sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Criciúma 1 x 2 Metropolitano, derrota com atuação vergonhosa do Tigre!!!

Com certeza, uma das atuações mais ridículas do Criciúma em toda a sua história e o pior jogo do ano!! O Criciúma que vimos em campo diante do Metropolitano na noite desta 5ª feira(12) lembrou o horror de apresentações como as do ano passado!! Praticamente ninguém se salvou do que pode ser considerado abaixo da linha de mediocridade!! Vale frisar que o adversário também não mostrou lá grande coisa! Jogou muito mais em cima da inércia do Criciúma do que em razão das suas próprias qualidades que, convenhamos, não são muitas!!

Individualmente...o goleiro David não teve boa atuação, novamente, como já havia ocorrido em Chapecó. Não está em questão aqui a qualidade do atleta. Mas, sim, o momento. E, dentro do que penso, saiu no 1º gol que o Criciúma tomou em lance infeliz de Iago Maidana. Quando foi de encontro à bola deveria ter gritado “minhaaa”!! Se gritou...acabou traído! No segundo gol do Metropolitano, rebateu pra frente o chute do lateral Maicon. O argentino Trípodi se aproveitou e marcou o tento da conquista dos blumenauenses. Nota 4. Ezequiel fez a jogada do gol do Criciúma em tabela com Róger Guedes. A investida na área e o passe para o companheiro...tudo como manda o figurino! Entretanto, parou por aí. Muita vontade...e pouca objetividade! Nota 5. Iago Maidana cometeu falha “imperdoável” na jogada em que foi pressionado pelo atacante do Metrô, cabeceou pra trás e marcou gol contra. Erro que o fez ficar nervoso e continuar no jogo atuando mal...demonstrando total despreparo técnico e psicológico! Nota 3. Seu parceiro de zaga, Rafael Pereira, também teve atuação atrapalhada. Assim como no Índio Condá, sua produtividade como defensor esteve muito abaixo do que pode ser mostrado por um atleta profissional e, ainda por cima, jogando no Criciúma! Nota 3. Eduardo na lateral-esquerda foi uma tremenda invenção!! Qualquer um sabe que improvisação é necessária quando não há alguém da posição. Não era o caso, pois Rômulo estava no banco como opção. Eduardo deu conta do recado...defensivamente! Massss...ir à frente e apoiar...quase nada! Nota 4. Ruan “se salvou” no meio de tanta ruindade do futebol mostrado! Acabou sobrecarregado na marcação por causa da apatia dos colegas de setor. Nota 6. Barreto jogou muito mal. Estava perdido tal como “barata tonta”!. Que coisa! Nem ele, nem Luizinho Mello que entrou no intervalo, repetiram razoáveis atuações anteriores. O meio de campo do Metropolitano “deitou e rolou” em cima desses garotos! Nota 4 pra cada um! Douglas começou o jogo aberto na direita e depois foi pra meia. Em nenhuma das duas funções correspondeu. Nota 4. Róger Guedes teve o mérito de iniciar e finalizar a jogada do gol. Correu bastante, se doou...mas não conseguiu fugir da marcação adversária. Nota 6. Peréa ganhou sua chance pra começar uma partida como titular e não soube aproveitar. É verdade que a bola não chegou pra ele na área. Mas, individualmente, deu pra ver que vai precisar melhorar muito afim de ser utilizado com freqüência. Nota 4. Entraram, ainda, Rafael Rodrigues... que também pouco rendeu. Domina a bola, mas não dá sequência para tentar um chute a gol! Nota 4. E...Maurinho que, nos 23 minutos em que esteve em campo, fez boas jogadas pela esquerda e mostrou que pode ser útil! Nota 6.
Quanto ao técnico Luizinho Vieira, errou ao abrir mão de Bruno Lopes no ataque. O setor de frente do Criciúma poderia ser formado por Bruno Lopes, Peréa e Róger Guedes. Também se equivocou ao manter Barreto em campo...que estava muito mal! E, quando resolveu tirar Douglas o mais correto seria a entrada de Vítor Míchels e não de Luizinho Mello. Nota 4. De outro modo, lembro que passa por ele e por Raimundo Queiróz a arrumação que precisa ser feita para que o Criciúma não venha a correr riscos de não classificar para o hexagonal!!

Números do jogo cfe. o Passarinho Arrepiado. Renda de R$47.720,00 com 4.372 torcedores. Criciúma 2 x 1 Metropolitano teve 20 faltas cometidas pelo Tigre, 15 do adversário. Duas finalizações do Criciúma, sendo uma o gol e ambas no 1º tempo! Já o Metrô concluiu a gol 10 vezes!! Pra fora...4 conclusões do Criciúma, 6 do Metropolitano. Escanteios 8 a 4 pró Metrô. Impedimentos...só 2 e no ataque do time vencedor. Que coisa, hein gente??!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nunca vi tanta “bola na canela”!!

É início de temporada, mas já temos várias opções na TV e “in loco” também para assistirmos aos campeonatos regionais pelo País. Não sei se, com o passar do tempo, fico mais exigente quanto a observar qualidades...massss, é um verdadeiro festival de “peladas” o que tenho notado!! São poucos os jogadores que conseguem dominar uma bola com real habilidade!! Volantes e zagueiros então...!! Báhhh!!! A bola bate na canela toda hora, escapa do domínio ou adiantam demais e acabam perdendo o lance. Falta de maior capacidade e atributos individuais? Sem dúvida!!

A preocupação maior, principalmente dos técnicos, está na recomposição para acertar a marcação quando o time não tem posse de bola; ou sair rápido pros contra-ataques afim de surpreender o adversário. Um jogo de futebol tem quase que se resumido a isso...restando as jogadas, aquelas ditas ensaiadas, de bola parada. Está cada vez mais raro assistir a um lance onde o meia ou o atacante pega a bola, vai pra cima da defesa rival e pelo menos tenta chutar a gol!! Jogadas assim...esporádicas, na maioria das vezes são interrompidas pelo forte sistema de marcação que se intensifica cada vez mais nas equipes de futebol do Brasil.

Mas a culpa é de quem? Acho que trata-se de um contexto geral...se é que me faço entender. Boa parte dos dirigentes têm sua parcela de responsabilidade por desconhecer o futebol na sua essência. Às vezes ele contrata quem não sabe contratar!! Por sua vez, o contratador é ludibriado por procuradores e empresários que querem colocar seu “produto” no mercado sem olhar muito para virtudes ou não de atletas e treinadores. Logo é meio que “efeito cascata”. Ou seja, os técnicos já não sabem muito e têm a sua disposição jogadores sem grandes virtudes e talento. Resultado...jogos de baixa qualidade técnica e o torcedor, o “amante” do bom futebol fica cada vez mais frustrado e decepcionado!

De outro modo, lembro que federações, clubes e atletas estão ligando muito pouco para as torcidas e mídia, e o que elas pensam! Tudo gira em torno do dinheiro!! Tem pai que chega ao absurdo de preferir que o filho tente ser jogador de futebol e não estudar ou deixar o colégio como segunda opção!! Tudo porque está cada vez mais prematuro o atleta assinar compromisso com investidores e já projetar, bem cedinho, um salário bastante razoável!! Se tem conhecimento de casos em que meninos de 8 anos, e até menos, já com pacto firmado entre familiares, procuradores e também clubes! E...importante frisar que isso ocorre com bem maior freqüência aqui no Brasil e em outros países sub-desenvolvidos cultural e economicamente. Na Inglaterra, França, Alemanha e Espanha, por exemplo, há maior organização e mais interesse em fazer do garoto um atleta de qualidade e aptidão para o futebol...algo cada vez mais escasso por aqui!!

Passarinho Arrepiado me pega de surpresa e faz duas perguntas: “Giba...quem é pra ti o melhor time de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo?”. Esse Arrepiado me aparece com cada uma!! Mas, respondi a ele e repasso a vocês. Aqui na “terrinha”...a Chapecoense está melhor. Pode até não confirmar tal posição no decorrer da temporada. Mas, hoje, início de Estadual... a “Chape” é o time a ser batido! Em nível nacional, sem dúvida que o Cruzeiro, mesmo com algumas perdas em relação ao ano passado, continua sendo o de melhores perspectivas prá 2.015. E...no Mundo, ainda entendo que o Bayern de Munique, base da seleção alemã, a melhor do Planeta, continua jogando o futebol mais vistoso e competitivo!! 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Criciúma muda pra pegar o Metropolitano.

Com Danilo Tarracha, machucado, e Lucca, suspenso, o técnico Luizinho Vieira se vê obrigado a mexer no time do Criciúma que joga contra o Metropolitano, quinta-feira(12), as 19:30, no estádio Heriberto Hülse. Diante do que foi observado em treinamento realizado...Eduardo será o lateral-esquerdo, Barreto volta, Dôdi ganha nova oportunidade e Peréa será titular pela primeira vez. Time, então, encaminhado com David; Ezequiel, Iago Maidana, Rafael Pereira e Eduardo; Ruan, Barreto, Cléber Santana e Douglas Moreira...o Dôdi; Róger Guedes e Peréa.

Bem...por que Eduardo na esquerda se ele é destro? Afinal, no plantel tem Rômulo que é lateral-esquerdo de ofício e, mesmo assim, Luizinho prefere deixá-lo no banco e colocar um jogador improvisado na posição! Outra situação que chama atenção...o fato de Bruno Lopes estar deixando a titularidade e o ataque, já sem Lucca, deverá ser composto por Róger Guedes e Peréa, uma vez que Dôdi aparece como homem de meio-campo na escalação projetada pelo treinador. É uma questão de opinião, massss...eu daria uma oportunidade para Rafael Rodrigues, o “Tanque” , ser o centroavante e deslocaria Bruno Lopes para a direita, com Róger Guedes fazendo a mesma função, só que do outro lado. Infelizmente, Peréa quando tem entrado, não demonstrou ainda ter condições de ser usado como titular. Parece lhe faltar melhor condicionamento físico. Sobre a volta de Barreto...normal, depois de cumprir pena por expulsão. De qualquer modo, embora acompanhe alguns treinos e trabalhe em todos os jogos, não sou técnico! Então...Luizinho Vieira, que trabalha com o grupo todos os dias, deve estar correto na escolha de seus critérios! Assim seja!!

O que acontece com Rafael Pereira? O atleta foi contratado ano passado como zagueiro e volante e seu desempenho em ambas as posições não correspondeu, ainda, positivamente. O que lhe falta? Imagino ser mais qualidade mesmo! Pelo visto até agora trata-se de um jogador comum, como tem tantos por aí! Rafael Pereira, 30 anos, veio do Juventude com dupla função. Já atuou no meio e está, agora, na zaga. Inclusive, no jogo contra a Chapecoense se atrapalhou em alguns momentos, parecia estar sem confiança e, se continuar assim, com certeza será substituído mais cedo ou mais tarde. Afinal, Ianson, outra revelação das categorias de base, em breve “pedirá passagem”! Sem falar em Fábio Ferreira que, com certeza, dará mais segurança ao setor!

Faço uma referência também ao garoto Róger Guedes. Entrou no time principal quando das últimas partidas do ano passado...reta final do Campeonato Brasileiro. Jogou bem diante do Flamengo...lembram? Inclusive com jogada de audácia e velocidade, proporcionando gol do Criciúma em lance finalizado por Cléber Santana. Mas, em 2.015...só no jogo com o Guarani que Róger Guedes atuou bem. Depois, na Ressacada foi discreto e, em Chapecó, me pareceu menos ofensivo e preso na marcação. Precisa se soltar e jogar no lado esquerdo do ataque, onde ele mesmo diz, gosta mais!

Passarinho Arrepiado, como sempre muito bem informado, me dá detalhes sobre a saída do goleiro Ivan, do Joinville. Ele perdeu a posição para Oliveira e não gostou! Acabou se indispondo com o técnico Hémerson Maria e optou por rescindir contrato. O presidente Nereu Martinélli tentou convencer Ivan a ficar, mas não conseguiu. Ele tinha contrato com o JEC até fim do ano e ficou durante três temporadas e meia no clube. Ivan completou 191 jogos com a camisa do Joinville! Bom goleiro que, por certo, não ficará muito tempo desempregado!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Catarinense com 3 rodadas e 2 invíctos.

O Campeonato estadual 2.015 ainda não empolgou ninguém! Me refiro ao futebol apresentado por cada um dos 10 participantes da competição. Por enquanto...só dois não perderam ainda: Chapecoense e Joinville. De outro modo, três clubes, até agora, não sentiram o sabor da vitória: Avaí, Metropolitano e Internacional. A rodada do último fim de semana mostrou um resultado, no mínimo, surpreendente...uma “meia” zebra. Ou seja, a vitória do Guarani, em Blumenau, diante do Metropolitano. Pra surpresa de muita gente, observando a tabela de classificação notamos o Marcílio Dias acima do Criciúma, embora com a mesma pontuação. O Inter de Lages ainda não se achou no Campeonato e, entendo que o Avaí está frustrando seu torcedor, pois é apenas o 8º colocado. Quanto a Joinville e Figueirense, também considerados candidatos ao título, fazem campanha irregular. E...o Atlético com seu nítido objetivo de cumprir campanha afim de permanecer na Série A de 2.016.

Alguém apresentou futebol vistoso? Não! Claro que a Chapecoense, com 3 vitórias nos 3 jogos... 100% de aproveitamento...está deixando boa impressão. Mas bom futebol mesmo, na sua essência, ninguém apresentou...ainda! A Chapecoense está discretamente superior aos demais pelas contratações feitas, de boa qualidade e com resposta positiva imediata. Insisto...ainda sem encantar ou causar empolgação. Sei que outros times vão melhorar de rendimento com o desenrolar do certame. Mas, nunca é demais lembrar que tais melhoras não podem demorar muito! O Estadual de 2.015 tem uma peculiaridade: a 1ª fase é curta, um turno só, seis passam pro “céu” e quatro ficam meio que no desespero!! Pela conhecida rivalidade de Santa Catarina, se algum considerado “grande” tiver que disputar o quadrangular da “morte”...este será o “patinho feio” que os outros três vão querer “matar” de qualquer jeito!!

E o Criciúma? Vai se arrumar com o passar das rodadas. Tenho certeza de que a derrota pra Chapecoense não abalou os planos e projeções de Raimundo Queiróz, Luizinho Vieira e cia. Perder lá no Índio Condá é absolutamente normal e o Criciúma precisa se manter “focado” e comprometido para que continue havendo evolução. Estou certo de que o Tigre vai crescer neste Estadual e lutará pelas primeiras posições. Ser campeão é outra história!! Mas que tudo tende a ser melhor do que no ano passado...sem dúvida!!

Passarinho Arrepiado esteve comigo em Chapecó. Viagem cansativa! Não conheço, pessoalmente, o prefeito que se chama José Cláudio Caramori, do PSD. Mas não posso deixar de fazer uma menção positiva a respeito da cidade de Chapecó. Conheço o oeste desde 1.987 quando lá estive pela primeira vez. E...de lá pra cá...com certeza, a região e, principalmente sua “capital”...estão “voando baixo”!! Chapecó é, hoje, uma espécie de eldorado em termos econômicos, sociais, culturais, esportivos e também em qualidade e vida. Avenidas amplas, ruas limpas, trânsito organizado...inúmeras rótulas...bons restaurantes e casas noturnas, e uma bastante razoável segurança. Ah...não posso esquecer que, enquanto “mendigamos” melhores aeronaves, um aeroporto decente e linhas pro centro do País, Chapecó dispõe de vôos diários e regulares pra São Paulo! Assim é Chapecó que só perde pra Criciúma em número de habitantes!! Por aquilo que podemos colher de informações, há maior união e força política, menos vaidades, mais interesse comum e o resultado é uma cidade que cresce de forma espantosa!! E...não estamos citando o “paraíso”! Apenas um município que tem povo trabalhador e classe política que trabalha por ele!! Talvez o leitor ou blogueiro mais bairrista e revoltado, ao se deparar com tal postagem, diga o seguinte: “Vai morar lá então, Gilberto!”. E eu antecipo a resposta dizendo: Não! Em absoluto! Quero, sim, ver minha região e cidade onde nasci retomar crescimento e desenvolvimento econômico para que as pessoas que aqui moram tenham orgulho delas! E, quando recebermos visitantes, que eles saiam daqui falando bem e tecendo rasgados elogios!! Entenderam bem??

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Derrota com falhas.

Elas foram determinantes para que o Criciúma fosse derrotado pela primeira vez no Campeonato Catarinense/2.015. A mais grave delas cometida a 19 minutos e meio do 1º tempo pelo goleiro David. Uma bola meio que despretensiosa jogada na área e o “camisa 1” do Tigre saiu muito mal! Soqueou pra baixo...rebote apanhado por Neném que rolou pra Róger fazer a 1ª conquista da Chapecoense. O gol sofrido abalou os jogadores, principalmente David. O rendimento caiu um pouco e só voltou a melhorar no começo da 2ª etapa. Mesmo sem criar grandes oportunidades claras que exigissem defesas do goleiro adversário, o Criciúma demonstrou certa superioridade no quesito posse de bola ofensiva e obteve certo domínio. Entretanto, aos 34 minutos...outra bola jogada na área e, na disputa entre Ezequiel e o atacante da Chapecoense, a arbitragem de Bráulio Machado marcou a penalidade. Estou escrevendo a coluna ainda no Índio Condá e, sem o auxílio da TV, fiquei com a certeza(na hora dolance) de que não houve a penalidade. Foi...não foi?? Só a TV vai me tirar qualquer dúvida. Enquanto escrevo recebo várias manifestações de torcedores...alguns entendendo que ocorreu a pênalte...outros não. Derrota que não pode modificar em absolutamente nada os planos do Criciúma para a sequência da competição. Perder faz parte...falhar também! O mais importante é não desviar o foco e “seguir o barco”!!
As atuações individuais do Criciúma...Deivid cometeu erros em saídas do gol, numa delas fatal! Além disso, me pareceu intranqüilo e abatido com as falhas. Nota 4. Ezequiel foi mais participativo, ofensivamente, do que nos outros dois jogos. Entendo que ainda vai jogar mais...parece estar evoluindo. Nota 6. Iago Maidana foi, pra mim, o mais seguro da dupla de zagueiros. Está buscando auto-afirmação pra ser mantido entre os titulares. Nota 6. Rafael Pereira jogou muito mal! Esteve todo atrapalhado na defesa e quando fazia coberturas. Nota 4. Danilo Tarracha fez algumas boas jogadas até ser substituído, ainda no 1º tempo, por causa de lesão. Nota 6. Ruan voltou a ser bastante útil. Muito bom na marcação e a toda hora cobrindo os avanços dos laterais. Nota 7. Luizinho Mello também esteve bem. Inclusive foi a frente aparecendo na área pra finalizar. Nota 7. Cléber Santana, de novo, o mais lúcido da equipe. Jogou como meia de armação, volante e até na defesa ele ajudou! Nota 8. Róger Guedes precisa aparecer mais perto da área e concluir a gol. Atua como meia-atacante e homem de frente. Por isso, precisa render mais!! Nota 5. Lucca, outra vez, esteve abaixo do que se espera dele. Pouquíssimo rendimento ofensivo. Acabou expulso por reclamação. Nota 5. Bruno Lopes com participação quase figurativa não pode mais jogar nesta função...de costas pros zagueiros adversários. Leva desvantagem em todos os lances. Nota 4. Entraram também... Rômulo, sem ser muito participativo; nota 5. Peréa se mexeu e pouco jogou, nota 5; e, Gustavo...sem nota!

O Passarinho Arrepiado não gostou das alterações feitas por Luizinho Viera durante o jogo. Pra ele...e pra mim também...errou ao tirar Luizinho Mello que fazia bom jogo e em manter Lucca que estava muito mal. O técnico do Criciúma também errou!! Nota 5 pra ele. Quanto aos números do jogo...16 faltas da Chapecoense, 20 do Criciúma. A gol foram 4 finalizações do “Índio”...3 do Tigre. Pra fora, a “Chape” concluiu 9 vezes, o Criciúma 3. Escanteios...7 a 6 pró Chapecoense. E...4 impedimentos, sendo 2 pra cada lado.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vencer e convencer na hora certa!

Todos buscam a perfeição ou algo próximo dela. Não que os times do Campeonato Catarinense cheguem perto! Pelo contrário...estão bem longe do melhor futebol, aquele que encanta o torcedor! Aliás, ninguém no Brasil, hoje, joga o fino da bola! De qualquer modo, técnicos e jogadores, quando devidamente aplicados e comprometidos com a profissão, procuram fazer bonito. E...trazendo pro nosso chão, os dez participantes do Estadual/2.015 ainda perseguem atuações que possam agradar ao público e, principalmente, um bom desempenho que possa ir pro DVD de cada um dos atletas. Masss...pouco a pouco há crescimento natural dentro de uma competição e quem tiver mais qualidade acaba tirando suas vantagens.

É o que esperamos, aconteça com o Criciúma! Até agora...dois bons resultados, sob o ponto de vista matemático...aproveitamento no Estadual/2.015. Afinal, estrear em casa...conquistar vitória e depois encarar uma partida fora de casa contra adversário direto na briga por classificação, trazendo um ponto, é sim senhor, bom retrospecto!! E o mais importante é crescer no momento certo! Arrancar com boas vitórias, mas deixar escapar classificação ou até título nas últimas rodadas deixa marca negativas. Por isso, há necessidade de equilíbrio...seja ele técnico e emocional. Sem falar nas questões extra-campo que, geralmente, acabam influenciando no rendimento dentro das quatro linhas. O Criciúma tem deixado impressão bastante positiva! O time tem correspondido às expectativas e se continuar evoluindo poderá ainda fazer excelente campanha no Catarinense e até brigar pelo título!!

Por sua vez, com 100% de aproveitamento, a Chapecoense está na liderança isolada do Campeonato Catarinense. São seis pontos conquistados em dois jogos. Se vencer o time fica muito perto da meta mínima de pontos projetada para essa primeira fase: 15 pontos. E, segundo Vinícius Eutrópio, praticamente encaminha a classificação para a segunda fase. As contas do treinador da “Chape” são simples. Caso triunfe diante do Tigre,no domingo, o Verdão do Oeste chegaria a nove pontos, faltando apenas seis para atingir o objetivo. Sendo que a Chape vai ter mais seis partidas depois de enfrentar o Criciúma! Apesar das projeções otimistas, Vinícius Eutrópio ressalta a qualidade do rival, que tem um grupo jovem e rápido, cfe.sua opinião. Ele viu o Criciúma que empatou em 0 a 0 com o Avaí e diz que seu time precisa ter muitos cuidados com a “leveza” dos jogadores tricolores e a boa fase de Cléber Santana!! Então ta!!