sexta-feira, 30 de maio de 2014

Criciúma corre risco de perder pontos por causa de atleta suspenso!

(Colaboração: www.criciumanews.com.br)
Uma notícia estourou como uma bomba no final da manhã no Estádio Heriberto Hülse. A possibilidade de o Criciúma perder até seis pontos no Campeonato Brasileiro causou grande preocupação nos dirigentes e na torcida tricolor. Tudo porque o atacante Cristiano, contratado no mês passado ao Maringá, teria que cumprir cinco jogos de suspensão em competições nacionais, fruto de punição quando ainda jogava pelo Naviraiense do Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada em um site do centro do país.
Devido à gravidade da situação, o diretor jurídico do Criciúma, Alberto Zilli dos Santos, concedeu entrevista coletiva no inicio da tarde no Estádio Heriberto Hülse para falar sobre o assunto. O advogado do Tigre disse que o clube consultou o TJD, como faz quando contrata qualquer jogador, e não obteve informações sobre possível punição a Cristiano.
- Até agora não recebemos nada oficial, não houve nenhuma denúncia. Apenas sabemos por informações publicadas na imprensa – disse Zilli.
O clube aguarda, agora, uma possível comunicação de denúncia sobre esta situação, para tomar as providências de defesa.
…………………………………………………………………..
A materia abaixo foi publicada neste link aum ano atrás
19/05/2013 14h12
Cristiano foi julgado por “praticar agressão física”, conforme descrito no artigo 254-A do CBJD, que prevê gancho de quatro a 12 partidas.  




quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ganhou na raça!

Foi mais complicado e difícil do que eu imaginava. Mas o Criciúma ganhou! Um a zero pra cima do Coritiba que valoriza muito o momento que vive o Tigre no Campeonato Brasileiro. Lá se vão 4 partidas sem levar nenhum gol, com 2 empates e duas vitórias. Magras, é verdade! Só que 1 ou 10 a 0 dão os mesmos 3 pontos! Onze pontos que precisam, da mesma forma, ser bastante comemorados. Em termos de rendimento técnico não foi um grande jogo o que vimos no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma começou um pouco ansioso e não fez um bom 1º tempo. No 2º, a partida cresceu em movimentação e o único gol saiu depois de uma cobrança de escanteio efetuada por Paulo Báier. Eram 12 minutos e Fábio Ferreira aparou de cabeça o cruzamento do capitão tricolor. Bola no cantinho esquerdo...o goleiro Vanderlei se esticou todo mas não conseguiu fazer a defesa. Eu esperava mais do Criciúma e menos do Coritiba. De qualquer modo, valeu pelo resultado e o técnico Wagner Lopes dá sinais de encaminhamento certeiro em relação à recuperação definitiva do Criciúma. Luiz foi exigido em alguns lances e, novamente, fez boas defesas mostrando segurança. Eduardo oscilou no jogo. Mesmo assim, Eduardo por Eduardo...nota-se evolução! Fábio Ferreira teve responsabilidade direta no resultado obtido pelo Criciúma, pois salvou uma bola do adversário quase embaixo da linha e marcou o gol da vitória. Ronaldo Alves mostrou tranqüilidade e substituiu bem a Escudêro. Cortêz voltou a jogar bem...com a ressalva de que não foi tão ofensivo como de costume. Serginho tem caído de produção depois da entrada de Rodrigo Souza. Este, por sinal, voltou a ser eficaz dentro da sua função. Maylson, que havia atuado bem na 1ª função do meio, diante do Atlético, não repetiu o bom futebol contra o Coxa...jogando como 3º homem. Paulo Báier fez duas etapas distintas. Na 1ª abusou de errar passes, na 2ª cresceu junto com o time. No ataque, Silvinho foi quem mais correu e produziu ofensivamente. E, Bruno Lopes, novamente com o papel tático atribuído a ele de marcar e atacar, se desgastou muito e aparece pouco pra torcida. Forçou o 3º cartão até porque vai se apresentar à Seleção Brasileira Sub-20. Entraram ainda Ricardinho, Lucca e Maurinho. Consideração mais positiva em relação ao meio campista.
Na foto aparecem Rodrigo Souza, Ronaldo Alves, Fábio Ferreira e Silvinho vibrando após o gol da vitória sobre o Coritiba. Criciúma comemorou muito!

Em entrevista concedida, o presidente do Criciúma, Antenor Angeloni não me pareceu muito convicto em trazer de volta o atacante Zé Carlos. Mesmo assim, o diretor de futebol Cláudio Gomes vai semana que vem até Maceió para tentar acertar tudo em relação a volta do jogador para o estádio Heriberto Hülse. Segundo informações, o Criciúma quer se cercar de todas as precauções para assinar um novo contrato com Zé Carlos. Aliás, o possível novo compromisso será determinado por produtividade e comportamento...entenderam bem? Outra situação é que Zé Carlos teria saído “brigado” com o pessoal nos Emirados Árabes e os dirigentes do Al Sharjah FC não estariam propensos a facilitar a liberação burocrática do atleta para seu retorno ao Brasil.


E o passarinho arrepiado anotou os números de Criciúma 1 Coritiba 0: 18 faltas cometidas pelo Criciúma, 20 do Coritiba; 8 chutes a gol do Tigre, 4 do Coxa; 4 conclusões pra fora no ataque do Criciúma, 6 do Coritiba; escanteios, empate em 7 a 7; e, impedimentos...só um no ataque do Coritiba. Renda: 94.660 reais; público de 8.703. Dez cartões amarelos, 5 pra cada um dos times.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Se não pintar surpresa...

...o Criciúma deve confirmar seu favoritismo e ganhar do Coritiba, nesta quarta(28), em jogo da oitava rodada do turno do Campeonato Brasileiro. O fator casa pesa, mas não é decisivo para as atuais circunstâncias. O que influencia mesmo é o melhor momento do Tigre em relação ao adversário. Aliás, sobre o Coritiba, até a torcida quer fazer um jogo contra o time principal! Sim...tal intenção como forma de protesto, claro! Pra enfrentar o Criciúma, o Coxa não terá alguns de seus principais jogadores como o meia Alex, poupado em razão de questões físicas, e o atacante Geraldo, angolano, convocado pela seleção de seu país. Provável formação alviverde? Vanderlei; Víctor Ferraz, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Chico, Dudú, Jajá e Roni; Júlio César. Como se observa, é um esquema 4-5-1...o Baraka é aquele mesmo que já esteve no Criciúma e Júlio César, atacante de velocidade e chute forte, ex-Figueirense. Ainda sobre a campanha do Coritiba, ele não conseguiu ganhar um jogo sequer, até agora! Em 7 rodadas, 4 empates e 3 derrotas. Convenhamos, uma campanha com números de time em zona do rebaixamento! Sobre o Criciúma, sem Escudêro e João Vítor, o time terá Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Ronaldo Alves e Cortêz; Serginho, Rodrigo Souza, Maylson e Paulo Báier; Silvinho e Bruno Lopes. Quanto ao fato de o Criciúma ser favorito, é uma questão de obviedade...mas teórica! O momento do Tigre é melhor. Joga em casa, está motivado por estar ensaiando uma recuperação definitiva nesta primeira parte da competição. Mas, surpresas elas acontecem e, nem sempre, são agradáveis! Cabe ao Criciúma não deixar que toda expectativa criada em torno de sua reabilitação acabe sendo frustrada!
Ronaldo Alves recebe nova oportunidade em razão da ausência de Escudêro.
.
Guerra civil branca! É o que estamos vivendo no País há 16 dias da Copa do Mundo. Na verdade, desde a Copa das Confederações em 2.013 o Brasil já vive esse clima de tensão. Os gastos com estádios e obras pra fazer a Copa, com os superfaturamentos e roubos que repetidas vezes colocamos aqui neste espaço, acabaram irritando e revoltando muito boa parte da população! Massss...pensem e analisem comigo...será que os manifestantes de todo o Brasil...são milhares, eles estão defendendo uma ideologia política ou social? Será que todos que protestam...se queixam por causa das questões envolvendo áreas de saúde e educação, que andam “caindo pelas tabelas”? Mas quem diz que preserva tanto o bem comum e melhor qualidade de vida, sai quebrando tudo...ônibus, casas comerciais, carros...destruindo patrimônio público, ateando fogo aqui e ali?! Dentro do que penso sobre democracia e livre maneira de pensar, sob o ponto de vista racional e civilizado, protestos e manifestações contrários a regimes governistas devem ser pacíficos, com ordem. Aliás, a frase da nossa bandeira, não condiz com o que estamos vivenciando. Onde estão “ordem e progresso”?? E o que mais me intriga é que as forças de segurança nacional não fazem quase nada!! O governo Dilma está deixando passar tudo e de “boca aberta”!!! Mas que coisa!!!
Protestos e manifestações continuam em todo o País. Seleção não é o alvo. Mas, sim, o governo em razão de várias irregularidades administrativas e políticas que aparecem dia à dia!!

.
Voltando ao Criciúma, o Passarinho Arrepiado informa que de 2 a 16 de junho os jogadores estarão em férias. O Criciúma enfrenta Coritiba e Santos, depois todos ficarão de folga. Após 16 de junho haverá a reapresentação e, então, treinos e possivelmente 4 amistosos. O reinício do Campeonato Brasileiro está programado para 16 de julho e o Tigre atuará em casa diante do Fluminense.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Levir Culpi disse que trocou o paraíso pelo inferno!

Antes do jogo de domingo em Ipatinga, no domingo(25), o técnico Levir Culpi, do Atlético Mineiro, falou declaradamente que deixou o céu para voltar ao inferno. Abordado sobre a questão de ter trabalhado fora do País e agora, de retorno ao Brasil, Levir disparou: “Pois é... troquei o céu pelo inferno! Lá ninguém xinga...e se xinga você não entende nada!”. Levir Culpi trabalhou em três oportunidades no exterior. Uma delas na Arábia Saudita e outras duas no Japão. A última foi de 2.007 a 2.013. Na minha maneira de entender, uma declaração absolutamente infeliz! Afinal, devido à confortável condição financeira que desfruta, Levir Culpi não precisa morar no Brasil. Ora bolas...que volte, então, a treinar no Japão ou em qualquer outro país onde ele não seja criticado ou xingado! Em alguns países os povos são culturalmente mais elevados...esclarecidos e educados! Aliás, pra falar a verdade e reconhecer nossa falta de conhecimento e sabedoria, se comparando com regiões do chamado “1º mundo”, nós brasileiros somos muito mal educados! Entretanto, não se justifica uma comparação ou co-relação de que aqui no Brasil é um “inferno”! Bola fora do técnico do Atlético Mineiro que, por sinal, considero o melhor que passou pelo estádio Heriberto Hülse!

Começou o Mundial! Desde a manhã desta segunda-feira(26) todas as atenções de quem gosta de futebol e Copa do Mundo estão voltadas para a Granja Comary, em Teresópolis-RJ, onde a Seleção Brasileira fará seus preparativos finais para a estréia na competição dia 12/06, em São Paulo, contra a Croácia. Na saída da delegação, ainda no centro do Rio, houve manifestação de profissionais da área de educação. Massss...eu que sou contra as desordens provocadas por baderneiros, gostei do que vi! O ônibus teve dificuldade para se movimentar em razão da ação dos manifestantes. Só que os protestos foram pacíficos! Não houve quebra-quebra, depredação e ninguém saiu ferido! Ou seja, uma manifestação, por sinal pequena...sem grande quantidade de participantes, mas democraticamente corretíssima! E, a partir dos treinamentos, expectativa criada para a formação do time considerado titular. Antes da estréia serão dois jogos amistosos. O primeiro deles dia 3 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia; e o segundo, dia 6, contra a Sérvia, no Morumbi. Independentemente do resultado técnico dentro de campo, a Copa como acontecimento no Brasil já está manchada! O governo brasileiro foi condescendente com tantas irregularidades demonstradas ao longo do período pré-copa. Se desviou, superfaturou...e, falando o popular...se roubou muito pra realizar evento de tal magnitude! Particularmente, imagino que, dentro de campo, as coisas vão se desenrolar como o esperado em razão do forte esquema de segurança montado. Além disso, o público que comprou ingresso para ver os jogos nos estádios não é formado por quem está tão revoltado assim com as falcatruas políticas! Entretanto, fora dos locais das partidas, se as forças de segurança nacional não tomarem conta de tudo, poderemos ver cenas lamentáveis!


O presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Renato Valvassôri, andou conversando com o Passarinho Arrepiado. Pelas informações obtidas, as coisas estão evoluindo positivamente para que Criciúma “ressuscite” seu futsal. As negociações, que estavam em processo “embrionário”, começam a ganhar corpo e, se não houver nenhuma surpresa desagradável, é bem possível que tenhamos uma equipe jogando a próxima Liga Nacional de Futsal, a partir de julho. E...o Criciúma Esporte Clube pode ser parceiro!! Aguardemos...com ansiedade!!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Jogou como time grande!

Foi a melhor atuação do Criciúma neste Campeonato Brasileiro! O 0 a 0 diante do Atlético Mineiro não espelhou o que fizeram os dois times no jogo deste domingo(25), pela 7ª rodada da competição. O Criciúma criou mais oportunidades claras de gol do que o adversário e merecia ganhar o jogo. Bruno Lopes, Cortês e principalmente Silvinho estiveram frente a frente com o goleiro do Galo, mas nenhum deles conseguiu furar sua defesa. A qualidade do futebol apresentado pelos comandados de Wagner Lopes me surpreendeu positivamente! A postura não foi de time retranqueiro e a forma de jogar...correta para enfrentamento contra uma das equipes que vai brigar na parte de cima da tabela. Se em outras partidas, o Criciúma “ficou devendo”...desta feita o Tigre foi tigre e, insisto o que coloquei no começo da postagem... atuação de time grande! Ah...não posso deixar de citar o lance ocorrido aos 4 minutos do 2º tempo quando Silvinho entrou pela área e acabou derrubado pelo zagueiro Leonardo Silva. Falta penal, CLARÍSSIMA!! Não confirmada pelo árbitro Wágner do Nascimento Magalhães. Por que ele deu não deu o pênalte? Não sei! Talvez tivesse ficado na dúvida pois não acredito que ainda hoje haja má fé tão escancarada!! Ah...se fosse o mesmo lance, só que contra o Criciúma? Sempre fica a suspeita de que se fosse pra lá ele daria, pra cá, não! Se isso ainda existe ou se há má intenção de A ou de B...o futebol é mais podre do que sei que é!!  Fazendo análise individual dos atletas do Criciúma, Luiz mostrou a que veio. Seguro em todas as bolas fez defesas importantes e começa a passar aquela confiança esperada. Eduardo, finalmente voltou a fazer muito bom jogo. Principalmente na 1ª etapa foi várias vezes ao ataque e, na 2ª, procurou ajudar mais o sistema defensivo. Fábio Ferreira e Escudêro, outra vez, realizaram bom jogo. A dupla está conquistando, aos poucos, mais entrosamento. Cortês está fazendo o torcedor esquecer Márlon. O ex- Botafogo e São Paulo tem crescido jogo a jogo e, diante do Atlético, foi um os melhores em campo. No meio campo só Wéllington Bruno destoôu em relação aos demais. Produziu pouco e não teve bom desempenho como substituto de Paulo Báier. João Vítor apresentava futebol de boa movimentação até ser substituído em razão do cartão amarelo recebido. Maylson revezou o sistema de marcação do setor com Rodrigo Souza e ambos estiveram muito bem! Dá pra dizer até que o time não sentiu a ausência de Serginho. No ataque, Bruno Lopes, outra vez cumpriu função tática de excelente rendimento. Só lhe faltou o gol. O mesmo pode se dizer em relação a Silvinho. Aliás, este perdeu um gol debaixo da trave de Giovânni, o goleiro atleticano. Foram usados ainda Ricardinho, Giovânni e Martinêz. Ricardinho apareceu pouco. Giovânni entrou e teve sobreposição de função...ele com Cortêz! Continuo não entendendo o que pretende com isso o treinador do Criciúma, uma vez que ele já havia feito isso contra a Chapecoense. Quanto a Martinêz, aos poucos está conseguindo espaço entre os titulares. Foi um bom jogo do Criciúma ...mas ficou um gostinho de “quero mais”!!!
Galo e Tigre fizeram grande jogo em Ipatinga. O Criciúma criou mais chances de gol do que o adversário.
.
Ano passado o Criciúma já havia sido prejudicado pela arbitragem quando os dois se enfrentaram em Belo Horizonte. Lembram? Morais recebeu em velocidade na área e foi derrubado por Luan. O Tigre perdia de 3 a 2 e poderia acontecer o empate. O árbitro foi Ânderson Daronco estava próximo e, da mesma forma, a penalidade não foi marcada. Fico a me perguntar o que leva um integrante da arbitragem a não dar o pênalte em lances como estes, de 2.013, e o último, em cima de Silvinho. São situações que cada vez mais alimentam os meus conceitos sobre árbitros de futebol. Eita racinha...hein ô?!
.
Passarinho arrepiado deu uma espiada nos 3 jogos envolvendo os catarinenses na Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado mais decepcionante foi do Figueirense que perdeu a sexta partida na competição. Jogou pela primeira vez em casa e acabou derrotado pelo Goiás, 1 a 0. A Chapecoense conseguiu vitória significativa diante da Chapecoense: 2 a 0. O resultado pode dar novas perspectivas para o Verdão. E...o Criciúma, que empatou em Ipatinga diante do Atlético Mineiro, também obteve muito bom resultado. Na próxima rodada, o Figueirense estará fora de casa contra o Flamengo; a Chapecoense visita o Inter em Caxias do Sul; e, o Criciúma atuará no H. Hülse diante do Coritiba.

domingo, 25 de maio de 2014

Fechadinho...mas com ousadia!

Assim aguardo o Criciúma contra o Atlético Mineiro no jogo deste domingo(25), em Ipatinga, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o antepenúltimo antes da parada pra Copa. Depois, tem Coritiba em casa e Santos em São Bernardo-SP...e aí todos nós vamos esperar que o Criciúma esteja bem longe da zona de perigo na tabela de classificação. Mas peraí, Gilberto Custódio! Como é possível jogar fechado e ao mesmo tempo ter ambição ofensiva e ser ousado? Sim, o futebol de hoje permite isso! Quando não tem a posse de bola promove marcação intensa, sem dar sossego ao adversário; e, quando estiver com “ela” sair pro jogo sem se descuidar para, num possível passe errado, tomar contra-ataques que podem ser mortais! Fácil, fácil? Não, claaaaro que não! Se assim fosse, todos fariam do mesmo jeito e cada partida ficaria no 0 a 0. Obviamente que o Atlético tem uma equipe mais qualificada que a do Criciúma e todos os cuidados possíveis devem ser tomados para que não tenhamos surpresas desagradáveis como aquela contra o Botafogo, no Maracanã. Entretanto, entendo que ficar “com a bunda” o tempo inteiro lá atrás também não é a escolha mais adequada, mesmo que tal estratégia tenha sido usada e com sucesso diante do Internacional. É que naquele jogo, o Criciúma perdeu Eduardo ainda no 1º tempo e os planos para tentar surpreender o Colorado foram por água abaixo. Contra o Galo, na minha maneira de pensar, o Criciúma deve agrupar os setores, tocar curto, evitar jogadas de risco no campo de defesa e tentar adiantar a marcação. Claro que o time de Levir Culpi vai pressionar desde o início para chegar ao gol o mais rápido que puder. Insisto que cabe ao Tigre marcar forte e sair pro jogo com responsabilidade. Fórmula teórica exposta e assim aguardamos que, na prática, tudo saia como programado! De outro modo, lembro que o adversário também tem seus planos e estratégias e, portanto, o resultado “pra lá ou pra cá” será conseqüência de quem for mais eficiente e cometer menos erros!