sábado, 28 de fevereiro de 2015

Apesar de tudo...Criciúma pode classificar por antecipação!!

Coisas do futebol! Mas, com tudo o que estamos vendo e observando em relação ao Criciúma e suas atuações, algumas abaixo da crítica, a classificação para a próxima etapa do Campeonato Catarinense, o hexagonal, pode ser alcançada já neste domingo(01)! Pois bem...anotem a posição de cada um dos clubes na tabela: Chapecoense 16 pontos, Figueirense 15, Metropolitano 12, Joinville 10, Internacional 9 e Criciúma 7; os seis primeiros. Depois vem Marcílio Dias 7, Guarani, Avaí e Atlético de Ibirama 6 cada um.

A rodada, penúltima da atual fase, indica os seguintes jogos: Avaí x Figueirense, na Ressacada, em Florianópolis; Metropolitano e Joinville, em Blumenau; Chapecoense e Atlético, em Chapecó; Guarani x Internacional, em Palhoça; e, Criciúma x Marcílio Dias, no Heriberto Hülse. Para que o Criciúma se classifique já, neste fim de semana, precisará ganhar do Marcílio Dias, obviamente, torcer pra Chapecoense não perder do Atlético e o Guarani não vencer o Internacional.  Acontecendo tal combinação, o Tigre já poderá se considerar classificado!! Vale destacar, entretanto, que em termos de pontuação, o Avaí tem 6 e, ganhando do Figueirense, chegaria na última rodada ainda vivo. Entretanto, a questão da perda de pontos por causa da irregularidade na escalação do atleta Antônio Carlos, a se confirmar no julgamento da próxima terça-feira(03), impossibilitará o Leão da Ilha de obter classificação. Há ainda o caso do atleta Rodrigo Pita, do Marcílio Dias, que também foi escalado ilegalmente em duas partidas e, por isso, o time de Itajaí pode perder 6 pontos, o que abriria ainda mais o leque de chances para a classificação do Criciúma!! Entenderam bem??

A Federação Catarinense de Futebol, através de sorteio, indicou Ronan Marques da Rosa(foto abaixo) para apitar o jogo entre Criciúma e Marcílio Dias. Ele ganhou “na bolinha” de Evandro Tiago Bênder. Ronan, tem 29 anos, é natural de Garopaba, há 7 anos mora em Maracajá e estava no quadro da LARM até o começo de 2.015 quando pediu desfiliação para trabalhar em outra liga. Há informações que poderá se transferir para a Liga de Urussanga. Conforme informante do Passarinho Arrepiado, de alta confiança, este me garantiu que foi pedido do presidente da FCF, Delfim Peixoto. Motivo? Segundo a “fonte”...desfiliando-se da LARM, Ronan Marques da Rosa teria maior tranqüilidade para trabalhar em jogos do Criciúma...esxtão compreendendo?!

Luizinho Vieira promove algumas alterações na equipe principal do Criciúma, preparando o time que joga  diante do Marcílio. Pois bem...já recuperado, Luiz retorna ao gol titular; Iago Maidana aparece na zaga pois Rafael Pereira vai pro meio, em substituição a Ruan, machucado; Danilo Tarracha retorna à lateral-esquerda depois de um período lesionado; Cléber Santana volta; e, como principal novidade, a oportunidade sendo dada a Maurinho para que comece um jogo entre os titulares. Criou-se expectativa em relação ao aproveitamento do meia Natan...fazendo sua estréia. Entretanto, conforme vontade do treinador tricolor, o jogador deverá ficar como opção, no banco de reservas. Time, então, Luiz; Maicon Silva, Iago Maidana, Fábio Ferreira e Danilo Tarracha; Rafael Pereira, Barreto e Cléber Santana; Róger Guedes, Bruno Lopes e Maurinho. Algumas observações...entendo que melhor seria o aproveitamento de Joílson porque tem maior experiência e me parece mais pronto para jogar do que Maidana; e, gostei da opção por Maurinho, no ataque. Afinal, não há muitas alternativas no plantel! Até agora...espremendo a laranja...sai pouco suco!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O projeto tem limites???

Faço tal questionamento em relação ao que pensam os dirigentes do Criciúma sobre o futuro do time dentro do Campeonato Catarinense e já pensando, também, na Copa do Brasil e Brasileiro da Série B. Pra ser mais claro...a Gestão de Ativos e o Criciúma vão “bater o pé” e continuar colocando em prática tudo o que foi planejado? Ou, caso o time não consiga se classificar para o hexagonal haverá mudanças...na comissão técnica e no grupo de jogadores? E...mesmo se garantindo entre os seis melhores, virão mais jogadores? Contratações? Eu não tenho conhecimento sobre o que passa nas cabeças pensantes e mandantes do Clube!!

O que sei, sim, é que, no futebol, há limitações para maus resultados! Ainda mais num clube de apelo popular como o Criciúma!! O torcedor está com seus nervos à flor da pele e prestes a explodir em razão de tanto futebol com nível abaixo da linha de mediocridade!! De motivo de orgulho e glórias...o Criciúma virou chacota e alvo de gozações por todo o Estado! Jogos como os que vimos diante de Metropolitano e Internacional estiveram à beira do ridículo para uma instituição e clube de tantas conquistas!!

Dentro do que penso, não gostaria que o Criciúma mudasse o que projetou pra atual temporada. Entretanto, alguns ajustes podem ser feitos. Para a próxima fase, há necessidade de reforçar o time...independentemente de o Criciúma jogar o hexagonal ou o quadrangular. Para ambas as situações, encarar o torneio com esse grupo significa correr riscos! Afinal, se for no hexagonal, as dificuldades tendem a ser bem maiores com o nível técnico mais elevado. E...se o Tigre tiver que encarar o quadrangular do descenso, terá de tomar MUITOS cuidados para não dar de cara com um possível rebaixamento! Mesmo que a comissão técnica tenha de volta Cléber Santana...mais o goleiro Luiz e talvez o aproveitamento de Natan, contratado recentemente, não vejo com grande otimismo a sequência da participação do Criciúma no restante do Estadual! É preciso rever alguns conceitos! Trazer mais um volante de maior experiência e qualidade...assim como um atacante que resolva o problema da falta de gols, são providências que podem ser tomadas!!

Em relação a Luizinho Vieira, penso que deve continuar no comando da equipe, sem dúvida! Afinal, ele faz parte do projeto colocado em prática no começo da temporada. Sei que já há pressão de alguns torcedores para que seja demitido..haver troca no comando. Mas, entendo que AINDA impera a paciência!! Por outro lado, como coloquei no começo da postagem, há limites pra tudo!! Se o Criciúma continuar mal no Catarinense, claro que sua permanência no cargo ficará ameaçada! Com ou sem projeto de aproveitamento da base, o futebol é feito de resultados. A partir disso...quem terá coragem de “bancar” um plano que, então, estaria dando errado???

E o Arrepiado? Pois o Passarinho vibra com o empate entre Guarani e Avaí, 2 a 2, na noite desta 5ª(26), fechando a rodada de número 7 do Campeonato Catarinense. Assim, nenhum dos dois ultrapassa o Criciúma na tabela e o Tigre, mesmo com todos os vexames que tem dado, continua na zona de classificação ao hexagonal, no caso, em sexto lugar. Sendo assim, “pelo andar da carruagem”, com mais 4 pontos o Criciúma deve confirmar sua passagem entre os 6 melhores da competição. O confronto de domingo(01), diante do Marcílio Dias, é decisivo! Apita Ronan Marques da Rosa, que é filiado à LARM. Nas poucas vezes em que trabalhou comandando jogos do Criciúma não esteve bem! Huummm...!!!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Inter e Marcelinho Paraíba 3 x 1 Criciúma. Ganhou quem jogou mais!!

Além de ter mostrado mais futebol...mais “bola”, o colorado serrano foi raçudo e determinado! Qualidades não observadas no Criciúma e que acabaram, novamente, influenciando no baixo rendimento técnico e tático do time de Luizinho Vieira. O Inter, comandado pelos veteranos Fernando Henrique, Marcelinho Paraíba e Reinaldo, “deitou e rolou”! Só em alguns momentos o Criciúma teve mais posse de bola, mas não criou oportunidades claras de gols. Tipo...”namora, namora...mas não beija”!! Cá entre nós...levar 3 do Inter, com todo o respeito que merece o adversário, foi demais! Novamente, vi um Criciúma que demonstrou passividade, deixou o rival jogar e acabou, com justiça, sendo derrotado!!
Na foto, de frente, Marcelinho Paraíba deitou e rolou na vitória de 3 a 1 do Inter sobre o Criciúma.
.
Fazendo análises individuais...Bruno levou 3 gols, no 2º ainda tocou na bola e não evitou a “bomba” de Marcelinho Paraíba. Não considero falha! Masss...mesmo sem culpa, pesa contra si o fato de ter levado tantos gols assim! Nota 5. Maicon Silva cumpriu bem seu trabalho e rendeu positivamente no apoio ao setor de frente. Acabou premiado com o gol de honra do Tigre! Nota 7. Rafael Pereira e Fábio Ferreira erraram na marcação do 1º gol assinalado por Cályson logo a 4 minutos. No referido lance, ambos marcaram à distância e, além disso, durante todo o jogo deram muito espaço aos atacantes do Inter. Nota 4 pra ambos. Rômulo, desta feita, não jogou bem. Esteve falho na marcação e ainda não conseguiu terminar, de novo, um jogo...em razão de cansaço. Nota 4. Ruan correu muito mas não marcou o “10” Paraíba, individualmente, como disse o técnico Luizinho Vieira. Por ser tão voluntarioso e “dar pique” até no fim da partida, acabou sofrendo lesão muscular. Nota 5. Barreto não atuou bem. Atrapalhado na marcação, esteve perdido e não repetiu outras atuações razoáveis. Nota 4. Róger Guedes não se definiu como meia ou atacante. Discreto e, assim, com baixo rendimento. Nota 4. De outro modo, improvisado como atacante pela direita, Eduardo deu conta do recado. Acabou como responsável pelas principais jogadas ofensivas do Criciúma... chegando a surpreender positivamente! Nota 7. Gustavo, por sua vez, quase nem tocou na bola. O rapaz até tenta! Entretanto, seu rendimento é pífio!! Pelo que tem mostrado, não tem futebol nem pra ser reserva no Criciúma!! Nota 2. E...Bruno Lopes...também esteve “sumido” do jogo. Desta feita, nem sua costumeira voluntariedade apareceu! Nota 4. Entraram Dody, Andrew e Maurinho...todos com baixa produtividade! Nota 3 pra cada um deles!

Sobre a atuação do técnico Luizinho Vieira, se a opção por Eduardo no ataque pela direita, deu certo, por outro lado, errou em todas as alterações! Por que não colocar Luizinho Mello em lugar de Barreto que não estava bem? Por que não usar Maurinho antes e não somente nos 10 minutos finais? Pra que Dody? E AndreW? Nem Freud explica!! Foi mal o treinador do Criciúma e, se continuar assim, vai aumentar a pressão da torcida para que seja demitido! Nota 3!

E o Passarinho Arrepiado ficou de olho nas questões políticas...entenderam? O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, cassou a liminar que mantinha Clésio Salvaro como prefeito de Criciúma. Mais uma decisão monocrática e que AINDA não é definitiva! Assim, Clésio deixa o executivo municipal e é uma questão de poucos dias para que Márcio Búrigo retorne ao cargo que ocupava anteriormente. Salvaro ficou 42 dias à frente da Prefeitura. Assim, volta a ficar agitada a vida política da cidade. Aliás...cidade que precisa de um pouco mais carinho e cuidados!! Literalmente...Criciúma está quase em situação de abandono!!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Eduardo no meio...razão circunstancial!

Só desta forma se justifica escalar um atleta que é, originariamente, lateral pela direita, no meio campo. Afinal, com as ausências confirmadas em relação a Cléber Santana e Lucca, o Criciúma sofre uma queda bastante razoável em termos técnicos. Assim, Luizinho Vieira opta em colocar Eduardo como meia de armação para, pelo menos, tentar amenizar um pouco os prejuízos com a ausência de Santana. Sei que há jogadores da posição que poderiam ser escalados...casos de Vítor Míchels, Dôdi e Gabriel, por exemplo. Sem falar em Caléb, que foi trazido já no ano passado e ainda não mostrou a que veio! Improvisando desta forma, o treinador tricolor deixa claro que o ex-América Mineiro não serve; e que, por enquanto, não acredita que os outros três, garotos promovidos da base, tenham condições de resolver o problema!!

Mas isso é o que pensa o técnico do Criciúma pra jogar no "Tio Vida"(foto acima)! Eu arriscaria com Luizinho Mello no meio, com Róger Guedes, Maurinho e Bruno Lopes um pouco mais a frente. Gustavo, já confirmado no comando do ataque, ainda não deu o “ar da graça”! Ainda quero descobrir como ele fez tantos gols...mais de 20 na temporada passada, mas jogando na equipe júnior!! Pois...entre os titulares da equipe principal, Gustavo tem produzido MUITO pouco!! Time, então, pra encarar o Inter de Lages, nesta quarta-feira(25), no estádio Vidal Ramos Júnior, 19:30...Bruno; Maicon Silva, Rafael Pereira, Fábio Ferreira e Rômulo; Ruan, Barreto e Eduardo; Bruno Lopes, Gustavo e Róger Guedes.

As últimas informações sobre Cléber Santana deixam mais tranqüilos os torcedores do Tigre. Afinal, o que parecia ser uma lesão de maior gravidade é, na real, um desconforto! Boa notícia! Assim, conforme o que programa o Depto. Médico, é possível que o atleta fique a disposição para jogar contra o Marcílio Dias, no fim de semana! Já o atacante Lucca carece de maior tempo para poder voltar aos gramados. O jogador, que passou por cirurgia em razão de uma crise de apendicite, fica mais 15 dias “de molho” e mais 15 pra readquirir forma física e técnica. Assim, só daqui há um mês poderemos ver Lucca em campo, de novo, com a camisa do Tigre!

A rodada do meio de semana é decisiva pra quase todos os participantes do Campeonato Estadual! Só o Figueirense já tem pontuação de time classificado...sob o ponto de vista matemático. Claro que a Chapecoense também está bem encaminhada...é verdade! Os demais ainda lutam pra se garantir no hexagonal! Sobre os jogos...em Lages, o Internacional espera lotar o “Tio Vida” pra tentar sufocar o Tigre. Ambos não podem perder sob ameaça de se complicar no torneio. Em Itajaí, o Marcílio Dias quer se recuperar depois de perder pro Avaí. Promessa de bom jogo! No Vale, o Atlético pretende fazer valer a força de sua torcida no “clássico” regional contra o Metropolitano. Também jogo que deve render muita disputa! Outra partida que vai mexer com as atenções do torcedor acontecerá em Joinville. O JEC pega o Figueirense que vem de duas vitórias. É o líder do Campeonato e está com cotação em alta! Só que o time do “sêo” Nereu Martinélli precisa reagir após 3 jogos sem vencer! E...o jogo de Palhoça, na quinta(26), quando o Guarani recebe o Avaí. Se vencer, a equipe treinada por Amaro Júnior pode entrar na zona de classificação. Como se vê...só jogo bom!!

Passarinho Arrepiado acha que “a chapa vai esquentar” no Avaí por causa do erro cometido pelo Depto. de Futebol do clube. Ocorre que o próprio presidente Nílton Macedo Machado admitiu publicamente a falha interna que poderá ocasionar a perda de 6 pontos do Avaí no Estadual. Tudo por causa da escalação de forma irregular do atleta Antônio Carlos, no jogo do último domingo (22), contra o Marcílio Dias. Segundo o que consta, o atleta jogou, mas sua inscrição só foi encaminhada a Federação Catarinense de Futebol na segunda(23)! Como pode botar pra jogar antes de inscrever???  Coisa de maluco!!!


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Aumentou a responsabilidade de Luizinho Vieira!!

O Criciúma continua mostrando problemas em relação ao futebol dentro de campo por causa da oscilação observada até agora no Campeonato Catarinense. E olha que são altos e baixos... tipo 8 ou 80!! Ou seja, não tem jogo mais ou menos. Quando joga bem...vence e convence! De outro modo, quando a coisa não “engrena”...ai...ai...ai!! Puxando rapidamente pela memória... bom futebol contra o Guarani; mal diante do Avaí...melhor contra a Chapecoense, mas derrota por 2 a 0; terrível quando perdeu pro Metropolitano; boa partida perante o Joinville; e, no jogo da Capital, sábado(21) passado...os jogadores do Criciúma provaram que ainda há muita falta de equilíbrio, pois foram dominados no 1º tempo pelo Figueirense e, no 2º, os papéis acabaram invertidos!

O técnico Luizinho Vieira já alertou várias vezes sobre estas instabilidades em razão de, basicamente, o Criciúma atual ser formado por jogadores jovens...sem grande experiência. Masss... não tem nada não! Minha opinião é de que o projeto e as idéias devem ter continuidade!! Não é porque ocorreram problemas com os dois principais jogadores do plantel, casos de Cléber Santana e Lucca, que há necessidade de se mudar tudo! Aliás, sobre o meia, as últimas informações dão conta de que exames aprofundados não constataram qualquer lesão de maior gravidade e seu aproveitamento poderá ocorrer mais rápido do que se imaginava! E, com certeza, independentemente dos nomes, tudo passa pelo comando! O técnico do Criciúma não tem perfil de medroso!! Ora bolas...os obstáculos surgem e precisam ser superados!! Com ou sem Lucca e Cléber Santana, o Tigre tem condições de buscar a pontuação suficiente para confirmar sua classificação ao hexagonal da 2ª fase!

Aliás, sobre as três próximas rodadas, tem “bronca” pra todo mundo!! Praticamente todos os confrontos até a última rodada são diretos com as equipes brigando entre si pra classificar ou fugir do quadrangular do descenso! Além disso, em termos de pontos, a diferença que separa o 4º colocado, Criciúma, do Guarani, lanterna, é de só dois pontos!! Na rodada do último fim de semana, o resultado mais expressivo foi conquistado pelo Avaí. Os 4 a 3 que ele conseguiu aplicar no Marcílio Dias, fora de casa, podem ressuscitar o Leão!

Sobre o Criciúma, uma derrota em Lages na próxima quarta-feira(25), poderá comprometer toda e qualquer chance de classificação! A partir disso, teria que ganhar nas duas últimas rodadas...quando atuará em casa, contra o Marcílio Dias, e fora, diante do Atlético. De qualquer forma, insisto que tudo está nas mãos de quem manda no futebol e dos jogadores...claro! São garotos e não têm tanta bagagem assim pra suportar tal pressão? Entendo que não é bem assim!! Que são “meninos”...recém promovidos das categorias de base...plenamente compreensível! Mas não ter estrutura pra se impôr em jogos decisivos numa competição como o Campeonato Catarinense?? Aí...discordo!! Mesmo sendo uma “gurizada”, eles precisam ter controle e personalidade afim de desenvolver sua atividade com coragem e comprometimento!

Passarinho Arrepiado, sempre muito atento a tudo o que acontece, garante que o Criciúma tem tudo pra se dar bem na 1ª etapa da Copa do Brasil. O adversário do Tigre está definido. Será o Real Noroeste, da cidade de Águia Branca, interior capixaba. Massss...por que o desconhecido Real Noroeste? Simples! Ele foi campeão da Copa do Espírito Santo, de 2.014, e conquistou o direito de jogar a Copa do Brasil. A Copa do Espírito Santos é idêntica a Copa Santa Catarina, por aqui. O confronto de ida entre os dois será dia 18 de março, lá; e a partida de volta, dia 16 de abril. Vale o item do regulamento que indica vitória por dois ou mais gols de diferença fora de casa no 1º jogo, dá ao visitante a classificação antecipada. 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Perdas de Lucca e Cléber Santana foram determinantes pra derrota em Florianópolis!

O atacante foi vetado antes do jogo pelo Depto. Médico em razão de dores abdominais (apendicite). E...Cléber Santana, aos 17 minutos do 1º tempo já acusava dores na coxa e acabou substituído. Detalhes? Talvez! Mas eles foram decisivos para que o Criciúma tivesse um 1º tempo muito ruím em Florianópolis que acabou decretando a derrota para o Figueirense pelo placar de 1 a 0. O único gol foi contra! Leandro Silva ganhou bola na área,pela meia-esquerda e chutou cruzado. A bola ia pra fora e, no meio do caminho, Fábio Ferreira foi cortar e jogou pra dentro! Só que a atuação do Criciúma na 1ª etapa foi muito abaixo do que se esperava. Sobrou apatia e, além disso, a proposta era só de se defender! Tanto que o Criciúma não finalizou uma vez sequer! No 2º tempo, o técnico Luizinho Vieira conseguiu mudar o comportamento tático da equipe, adiantou a marcação e jogou mais pelos lados. O resultado foi um Criciúma superior ao Figueirense em termos de domínio da partida do meio pra frente. Enfim...um tempo pra cada time e com melhor sorte pro Figueirense. Só que o jogo foi fraco, tecnicamente! Nem Figueirense, nem Criciúma tiveram méritos pra vencer! Só que, insisto, em lance infeliz do zagueiro tricolor...a vitória dos “manezinhos”!!

Bruno atuou bem. Nas poucas vezes em que foi exigido esteve seguro e fez boas defesas.Nota 6. Eduardo foi o destaque positivo do Criciúma! Realizou boa partida indo várias vezes ao ataque e firme na marcação. Lembrou o Eduardo dos bons tempos do Joinville. Nota 7. Rafael Pereira não comprometeu...individualmente! Muito embora lhe falte mais categoria pra continuar a ser titular no Criciúma. Nota 6. Fábio Ferreira teve a infelicidade do gol contra. Só errou nesse lance! Nos demais momentos...atuou como sempre: confiante e incisivo na marcação! Nota 6. Rômulo foi discreto na lateral-esquerda. Se preocupou muito mais em marcar do que ir ao apoio. E sua marcação não foi das mais eficientes! Principalmente no 1º tempo, os atacantes do adversário levaram vantagens contra a marcação de Rômulo. Nota 5. Por sua vez, Ruan jogou bem e parece estar cada vez mais se firmando na titularidade pois está crescendo jogo a jogo. Nota 7. Barreto ainda precisa de melhor sequência para continuar ser aproveitado. Sucumbiu juntamente com toda a equipe na atuação muito apagada dos primeiros 45 minutos. Nota 5. Cléber Santana não merece nota. Jogou pouco tempo. Róger Guedes cresceu no 2º tempo quando o Criciúma procurou ser mais ofensivo. Mesmo assim, lhe faltou as jogadas individuais que são características dele. Nota 6. Bruno Lopes, de novo, com a incumbência de tentar atacar e ajudar na marcação pela sua voluntariedade e bom condicionamento físico. Nota 6. Vítor Míchels começou muito mal o jogo. Estava disperso e também melhorou um pouquinho no 2º tempo quando cresceu todo o time. Nota 5. Foram usados, ainda Gustavo, Maurinho e Maicon Silva. O atacante, novamente, ficou isolado entre os zagueiros e pouco produziu. Contudo teve a bola do jogo pra empatar, após passe de Róger Guedes, e perdeu a chance! Nota 4. O atacante, por sua vez, não repetiu as boas jogadas de quando foi utilizado pela vez anterior. Continua sendo jogador de altos e baixos. Nota 4. Quanto ao lateral...pouco tempo...sem nota.

Luizinho Vieira postou o time muito atrás na 1ª etapa de partida. Depois que saiu Cléber Santana, então...!! Masss...teve méritos por conseguir modificar a forma de jogar no 2º tempo. Quanto às substituições, nenhuma delas surtiu o efeito desejado! A tal oscilação de todo o time, que Luizinho Vieira sempre tem alertado, continua se verificando...o que não deixa de causar certa preocupação! Nota 5.

Passarinho Arrepiado e suas observações. Cléber Santana e Lucca não devem voltar em menos de um mês! O meia tem suspeita de estiramento...três semanas! Já, o atacante, fez cirurgia de urgência por causa de uma crise de apendicite! E o Bráulio? Não foi bem! Claro que sem influenciar no resultado. Só que “minou” o Criciúma com faltinhas aqui e ali...perto da área defensiva do Tigre. Além disso, exagerou nos cartões aos jogadores do Criciúma: seis, no total! Continua a luta! Faltam Inter fora, Marcílio em casa e Atlético em Ibirama!