quinta-feira, 7 de maio de 2020

Dividir a responsabilidade de liberar o futebol...!!

A situação vivida, momentaneamente, pelos clubes de futebol em Santa Catarina e até de todo o País, é, praticamente, um beco ou túnel sem, sequer, qualquer luz no fim...!! O que fazer?? Quem analisa futebol e gosta deste apaixonante esporte como eu e tantos outros colegas que militam na imprensa, estamos todos torcendo pela volta à dita normalidade!! Mas, como garantir que não ocorrerá aumento dos casos de Coronavírus se houver liberação do futebol e a consequente retomada do Campeonato Catarinense?? Recentemente, a Federação Catarinense de Futebol, em conjunto com a SCClubes, enviou um detalhadíssimo dossiê ao Governador Carlos Moisés solicitando "ordem" para que os clubes pudessem retornar aos treinamentos. Seria o primeiro passo para, posteriormente, ocorrer a retomada das disputas do certame estadual.
Mesmo que, nas 38 páginas do referido portfólio, estejam expostas com riqueza de detalhes, todas as medidas necessárias para que os clubes voltem a trabalhar, o chefe do Poder Executivo catarinense não se sensibilizou!! Carlos Moisés permanece temeroso quanto à liberar o futebol e o ajuntamento de pessoas em um campo de 105 x 68, mesmo que o estádio esteja vazio!! Importante frisar que nenhum governo dos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, teve coragem de autorizar o reinício de qualquer competição esportiva de massa!! Pelo que sei, o Governador Carlos Moisés quer "dividir" tal responsabilidade com autoridades ligadas à área da saúde e, também, com o Poder Legislativo!! Ora bolas...quem terá "culhões" para partilhar tal incumbência???
De outro modo, a própria Federação e os clubes se sentem cada vez mais pressionados!! Afinal, são 10 instituições que estão inseridas no Campeonato Catarinense, mais aquelas que pretendem disputar as outras duas divisões no Estado. Em termos de Brasil, são 60 clubes, divididos entre as séries A, B e C; e, mais 68 na D!! No total, isso dá 128 clubes com atletas, integrantes de comissões técnicas, funcionários e equipes de apoio! Já imaginaram quantas pessoas envolvidas? Quantas famílias? Quantos empregos diretos e indiretos estão ligados ao futebol?? Lembrando que lá se vão quase dois meses sem qualquer atividade do futebol em Santa Catarina e depois veio um período de férias "forçadas"!! Em todos os clubes já ocorreram várias demissões de funcionários e dispensa de jogadores!! 
Insisto no que venho dizendo neste espaço e em outros que ocupo na mídia. Ou seja: é preciso preservar saúde e segurança de toda a população! Mas, quem vai pagar a conta de tanto prejuízo por causa do maldito Coronavírus?? Como vai "ferver a panela" nas casas de tanta gente que, se ainda não foi, poderá ficar sem seu "ganha pão"?? No meu modesto entendimento, penso que liberar o futebol e os estádios com portões fechados, pode ser um caminho a ser tomado afim de que os estragos, em razão da pandemia, sejam minimizados!! Mas, é apenas a opinião de um cronista esportivo!! Não de um profissional de saúde ou de quem detém o poder de decisão!!

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Futebol em SC?? Ahh...pelo jeito vai demorar!!!

“As restrições trazem problemas para alguns segmentos” disse o governador Carlos Moisés em coletiva na tarde desta segunda-feira (4) sobre o protesto dos donos de quadras esportivas, professores de escolinhas, etc, que aconteceu na tarde de hoje em frente à Casa D’Agronômica, residência oficial do governador catarinense. E foi mais além ao dizer que “não temos uma expectativa de retomada do futebol. Não há prazo. Lamento, entendo a manifestação, mas não depende de mim”.

Pela declaração do governador, futebol profissional somente após o inverno. Carlos Moisés citou que vem agora uma época de frio e os casos devem aumentar. Que não se criem expectativas antes de julho.

A notícia é ruim, vai causar desemprego em massa, mas pelo menos o governador deu um norte, saiu da toca, porque ninguém do futebol tem acesso à ele, está muito blindado, mas agora os clubes e a Federação Catarinense de Futebol terão que se reunir e adotarem posições radicais. Não há mais como empurrar com a barriga.
O texto acima está no Blog do colega e amigo Polidoro Júnior, companheiro de imprensa das antigas! Pra ser mais específico, nesta segunda(04), houve protesto de alguns segmentos ligados ao esporte, em geral, principalmente do futebol. A manifestação foi realizada em frente ao Palácio da Agronômica, em Florianópolis. Sem êxito, quem protestou saiu indignado...revoltado!! E, pelo que deixou transparecer Carlos Moisés, futebol em Santa Catarina só após o mês de julho quando já estiver, digamos, na reta final do inverno!!

Sinceramente, não sei o que vai acontecer com os clubes de futebol profissional do nosso Estado!! Como conciliar esta, digamos, determinação do governador catarinense com o calendário nacional? Este, com certeza, será todo reformulado!! Já começo a desconfiar que é uma questão de tempo para que “anunciem” o fim da temporada do futebol no País!! Alerto que alguns países da Europa já tomaram tal decisão!! Ora bolas...se a volta do futebol só acontecer lá pra julho ou até mesmo agosto, como a CBF fará pra alinhar o Campeonato Brasileiro?? A não ser que não tenhamos qualquer paralização durante Natal e Ano Novo e o período pra se disputar competições fique parecido com o europeu!! Que coisa, hein?? Incertezas, incertezas e mais incertezas...!!!