sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alô Floripa...aí vai Série A...de novo!!!

Sim! Trata-se de uma brincadeira absolutamente saudável com o público da Capital. Mas não há nenhuma inverdade na manchete do comentário ou coluna. Neste fim de semana, dias 27/28(04), novamente o público da Grande Florianópolis será privilegiado. Assistirá a dois jogos da fase semifinal do Campeonato Catarinense/2.013. E tem futebol pra gostos variados. Por exemplo...um Figueirense com alguma velocidade e razoável qualidade técnica; a sempre aguerrida Chapecoense; o Avaí, com sua tradição de “chegada” em jogos decisivos; e, o Criciúma que, convenhamos, está jogando a bola de maior qualidade dentre todos. Longe de ser um suprassumo, o Criciúma está em seu melhor momento na temporada o que fez recuperar credibilidade para tentar a conquista do título. Além disso, daqui há um mês o Tigre estará jogando a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Portanto, a “cara” do Tigre na Ressacada já tem de ser com jeito de Série A...”esxtão” compreendendo? Sobre favoritismo deste ou daquele, entendo que não há em nenhuma das duas disputas. O Criciúma é melhor, sim! Mas não à ponto de ser considerado favorito! Em Santa Catarina é assim...com a tradicional rivalidade provocando equilíbrio.
Entardecer de Florianópolis...belo cenário...e, novamente, recebendo o "Série A" Criciúma...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Marcel não, Giancarlo sim


O centroavante Marcel não joga contra o Avaí. Giancarlo será seu substituto. O titular no comando do ataque ainda não se recuperou de um problema muscular e o reserva vai receber outra oportunidade. Na verdade, Giancarlo está em paz com a torcida depois de marcar dois gols no empate com o Metropolitano. Há diferenças no estilo de jogo entre ambos. Marcel tem boa movimentação, sai mais da área, além de ser mais experiente. Giancarlo joga mais fixo na área e espera que a bola chegue até ele. Problemas em razão desta mudança? Acredito que não! Até porque o esquema não sofre alterações e, mais uma vez, o Tigre vai encarar o adversário, dentro da “jaula” do Leão, com três atacantes.
Deu Héber! O jogo na Ressacada terá comando de arbitragem FIFA. Héber Roberto Lopes ganhou o sorteio de Paulo H. Bezerra e vai apitar Avaí x Criciúma. Preocupações? Nenhuma...em absoluto! Pelo contrário...confiança e segurança!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Quem deve apitar Avaí x Criciúma?

Se o bom senso prevalecer claro que Héber Roberto Lopes ou Paulo Henrique Bezerra...um dos dois deverá ser o sorteado para comandar a partida da Ressacada. Não podemos esquecer que há uma outra semifinal, sábado(27), entre Figueirense e Chapecoense. E, o quadro da Federação Catarinense de Futebol tem pouquíssimos árbitros realmente qualificados e de confiança para jogos decisivos. Posso incluir, também, Rodrigo D’Alonso e...com muuuuiiiitto esforço....Ronan Marques da Rosa e Célio Amorim. Não acredito que Bráulio da Silva Machado, Leandro Messína Perrône ou Édson da Silva possam estar no sorteio, estes por ainda não desfrutarem de grande experiência. Da mesma forma, também não imagino que Delfim e cia. possam confiar à Jéfferson Schmidt tal responsabilidade, pela sua reconhecida incompetência! Como podem notar as opções são poucas! Então...como amantes do futebol bem jogado e com muita disputa...só nos resta torcer para que não haja nenhum fator extra campo e que a figura do árbitro passe despercebida. Entenderam bem?
(Por merecimento, justiça e competência, só os dois das fotos abaixo, Héber e Bezerra, deveriam apitar as semifinais!)


terça-feira, 23 de abril de 2013

15 mil sócios...meta a ser alcançada até começar o Brasileiro.

Os últimos números oficiais indicam que o Criciúma tem 12.666 sócios ativos. Assim, faltam 2.334 para que o objetivo do presidente Antenor Angeloni seja atingido. Há um bom tempo que o comandante tricolor fala em 15 mil associados, número considerado pela G. A. como ideal para que o Clube tenha uma razoável sustentação financeira afim de enfrentar os gastos em razão da participação na Série A do Campeonato Brasileiro. Todos sabemos, entretanto, que além da renda do quadro associativo, o Criciúma contará com patrocinadores e apoiadores. Há também a própria Gestão de Ativos que, por certo, dará mais suporte econômico. Para o torcedor, aquele que grita e incentiva nas arquibancadas, o que mais importa é o resultado final. Assim, como o time vai ganhar os jogos é o que menos interessa. O que a torcida mais quer é a vitória do Tigre seja lá como for! Entenderam bem? E, ainda sobre os planos para sócios, entendo estar corretíssima a direção do Criciúma em limitar quantia e adotar tais preços...na minha opinião bastante acessíveis. Quem é sócio desde o ano passado continua pagando o mesmo: R$70,00. Quem entrar agora no Brasileiro pra ver a “nata” do nosso futebol, desembolsará R$100,00 por mês. Baratíssimo!!!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Criciúma está melhor do que os outros. É fato!

Particularmente não tenho nenhuma dúvida disso. Por que? Oras bolas...motivo principal diz respeito à evolução clara e nítida do futebol apresentado pelo Tigre num momento decisivo do Campeonato Estadual. Já vimos esse “filme” em temporadas passadas, inclusive, com o próprio Criciúma sendo “vítima”. Exemplo mais recente teve o Figueirense na edição passada do Catarinense quando fez a melhor campanha, apresentou o futebol mais bonito e na hora H quem ganhou a competição foi o rival Avaí. Aliás, agora em 2.013 a dupla da Capital chega para uma etapa semifinal de “mata-mata” classificada pelo índice técnico e ainda mostrando muitas instabilidades. E, convenhamos, tal inconsistência pode não provocar a tranqüilidade necessária em momentos decisivos. É verdade, entretanto, que politicamente, azurras e alvinegros, até têm certas vantagens. Mas, só privilégios extracampo não são suficientes para uma conquista. Sobre a Chapecoense, estranhamente o time não se “achou” mais depois da conquista do 1º turno. Os colegas de imprensa do Oeste estão meio que apavorados com isso e extremamente preocupados com as chances do Verdão. Sendo assim, o Criciúma, em boa fase, poderá tirar vantagens e abiscoitar o título de 2.013. O caminho está aberto para Vadão e cia. É só saber aproveitar!  
Floripa, das pontes Colombo Sales e Pedro Ivo...hummmmm...táisx compreendendo?...vai sediar os primeiros jogos da fase semifinal do Estadual/2.013.

domingo, 21 de abril de 2013

Empate do título e de alerta!


Os 3 à 3 observados no jogo Criciúma e Metropolitano, pela última rodada do returno do Campeonato Estadual, serviram para confirmar o que esperávamos em relação à conquista da segunda fase por parte do Tigre e também para deixar uma espécie de sinal de alerta ligado... entenderam bem? A primeira colocação obtida pelo Criciúma tem mérito total...sem nenhuma dúvida! Mas o fato de ter tomado três gols, o que não ocorria há nove jogos, e a forma como o adversário se impôs, merecem reflexão! Como havíamos previsto, Chapecoense x Figueirense; Criciúma x Avaí...farão a fase semifinal. É bom lembrar que, passando à final, o Criciúma não decidirá o título em casa por ter campanha inferior aos dois outros possíveis adversários. Fazendo aquela costumeira análise individual depois de cada jogo...Bruno não teve culpa nos gols tomados. Suéliton rendeu mais no 1º tempo e teve participação efetiva em pelo menos um dos gols do Tigre. Matheus Ferráz foi bem melhor do que Fábio Ferreira...este meio que atrapalhado, diferentemente das suas últimas seguras atuações. Márlon jogou seu melhor jogo do ano! Amaral teve muito trabalho com o bom meio-campo adversário. Élton buscava um gol desde sua estréia e, finalmente, conseguiu. Ivo voltou a ser importante no aspecto tático. Lins se movimentou bastante mas não aproveitou as chances de gols que lhe foram oferecidas. Giancarlo desencantou com dois gols. E, Fabinho, com dribles e boa velocidade, foi o melhor em campo. Jogo de muita movimentação e com um Criciúma que, mesmo com alguns problemas, merecia vencer!
Taça Jornal A Notícia - 90 anos foi entregue ao Criciúma que deu até volta olímpica no H. Hülse!