quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Ahh se o Claudinho tivesse olhos "na nuca"...!!

Só assim o lateral do Criciúma teria tomado mais cuidado e, talvez, não tivesse cometido a "falta" que originou sua expulsão. No vídeo, anexo, a imagem é clara mostrando o lance em que o atleta do Tigre se "enrosca" com o atacante do Vitória. Numa disputa normal de bola, Claudinho cai, INVOLUNTARIAMENTE, sobre o adversário. A arbitragem de campo nem falta dá! Quase um minuto depois, o VAR chama Rafael Klein que reavalia o lance, no vídeo, e resolve expulsar Claudinho. 

Isso aconteceu aos 27 minutos da etapa inicial e mudou, radicalmente, o andamento da partida! Até então, o jogo era igual, com o Criciúma tendo mais posse de bola...pressionando mais o Vitória. Após a expulsão de Claudinho, tudo conspirou a favor dos baianos. Eles passaram a ter o comando da situação e, no 2º tempo, aos 22 minutos, houve falha da defesa do Criciúma, inclusive do goleiro Gustavo! O camisa 1 errou na saída de bola, pelo alto, e Janderson se aproveitou pra desviar de cabeça, após cobrança de escanteio, assinalando o único gol do confronto.

O "se" não joga. Mas, creio eu que, "onze contra onze" o jogo teria sido diferente. Mesmo assim, o Criciúma ainda lutou bastante, embora não tenha conseguido o empate. Dentro do que penso, o técnico Claudio Tencati demorou pra mexer no time! As entradas de Jhonata Robert e Pedro Rocha só aconteceram aos 35 minutos da fase final! Houve entrega dos jogadores, mas a inferioridade numérica afetou bastante um melhor rendimento do Criciúma. Alerta ligado: o Criciúma está na Z-4 e, na próxima rodada, jogará contra o Fluminense, fora de casa!! 

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Escrever ou falar, depois, é fácil!

É o chamado "engenheiro de obra pronta"! Após o resultado acontecer, fica muito cômodo ir pras redes sociais, se manifestar em grupos de WhatsApp ou até mesmo falar...dizer a amigos e conhecidos que o time era pra ter feito daquele jeito ou, o treinador, poderia ter mexido antes, depois, etc..etc... Na verdade, um "blá blá blá" que a gente está bastante acostumado! 

Faço tal preâmbulo afim de provocar o leitor e tentar saber dele, ANTES DO JOGO, como deve ser o comportamento e a escalação do Criciúma pra enfrentar o Vitória, neste feriado de quarta-feira, 20, no Estádio Heriberto Hülse, às 16:30. Lembro que o zagueiro W. Ángel e o lateral M. Traucco não poderão ser usados por causa de suspensão. Os demais jogadores, até que se saiba algo contrário, estão à disposição do técnico Claudio Tencati.

Não fico em cima do muro e me antecipo entendendo que o Criciúma não deve fugir daquilo que vem fazendo no Campeonato Brasileiro. Sem invenções, o time ainda não "pisou" no Z-4 e, portanto, qualquer mudança radical, num momento como este, pode atrapalhar, bastante, os planos em reta final de competição. Já disse várias vezes e repito: o técnico é quem trabalha com os atletas "o dia todo, todos os dias"! Portanto, ele sabe o que é melhor pra dispor, em campo, quem joga e a forma de jogar!

Contudo, aqui de fora, fico cá pensando que o Criciúma jogue do mesmo jeito que vem jogando o campeonato inteiro, até aqui! Sempre fui meio que simpático àquela dobra pelo lado esquerdo. Só que, sem Traucco, isso não será possível. Então, com Gustavo recuperado, joga ele, com Claudinho, Rodrigo, T. Figueiredo e M. Hermes. No meio, os dois volantes que mais têm iniciado como titulares: Barreto e Newton; os meias, F. Mateus e Matheuzinho. E, no setor ofensivo, o que há de melhor, na minha opinião: Bolasie e Allano. É o que penso!