sábado, 15 de novembro de 2014

Sufocar o Grêmio?

Não há necessidade! O que o Criciúma precisa fazer é ganhar do Grêmio!! De que forma? Bem...jogando futebol competitivo é o caminho mais adequado! Há de se levar em consideração, entretanto, que luta, garra e determinação não costumam faltar ao adversário deste sábado(15), as 19:30, no estádio Heriberto Hülse. Virtudes que, aliás, foram observadas raríssimas vezes no Criciúma durante a atual temporada. O que me estranha um pouco na escalação anunciada pelo técnico Toninho Cecílio é sua opção pela ausência do bom Rodrigo Souza. Hoje, ele é o melhor volante do Criciúma! Então, por que tirá-lo do time titular? Opção tática? Pode até ser...mas eu não concordo!! Então...o “onze” que sai jogando: Bruno; Luiz Felipe...huummm!!!, Joílson, Fábio Ferreira e Cortêz; Rafael Pereira, João Vítor, Martinêz e Cléber Santana; Lucca e Souza. 

O Grêmio, por sua vez, deve ser um adversário de extrema dificuldade para o Criciúma...como quase todos foram até o momento! Na tabela de classificação, o Grêmio é 4º colocado, 57 pontos, e está na zona de classificação para a Taça Libertadores da América do ano que vem. E disputar esta competição em 2.015 é o principal objetivo do tricolor gaúcho uma vez que alcançar o líder Cruzeiro é quase impossível. Há também uma disputa particular contra o Internacional que está em 3º, também com 57 pontos. E, um pouco mais abaixo na tabela, Atlético Mineiro, Corínthians e Fluminense também perseguem uma vaga na Libertadores. Então, claro que o Grêmio está vindo para Criciúma afim de ganhar no Heriberto Hülse. 
Masss... convenhamos...não estão certos os gremistas? Obviamente que sim! Afinal, sob o “olhar” deles...vão jogar contra o lanterna que perdeu os 5 últimos jogos que disputou, dos quais dois em casa!!
Acima...Felipão...nos bons tempos de 91...no Criciúma. Abaixo, hoje, no Grêmio.
Favoritismo? Do Grêmio! Sem dúvida! Novamente se repete o que já vimos em outros jogos do Criciúma. Ou seja, é só olhar pra tabela e analisar o que fez um e outro. Há também as diferenças envolvendo as questões técnicas e físicas. A qualidade do Grêmio é bem superior a do Criciúma...sob todos os aspectos! Entretanto, dentro do que penso, um dos fatores que mais pode influenciar é o desespero do Criciúma. Ele, Tigre, está na beira do abismo e sabe que, se não ganhar o jogo, vai praticamente “sacramentar” o rebaixamento! Então...mais uma noite tensa e de muito drama...é o que estamos prevendo!!

E o Passarinho Arrepiado não consegue se conter! Nervosismo sobra no “bichinho”! Olha pra tabela, faz contas e não vê uma luz no fundo do túnel! Ainda por cima, está quase convencido que o Figueirense não cai e que a Chapecoense corre pouco risco, mas situação bem diferente do Criciúma. A equipe de Chapecó, de baixo pra cima na tabela, é a primeira que não cai e tem um confronto direto nessa rodada diante do Vitória, no Índio Condá. Se ganhar, dificilmente será rebaixada! Quanto ao Figueirense, joga com o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, e tem 9 pontos a mais do que o Criciúma, na 13ª colocação. E, o adversário está mais preocupado com a decisão da Copa do Brasil, detalhe que poderá dificultar menos as coisas para o time de Argel Fucks. Sob o ponto de vista anímico, o Passarinho entende que o torcedor precisa ser muito participativo nesta partida contra o Grêmio. Aliás, o torcedor gremista deverá comparecer em grande número o que, dá pra imaginar, um grande público pra ver o confronto entre o Tigre e o Mosquiteiro!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Os boatos no Heriberto Hülse.

Em todo clube de futebol profissional sempre há a “boca maldita”! Mas não é no sentido pejorativo...entenderam? Funciona como se fosse um local onde a fofoca reina absoluta. E olha que no pátio do Heriberto Hülse sempre passam os fofoqueiros de plantão!! É a turma entendida em soltar uma informação que, as vezes, vem do imaginário ou naquela situação em que, de um grão de areia já se faz uma duna!! É importante dizer que isso não ocorre só no Criciúma Esporte Clube! Masss...como estamos muito próximos das coisas do Tigre...aqui vão algumas boatarias que, vez por outra, viram realidade ou não!!

O que já falaram a respeito de uma possível saída do presidente Antenor Angeloni!! Olha...não falta quem garanta que o “sêo” Antenor ta louco pra largar e que Ricardo Brandão, empresário conhecido na cidade, poderia ser seu substituto, talvez numa parceria com a atual administradora do Clube, a G. A. O que sei, entretanto, é que a G. A. continuará sendo comandada pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni e, por ora, não a intenção nenhuma em abandonar o barco! De outro modo, não falta quem garanta que o grupo de jogadores do Criciúma está “rachado”, desunido e que isso seria um dos principais fatores causadores da má campanha do time no Campeonato Brasileiro. Sobre isso, sinceramente não sei! Não convivo o vestiário, nem posso, e,portanto, fico só ouvindo várias “historias” a respeito das animosidades que existem entre Serginho e Paulo Báier, por exemplo, que teriam se acentuado após uma discussão entre ambos no jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre. Aliás, sobre o quarentão Baier, chegaram até a criar um facebook falso...fake para emitir opiniões e conversar com o torcedor. Ledo engano! O próprio Criciúma, em seu site oficial, garante que Paulo Baier não participa de redes sociais. Portanto...mentiraaa!!

E a saída de Zé Carlos? Na verdade, na linguagem do torcedor, o Zé nem veio! Sua participação nos poucos jogos, seis no total, foi pífia! Criou-se uma expectativa muito grande em relação a seu retorno depois de excelentes lembranças da temporada de 2.012 quando se tornou um dos principais responsáveis em campo pelo acesso do Criciúma. Sua volta ao Tigre foi aprovada por quase 100% dos torcedores, simpatizantes e imprensa. Entretanto, o que se viu foi um Zé Carlos sem a mesma força de antes, resultando em apresentações discretíssimas! Particularmente, lamento muito que Zé Carlos não tenha dado certo este ano e assim, abreviando sua segunda passagem pelo Criciúma. Há quem diga que seus constantes desentendimentos com Fábio Ferreira, além de incapacidade para recondicionar-se fisicamente, também teriam influenciado na rescisão de contrato. A vida segue, os jogadores passam e o clube fica! Assim, que Zé e Criciúma sigam seus caminhos, agora separados!

O Criciúma surpreendeu ao contratar Raimundo Queiróz para ocupar o cargo de diretor executivo do Depto. de Futebol. Lembro do dirigente no Goiás. Aliás, lá ele foi diretor de futebol por 12 anos e presidente em 4 temporadas. Claro que o Criciúma está apostando na experiência do referido profissional. Chega credenciado por campanhas vitoriosas em Goiânia e com a incumbência de montar a equipe de trabalho para a temporada 2.015. É especialista em acessos e, se o Criciúma realmente cair pra Série B, poderemos comprovar ou não sua real competência! De certa forma, a vinda de Raimundo Queiróz tira um pouco da pressão que há sobre Cláudio Gomes. Sim...porque as atenções, agora, se concentrarão no que o Criciúma poderá ainda alcançar em termos de Campeonato Brasileiro e sua intensa luta para permanecer na Série A; e, as primeiras ações do novo diretor. Como sempre fizemos... estaremos de olho!!
A esquerda, Júlio Rondinélli, ao lado de Raimundo Queiróz, o novo homem forte do futebol do Criciúma.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Futebol pro povão...só na televisão!

Não há mais como fazer futebol profissional de qualidade para o público de baixa renda. É duro...triste, mas realidade!! Como querer ingressos baratos se as despesas são altas?? Um clube de futebol requer recursos financeiros provenientes de patrocinadores(nos uniformes e placas de publicidade), quadro associativo, tv e venda de ingressos. Outras pequenas ações também podem fazer parte da arrecadação mensal. Mas, as mais significativas, são as que citamos. Quem investe e patrocina não paga barato para ter sua marca nas camisas, por exemplo. A mídia televisiva desembolsa uma quantia bastante grande para os clubes...no caso da Série A do Campeonato Brasileiro. E, o torcedor com sua contribuição, completa a renda para que seu time do coração tenha condições de se manter em bom estágio competitivo. Quem pode economiza ao se associar! No Criciúma, é bem mais vantajoso ser sócio do que pagar ingresso a cada jogo.

Ouço e leio, às vezes, que os ingressos estão caros demais e que assim não há como toda a torcida comparecer no Heriberto Hülse. Mas, me intriga o fato de tais reclamações só se acentuarem quando o jogo é contra Corínthians, Flamengo, São Paulo, Internacional e Grêmio. Quando vem o Bahia, o Vitória, o Goiás, o Coritiba...ninguém chia!! A grande maioria de quem reclama é porque quer ver os chamados grandes times aqui e não estão nem aí pro Criciúma! Torcedor, de verdade, torce e quer ver o Tigre...ora bolas!! E...vou mais longe: quem torce pro clube visitante, morando em Criciúma ou não, tem de pagar preço alto pra ver seu time jogar!! E isso deveria ocorrer em qualquer lugar...não só aqui em Criciúma. Seja em Florianópolis, Chapecó, Joinville, Curitiba, Porto Alegre, Manaus ou Recife...entenderam? O cara vai no estádio e torce pro adversário da casa...merece pagar um valor salgadíssimo!! Pra ver o jogo diante do Grêmio, por exemplo, já que é o próximo do Criciúma em casa, R$100,00 está bem razoável. Não é caro, não! A colônia gaúcha aqui no Sul do Estado é bastante grande e o Criciúma tem de aproveitar esse bom momento do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Assim também deve acontecer quando o Criciúma for jogar lá em Porto Alegre...Curitiba...Floripa. Os torcedores daqui quando forem lá também devem pagar caro pra ver o Tigre na Arena Grêmio, no Beira-Rio, no Scarpélli...entenderam?

E, no caso do Criciúma, se confirmar o rebaixamento, cai a qualidade do jogo e da competição em si, por conseqüência, os preços a serem cobrados, tanto de torcedores comuns como de sócios, têm de ser mais em conta. É natural! Bons espetáculos...custo alto! Já, mais baratos se o torneio não for tão qualificado assim! Infelizmente, não há mais como se fazer futebol com baixos custos. Tudo no futebol tem despesa elevada: atletas; integrantes de comissão técnica, principalmente o treinador; arbitragem; viagens; concentração...tudo tem valores lá em cima e torna-se inviável cobrar ingressos baratos...a não ser em algumas situações de caráter promocional! É o que penso!!

Passarinho Arrepiado se dividiu na tarde desta quarta(12) para acompanhar o treino do Criciúma e a Seleção Brasileira. Jogo amistoso diante da Turquia, e uma vitória com placar tranqüilo favorável aos brasileiros: 4 a 0. Quem foi ao estádio Saracoglu, em Istambul, viu uma boa apresentação do time de Dunga que continua invicto depois de sua volta à CBF. Neymar e Wílliam foram os melhores do Brasil. Terça-feira que vem, dia 18, tem mais! Aí o jogo será em Vienna, contra a Áustria. Quanto ao Criciúma, o técnico Toninho Cecílio parece estar propenso a retomar o esquema 4-4-2. Entendo que o treinador do Tigre precisará de muita conversa, além de aprimoramentos em jogadas, para poder passar pelo Grêmio. O estado anímico e a auto-estima terão de estar bastante elevados para que o Criciúma reúna forças e ganhe dos gaúchos!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

As festinhas...as “Marias Chuteiras” e o jogador de futebol.

Os termos usados no título acima “caminham” juntos talvez na grande maioria dos clubes de futebol do Brasil. E...dizem que fora do País não é diferente!! Atletas de renome mundial são conhecidos também por seus exageros fora de campo. Por aqui, então...vários craques do nosso futebol, no passado e presente, têm histórias e estórias que renderiam livros e publicações com o objetivo de aguçar a curiosidade do público...feminino, e masculino também! No Criciúma, conheço algumas que cito aqui, mas...obviamente, preservando os nomes dos envolvidos(as) e até alguns locais...esxtão compreendendo??

Pois bem...o ano deixa pra lá. Masss...uma dita cuja, na época casada...bonita e moradora de uma cidade vizinha a Criciúma, queria porque queria “ver de perto” um certo meio campista do Tigre. O contato, por telefone, já havia sido mantido. Faltava o olhar próximo! Pois o Tigre treinava para um jogo importante no Heriberto Hülse e o “cidadão” estava no Depto. Médico e fora da partida. Pra um dia de semana...bom público assistindo os preparativos do time e, no meio, a moçoila! Subitamente, passa perto dela o “vetado pelo D. M.” e, discretamente, faz um sinal. Os dois dão um jeitinho para ficar pelo menos um pouquinho juntos num local onde funcionava uma espécie de oficina do estádio. O treino acontecendo e ambos “se conhecendo” um pouco mais!! Eitaaa!!! Detalhe...eles “namoraram” por mais algumas semanas até ele ir embora do Criciúma. Ah...ele também era casado, na época!!

Outra? Certa vez, tarde da noite...na verdade, já madrugada, “quiprocó” danado num prédio bem próximo do estádio Heriberto Hülse. Um atleta do Tigre queria “matar” outro!! Sim...isso mesmo!! Ele gritava acordando todo mundo: “Desce aqui seu fdp! Quero te pegar! Ela ta aí contigo?”. Depois de alguns minutos e já com certa platéia nas janelas, uma outra se abre e os dois “pombinhos” aparecem! Fúria no meio da rua e novas ameaças de morte! A menina havia trocado de namorado...não de time!! Dois outros colegas de vestiário foram chamados para tentar apaziguar a situação e deu certo! Dias mais tarde...eles comemoraram juntos os gols do bom time do Criciúma...na época!!

E...mais outra de tantas que tenho no meu “arquivo”. Nordeste brasileiro e o Criciúma havia conquistado resultado importantíssimo dentro da competição que disputava. Muita festa e comemoração ainda no vestiário. Chegada no hotel e o capitão, em nome do grupo de jogadores, pediu para que fossem liberadas umas cervejinhas “a mais” e, é claro, algumas “moças” que sempre se colocam à disposição em qualquer lugar. Autorização concedida foram para os preparativos finais! Na hora da festinha, propriamente dita, alguns “boleiros” pipocaram, sobrou mulher e de madrugada ainda estavam “assaltando” o barzinho do hotel para mais e mais cervejas!! E teve gente que passou mal pela manhã, no vôo de volta! 

Pra fechar...o colega de imprensa que espiava uma “vizinha” do Heriberto Hülse? Ah...quanta safadeza!! Apartamento onde moravam três meninas que trabalhavam durante o dia e iam pra faculdade à noite. Uma delas chegava por volta de 17:30 e ia tomar seu banho. De olho aqui e ali... e percebendo tal situação, sempre nesse horário o espertinho subia até a parte de cima, onde ficavam as cabines, hoje camarotes, e, munido de um binóculo, assistia a um ritual gratificante. Ou seja, após o banho a garota...que continuou desconhecida pois nem seu nome foi descoberto, saía do banheiro e, de toalha enrolada, ia até a área de serviço. Chegando lá, tirava a toalha e colocava a mesma no varal ficando totalmente nua...para delírio do “espião”!!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cláudio Gomes só sai se quiser!!

Não é uma opinião e, sim, uma informação! Reforço que, o atual diretor de futebol do Criciúma, Cláudio Gomes, será mantido no cargo...independentemente da queda ou não para a Série B do Campeonato Brasileiro! Cláudio tem a confiança total do presidente Antenor Angeloni e só sai se ele assim preferir. Caso contrário, o atual comando do setor mais importante do Clube será o mesmo para a temporada de 2.015. Pelo que fui informado, a G. A. reconhece os erros cometidos este ano que, com certeza, não serão repetidos na próxima temporada. O aprendizado e as lições foram muitas! Assim, está todo mundo “vacinado”... entenderam bem?
Há um consenso de que Cláudio Gomes, ainda “verde” para a função em 2.014, está amadurecendo e, gradativamente, ganhando mais “cancha” e experiência. Assim, permanecendo Cláudio Gomes, Júlio Rondinélli também fica! E, ambos, irão promover as modificações necessárias durante o período de transição, após o término do Campeonato Brasileiro. Todos os jogadores que têm contrato em vigor e com término previsto para o fim deste ano, em princípio, não despertam interesse de renovação. Entretanto, uma análise mais aprofundada deverá ser feita em relação a todos os casos. Quanto aos atletas que têm compromisso firmado com o Criciúma por um período mais longo, a intenção é continuar com todos eles, inclusive Cléber Santana! O que pode acontecer é alguém...algum clube se interessar por este ou aquele atleta e um negócio acontecer entre as partes interessadas. Pelo que fiquei sabendo, os dirigentes querem reforçar bastante o elenco, talvez passando por uma ampla reformulação. Em caso de rebaixamento, a dupla Antenor e Arnaldo quer fazer um bom time e retomar o acesso para a Série A já no ano que vem!!
Fiquei sabendo que o “sêo” Antenor anda muito chateado e triste com a campanha decepcionante que o Criciúma está apresentando e também com as duras críticas de torcedores e imprensa. Sabiam que Antenor Angeloni, dias atrás, pensou seriamente em “abandonar o barco”? Ou seja, deixar o Criciúma no fim do ano! Após várias conversas e pensando melhor a situação, resolveu ficar e dar credibilidade e melhores condições para que o futebol obtenha sucesso em 2.015. Em disputa, a partir de fevereiro, o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e depois o Campeonato Brasileiro. Surgiram comentários sobre uma possível volta de Domingos Cesca ao Heriberto Hülse. Pelo menos por ora...tal especulação não passa de boato! Quanto às categorias de base, elas vão receber maior incremento. A G. A. exige a revelação de garotos de boa qualidade para que sejam aproveitados no time principal ou que rendam negócios, como fazem os outros grandes clubes do País.

O Passarinho Arrepiado me dá um “cutucada” aqui e pergunta: “Giba...quem você não traria dos que vieram?”. Respondi imediatamente: Danilo, Higor, Michael, Maicon Silva e Luiz Felipe. A grande maioria dos demais que aportaram na casa tricolor...eu também contrataria! E, não tenho nenhuma dúvida que os torcedores, de uma forma geral, também fariam o mesmo! Ou alguém não queria aqui Eduardo, destaque no Joinville? Cortêz...com um bom retrospecto, inclusive com passagem pela Seleção Brasileira? Ronaldo Alves...que foi titular em alguns jogos da boa campanha do Internacional no Brasileiro do ano passado? E os agora tão contestados Serginho e João Vítor? Lembram que em 2.013 eles foram peças fundamentais no time...principalmente na reta final? Ricardinho, outro destaque no JEC? E...Paulo Báier, Zé Carlos e Lucca? Alguém não traria??? Depois é fácil falar!! Antes...quem se expõe “dá a cara pra bater”!! Seguimos!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cruzeiro 3 x 1 Criciúma...ganhou quem tem mais qualidade!!

Tenho certeza de que passou um filme na cabeça de cada um dos torcedores do Criciúma dos 2 minutos do 1º tempo até os 13 do 2º. Foi justamente durante esse período do jogo que o Criciúma esteve na frente do Cruzeiro, ganhando por 1 a 0. Mas acabou sendo uma situação ilusória! A pressão foi muito grande durante toda a partida e, com merecimento, o time mineiro acabou virando pra 3 a 1. O Criciúma fez o gol e recuou...o que já era de se esperar. Claro que prevaleceu a maior qualidade do Cruzeiro.  E, com persistência...impondo sua melhor condição coletiva e também individual, a equipe da casa chegou à vitória. É verdade, entretanto, que houve um lance de penalidade não marcado pela arbitragem. Lucca avançou pela direita quando o jogo estava 2 a 1 e cruzou. A tv comprovou que a bola bateu no braço do defensor cruzeirense e a arbitragem ignorou a irregularidade. Fica o consolo do futebol competitivo mostrado pelo Criciúma. Sem ser brilhante, os jogadores do Tigre foram mais dedicados do que em jogos anteriores...o que, de certa forma, valoriza a atuação!
Na foto, Éverton Ribeiro e Luiz Felipe. Cruzeiro mostrou sua qualidade e ganhou por 3 a 1.
.
Bruno foi, disparado, o melhor jogador do Criciúma. Fez 8 defesas com alto grau de dificuldade e acabou sendo o principal responsável por impedir uma derrota com mais gols. Levou 3 e não teve culpa em nenhum deles. Nota 8. Luiz Felipe procurou cumprir o que lhe foi determinado pelo treinador com mais preocupações defensivas. Só que errou no lance da 2ª conquista do Cruzeiro ao não estar marcando Ricardo Goulart que fez o gol de dentro da área, no lado direito da defesa do Criciúma. Nota 4. Joílson não comprometeu até o momento do lance que originou o 3º gol, no finalzinho da partida. Foi frouxo numa disputa pelo lado direito da defesa do Criciúma...que acabou ocasionando o 3º gol do Cruzeiro. Nos demais momentos não comprometeu. Nota 5. Fábio Ferreira, por sua vez, voltou a mostrar segurança e soube marcar bem os excelentes atacantes do adversário. Nota 7. Giovânni, dentro de suas conhecidas limitações, apresentou o “feijão com arroz” com poucas idas ao ataque. Nota 6. Rafael Pereira alternou momentos como volante e zagueiro. Função específica de marcação e de dificultar, o máximo possível, a movimentação dos meias e atacantes do Cruzeiro. Nota 6. Serginho errou em dois lances que resultaram em bolas perigosas contra o Criciúma. Também procurou só marcar! Nota 5. Martinêz realizou bom jogo. Teve papel tático de marcação e cobertura. Nota 6. Cléber Santana realizou trabalho idêntico ao de Martinêz...só que com funções mais ofensivas. Nota 6. Cortêz...as vezes como atacante pela esquerda ou auxiliando na lateral. Mostrou voluntariedade e disposição. Nota 6. E Lucca que, além de marcar o único gol do Tigre, foi o jogador que mais causou perigo à defesa do Cruzeiro. Muito boa movimentação e bom jogo! Nota 7. Entraram João Vítor...bateu uma falta que Fábio impediu o gol com a pontinha dos dedos, nota 5; Bruno Lopes, que procurou espaços e dar auxílio a Lucca, nota 6; e, Maurinho que perdeu um gol de dentro da área, após rebote do goleiro cruzeirense, nota 5. Ainda dá? Matematicamente...sim! Massss...quem realmente acredita? Não vou ficar em cima do muro. As chances reais são míííínimas...!!

Nem eu...nem o Passarinho Arrepiado gostamos do que vimos sábado quando da decisão do Estadual Sub-20, no estádio Heriberto Hülse, entre Criciúma e Avaí. O Avaí havia vencido o jogo de ida, em Florianópolis, 2 a 1, e precisava ganhar por qualquer placar para ficar com o título. Quase 1.000 torcedores compareceram na casa tricolor e saíram decepcionados com a atuação dos “Tigrinhos”. Um jogo meio “xôxo”...o Avaí fez fez cera o tempo todo e, contando com a inoperância do Criciúma, principalmente no 1º tempo, os “manezinhos” conseguiram segurar um 0 a 0 que lhes deu o título depois de 7 anos. Procurei observar com atenção os jogadores do Criciúma que poderão estar à disposição para o time profissional ano que vem. Sinceramente...ninguém me “encheu os olhos”! Além disso, pra quem estava decidindo um campeonato, esperava mais dedicação e força de vontade por parte dos jogadores do Criciúma. Quem quer ganhar decisão precisa “comer grama”! O que pude perceber...longe disso!!