvar” o Criciúma do descenso. Faltando duas rodadas e com 31 pontos, totalizando 28,7% de aproveitamento, o Criciúma é único clube já, matematicamente rebaixado para a Série B de 2.015. Pra quem está com a pior defesa, o ataque menos produtivo, conquistou menos vitórias e ainda não ganhou nenhum jogo fora de casa, não pode haver outro destino senão ser rebaixado! Se serve como “consolo”...pasmem, depois de 7 derrotas consecutivas, o Criciúma pelo menos empatou neste domingo(23): 1 a 1 com o Flamengo, no Maranhão.
Empate em 1 a 1 entre Flamengo e Criciúma...jogo sem muito "sal" no Maranhão!

O técnico Luizinho Vieira em combinação com o novo executivo do futebol, Raimundo Queiroz, resolveu dar chance a alguns jogadores que não vinham sendo muito usados e outros garotos promovidos do time sub-20. Nada empolgante, mas, digamos que ninguém causou tanta decepção! Muito embora, verdade seja dita, em nenhum momento o Flamengo procurou forçar o jogo para pressionar o Criciúma. Edson, o goleiro que veio da reserva do Icasa, não havia atuado ainda. Levou um gol, sem culpa e, nas poucas vezes em que foi exigido, demonstrou certa segurança. Nota 6. Rafael Pereira “quebrou o galho” como lateral pela direita. Rende mais na zaga, sua posição de origem. Nota 6. Iago Maidana, garoto da base, teve algum trabalho com o ataque adversário. Precisa adquirir maior experiência. Nota 5. Fábio Ferreira, o que não do seu feitio, se atrapalhou em alguns momentos com a movimentação do ataque adversário. Nota 5. Giovânni poderia ter ido mais a frente. Preferiu ficar mais...se preocupando com as possíveis investidas do bom Leo Moura, lateral flamenguista. Nota 6. Barreto esteve bem como homem de marcação. É garoto da base e parece ter aproveitado bem a oportunidade para atuar entre os titulares. Nota 7. João Vítor, tímido, não apareceu no apoio como de costume.  Foi omisso num jogo de baixo nível técnico. Nota 5. Douglas, ou Dôdi...como é conhecido no time júnior, rendeu pouco. Como meia que é precisa ser mais participativo. Nota 5. Cléber Santana mostrou razoável movimentação...melhorou um pouco em relação a jogos anteriores e, como prêmio, marcou o gol de empate do Tigre. Nota 6. Sobre os dois atacantes, Lucca e Bruno Lopes...baixo rendimento de ambos! Bruno “sumiu”...nota 4; e, Lucca...corre...corre, mas pouco produz! Nota 5. Entraram Róger, Maicon Silva e Andrew. Destes, só o primeiro merece avaliação e com elogios. Procurou atacar bastante pela esquerda e, em grande jogada de habilidade e velocidade, conseguiu investida para servir a Cléber Santana, no gol de empate do Criciúma. Nota 7.

Duas situações ficaram definidas nesta que foi a antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Uma delas...já destacamos, a confirmação do rebaixamento do Criciúma e o título do Cruzeiro. Não há o que contestar! O time de Marcelo Oliveira ganhou 23 das 36 partidas que disputou. Aproveitamento de 70,4% e 7 pontos a frente do 2º colocado. Tá “voando baixo” a Raposa e agora vai lutar pela tal “tríplice coroa”. Ou seja, já ganhou o Campeonato Mineiro, o Brasileiro e...ainda luta para vencer a Copa do Brasil. A decisão é 4ª(26), contra o Galo!!

Passarinho Arrepiado está inconformado! Secou a Chapecoense e o Figueirense, mas não teve jeito! Os “manezinhos”, inclusive, já atingiram 46 pontos e, matematicamente, escaparam! Parabéns, mais uma vez, ao Argel Fucks que, com seu jeito “durão” e polêmico de ser...novamente livra “alguém” do rebaixamento!. Quanto à “Chape”...esta ganhou do Botafogo e só uma zebra do tamanho de um bonde pode rebaixá-la! Merece referência positiva também João Carlos Maringá e seu fiel escudeiro, Kadú, que comandam o futebol no Índio Condá. Lá eles fazem time barato e eficiente!! Serve de lição...esxtão compreendendo?!