sábado, 23 de maio de 2015

Criciúma na zona do rebaixamento!

É o que deve acontecer após o final desta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a 3ª do turno. Ou seja, quando finalizarem os jogos deste sábado(23), o Tigre vai curtir, pelo menos por uma semana, o Z-4! Preocupante? Sim! Mas, convenhamos, nada que não possa ser revertido já no jogo contra o Atlético Goianiense, o próximo em casa, dia 30. Até lá há tempo para que Moacir Júnior e seus parceiros de comissão técnica possam realmente dar uma boa consertada no Criciúma! E, ainda sobre estar por ora entre os quatro últimos, o mais importante é acabar a competição na parte de cima da tabela...não é mesmo?! Afinal, de nada adianta largar bem e ficar no meio do caminho. A chegada...a reta final é o que realmente interessa!!

Claro que continuam as desconfianças em relação ao que está sendo feito no Criciúma! Os homens que comandam o Depto. de Futebol ou diretamente ligados a ele procuram se esquivar ou evitam expôr publicamente tudo o que acontece internamente. Aliás, entendo que nem tudo precisa ser dito. Só que, por exemplo, nenhum dirigente do Criciúma se manifestou depois do jogo em Recife. Apenas o técnico deu suas explicações sempre procurando “dar curvas” nas perguntam que eram feitas! Clube fechado? Sim! Bem diferente de outros tempos! Talvez, tudo em nome da profissionalização ou método mais burocrático e formal de trabalhar e conduzir as coisas!! Quem está mais próximo do dia a dia do Clube garante que Marcos Moura Teixeira(foto a seguir) é de poucas palavras, libera poucas informações e, portanto, não muito afeito a entrevistas. Por sua vez, Felipe Ximenes(foto mais abaixo) é mais polido...mais simpático! Problemas? Pra mim, nenhum! O que mais vou dar atenção é ao resultado em campo!! Pouco vai importar qualquer modo de agir, nas situações citadas, se o Criciúma ganhar jogos e, lá em dezembro, estiver entre os quatro que subirão pra Série A!!!

Conforme o que pensa o Passarinho Arrepiado...vida nada fácil para os catarinenses que vão jogar esta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Dois neste sábado(23) e os outros dois no domingo. A rodada, que é a de número 3 do turno, já começa com o Joinville pegando o São Paulo, no Morumbi. Claro que o favoritismo é todo do São Paulo que perdeu um jogo e ganhou outro, até agora. Já o JEC tem só um ponto, fruto do empate com o Palmeiras, em casa, na rodada passada. O mais provável é que o tricolor paulista vença sem grandes dificuldades. O mesmo ocorre com o Figueirense que vai estar em Porto Alegre para enfrentar o Grêmio. Momentaneamente, os dois estão na zona do rebaixamento, têm apenas um ponto e o time gaúcho passa por uma crise depois de perder o Camp. Gaúcho e começar mal o Brasileiro, gerando, inclusive, a demissão de Luiz Felipe Scolari do comando técnico. Acho que, mesmo pressionado, dá Grêmio! Domingo, será a vez do Avaí, na Ressacada, encarar o Flamengo. Tanto um quanto outro perdeu uma partida e empatou outra. Campanhas idênticas! Mas, jogar contra o Flamengo em qualquer circunstância sempre é complicado! Não acredito em vencedor nesse confronto. E, finalmente, a Chapecoense que receberá o Santos no Índio Condá. O clube de Robinho deu uma ajeitada financeira na casa, o que sempre ajuda em qualquer momento. Na pontuação, o Santos tem 4 e a “Chape”, 3. Favorito? Pra mim não há! De qualquer modo, na aposta...fico com coluna um ou do meio!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Por que falta comprometimento??

Temos falado bastante a respeito da ausência de vontade, espírito de luta e competitividade em jogos do Criciúma. Importante frisar, entretanto que isso não é de agora! Ano passado, no Campeonato Brasileiro, repetidas vezes citamos tais constatações em vários e diversos jogos que acabaram levando o time ao descenso na Série A. Passaram dirigentes, executivos e treinadores...e os problemas que envolviam falta de maior compromisso com o Clube continuavam a ser notados! Desde que decidiu profissionalizar todas as áreas do Criciúma, trazendo pessoas para gerir o Depto. de Futebol, abdicando de dirigentes “da casa” com perfil para comando, o Tigre não se “achou” mais...!!

Pra ser mais explícito, aqui de fora deduzimos que parece não haver uma cobrança mais incisiva...mais dura pra cima de quem tem o dever e a obrigação de defender as cores do Clube! E tudo tem que partir “de cima”! Ou seja, se a dupla Antenor e Arnaldo Angeloni são os “donos” da empresa que administra o Criciúma e, portanto, os responsáveis maiores, a exigência maior tem que partir deles!! Ah, Gilberto! Mas todos sabemos que o “sêo” Antenor(foto abaixo) tem 80 anos e limites para ser aquele “cara” mais participativo! E que o “sêo” Arnaldo é introvertido e prefere ficar no anonimato! Sim...sei de tudo isso! Mas alguém no Criciúma precisa e deve fazer tal trabalho.

Esse chamado elo de ligação entre o pessoal do dia a dia... vestiário, treinamentos, jogos, viagens, com. técnica, executivos...com os irmãos Angeloni. Também é “vero” que Lédio Daltoé e Cláudio Gomes estão lá todos os dias e que, na atual conjuntura do Criciúma, são as pessoas que exercem tal função. Só que “a coisa” não ta funcionando!! Lédio e Cláudio não possuem, ainda, características e muito menos experiência suficiente pra tamanha responsabilidade! Há necessidade de bagagem e vivência, ano após ano, competição após competição, para que um trabalho assim dê o resultado esperado!!

Passarinho Arrepiado me trás informações sobre a demissão de Antônio Sérgio Fernandes(foto acima) da área burocrática e de registros do Criciúma Esporte Clube, função diretamente ligada ao Depto. de Futebol. Com certeza, teve como motivo principal o equívoco cometido que impossibilitou a escalação do lateral Cristiano no jogo com o Náutico. Lembram do caso? Um dia antes do jogo em Recife, o jogador teve seu nome divulgado no B. I. D., da C. B. F. e, surpreendentemente, retirado 10 minutos depois!! Eram 18:45 apareceu o atleta Cristiano da Silva Leite e, as 18:55, de forma inusitada, “sumiu” do sistema o referido registro!! O motivo pelo qual o Depto. de Registros da C. B. F. cometeu tal falha...ninguém explicou! Já, do Criciúma, veio a informação de que Cristiano tinha um contrato de empréstimo com o Bonsucesso até dia 4/5 e que um novo compromisso, com o Tigre no caso, só poderia ser firmado a partir do dia 5! Erradamente, o contrato tinha data de início dia 2!! Assim, observando de fora, concluímos que o lapso foi do Criciúma e da C. B. F.!!


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Muita calma nessa hora!!

Frase já bastante batida, mas que serve pra expressar o que penso sobre o momento do Criciúma. Calma galera! Vamos devagar!! Faço tal alerta por entender que ficar “chutando o balde” toda hora não leva de volta o Clube às vitórias!! Já tem torcedor que quer a saída do técnico Moacir Júnior!! Nossa...!! Ele comandou o time em 4 jogos, um dos quais pela Copa do Brasil, e conquistou duas vitórias...sendo derrotado em outras duas oportunidades. Como no futebol a última impressão é a que fica e tudo está muito rápido, perdeu pro ABC e pro Náutico, já há quem entenda que a melhor saída é trocar o treinador!! Além de objeções contra o trabalho de Moacir, observamos que também existem pessoas “com um pé atrás” em relação a Marcos Moura Teixeira e Felipe Ximenes, os dois contratados recentemente com a incumbência de gerir o Depto. de Futebol.

No meu entendimento, todos devemos estar “de olho” e as cobranças precisam existir! Em razão dos dois últimos resultados de derrota é necessário, sim, questionar! Massss...”jogar tudo pro alto” e mandar embora treinador ou qualquer outro integrante que não teve pelo menos um tempo necessário para mostrar sua utilidade ou não, não é o caminho mais correto!! Nos últimos anos o Criciúma tem substituído constantemente gestores, técnicos e atletas. Boa parte deles não teve tempo pra consertar os erros cometidos e foram abortados em meio a competições e planos de trabalho. Sempre defendi a continuidade e um tempo, sem precisar quanto exatamente, para que todos os contratados...aqueles que vem pra realmente trabalhar, afim de que possam mostrar sua competência ou não! Claro que o futebol, na grande maioria dos casos, não permite hoje em dia muito tempo, não! Quem realmente manda no Clube deve acompanhar tudo bem de perto e ter sensibilidade adequada para administrar tal situação!!

Quem faria isso no Criciúma? Bem...não precisa ser expert no assunto pra saber que o presidente Antenor Angeloni e seu irmão, Arnaldo, são as pessoas que pagam as contas! Só que, de futebol, ambos não são bons entendedores! Pois bem, “abaixo” deles têm Lédio Daltoé e Cláudio Gomes(ambos em fotos abaixo). O primeiro é superintendente da empresa que gerencia o Criciúma e o segundo é ligado à área de marketing, com algumas interferências no Depto. de Futebol. Assim, pelo que sabemos e conhecemos dos nomes citados, nenhum deles possui, ainda, experiência e conhecimento necessários para exercer o papel de um Moacir Fernandes, por exemplo: incisivo e habilidoso nas questões internas e de bastidores. O Saddam sabia muito!! Ainda está faltando essa “figura” no Criciúma!!

Passarinho Arrepiado e suas informações sempre precisas! Dois técnicos já perderam seus respectivos cargos no Campeonato Brasileiro da Série A. Primeiro foi Luiz Felipe Scolari que saiu do Grêmio. E...lá nos Pampas, perder o Campeonato Gaúcho logo pro maior rival exige recuperação rápida! Veio o Brasileiro e o Grêmio, em duas rodadas, só conquistou um ponto! Nessa sua última passagem pelo tricolor gaúcho, Felipão dirigiu o time em 51 jogos, com 26 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. Outro que também caiu foi o técnico do Fluminense. Ricardo Drúbscky chegou nas Laranjeiras para substituir Cristóvão Borges em 24 de março. Comandou o Flu em 8 partidas, não conseguiu chegar à final do Campeonato Carioca e, no Brasileiro, uma vitória magra sobre o Joinville na 1ª rodada e o estopim...a goleada sofrida diante do Atlético Mineiro por 4 a 1, no último domingo(17). Sem piedade e dó...também perdeu o cargo!!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Igualzinho ao Catarinense!!

O que vimos na noite desta 3ª(19) na Arena Pernambuco já havíamos presenciado durante o Campeonato Estadual. Ou seja...fragilidades, deficiências, passividade e falta de comprometimento com o jogo! Inadmissível tal comportamento! Afinal, o Criciúma está disputando uma competição nacional da qual já foi campeão e não dá pra engolir que, depois de perder em casa pro ABC, o time tenha mostrado tamanha displicência e sofrido nova derrota!! O Criciúma não fez nada pra merecer resultado melhor e o placar com revés de 2 a 0 acabou sendo justo diante do que apresentaram Náutico e a equipe de Moacir Júnior.

Aliás, começo pelo treinador do Criciúma minha avaliações individuais. Errou novamente quando insistiu na escalação de Rafael Pereira. Não é perseguição contra o volante do Criciúma...em absoluto! Mas é fato que seu futebol é limitado!! Também equivocou-se ao não colocar Silvinho ao invés de Bruno Lopes já no começo da partida. Dentro do grupo que lá estava, Silvinho era a melhor opção de velocidade para surpreender o adversário. Além disso, há necessidade de evolução, como um todo, do time em campo e, infelizmente estamos vendo um decréscimo na produtividade...principalmente nas duas últimas partidas!! Nota 4.

Em relação aos atletas...Édson, de novo, levou dois gols e não teve culpa em nenhum deles! E...nos demais momentos do jogo não foi exigido. Nota 6. Quanto aos laterais, por orientação do técnico, Arnaldo jogou na lateral esquerda na 1ª etapa e na direita, durante o 2º tempo. Ezequiel, por sua vez, o inverso. Rendimento idêntico: fraco de ambos! Faltaram jogadas pelos lados...indo a linha de fundo, lances inexistentes por parte dos dois! Tanto um quanto pra outro...nota 3. E os dois zagueiros? Bem...Adalberto esteve todo atrapalhado e cometeu um pênalte de forma bisonha! Tentou dominar com a canela, perdeu o tempo da bola e fez a falta dentro da área. Nota 3. Seu parceiro de setor, Fábio Ferreira, talvez tenha realizado um de seus piores jogos com a camisa do Criciúma. Reclamou demais do árbitro, exagerou nas faltas e ainda chegou atrasado na maioria das jogadas. Cansou de dar”bote errado”!! Nota 2. No meio, Rafael Pereira continua sendo discretíssimo! O zagueiro que também atua de volante, tem seus limites e a qualidade é baixa! Nota 3. Já Wéllington, sem comprometer defensivamente, estreou e ainda parece carecer de melhor ritmo e entrosamento com os companheiros. Nota 5. Cléber Santana, outra vez, ficou devendo em relação a um melhor rendimento. Nós que o conhecemos bem...está MUITO longe de ser aquele atleta voluntarioso e com boa qualificação dos tempos de Avaí. Nota 4. Rodrigo Andrade...cheio de altos e baixos na partida! Também precisa de mais tempo para melhorar seu rendimento. Tem lampejos de agressividade com a bola dominada em direção ao ataque. Por enquanto, só lampejos!! Nota 5. Bruno Lopes “só” razoável durante o 1º tempo. No 2º, tentou se movimentar no setor de frente...mas com pouco sucesso! Nota 4. Sobre Neto Baiano, dá pra ver que é jogador voluntarioso...participativo. Massss....isolado, sem ninguém para ajudá-lo, fica difícil!! Nota 4. Entraram Dôdi..nota 4; Silvinho...5 e Jéfferson...6. Quanta dificuldade em gente?!!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Derrota e recaída no Heriberto Hülse!

O revés diante do ABC, na noite desta 6ª feira(15), fez com que lembrássemos do Criciúma que jogou muito mal durante o Campeonato Catarinense! Parece até que as vitórias fora de casa, contra Bragantino e Mogi Mirim, foram absolutamente ilusórias!! Os meias Ronaldo Mendes e Wéllington Bruno, ambos do ABC, “deitaram e rolaram” em razão da fragilidade no sistema de marcação do Criciúma. No 1º tempo, o Criciúma procurou apressar o jogo, mas de forma atabalhoada...sem organização! Só que o adversário estava bem postado em campo, marcou bem e o Criciúma pouco conseguiu. Na 2ª etapa, o ABC logo chegou ao gol com uma tabela pela meia direita que resultou num chute cruzado de dentro da área efetuado por Ronaldo Mendes. A partir daí o time de Moacir Júnior ficou mais confuso ainda! Então...veio o 2º gol do ABC:  bola esticada pro ataque, Kaíke se aproveitou de desatenção do sistema defensivo e, também de dentro da área, chutou sem chances para o goleiro Édson. O resultado foi merecido pois o ABC, sem brilhantismo, demonstrou maior eficiência contra um Criciúma que só teve maior volume de jogo durante a 1ª etapa e foi totalmente atrapalhado na 2ª!!

O goleiro Édson levou dois gols...sem qualquer culpa. No mais...fez uma boa intervenção evitando o 3º do ABC. Nota 6. Maicon Silva teve atuação discreta. Novamente vimos um lateral comum, comprovando que precisa jogar bem mais pra ser titular! Nota 5. Na zaga, Adalberto não repetiu o bom futebol de Mogi Mirim. Faltou a ele segurança e firmeza vistas antes. Nota 5. O mesmo aconteceu com Fábio Ferreira...sucumbiu como o restante do time! Nota 4. Rômulo fazia jogo comum quando torceu o joelho e teve de ser substituído. Pelo pouco tempo em que atuou, fica sem nota. Entrou Arnaldo, que é lateral direito e realizou algumas jogadas interessantes, sempre em diagonal, tentando chegar perto do gol adversário. Nota 6. Rafael Pereira e Barreto, os dois volantes do Criciúma, jogaram muito mal! Ambos deram muito espaço para os meias do ABC trabalhar. Rafael Pereira, inclusive, já provou que é jogador comum e que não tem “bola” pra ser titular no Criciúma, principalmente como volante que não é sua real posição. Nota 4 pra cada um. Quanto a Cléber Santana, fez razoável 1º tempo, Caiu no 2º...errando passes, o que não é comum! Nota 5. Dôdi cumpriu função de marcação e se movimentou bem. Mas, não criou jogadas! Movimentação sem objetivo específico!! Nota 4. Acabou substituído por Silvinho que deu mostras de sua utilidade com dribles e cruzamentos. Nota 6. Rodrigo Andrade foi o melhor jogador do Criciúma! Procurou constantemente as finalizações! Embora tivesse sido escalado como atacante, acabou fazendo a sua: meia atacante. Nota 6. E...Neto Baiano que continua sendo o centroavante, mais um, isolado no Criciúma. Entra técnico, sai técnico, vem atacante, troca diretor aqui e ali...e atleta de área no Criciúma joga sempre sozinho e, assim, “morre de fome”!! Pelo esforço, nota 5 pra ele. Também foi usado Maurinho que, de novo, entrou e fez muita correria! Só! Nota 4. Em relação a Moacir Júnior, o técnico, escalou mal o Criciúma. Há uma insistência às vezes irritante com relação a Rafael Pereira! Ruan é melhor e deveria ser o 1º volante! Além disso, Rodrigo Andrade é meia, não atacante! E Silvinho, se tinha condições, por que não começou o jogo como titular? Nota 4.

Passarinho Arrepiado e os números de Criciúma 0 ABC 2. Renda: R$48.740,00, público: 4.429. Faltas cometidas...14 pelo Criciúma, 13 pelo ABC. Conclusões a gol: 6 pra cada lado. Pra fora, o Criciúma finalizou 8 vezes e o adversário 4. Escanteios: 9 a 5 pró Criciúma. E impedimentos...1 a 0 pros visitantes. E o Arrepiado informa também que o Criciúma está trazendo Tiago Adam, atacante(mais um) que estava na Ferroviária-SP, mas vem do Atlético Paranaense,por empréstimo. Jogador tem 27 anos. Além dele, está confirmada a contratação do goleiro Bruno Fuzzo, “cria” do Atlético Mineiro e que jogava no Vila Nova-MG.