sábado, 8 de julho de 2017

Criciúma chegou ao seu limite no Beira-Rio!!

Diante do que Luís Carlos Winck tem à sua disposição, insisto que o Tigre foi ao seu extremo! O gol assinalado por Lucão a seis minutos de jogo fez com que o Internacional pressionasse ainda mais o Criciúma e este, por sua vez, recuou bastante. A partir daí, mesmo de uma forma desorganizada sob o ponto de vista tático, os gaúchos aumentaram o volume de jogo e, de tanto “martelar”...insistir, o empate aconteceu a 48 minutos da 2ª etapa!! De qualquer modo, é preciso reconhecer que o time da casa ficou muito mais com a bola, criou oportunidades na 2ª etapa e fez por merecer conquistar o empate!! Sobre o Criciúma, reafirmo que fez o que poderia ser feito!! Reconheço, contudo, que faltou segurar mais a bola na frente...usar mais de “malandragem” pra deixar o tempo passar!! Mas, por outro lado, é preciso aceitar a qualidade que tem alguns jogadores do Internacional comandados por D’Alessandro!! O Criciúma abriu um a zero no comecinho do jogo em pleno Beira-Rio quase lotado, contra o Inter que necessitava MUITO não perder! Cedeu o empate por circunstância normal de uma situação de pressão sofrida durante quase todo o jogo!! De novo, ficou o “gostinho de quero mais”!! Mesmo assim, pro campeonato em si e diante do atual momento do Criciúma no campeonato, bom resultado...sim senhor!! Vale menção extremamente positiva para a presença da torcida do Criciúma em Porto Alegre!! Quase 1.500 torcedores que deram um verdadeiro show!! Todos de parabéns!! Nota 10!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ não teve culpa no gol e errou numa saída de bola cruzada pra área. Noutros lances em que foi exigido, boas defesas e intervenções arrojadas! Nota 7.

DIOGO MATHEUS...de razoável rendimento! Claramente, depois que fez o gol, o Criciúma só conseguiu se defender! E ele ajudou muito...com espírito coletivo, abdicando, contudo, de atacar! Nota 6.

RAPHAEL SILVA...um verdadeiro gigante na defesa do Criciúma!! Com a pressão “maluca” que exerceu o Internacional durante todo o jogo, ele tirou todas as bolas que esteve ao seu alcance e ainda teve participação decisiva no lance do gol de Lucão! Nota 8.

Seu parceiro, EDSON BORGES, também jogou com muita raça e disposição! Mas, na bola cruzada pra área em que o zagueiro Klaus empatou pro Inter, ele chegou atrasado no lance! Mesmo assim, de modo geral, considero boa sua atuação! Nota 7.

Na lateral-esquerda, bem a seu estilo, DIEGO GIARETTA teve papel importante marcando e ajudando a dupla de zaga...até pela sua própria característica defensiva! Nota 7.

JÔNATAN LIMA levou cartão cedo e, após, parece ter ficado com “medo” de uma chegada mais forte! Meio que “sumiu” e poderia ter sido substituído! Nota 6.

BARRETO tem jogado na segunda função do meio e correspondido bem! Numa partida onde o adversário jogou quase que o tempo todo no campo do Criciúma, ele se sobressaiu como bom marcador! Nota 8.

DOUGLAS MOREIRA, mais discreto, não repetiu boas atuações anteriores! “Dôdi” gosta de sair pro jogo e o Criciúma não conseguiu isso! Nota 6.

FABINHO ALVES foi pouco acionado para puxar contra-ataques, até em razão do que estava se propondo o Tigre depois de ter marcado seu gol muito cedo! Nota 6.

LUCÃO foi um dos melhores do Criciúma em campo! Não somente pelo gol...mas, também, porque foi o que mais conseguiu “perturbar” a defesa colorada! Nota 8.

SILVINHO, por sua vez, até que fez algumas jogadas pela esquerda e também retornou bastante pra ajudar a recompor o sistema de marcação! Nota 7.

Foi usado, ainda, JOCINEI em lugar de Barreto. O ex- Corínthians perdeu a bola na frente, proporcionando o contra-ataque do Inter, originando a seguir o gol de empate “deles”! Pela desatenção e entrar “frouxo” no lance, nota 4! 

Sobre RICARDINHO, que entrou “só” pra marcar, nota 6; e, pelo pouco tempo em campo, prefiro deixar sem nota, o meia MARANHÃO.

Em relação ao técnico LUÍS CARLOS WINCK, merece elogios por estar contribuindo decisivamente nessa luta do Criciúma para, o quanto antes, chegar ao G-4! Reitero opinião de que, no Beira-Rio, o time teve comportamento dentro dos seus limites...das suas posses!! Hoje, o Criciúma tem uma forma de jogar...estilo de jogo!! Méritos do treinador!! Nota 8!!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Inter x Criciúma...tem favorito?

Em outros tempos...outras situações, claro que qualquer favoritismo estaria com o Internacional!! Afinal, os times colorados de um passado não tão recente causavam medo nos adversários!! Ocorre que, com o passar do tempo, as equipes montadas no Beira-Rio caíram bastante no quesito qualidade. Tais defecções acabaram por culminar com a queda da Série A pra B do Campeonato Brasileiro. Imagino ser uma situação momentânea e que, ainda na atual temporada, o Inter vá conseguir seu retorno pra elite do futebol nacional. Massss...isso é pra conferir lá pro fim de novembro, início de dezembro quando a Série B estiver definindo quem sobe, os que permanecem e aqueles rebaixados.
Neste sábado, o que mais importa para o Criciúma é tirar o máximo possível de seus jogadores e comissão técnica afim de que um bom resultado seja alcançado na Capital Gaúcha. Penso ser um jogo com relativa igualdade de prognóstico! O Tigre vem crescendo no torneio e o Inter, aos poucos, sofrendo queda gradativa. Ou teria sido um deslize na campanha o revés sofrido em casa para o Boa Esporte, na rodada passada?? Talvez!! Mas, a derrota causou sérios danos ao “psicológico” colorado! A torcida ficou revoltadíssima, a imprensa local proporcionou grande repercussão dos fatos e, internamente, o técnico Guto Ferreira vai precisar de muita habilidade pra poder consertar o que vem dando errado! A experiência de D’Alessandro, claro, pode ser fundamental para que o Inter entre nos “eixos” neste Campeonato Brasileiro.
Com todo esse quadro de “crise” por lá e uma certa tranquilidade por aqui, é o tipo do momento para que Luís Carlos Winck e comandados consigam “atrapalhar” bastante a vida do adversário!! Jogar o seu jogo, sem medo e demonstrar “olho no olho” que todos em campo estão ligados...concentrados, é uma boa estratégia a ser usada logo a partir dos primeiros minutos. Quanto ao resultado em si a ser almejado, obviamente que ganhar em pleno Beira-Rio de um dos considerados favoritos ao título e principalmente ao acesso, sem dúvida, será um grande feito!! Cá entre nós, o empate da mesma forma, é muito bem-vindo!! De qualquer modo, na mesma linha de raciocínio da postagem anterior, penso que questões relacionadas à arbitragem também é uma preocupação! Ah de se lembrar, ainda, que depois do jogo contra o Internacional, o Criciúma terá duas partidas em sequência no estádio Heriberto Hülse contra times que, hoje, estão abaixo dele na tabela: Paysandu e Goiás! Assim, já imaginaram o bem que fará ao Tigre trazer ponto(s) do Beira-Rio???

terça-feira, 4 de julho de 2017

Inter vai fazer de tudo para que Tigre “pague o pato”!!

Alguém duvida que será um jogo de pressão??? Eu não tenho nenhuma!!! Não foram muitas as ocasiões em sua história que o Internacional passou por momentos tão difíceis e complicados. O que aconteceu depois da partida no último fim de semana quando, em pleno Beira-Rio foi derrotado pelo Boa Esporte, reflete bem a situação atual do Colorado Gaúcho! Convenhamos, o Inter fazia parte de um seleto grupo de nunca havia caído de divisão no Campeonato Brasileiro. Lembram? São Paulo, Santos, Flamengo, Cruzeiro e...o Inter! Pois eis que o Internacional perdeu essa condição após campanha ruím em 2.016 e está, na atual temporada, jogando a Série B. A torcida “vermelha” dos Pampas não “engole” tal queda pra um clube que se intitula “campeão de tudo”!! Ainda mais porque o maior rival, Grêmio, cumpre boa campanha na Série A, na Copa do Brasil e também na Taça Libertadores da América!

Mas, qual deverá ser o comportamento mais adequado do Criciúma? No meu entendimento, o peso maior da responsabilidade é do Inter!! O Criciúma pode se aproveitar de toda a quase certa tensão do oponente pra “cozinhar o galo” e, quem sabe, conquistar um grande resultado em Porto Alegre! Claro que tende a ser confronto de extrema dificuldade pro Criciúma! E...pro Internacional também! Ora bolas...espero que Luís Carlos Winck e comandados não fiquem com medo! Mesmo que o Inter seja quinto colocado e muito mais próximo da zona de classificação do que o Criciúma, a pressão é toda pro lado “deles”!! Além disso, o histórico bem recente da campanha do Criciúma nos dá a quase certeza de que ninguém irá se acovardar! Há de se entender que, lá dentro de campo, o Internacional vai pressionar de toda maneira e, cabe ao Criciúma, administrar tal situação para enervar ainda mais o adversário e sua torcida!!

E a arbitragem? Olha...cada vez mais fico enojado com tantos erros absurdos observados ultimamente e também ao longo da história do futebol! Recentemente, inclusive, na Copa das Confederações literalmente “passaram a mão” no México ao não marcar uma penalidade clara contra Portugal! Na rodada da Série A do último final de semana, dois “cidadãos do apito” erraram clamorosamente contra Botafogo e Atlético Paranaense em jogos diante de Corínthians e Sport, respectivamente! Para a partida de sábado(08), entre Inter e Criciúma, o árbitro escalado pela CBF é o capixaba Dyorgines José Padovâni de Andrade(foto em destaque). Tem 37 anos, é funcionário público e, este ano, já trabalhou em cinco partidas na Série B, além de uma vez cada na “A” e na “D”. Promessa de um grande jogo!!