sábado, 4 de junho de 2016

Jogar sem medo pra conquistar a primeira vitória fora de casa.

É o primeiro passo a ser dado afim de que o Criciúma confirme o primeiro triunfo longe dos seus domínios. Tarefa que, por sinal, tem sido raramente cumprida nos últimos anos!! Popularmente...ganhar jogos em outro estádio que não seja o Heriberto Hülse tem sido um “parto”!! Mas, independente de quem treina e quem joga, entendo ser uma questão de filosofia e coragem! Ou melhor, falta ousadia ao Tigre e este só é valente quando atua em seu camp! E isso, que fique bem claro, não é de agora!! Sempre achei que time pra mostrar sua cara, de verdade, precisa ter o mesmo comportamento dentro ou fora de casa! Caramba...se o adversário também é metido a “galo” quando joga ao lado de sua torcida, cabe ao Criciúma, no caso, se mostrar como uma equipe que vai brigar na parte de cima da tabela...seja lá em que competição for!! De outro modo, sei que o “jogo de palavras” é bem mais fácil de ser aplicado do que a prática...a realidade dentro das quatro linhas! Entretanto, penso que não custa nada tentar marcar lá em cima da defesa oponente, procurar agrupar os setores e evitar errar passes, principalmente no meio campo. Quem sabe, assim.. .o resultado final do jogo contra o Oeste, neste sábado(04), em Osasco, no estádio José Liberatti(foto abaixo), possa ser favorável aos visitantes...!!
O técnico Roberto Cavalo expõe uma dúvida quanto ao substituto de Barreto, suspenso pelo 3º cartão amarelo. O treinador tricolor não sabe ou não anuncia claramente se coloca João Afonso ou Ricardinho. Eu prefiro que seja João Afonso! Mas, quem treina e convive o dia a dia com os atletas é a comissão técnica, entendendo que, num primeiro momento, Ricardinho pode ser a melhor opção. Há alegação de que João Afonso ficou “parado” quatro meses recuperando-se de lesão e está retornando aos poucos pra um melhor condicionamento físico e técnico. Compreensível? Talvez! À distância, imagino que João Afonso poderia começar a partida por ser jogador de mais qualidade do que Ricardinho. Caso não suporte o ritmo de jogo...seria substituído, no intervalo, por exemplo. E...uma outra alteração está prevista na lateral-direita. Ezequiel também cumprirá suspensão e será substituído pelo estreante Lucas Taylor(foto abaixo), garoto emprestado pelo Palmeiras. As duas ausências causam certa preocupação porque as peças de reposição não estão, claramente, no mesmo nível de quem vem jogando!!


E vai começar a Copa América do Centenário!! É o tipo de competição que aguça muito meu companheiro inseparável, o Passarinho Arrepiado! Trata-se de um torneio festivo em comemoração aos 100 anos da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol. Mesmo assim, existe uma pressão bastante grande sobre a Seleção Brasileira. O técnico Dunga está na obrigação de dar uma resposta positiva depois de tantas críticas que vem sofrendo em razão da discreta participação na última Copa América, realizada no Chile, e por causa também, da campanha nas Eliminatórias pro Mundial da Rússia que não está nada convincente! E olhem que já foram seis cortes!! A “urucubaca” anda solta e, além destes problemas, o treinador brasileiro não contará com Neymar, liberado pelo Barcelona só pras Olimpíadas. O Brasil estréia neste sábado(04), as 23 horas, contra o Equador. Na sequência...jogos diante do Haiti e do Perú. Favorito o Brasil? Pelo nome e história...sim! Pela qualidade atual da “bola” que vem jogando, não!! E, pra quem gosta de curiosidade, a Copa América do Centenário vai premiar o seu campeão com 24 milhões de reais! Boa quantia? Sim, com certeza! Masss...a Eurocopa que, este ano ocorre na França a partir do outro fim de semana, vai oferecer 109 milhões de reais ao vencedor, ou... 27 milhões de euros!! Tá bom ou queressxx maissxx???!!!

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Mais...dos “imortais”!!

Ainda no embalo dos 25 anos da Copa do Brasil conquistada pelo Criciúma, alguns detalhes daquele grupo de jogadores e comissão técnica que deixaram tanta saudade! Lembro bem que o goleiro Alexandre, titularíssimo daqueles “anos dourados”, chegou no Heriberto Hülse já quase no fim de 1.989. Ou seja...dois anos antes da grande conquista. Eu era setorista de rádio, na oportunidade, e perguntei ao então novo contratado sobre suas características. Ele foi logo se antecipando dizendo que “treinar muito” era sua principal virtude. Constatei “in loco” que realmente tratava-se de um profissional extremamente dedicado em seu trabalho. No sistema defensivo, as duas laterais eram preenchidas por parceiros remanescentes de 1.986!! Ora bolas... cinco anos atrás!! Sarandi e Itá haviam feito parte do grupo que ganhou o Camp.  Catarinense de 1.986. Na zaga, Altair havia se destacado no Ferroviário, de Tubarão, e veio jogar no Tigre tendo como “concorrentes” o prata da casa Wílson, mais os mineiros Vilmar e Evandro. Tudo era tão bem feito que os quatro jogaram e foram muito úteis durante a trajetória vitoriosa!
No meio de campo, Roberto Cavalo foi trazido do Atlético Paranaense com fama de ter muito bom preparo físico, resistência e ser uma espécie de “maestro”! Gélson havia sido destaque no Marcílio Dias que recebeu proposta irrecusável para liberá-lo ao Criciúma. Ambos, Cavalo e Gélson, também vieram para o Heriberto Hülse dois anos antes, em 1.989. Quanto a Grizzo...jogava no Colorado, do Paraná, em 1.988 quando foi contratado pelos dirigentes do Criciúma. No ataque, tinham Zé Roberto, Soares, Vanderlei, Jairo Lenzi e Adílson Gomes...os mais utilizados!! Zé Roberto, gaúcho, meio “carrancudo”...não era artilheiro nato! Masss...taticamente cumpria função importantíssima...sempre pelo lado direito. Soares, o “Brutus”, apelido carinhoso dos companheiros, era “parceiro” de Alexandre no futebol paulista antes de ambos aportarem em Criciúma. Soares também chegou em 89. Vanderlei era o mais “velho” da turma! Digo isso não pela idade; mas sim, por ter chegado ao Clube em 1.985...antes, inclusive, do 1º título estadual! Jairo Lenzi viveu a melhor fase de sua carreira no Criciúma e veio pra cá juntamente com seu amigo e colega de Marcílio Dias, Gélson. E...Adílson Gomes, seu codinome era “Charuto”...que havia feito um bom Estadual pelo Avaí, em 1.988, e em seguida comprado pelo presidente Moacir Fernandes.
Outros jogadores também fizeram parte do histórico triunfo e merecem reverência! Casos dos goleiros Almir, Marola e Évelton, este atuando hoje como preparador de goleiros; do lateral Jairo Santos, o lagunense apelidado de “Calcinha”(não me perguntem o por que!); do zagueiro Omar, cidadão de Armazém, que virou empresário do ramo alimentício, mais tarde; ainda o atacante  Jair(Cabeção)...cara “bom de grupo”; e, os “meninos” Everaldo e Émerson Almeida, que na época atuavam na categoria júnior e, eventualmente, eram chamados pela Comissão Técnica! Sobre o treinador...em hipótese alguma quero ou pretendo tirar qualquer mérito de Luiz Felipe Scolari! Massss...quem “preparou” esse time, com esses jogadores que acabei de citar, foi Levir Culpi!! Levir...escolheu e comprou a carne, o carvão, salgou, temperou, colocou no espeto, cuidou...assou e, Felipão, bateu o sal e serviu...!!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Justas homenagens!! Grandes lembranças!!

Irreparável folha de serviços restados à comunidade! Esta pode ser uma das tantas frases que resume bem o que foram os 86 anos de vida do sr. Algemiro Manique Barreto! Aliás, não dá pra esquecer a verdadeira “parceria”, em todos os sentidos, que tinha o “sêo” Algemiro com sua esposa, já também falecida, D. Zulma Naspolini Manique Barreto. Ambos realizaram benfeitorias à população em geral, à entidades beneficentes e até diretamente à classe mais necessitada da sociedade. Um casal que deixou saudades e daquele tipo raro que se vê nos dias atuais! Como político, lembro bem da sua administração como prefeito municipal de Criciúma...no período de 1.973 a 76. Entre as principais obras, a Estação Rodoviária...funcionando até hoje; e, a Avenida Axial, hoje “Centenário”! Pra quem não sabe, “sêo” Algemiro enfrentou adversidades pra tirar a então estrada de ferro do centro da cidade e, no lugar, construir a principal via que atravessa o município! Vale destacar o trabalho efetuado junto ao Bairro da Juventude, Lions Clube e Criciúma Esporte Clube. Fez parte da direção que comandou o Clube nos áureos anos em que ganhar era “rotina” no estádio Heriberto Hülse! Algemiro Manique Barreto deixa para Criciúma e região um legado dos mais expressivos! Exemplo que pode e deve ser seguido por muitas e várias “figuras” da vida pública!!
Gente...com certeza, se tivéssemos hoje políticos de conduta idêntica a de Algemiro Manique, as obras da via rápida(que de rápida não tem nada!) já estariam mais avançadas ou talvez, até concluídas! O mesmo se diz sobre o tal anel viário... questões de segurança pública, desenvolvimento econômico, saúde, cultura...enfim, uma série de segmentos onde haveria mais agilidade e objetividade na execução de projetos! E...não se trata de “endeusá-lo”!! Em absoluto!! É que Algemiro Manique fazia parte de um pequeno grupo de políticos e empreendedores que não se vê mais ...pelo menos por aqui!! Sei que era uma outra época...diferente e tal! Masss...é que, atualmente, o tempo passa...passa e as coisas não “acontecem”!! Entenderam??

Também cabe nesta postagem mais uma de tantas lembranças do Criciúma, campeão da Copa do Brasil. Neste dois de junho comemora-se 25 anos da conquista mais importante do futebol de Santa Catarina! Tem colegas “mais chegados” em outros clubes, de outras cidades que lêem isso e se “coçam” todos, indignados: “Lá vem o Gilberto com aquela história de que o Criciúma ganhou a Copa do Brasil...e blá, blá, blá...!”. Sei que já estamos nas “bodas de prata” da conquista!! Masss... enquanto não houver feito igual ou idêntico ao do Tigre, a glória é “nossa”...aqui da terrinha...!! Pois bem...o que você que nos acompanha neste espaço estava fazendo em 02/06/1.991?? Lembro de tudo!! A data “caiu” num domingo. Na emissora em que trabalhava como repórter, pedi ao “chefe” pra abrir a programação da rádio as 5 da manhã direto da cabine no estádio Heriberto Hülse. Fui pra lá, vi e presenciei o “antes, o durante e o depois”...retornando pra casa já na madrugada de segunda-feira! Havia combinado com o Zé Roberto, atacante do Criciúma, que me daria a camisa ao final da partida. Quando acabou o jogo...nem deu pra ver o que sobrou de todo o uniforme que ele e os outros jogadores do Tigre estavam usando!! A torcida invadiu o campo e foi uma festa só...inesquecível!!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Criciúma 1 Avaí 0. Só o Tigre procurou a vitória!!

Popularmente diríamos que foi jogo de “um time só”! Em nenhum momento o Avaí ameaçou a meta defendida pelo goleiro Luiz. Quase todo o tempo de partida foi concentrado em jogadas ofensivas DO CRICIÚMA! O Avaí, por sua vez, queria mais deixar o tempo passar e, num eventual contra-ataque ou lance fortuito, tentar chegar ao gol. Pois não deu certo a tática avaiana! Mesmo sem apresentar futebol brilhante o Criciúma jogou MUITO MAIS do que os “manezinhos” e ganhou com justiça o jogo que o recolocou, de novo, no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Importante destacar o trabalho muito ruím do árbitro Niélson Nogueira Dias, que é de Pernambuco! Nitidamente queria “segurar” o jogo, não deixando a bola correr e marcando faltas inexistentes. Conseguiu irritar tanto o Criciúma como o Leão da Ilha! Seu principal erro foi não expulsar o zagueiro André, do Avaí, já quase no final do confronto. O atleta já tinha cartão amarelo e fez falta “pra cartão” em Gustavo, do Criciúma. Literalmente “pipocou”...prejudicando ainda mais sua conturbada atuação!

Luiz não cometeu falhas e nem precisou rifar tantas bolas no ataque. Debaixo do gol ...desempenho tranqüilo em razão da inércia do ataque “azurra”! Nota 7. Chamo atenção para os dois laterais do Criciúma que, praticamente, só atacaram! Insisto que o Avaí não causou perigo algum e tanto Ezequiel como Niltinho tiveram campo livre pra atacar. Niltinho foi bem mais efetivo e participativo! Já, Ezequiel, errou alguns cruzamentos e não repetiu o bom futebol que sabe jogar! Nota 8 pro camisa seis; e, 6 pro “dois”! Na zaga, Raphael Silva merece referência especial. Teve a incumbência de marcar Wílliam, centroavante que estava “cheio de moral” por ter marcado 3 gols na vitória do Avaí sobre o Ceará, durante a rodada anterior. Só que o “becão” do Criciúma não perdeu uma bola sequer pra nenhum dos atacantes do Avaí e ainda apareceu na frente pra cruzar a bola em que Gustavo marcou o gol da vitória! Nota 8. Seu companheiro Nathan...rendimento preciso e firme na marcação, sem dar chances aos atletas oponentes! Nota 7. No meio, Barreto fazia bom jogo e teve que ser substituído, durante a 2ª etapa, por causa de lesão. O “cinco” do Criciúma apareceu com freqüência na frente...sem errar passes!! Nota 7. Mesma nota pro “motorzinho” Douglas Moreira. É ele quem tem a incumbência de carregar a bola até os meias. Por isso que, às vezes, parece jogar mais recuado. Quanto a Élvis e Juninho, boa produtividade de ambos! Juninho, tenho certeza...e, repito isso, vai jogar mais!! Élvis se transformou numa espécie de “comandante” do meio-campo! Nota 7 também pros dois. No ataque, Roberto demonstra sempre ter muita vontade! Só que, desta feita, sua performance técnica não foi das melhores! Não conseguiu jogadas de velocidade ou dribles! Nota 6...pela “entrega”! Quanto a Gustavo...fez o gol, puramente de oportunismo e de bom posicionamento! Travou bom duelo com os zagueiros do Avaí! Nota 7. Foram usados Gabriel Leite, Alex Maranhão e João Afonso. O meia, ex-Guarani de Palhoça, foi quem mais “procurou o jogo”...dando mostras que pretende ser mais usado por Roberto Cavalo. Nota 6. Em relação ao trabalho do treinador tricolor...fez a sua parte, dispôs um time em campo que buscou a vitória o tempo todo! Assim como aconteceu no jogo com o CRB, o Criciúma dominou o adversário e, desta vez, conseguiu a vitória!! Nota 7.


O Passarinho Arrepiado e este colunista, fica o registro, lamentamos profundamente a morte do sr. Algemiro Manique Barreto(foto abaixo), 86 anos de idade, ocorrido na madrugada de terça-feira(31). O conheci bem e aqui deixamos nossos sentimentos à família! Na próxima postagem vamos destacar mais este assunto!!

domingo, 29 de maio de 2016

Criciúma não merecia perder! Mas erros da arbitragem, do goleiro Luiz e desperdício de tantas chances foram decisivos na derrota pro CRB!!

Assim, resumo o que vi na partida CRB 2 Criciúma 1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Então, com as oportunidades criadas...e contei 6 contra 4 pró-Criciúma, o Tigre fez por merecer melhor sorte! Como se sabe, entretanto, futebol não tem lógica e o adversário foi mais competente nas conclusões...marcando dois gols!! Os erros da arbitragem também foram determinantes para que o Criciúma sofresse derrota em Maceió! Além de inverter faltas e se mostrar bastante atrapalhado em lances fáceis, o tal de Felipe Duarte Varejão, árbitro do jogo, “não viu” que o atacante Luídy, do CRB, ajeitou a bola com a mão antes de marcar o 1º gol dos alagoanos. Outra situação que pesa contra a atuação do “cara do apito”, houve uma penalidade clara favorável ao Criciúma num lance em que Ezequiel foi derrubado na área. A arbitragem marcou fora!! Fator agravante que ambas as jogadas ocorreram perto também do auxiliar Leonardo Mendonça e este, da mesma forma, “não percebeu”!! Bem... sobre o goleiro Luiz, ele chutou pra frente em saída de bola entregando no pé do adversário!. Na sequência, aconteceu o chute de Luídy...de dentro da área com a bola passando por baixo do corpo do arqueiro tricolor!! Pra mim...duas falhas do bom Luiz que por tantas vezes foi reverenciado aqui neste espaço!! Na 2ª conquista do CRB, após cobrança de escanteio, o zagueiro Nathan cabeceou pra trás e a bola sobrou pra Flávio Boaventura marcar. E...já quase no final do jogo, um pênalte em que a bola bateu na mão de Adalberto, do CRB, convertido por Élvis. Assim como aconteceu em Joinville, o Criciúma “mostrou bola” pra conseguir melhor resultado e, desta feita...pior: perdeu uma partida em que, pra mim, deveria ter vencido!! Ficou bem claro que sobrou incapacidade para o Criciúma na hora de colocar a bola pra dentro!!!

Sobre as costumeiras análises individuais...Luiz errou duas vezes no lance do 1º gol do CRB...como já descrevi antes. Lamento porque trata-se de excelente profissional e muito bom goleiro!! Masss...a avaliação é específica sobre o jogo com o CRB!! E, neste...ele não foi bem!! Chega a ser irritante vê-lo rifando bolas toda hora na frente provocando “bate-volta” pra seu sistema defensivo!! Nota 3!! Ezequiel procurou ir bastante ao ataque e, no 2º tempo, quando o Criciúma teve mais posse de bola, foi mais participativo. Só que, no 1º andou levando algumas bolas nas costas!! Tentou chutes à média distância e mandou a lááá longe!! Nota 5. Raphael Silva foi o mais seguro dentre todos no Criciúma! Sua atuação individual...superior aos demais!! A seu estilo...não perdeu bolas pros atacantes do CRB. Nota 7. Nathan não conseguiu reeditar o bom futebol do jogo com o Goiás. Quem puder que observe pela TV...na jogada do 1º gol do CRB ele meio que dá uma parada esperando a marcação da falta. Portanto, também falhou!! Nota 4. Diego Giaretta jogou só um tempo e foi substituído no intervalo porque o Criciúma estava perdendo. Nos primeiros 47 minutos, trocou passes no lado esquerdo sem muita objetividade ofensiva! E, como marcador, ainda teve que contar com a ajuda de Niltinho porque o CRB priorizou atacar pelo seu lado direito. Nota 4. No meio, Barreto não esteve bem! Tem sido assim...uma boa, duas ruins...!! Desta feita...novamente elevado número de passes e “botes” errados!! Nota 4. Por sua vez, Douglas Moreira teve maior movimentação! Seu trabalho é aquele de “formiguinha”...carregando a bola e entregando para os meias. Nota 6. Juninho também saiu no intervalo porque não cumpria bem sua função de ser jogador agressivo e procurando o ataque. Continuo achando que vai jogar mais!! Só que, contra o CRB, ficou “devendo”!! Nota 4. Quanto a Élvis...é atleta de boa movimentação e sempre tentou chegar no ataque pra concluir a gol. Desperdiçou oportunidade que “não se perde”!! Pela sua entrega...nota 6! No ataque, Gustavo esteve discreto...sem levar vantagem perante os defensores do CRB. Nota 5. E Niltinho, nota 6 pela sua versatilidade e espírito de luta! Outra vez, jogou aberto pelo lado esquerdo e conseguiu algumas jogadas de velocidade. Entraram Roberto e Gabriel Leite que atuaram durante todo o 2º tempo. Nota 5 pra cada um! Nenhum dos dois rendeu ou fez jogadas que tivesse resultado em, pelo menos, perigo à meta adversária! Alex Maranhão também esteve em campo nos minutos finais e, pelo pouco tempo, deixemos sem nota.

Sobre o técnico Roberto Cavalo, dentro do que penso...se equivocou ao optar por Diego Giaretta pra substituir Marlon, na lateral-esquerda. O mais correto seria a manutenção de Niltinho, no setor, como havia ocorrido na 2ª etapa do jogo com o Goiás. O treinador do Criciúma também precisa corrigir, URGENTEMENTE, a teimosia ...principalmente do goleiro Luiz em dar chutões pra frente! O mais correto é sempre procurar sair jogando com os defensores, laterais ou volantes que estão na sua frente pra isso...ora bolas!!! Mesmo assim, com erros e finalizações falhas...o Tigre poderia ter, pelo menos, empatado o jogo!! Fica a lição que precisa e deve ser bem absorvida por todos!!