sábado, 24 de novembro de 2018

Muito pouco a comemorar!!


Escapou! Mas, beirou quase uma vergonha a campanha do Criciúma na Série B do Campeonato Brasileiro! Ao terminar a partida em que confirmou vitória de 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa alguns jogadores deixaram o campo de jogo dizendo que “não há o que festejar”! Particularmente, estou de pleno acordo com quem pensa desta forma! A instituição que leva o nome Criciúma E. C. é muito maior do que a campanha realizada na atual temporada! Entendo que o futebol é exigente demais e, a cada ano que passa, os jogos ficam mais difíceis!! Fazer do futebol um produto rentável e atraente pra investidores e torcedores é tarefa que poucos sabem e conseguem!! E está mais do que provado que o atual mandatário do Clube, Jaime Dal Farra, pouco sabe do tema! Sobre o resultado positivo e o objetivo de permanência na Série B alcançado, méritos quase que totais pro treinador Mazola Júnior e o grupo de jogadores. Aliás, um plantel que, reconhecidamente, é limitado tecnicamente. Contudo, se superou nos piores e mais tensos momentos!

A postagem está sendo feita pouco depois do jogo. Portanto, o que é verdade agora pode não se confirmar a qualquer momento. Mas, dentro do que penso sobre futebol, Mazola Júnior e Nei Pandolfo (ambos na foto), respectivamente técnico e gerente de futebol, devem continuar no Criciúma!! A dupla trabalhou afinada e, se houver melhores condições de trabalho para a próxima temporada, existe maior chance de formar uma equipe mais competitiva e melhor qualificada! Algumas pessoas próximas dos dirigentes preveem que Dal Farra “arriscará” mais...! Ou seja, o presidente pretende destinar mais dinheiro afim de que o Criciúma de 2.019 tenha melhor qualificação do que o time deste ano!

Além de manter o técnico e o diretor de futebol, entendo que alguns poucos jogadores do atual plantel poderão ficar. Na minha opinião, casos do goleiro Luiz; do zagueiro Jacy Maranhão; dos volantes Liel e Ronaldo; do lateral Marlon; do meia Alex Maranhão; e, dos atacantes Vítor Feijão, Gabriel e João Paulo. Liel(foto) inclusive, uma grata surpresa do Criciúma na competição!! Obviamente, que toda a garotada revelada pela base e que já faz parte do grupo, precisa ser reaproveitada no ano que vem!! Além destes, “subir” alguns garotos que estão se destacando nos times sub-19 e sub-17, é tema que precisa e deve ser pensado com bastante carinho!! Também fica claro que, “garimpar” atletas num mercado cada vez mais concorrido no mundo do futebol, é questão de obrigação, sabedoria e competência dos responsáveis!! Sigamos e aguardemos o que vem por aí e os planos, se é que já existem, pra 2.019!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O mais importante não é a promoção! Mas, sim, o jogo!!!

Impressionante como muitos torcedores ficam malucos e com grande expectativa quando está pra ser anunciada qualquer oferta ou vantagem sobre ingressos mais baratos em jogos do Criciúma!! Sei que as condições financeiras da população, de modo em geral, não está nada fácil!! Contudo, entendo que, nas circunstâncias atuais o que mais importa é o Criciúma ganhar do Sampaio Corrêa e garantir sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro!! Os dirigentes optaram por disponibilizar um lote de ingressos a R$5,00, mais um quilo de alimento não perecível!! E ainda tem gente que reclama!! Em grupos de redes sociais é o que mais se nota!! Boa parte da galera quer entrar de graça, se possível!! Particularmente, sempre fui reticente quanto a tais promoções! Penso que o sócio deveria ser mais valorizado!! Além disso, já foram oferecidos outros incentivos com entradas bem baratas em jogos anteriores e o resultado prático não foi aquele esperado!! Entendo que o time em campo é quem “carrega” a torcida!! Esta, por sua vez, se manifesta positivamente quando sente que há reciprocidade dos jogadores!
Em relação ao jogo em si, claro que não posso deixar de acreditar, piamente, que o Criciúma vai ganhar do Sampaio Corrêa e atingir objetivo de continuidade na Série B pra 2.019! Mesmo com todos os problemas de deficiência técnica que, reconhecidamente, há no plantel...imagino que Mazola Júnior e comandados irão dar conta do recado no próximo sábado(24). Até porque, o adversário já está matematicamente rebaixado e consegue ser inferior, tecnicamente, ao Criciúma!! Claro que virá com “mala branca”, provavelmente ofertada por Paysandu e, talvez, CRB. De qualquer modo, sigo acreditando que o Tigre escapa da degola!! O que, aliás, é o mínimo que pode ser exigido de um Clube com rica história e tamanha tradição no contexto do futebol catarinense!!

Passarinho Arrepiado me cutuca aqui, como sempre, e lembra o fato ocorrido com o presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, em entrevista recente, proferindo “vou torcer pro Figueirense cair”!! Tenho respeito pela pessoa do Jaime, mas ele pisou na bola, literalmente!! Depois vieram as desculpas através de nota divulgada no site oficial do Clube. Só que a bobagem já havia sito dita!! É a mesma coisa que dar tapa na cara de um colega e depois pedir perdão!! Inclusive, no meu entendimento, o mandatário tricolor tem é que se preocupar com o Criciúma e não com os outros!! Fora de campo sua administração tem sido razoável!! Só que, dentro das quatro linhas com rendimento técnico da equipe montada, as coisas continuam de mal a pior!! Isso sim precisa ser revisto, pensado e, principalmente, trabalhado com competência pra mudar a situação!! Caso contrário, 2.019 tende a ser um “repeteco” de 18...17...e por aí vai!!

domingo, 18 de novembro de 2018

Dramático...como previsto!!

Não precisava e, muito menos, deveria ser assim! Mas, com uma boa dose de sofrimento o Criciúma está penando pra conseguir sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro! O jogo diante do Vila Nova, empate em 2 a 2, foi um verdadeiro sufoco!! E, há de se reconhecer, que Mazola Júnior e comandados trabalharam muito bem!! Afinal, o Criciúma realizou apresentação bastante razoável pras suas reconhecidas limitações. A partida entre o Tigre “de lá e o de cá” teve lances emocionantes e com oportunidades de gol de ambos os lados. Por jogar em casa e necessitar da vitória pra tentar ingressar no G-4, o Vila teve mais posse de bola e rondou mais a área do Criciúma.
De qualquer modo, o gol que tomou logo aos 45 segundos fez com que os planos do treinador tricolor, obrigatoriamente, tivessem que ser modificados. Aliás, um lance no mínimo duvidoso que a arbitragem validou. Vendo e revendo várias vezes a jogada, não fiquei com a certeza de que o atleta Geovane estivesse em posição legal pra cabecear! Mesmo assim, momento de desatenção da defesa do Criciúma! A partir daí, o Criciúma precisou se abrir em busca do empate e o jogo ficou mais interessante. Aos cinco minutos, Eduardo ...garoto da base do Tigre, apanhou rebote à média distância e empatou: 1 a 1.
O Vila Nova se perturbou um pouco com o gol sofrido...tanto que foi uma 1ª etapa em que o Criciúma chegou a virar o marcador. Após escanteio da direita, Liel meteu de cabeça...em cartada que tem acontecido com certa frequência! O adversário voltou a pressionar e, já nos acréscimos, conseguiu empatar com Elias. Na etapa final era de se imaginar que a equipe goianiense partisse pra cima em busca da vitória. E tal expectativa de pressão se confirmou! O Vila abriu-se todo e deixou espaços para contra-ataques do Criciúma. Só que, apesar de algumas chances criadas pelas duas equipes, o placar final foi mesmo 2 a 2...o que, pra mim, acabou sendo de inteira justiça!!
Sobre o campeonato em si e a situação do Criciúma, pelo menos depende só de si!! Ganhando do Sampaio Corrêa de “meio a zero” será suficiente para que um novo vexame de queda pra Série C seja evitado! Imagino, contudo, que o time maranhense venha “injetado” pra tentar complicar a vida do Criciúma em razão de que outras equipes, principalmente o Paysandu, têm interesse numa derrota ou até mesmo empate do Criciúma. Mesmo assim...mesmo com toda essa dramaticidade que “paira no ar” e entre os torcedores do Tigre, sigo acreditando que não cai!!