sexta-feira, 26 de junho de 2020

CBF e clubes projetam início do Brasileirão para começo de agosto e jogos até fevereiro. Série C poderá ter o mesmo "destino"!

Os clubes da Série A e B e a CBF se reuniram por meio de videoconferência durante esta semana e desejam dar o pontapé inicial na temporada do Campeonato Brasileiro no dia 8 ou 9 de agosto. No entanto, a ideia é manter 38 rodadas e encerrar a competição em fevereiro.

Os times decidiram também que a Copa do Brasil irá retornar a partir do mesmo fim de semana de agosto. Os clubes deliberaram ainda sobre o mando de campo. Como nem todos clubes podem conseguir autorização de prefeitura para liberar partidas, foi discutida a transferência de jogos para outras cidades, que tenham liberação de realizarem eventos esportivos. 

Os jogos estão previstos sem público. Neste item, apenas o Athletico-PR votou contra. O clube paranaense está momentaneamente proibido de treinar na capital do estado.
A CBF vai alterar a tabela e remarcar todos os confrontos do Brasileirão 2020, assim como os da Copa do Brasil – serão dois jogos por semana, mas com um espaço das datas Fifa, que tão previstas para voltar em setembro.

Outro assunto discutido foi o mando de campo. Como nem todas as cidades liberaram a retomada das atividades esportivas, estuda-se transferir partidas para outros locais que tenham a permissão das autoridades.

O Campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, domingo. A Série B tem data prevista de recomeço para 8 de agosto.
A decisão foi tomada em reunião convocada pela CBF junto com a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes disputantes das duas séries.

As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiados pelos clubes.
O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de saúde. Mas, dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Foi um sinal de apoio à realização da competição pela CBF.

Quanto à Série C, onde estão inseridos os catarinenses Criciúma e Brusque, ainda não há nada, oficialmente, delineado! Contudo, existe ideia para que as mesmas datas sejam utilizadas para a referida competição.


Passarinho Arrepiado e a tal janela de transferências. Pois bem...os clubes e a CBF já haviam definido o adiamento da janela de transferências. A primeira janela tinha previsão de abertura para o próximo dia 1º de julho (quarta-feira da outra semana), mas será adiada para o fim de julho e deve terminar no fim de agosto. A segunda janela deve ficar para meados de setembro e outubro. As datas exatas ainda serão definidas pela CBF. A definição de início de Brasileiro provavelmente vai pegar ainda estaduais em curso. Além das competições regionais, ainda há Libertadores e Sul-Americana para encaixar neste calendário.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Reunião da FCF define diretrizes para o retorno do Campeonato Catarinense Série A.

A informação consta do site oficial da Federação Catarinense de Futebol (http://fcf.com.br/competicoes/reuniao-da-fcf-define-diretrizes-para-o-retorno-do-campeonato-catarinense-serie-a/) e a reproduzimos aqui, cfe o que segue:

Na tarde desta terça-feira (23), a Federação Catarinense de Futebol realizou uma reunião com os clubes participantes do Campeonato Catarinense Série A 2020. O encontro, feito através de videoconferência, foi conduzido pela diretoria da entidade e contou com a presença dos presidentes das 10 equipes.
Após introduções de Rubens Angelotti e Fábio Nogueira, respectivamente presidente e diretor de competições principais da FCF, foram informadas e discutidas as diretrizes determinadas pela entidade para a retomada da competição. Estas que são as seguintes:

Priorização do afastamento de funcionários que compõem o grupo de risco para o Covid-19;

Quantitativo limite de 33 pessoas na delegação de cada clube, nos dias das partidas (sendo 23 atletas e demais membros da comissão técnica);

Imprensa:

Em torno do gramado, presença apenas de profissionais das detentoras dos direitos de transmissão;

Dos demais veículos de TV, 01 profissional de cada, na cabine;
01 fotógrafo por clube;

Até 05 fotógrafos, no total, dos demais veículos;

Caberá aos clubes indicar a disponibilidade de cabines individuais para atender os profissionais de rádio (máximo de 2 por veículo, sendo 01 na cabine e 01 nas cadeiras);

Coletivas pós-jogo serão realizadas sem a presença de jornalistas, intermediadas pelo assessor de imprensa do clube local.

*Determinações serão avaliadas de acordo com a disponibilidade de cada estádio.

*A diretriz técnica será expedida oportunamente.


Passarinho Arrepiado saúda a Nobre - Indústria de Peças, como o mais novo anunciante do Blog do Gilberto Custódio! Agradecimentos ao Marcos Spílere por acreditar no nosso trabalho!! Vale destacar, ainda, que o filho de Marcos, Marcos Aurélio Spílere Filho tem um canal no Youtube que vale a pena conferir. O cara sabe tudo de política>
https://www.youtube.com/channel/UCdhC_qSeqyt0sQ5q4wtqmKQ.

domingo, 21 de junho de 2020

Ninguém jogou mais do que eles...!!!

Vejo futebol desde que me entendo por gente! Meu pai sempre foi torcedor do Comerciário e, até hoje, simpatiza com Vasco e Santos. Claro que, nos dias atuais, é um torcedor/sofredor apaixonado pelo Criciúma E. C. Com ele, fui pela primeira vez a um campo de futebol. Até antes do primeiro título do "Bacharel" eu já frequentava o Heriberto Hülse! Época de ouro...de boas lembranças como foi a de ver pela televisão, ainda em preto e branco, mas ao vivo, o Tri do México, conquistado pela Seleção Brasileira, em 1.970. Naquele ano, com oito de idade, me encantei ao ver Félix, Carlos Alberto, Britto, Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivelino, Paulo Cesar Caju, Marco Antônio, Fontana, Dario...dentre outros que tinham o comando do muito bom Mário Jorge Lobo Zagallo!! A galera "Nutella", que pensa que o futebol só existe a partir de C. Ronaldo, Messi e Neymar, nem imagina que os grandes e verdadeiros craques jogaram, sim, numa fase áurea do mundo do futebol!! 

Neste domingo, 21 de junho, comemora-se os 50 anos da principal conquista do futebol nacional: o tricampeonato mundial de futebol!! O que lembro daquele 21/06/1.970?? Bom...no dia nem sabia que Brasil e Itália estavam jogando debaixo de um sol escaldante, no Estádio Azteca, na capital mexicana. O Brasil fez um a zero, gol com a cabeça, genialidade e potencial físico de Pelé, a 17 minutos de partida. Ainda no 1º tempo, a defesa brasileira errou em saída de bola, e Boninsegna se aproveitou pra empatar: 1 a 1. Intervalo e um clima de certa tensão tomava conta de todos. Depois, anos mais tarde, fiquei sabendo que os mexicanos torceram pra "nós" e que houve uma espécie de sinergia entre público e jogadores em campo. Os históricos 4 a 1 foram construídos de forma natural, na segunda etapa de jogo. Pela ordem, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto completaram o placar que acabou coroando a maior e melhor seleção brasileira que eu vi jogar!!

Os caras eram todos craques em seus respectivos clubes! Aliás, sobravam bons jogadores!! Tanto que, P. C. Cajú, por exemplo, era reserva!! Zé Maria e Dario, também!! Respeitando os tempos e as gerações, masss...insisto que, dos times que vi jogar, NENHUM bate a Seleção Brasileira de 1.970!! Os mais velhos do que eu falam que a de 58 era melhor. Será?? Acho que não!! Inclusive, já vi e revi, e revi de novo umas "duzentas" vezes a história das copas, filmes, vídeos e tudo o que há disponível hoje! Mas, digo e repito: dos cinco títulos mundiais conquistados pelo Brasil, em termos de qualificação técnica, nenhum time supera o quadro formado por João Saldanha e lapidado por Zagallo!! Depois do jogo, relembrando o 21 de junho, há 50 anos, meu pai pegou o seu fusca e fomos pras ruas do centro de Criciúma, de onde acompanhamos carreata, fogos e muito papel picado que caíam do então edifício mais alto de Criciúma: o Comasa!! E... como é bom recordar coisas boas...!!