sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Só Deivid de Souza foi punido!! Wílliam M. Steffen não...!!

Passada a Primeira Liga, para o Criciúma resta, nos próximos dias, atenções visando o Campeonato Catarinense e a Copa do Brasil. Pois ...no Estadual, por 30 dias o técnico Deivid de Souza não poderá ficar no banco de reservas porque exagerou nas reclamações e “detonou” a arbitragem depois da derrota de seu time para o Figueirense, na 5ª rodada. Correto o Tribunal de Justiça Desportiva? Com toda certeza! Quem erra deve ser punido!! Massss...e o árbitro Wílliam M. Steffen que, comprovadamente, também cometeu falhas graves no mesmo jogo?? Ele foi punido?? Na verdade, ficou fora do sorteio por duas rodadas e já está “à disposição” novamente do quadro de arbitragem comandado pela Federação Catarinense de Futebol! E é assim! Sempre foi! Até porque, mudou a direção da FCF, contudo, quem faz escala e sorteios dos árbitros são os mesmos e velhos conhecidos!!! Conclusão: nitidamente, dois pesos e duas medidas!!

Essa garotada colocada em campo pela comissão técnica do Criciúma em dois jogos na Primeira Liga pode render “bons frutos” a curto/médio prazo!! Faço tal afirmação porque, apesar de dois jogos perdidos na competição usando jogadores mais inexperientes, entendo como positivas algumas avaliações feitas. O estilo de jogo apresentado, o toque e a posse de bola e, individualmente, alguns jogadores que demonstraram potencial para aproveitamento em breve na equipe considerada principal! Fazendo um resumo das partidas contra Brasil e Inter, gostei mais do futebol apresentado pela dupla de zaga Nino e Iânson; dos volantes Lucas e Bessa, dos meias Eduardo de Biasi e Carlos Eduardo; além dos atacantes Flávio e Matheus. Há de se levar em conta, entretanto, que nenhum deles pode e nem deve ser considerado como solução para as carências que o Criciúma tem apresentado! No meu entendimento, são atletas que devem ser “lapidados” para, aos poucos, serem usados com mais freqüência por Deivid de Souza. Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado chega todo eufórico com a divulgação, durante esta semana por parte da CBF, da tabela do Campeonato Brasileiro. O Criciúma vai estrear em casa e o Figueirense, fora. Isso, com referência aos dois catarinenses que disputarão a Série B. Dia 12 ou 13 de maio, no Heriberto Hülse, tem Criciúma x Santa Cruz; e, os “Manezinhos do Esxtreito” atuarão em Goiânia contra o Goiás. Cá com “meus botões” fico imaginando e prevendo que o Criciúma vai reforçar seu grupo pra jogar a Série B! Independentemente da campanha que estiver fazendo na Copado Brasil ou do que já tiver acontecido no Campeonato Catarinense, será obrigatório trazer jogadores de maior qualificação!! Caso contrário, as chances de realizar boa campanha na competição diminuirão bastante! Entretanto, vai depender do que realmente os dirigentes vão querer...os objetivos a serem alcançados! Claro...obviamente que o torcedor do Criciúma espera um time mais gabaritado e com capacidade para realizar melhor campanha do que a de 2.016!! Quanto a acesso...muita calma nessa hora!! Pois, se “as melancias se ajeitarem...será possível sonhar mais alto...!!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Criciúma jogou em “câmera lenta” e classificação veio só após tiros livres...!!

O Criciúma demonstrou muita morosidade...lentidão exagerada e quase pagou caro por tal comportamento em jogo da 2ª fase da Copa do Brasil, diante do desconhecido Altos, do Piauí! Noite de quarta-feira(22) e pouco mais de 3.400 torcedores compareceram à casa tricolor pra ver um time comprometido, masss...insisto, com muita lerdeza! Talvez, os jogadores dentro de campo, tivessem com a sensação de que a vitória ocorreria naturalmente. Contudo, a passagem para a próxima etapa do torneio se deu com dramaticidade! Mesmo ficando mais com a bola, o Criciúma foi pouco criativo e, do outro lado, os visitantes até tiveram algumas chances de gol!
Na chamada “marcha do placar”...11 minutos da 1ª etapa, Pitbul arriscou de fora da área e a bola passou por baixo do corpo do goleiro Alex Alves, do Altos: 1 a 0 Tigre! O gol de empate da equipe piauiense veio aos 37 minutos do 2º tempo em chute meio que despretensioso do meia Wílliam com a bola batendo antes no poste esquerdo: 1 a 1. Aos 42, Alex Maranhão lançou Douglas Moreira que, de dentro da área, deslocou o arqueiro adversário: 2 a 1 Criciúma! No entanto, a 49 minutos, em bola alçada na área tricolor, Thiaguinho cabeceou e, de novo, houve desvio na trave antes de ir pras redes: 2 a 2! Assim, tudo ficou para as cobranças de tiros livres da marca penal. Pois...eis que o goleiro titular do Criciúma, Luiz, sentiu um problema muscular na metade do 2º período e o reserva Edson foi chamado do banco pra “fogueira”!! Ele defendeu uma cobrança do Altos e um outro chute foi pra fora. Com isso, o Criciúma fez 4 a 3 nas penalidades e confirmou sua classificação!! Douglas Moreira errou para o Tigre, mas, Alex Maranhão, Marlon, Barreto e Pimentinha garantiram os gols necessários para que o Criciúma espere o Sinop, do Mato Grosso, ou o Fluminense como próximo adversário.

Pra quem gosta de futebol, dose a ser repetida nesta quinta-feira(23) quando outra vez no estádio Heriberto Hülse o Tigre estará em ação! Jogo diante do Internacional, de Porto Alegre, apenas para cumprimento de tabela uma vez que o Criciúma jogou duas partidas pela Primeira Liga e perdeu ambas. Time do Criciúma? Pois bem... Eduardo: Diogo Mateus...que fará sua estréia, Nino, Iânson e Chico; Lucas, Bessa e Carlos Eduardo; Mateus, Flávio e Kalil. A grande maioria destes jogadores já esteve em campo diante do Brasil, em Pelotas, semana passada. Naquele confronto contra os gaúchos, no estádio Bento Freitas, mesmo perdendo de 2 a 1 a “meninada” tricolor deixou boa impressão! Espero que haja repetição do futebol com muito toque e posse de bola perante os “colorados”! Até porque, o mais importante é continuar uma avaliação sobre o real potencial dessa “nova safra”! E, dentro do que penso sobre o produto “futebol”, o caminho é realmente esse! Ou seja, produzir o máximo de atletas para utilização o quanto antes na equipe considerada principal! E que assim continue...sempre com o trabalho essencial das categorias de base!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Criciúma teve 77% de posse de bola, mas passou sufoco pra ganhar do Almirante Barroso!!

Foi com elevada dose de dramaticidade que o Criciúma venceu seu jogo diante do Almirante Barroso, neste domingo(19), pelo Campeonato Catarinense. Como foi constatado por quem analisa o desempenho do time em campo, o Tigre teve 77% de posse de bola e atingiu seu objetivo de ganhar os três pontos! Faço tal referência porque mesmo com muita superioridade sobre o adversário, o Criciúma encontrou muitas dificuldades pra poder confirmar seu natural favoritismo! Ora bolas...time que pretende ser realmente candidato em potencial ao título precisa criar mais e ser objetivo perante um oponente que é nitidamente inferior em todos os quesitos! Mesmo assim, a equipe de Itajaí criou oportunidades claras de gol e até poderia ter provocado uma zebra no estádio Heriberto Hülse. De qualquer modo, mesmo “namorando muito e beijando pouco”, o Criciúma fez dever de casa, ganhou do Barroso e segue sua luta pra tentar ainda “roubar” do Avaí o título do 1º turno!
Quando cito “namorar muito e beijar pouco”, me refiro ao fato de o Criciúma ficar rondando a área adversária durante quase todo o tempo de partida e produzir raras chances de gol! No placar, uma falta cobrada pelo garoto João Henrique com a bola levantada na área que confundiu o volante Van Basty, do Barroso. Ele marcou contra! Ainda na 1ª etapa, o goleiro Luiz salvou o Criciúma em três oportunidades desperdiçadas pelos visitantes que chegaram ao empate através do zagueiro Robenval, depois de escanteio. No 2º tempo, o Criciúma manteve o que estava fazendo no 1º. Ou seja, com a bola dominada no campo do adversário, mas sem criar situações claras de gol. Ao Barroso, restou a opção do contra-ataque. Massss... após investida de Diego Giaretta, Lucena, zagueiro do Barroso, cometeu penalidade bem marcada por Héber Roberto Lopes. Isso a 49 minutos!! Alex Maranhão converteu e, no sufoco, o Tigre saiu vencedor por 2 a 1.

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ merece destaque especial por ter realizado defesas difíceis, evitando uma possível derrota do Criciúma! Nota 8.

MAICON SILVA jogou um tempo e fez jogo apenas razoável, apesar de ser insistente no ataque. Nota 6.

O zagueiro RAPHAEL SILVA perdeu algumas bolas em lances que causaram perigo à meta de Luiz. Nota 6.

DIEGO GIARETTA, sem comprometer no sistema defensivo, foi ao ataque nos acréscimos e teve “mérito” ao sofrer o pênalte que proporcionou a vitória do Criciúma. Nota 7.

CHICO substituiu Marlon e teve atuação discreta, apesar de muito esforço! Nota 6.

No meio, BARRETO em razão de certa inércia do Almirante Barroso,  não teve muito trabalho como marcador. Tanto que tentou apoiar e ficar mais próximo da área adversária. Nota 7.

DOUGLAS MOREIRA, novamente, um dos melhores do Criciúma em campo! Jogador mais lúcido e com mais qualidade no meio-campo! Nota 8.

JOÃO HENRIQUE recebeu oportunidade pra começar como titular e, claro, necessita de melhor ritmo! Contudo, o garoto “promete”! Nota 7.

No setor de frente, PIMENTINHA correu muito e foi um dos mais acionados pra tentar furar a retranca do Barroso. No entanto, tem que ser mais objetivo na hora de definir a jogada! Nota 6.

JHEIMY, de novo, figura apagada e, com toda certeza, o que menos rendeu dentre todos no Criciúma. Nota 4.

CAIO RANGEL numa situação idêntica a de Pimentinha. Corre, se movimenta e, efetivamente, tem rendimento bem abaixo do esperado! Nota 6.

Entraram RICARDINHO, como lateral-direito e o seu já conhecido “feijão com arroz”...nota 5; CAÍQUE VALDÍVIA, com muitas bolas só pro lado...sem ser agressivo, nota 5; e, ALEX MARANHÃO que, mais uma vez saiu do banco para marcar o gol da vitória, nota 7.

O trabalho da comissão técnica, neste jogo representado pelo auxiliar Raphael Bahia, foi de manter o que já faz costumeiramente Deivid de Souza. É bom lembrar a ambos que camisa, história, tradição e posse de bola não são suficientes pra se chegar ao sucesso!! De qualquer modo, o resultado final acabou sendo de vitória! Nota 7.