sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Futebol brasileiro regredindo, cada vez mais...!!

Tenho observado jogos envolvendo times de outros países, da América do Sul e da Europa, e é impossível não admitir que “os caras”, lá fora, estão jogando mais do que nós!! Recentemente tivemos uma disputa envolvendo dois times brasileiros, um argentino e outro equatoriano quando das semifinais da Copa Sul-Americana. Grande parte da mídia nacional e mais ainda o público, por aqui, imaginava que Atlético Mineiro e Corínthians chegariam “fácil” à finalíssima! Ledo engano! Deu Colón x Independiente del Valle que, novamente, superaram as equipes do Brasil!!

Na Taça Libertadores, o resultado dentro de campo é que vai importar e confirmar a conquista do título. Claro...óbvio!! Contudo, não tenho nenhuma dúvida pra afirmar que River Plate e Boca Junior são mais competitivos do que Flamengo e Grêmio. O rubro-negro, que está jogando o melhor futebol do País, no momento, mesmo assim, é inferior aos outros dois argentinos semifinalistas do torneio! O Grêmio, que tem uma rica história em competições continentais, pode até passar pelo Flamengo e ser campeão. Só que, reconhecidamente, é o menos qualificado!

Da mesma forma, acompanhei algumas partidas nessas duas primeiras rodadas da Liga dos Campeões da Europa e constatei que, por lá, está se jogando um futebol mais compacto, de melhor domínio de bola, maior agilidade e rapidez! Vou mais longe e digo que, ainda bem, a Copa do Mundo será só em 2.022!! Até lá, dá tempo de realizar um trabalho pra, pelo menos, tentar recuperar um pouco desse espaço perdido pelo nosso futebol em nível mundial! Todos sabemos que a camisa da Seleção Brasileira pesa, que tem história e outros “blá, blá, blá” já sabidos!! Mas, por enquanto, tirando o Flamengo que, com méritos, lidera o Campeonato Brasileiro; e, alguns bons jogadores “nossos” que estão atuando no “velho continente”, o que se tem visto por aqui é preocupante em termos de qualidade e intensidade de jogo!!

A verdade é que, quem trabalha com o futebol no Brasil, quer, o quanto antes, revelar bons jogadores, “entregar” para os europeus, asiáticos ou do mundo árabe, e receber milhares ou milhões de dólares ou euros!! Só que, pra isso ocorrer com sucesso, é necessário fazer o jogador lá na base, com o devido carinho e capricho, afim de que despontem verdadeiros atletas com potencial elevado e que possam ser chamados de craques!! O que, convenhamos, é algo raro aqui na “terrinha verde-amarela”!!

terça-feira, 1 de outubro de 2019

“Empatezinho” em Goiânia.

Bom resultado? Digamos que sim, considerando-se que o Criciúma vinha sofrendo muito em jogos fora de casa. Aliás, os dramas do Tigre estavam acontecendo tanto longe do Heriberto Hülse quanto nele!! Mas, contudo, no entanto, pois...pois, após mudança no comando técnico, lá se vão duas partidas e quatro pontos somados! Tranquila a situação do Criciúma na tabela de classificação? Claro que não! Inclusive, longe disso!! Afinal, o time permanece na zona do rebaixamento, vai precisar ganhar na próxima rodada e ainda depender de combinação de resultados pra deixar a “degola”! Menos mal que, dos próximos quatro confrontos, três deles serão em casa! De qualquer modo, “segue o baile” onde Roberto Cavalo e cia. terão que saber “dançar” muito bem pra tirar o Criciúma do sufoco em que se encontra!!

O resultado em Goiânia, no “judiado” Serra Dourada, empate em 1 a 1, foi com absoluta justiça!! Jogo bem “morno” na etapa inicial, com um Criciúma discretamente melhor do que o adversário, e mais movimentado na segunda. No gol do Vila Nova, logo a 3 minutos e ½ do 2º tempo, a zaga tricolor “dormiu” e o zagueiro Wesley Matos aproveitou cobrança de escanteio pra, de cabeça, colocar a equipe da casa na frente do placar. A resposta do Criciúma não demorou muito e, a 10 minutos, Thales desviou, também de cabeça, uma bola após cobrança de falta do lateral Marlon. Um a um e, a partir daí, observamos o Vila Nova nervoso, ansioso demais e um Criciúma sabendo controlar o jogo, ficando mais com a bola e chegando até a criar chances de desempate.

Dentre as atuações do Criciúma, gostei mais do Wesley que fez a função de organizador do meio-campo. É verdade, ainda, que, depois da saída de Daniel Costa, o Criciúma perdeu sua melhor mobilidade no toque de bola. Também deu pra observar que Leo Gamalho vem se movimentando mais do que antes; e, que Andrew obteve maior rendimento do que Vinícius. Lá atrás, o sistema defensivo falhou no gol do Vila Nova e o goleiro Luiz andou fazendo boas defesas. Novamente, ficou provado que o Criciúma fica mais compactado jogando no esquema 4-4-2! Depois da partida, na entrevista coletiva, o técnico Roberto Cavalo voltou a destacar que o auxiliar, Wilson Vaterkemper, é quem tem trabalhado mais nos treinamentos e ele, Cavalo, está indo “na carona” do que tem feito Wilsão!! Sinal de humildade e reconhecimento para com o companheiro de comissão técnica!!