quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Acertou o Criciúma nas sete dispensas??

Entendo que sim! Não vejo nenhum problema, nas atuais circunstâncias, o Criciúma “mandar embora” jogadores que não estavam correspondendo a toda e qualquer expectativa. Afinal, qual deles pode ser considerado “injustiçado”?? Nenhum deles!! E olha que “a peneira ainda ta grossa, hein?!”...!! Qual o “tamanho” da bola que eles estavam jogando?? Muito pequeno... com certeza!! Jonas veio credenciado por passagens no Internacional, no Vasco, Atlético Paranaense e Coritiba. Masss...por aqui, seu futebol não rendeu!! Recebeu algumas oportunidades e não soube aproveitá-las. Conseguiu jogar menos do que Maicon Silva...o que, cá entre nós, não é nada fácil!! Foi contratado pra jogar...não jogou, que siga seu caminho buscando espaços e melhor desempenho noutro clube!! Vida que segue!!

Sobre Guilherme Santos...jogador que fez sua base no Vasco, andou por Atlético Mineiro, Santos e Fluminense, além de passagens pelo futebol espanhol. No Criciúma teve alguns lampejos de razoável qualidade. Entretanto, na maioria de suas apresentações ficou devendo! Além disso, há quem diga que seu comportamento extra-campo não era dos mais profissionais! Nos últimos jogos, houve ainda uma certa decadência em relação ao “pouco” que ele próprio produzia. No recente jogo com o América Mineiro, em Belo Horizonte, falhou nos dois gols que deram vitória ao adversário! Tem 27 anos, “pinta” de atleta...mas pra voltar a se dar melhor no futebol, precisa jogar bem mais!!

Por sua vez, sobre o volante Marcão, que pra quem não sabe tem vínculo federativo no Cruzeiro...entendo que foi a rescisão mais justa dentre todas! Com todo o respeito que o atleta merece...até é bastante esforçado e sempre mostrou muito comprometimento!! Massss...a qualidade do seu futebol é muito duvidosa! Não dispomos de um escalte preciso. Só que, com certeza, é um dos jogadores que mais erra passe, juntando séries B e A do Campeonato Brasileiro! Que busque continuidade na sua carreira...afinal, é profissional da bola e precisa do seu “ganha pão”! Entretanto, não tem capacidade pra ser titular em um time que pretende boa campanha numa competição nacional!!

E o Walfrido?? Olha...jogou poucos jogos, se machucou e, mesmo depois de recuperado não foi aproveitado pelo então técnico Dejan Petkovíc. Sabe de bola? Pelo pouco que conseguimos observar é volante comum que não precisava ter vindo! Sua utilidade no Criciúma foi “quase zero”!! O jogador veio do futebol paulista, mas começou no Nordeste. É outro que necessita render mais e mais pra obter sucesso na carreira!

Sobre Rodrigo Andrade, chegou ao Criciúma depois de jogar bem no último Campeonato Paulista pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Em algumas partidas deu a impressão que seria o “dez” que tanto o Tigre necessitava(e ainda necessita!). Ledo engano! Teve lesões musculares que, claro, o atrapalharam! Mesmo assim, foi razoável só na “arrancada”!! A exemplo de outros, dizem que fora de campo “incomodava”!! Então...que mude suas atitudes e jogue mais!!

Paulo Sérgio veio do Avaí pro Criciúma. E...no currículo consta lá que atuou por quase seis temporadas no Flamengo, além de uma passagem por Portugal e Emirados Árabes!! Huummm!! No Tigre, contudo, deixou muito a desejar!! Gol que é bom...nada!! Foi bem mais reserva do que titular!! Atacante de área que se dispôs a jogar pelas “beiradas”, como dizem atualmente!! Mesmo assim, não obteve bom desempenho e é mais um que vai embora sem deixar boa impressão!

E...Neto Baiano? Ah...quando foi contratado o torcedor do Criciúma vibrou bastante! Foi artilheiro por onde passou!! E goleador de “mão cheia”!! O jogador, com 33 anos, chegou a reconhecer que “estava ganhando muito bem” e que “não correspondia ao bom salário”!! Lamentei muito que tenha passado por aqui e jogado pouco!! Vontade não lhe faltou!! Masss...ele e a bola não se deram bem...não tiveram muita intimidade durante sua passagem pelo Criciúma!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Roberto Cavalo vai aproveitar o que tem ou dará chance a outros??

Como se sabe, a qualidade do atual plantel do Criciúma é bastante duvidosa! E...será que o novo treinador do Criciúma continuará com alguns critérios usados anteriormente por quem já passou pelo comando técnico? Ou...de repente, oportunizar a outros, inclusive os mais novos ...garotos, chance nos 8 jogos que faltam do Brasileiro? Massss...será que é hora pra lançar “meninos”?? Esse é um questionamento e assunto que muitas vezes vêm à tona pra aguçar a curiosidade de quem observa tudo “do lado de fora”! No momento atual do futebol brasileiro quem mais disponibiliza garotos para o time profissional é o Santos! 

Aliás, já há algum tempo, os meninos formados na Vila Belmiro despontam com algum sucesso na equipe principal. Neymar foi o último craque revelado pelo clube. No próprio Santos, atualmente, há nomes surgindo como o de Gabriel, atacante de 19 anos, apelidado de “Gabigol”. Outro clubes, como São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e Internacional também priorizam o trabalho de formação do atleta profissional de futebol. Aliás, clube de futebol que se preza deve, obrigatoriamente, dar preferência à criação e preparação do seu jogador!! Ah...então o mais correto é colocar um time em campo só com a meninada da casa?? Se for de qualidade, por que não?? Claro que isso acaba sendo pouco provável! O melhor critério é ter no seu C. T. um bom grupo, de certa qualificação, e o complemento ser feito com contratações pontuais...as chamadas posições carentes. A partir de então, uma equipe pode ser composta por atletas criados na base...mais alguns com maior experiência e de qualidade para que possa ser possível projetar uma campanha convincente em determinada competição! Entenderam bem?

Projetando 2.016...isso pode ser pensado pelo Criciúma? Com certeza, não! Primeiro em razão de que as categorias de base do Criciúma não recebem a devida atenção. Não há continuidade de trabalho! Fizeram uma grande injustiça com Evandro Guimarães...lembram? Evandro jogou no Clube, foi campeão da Copa do Brasil, exercia sua atividade de coordenador com extrema competência e acabou sendo demitido do Criciúma até hoje ninguém sabe o real motivo!! Com Sarandi, outro que também tem identificação com o estádio Heriberto Hülse, foi feita a mesma coisa! Mais recentemente, Émerson Almeida acabou contratado e agora corre o risco de perder o cargo em razão da troca na direção! Outra situação que prejudica bastante a árdua função de revelar bons atletas é a constante troca de técnico. E...até na base do Criciúma não há uma continuidade de comando!!

Faço a seguinte pergunta: qual a última boa revelação do Criciúma?? Bruno Lopes(foto acima)? Iago Maidana? Barreto? Cito esses três porque todos já foram convocados pela CBF pra alguma seleção. No caso do atacante, corre sério risco de se perder pelo caminho! Lamentavelmente, suas atitudes fora de campo não são das mais adequadas para quem quer vencer na carreira! O “sereno” e os exageros em noitadas e festas têm prejudicado bastante Bruno Lopes. Embora perseguido por parte da torcida, futebol ele já demonstrou que possui! Precisa, sim, botar a cabeça no lugar e pensar na sua profissão onde pode, com certeza, ser vencedor!! Sobre o zagueiro Iago Maidana, está no meio de uma truculenta transferência para o São Paulo. Tem futuro... dentro do que penso. Torço para que se dê bem e consiga seus objetivos! Quanto a Barreto, depois de algum tempo afastado por lesão, voltou e está numa condição de titularidade no Criciúma. Tem bom futebol tanto na primeira como na segunda função do meio campo. Chegou a ser capitão da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos, disputados em julho passado. Tem bola pra continuar sendo aproveitado no time principal do Criciúma. Há, também, atletas que merecem melhor avaliação...casos do goleiro David, do zagueiro Iânson, do lateral Rômulo, do volante Ruan, do meia Douglas Moreira, e... dos atacantes Andrew, Kalil e Edy. Todos merecem chances! Masss...tudo com muito critério, sem cometer injustiças!!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Roberto Fernando Schneiger e Vanderlei João Mior.

Um foi camisa 5, várias vezes capitão...e, o outro, usou a 7 ou a 11. Até hoje são ídolos que fazem parte de uma história inesquecível na vida do Criciúma Esporte Clube. Masss...se era Roberto Fernando(nome bonito...parece de cantor “da noite”) por que, então, “Cavalo”?? Ocorre que, no começo da carreira de atleta, no Atlético Paranaense...e teve uma pequena passagem também pelo Marcílio Dias, Roberto, mesmo sendo baixinho, demonstrava força física e velocidade. Era lateral direito e seu treinador, na época, constatou: “Mas o que corre esse cara! Parece um cavalo!!”. Pronto!! Estava lhe conferido o apelido de Roberto Cavalo!! No Criciúma, chegou em 1.989 para fazer parte de um trabalho que viria a ser coroado com a conquista do tri-campeonato catarinense e, obviamente, a Copa do Brasil de 91...além da grande campanha na Taça Libertadores de 1.992! Foi o tipo de líder que deixou saudades até hoje! Numa época BEEEMM diferente!! Onde havia comprometimento e entrega...com alto grau de profissionalismo!!



























Bem...o outro tinha o apelido de “Pinto” entre os mais chegados! Por que? Não sei...nem quero saber(rs)!! Marcou 84...eu digitei oitenta e quatro gols com a camisa do Criciúma!! Isso, entre os anos de 1.985 a 92. Foi artilheiro nas principais conquistas do Clube e, a exemplo de Roberto Cavalo, tem extrema identificação com a torcida. Depois que parou de jogar, o gaúcho de Serafina Corrêa, namorou e casou-se em Criciúma. É empresário bem sucedido no ramo concessionário de automóveis. Fez 4 gols num jogo só...realizado no estádio Heriberto Hülse: empate com o Caxias em 91, pelo Campeonato Brasileiro. Vanderlei Mior era extremamente aplicado técnica e taticamente. Além disso, sempre se cuidou fora de campo...comportamento que o ajudou bastante em toda sua carreira! Apesar de tantas glorias, carrega uma certa mágoa consigo: Vanderlei não está “na foto” do time Campeão do Brasil. Era reserva de luxo nas finais contra o Grêmio, pois perdeu titularidade pra Zé Roberto que compunha o ataque com Soares e Jairo Lenzi.

Pois...eis que Roberto Cavalo e Vanderlei Mior estão de volta ao Criciúma. O primeiro como técnico e o segundo como assessor do Depto. de Futebol. Cavalo, inclusive, “largou” o Oeste, onde fazia bom trabalho e arriscou um contrato até fim de 2.017 com o Criciúma. Com ele, chegam o seu irmão, fiel escudeiro e auxiliar, Robélio Schneiger...o “Cavalinho”; e também o preparador físico Wílliam Hauptman. E...desafios não faltarão para os 3 novos contratados! O primeiro deles é confirmar o Criciúma como clube que vai continuar na Série B do ano que vem. Tarefa árdua?? Nem tanto!! Sempre que há troca de técnico, renovam-se também motivação e esperança! Assim, ficamos todos na expectativa de que já a partir do jogo com o Ceará, as coisas finalmente possam melhorar!! Se bem que, o grupo é o mesmo e não pode contratar mais!! Então...vamos aguardar que haja mais “leite pra ser tirado dessa pedra”!!! Eitaaaa...!!! Na verdade, fica registrado que a vinda de Roberto Cavalo e o convite a Vanderlei Mior são as primeiras atitudes da nova diretoria, agora comandada por Jaime Dalfarra. E que o começo seja, então, com o pé direito...!!! Huummm...!!!