quinta-feira, 28 de agosto de 2025
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
As contas para o acesso.
Após começo de competição desacreditado, flertando com as quatro últimas colocações da tabela, o Criciúma engrenou na Série B e, agora, mira o acesso pra Série A do ano que vem. Com 36 pontos, em 23 jogos, o Tigre necessita de 27 pontos nos 15 jogos restantes. Tal levantamento leva em consideração a média de pontos dos quarto colocados na Série B dos últimos 10 anos. A pontuação fica em 62,9. Arredondando, considera-se 63 pontos. Assim, o time treinado por Eduardo Baptista precisa de nove vitórias, até o final do torneio, pra se garantir no G-4!. Claro que essa combinação pode ser feita por oito vitórias e três empates, por exemplo. Ou até sete vitórias e seis empates.
Entretanto, a pontuação pra subir pode ser ainda menor. Em 2018, o Goiás conseguiu acesso com 60 pontos e 18 vitórias. Assim, o Criciúma precisaria, exatamente, de oito vitórias, em 15 jogos, afim de obter tal êxito. Por outro lado, a exigência também pode ser maior. Em 2015, o América (MG) precisou de 65 pontos e garantiu vaga na Série A de 2016. Assim, as próximas rodadas dirão muito sobre o futuro da competição.
No acesso mais recente do clube, em 2023, o Criciúma somou 64 pontos. A mesma pontuação do Atlético (GO), quarto colocado, mas com vantagem no número de vitórias: 19 contra 17. Seguindo a lógica de dois anos atrás, o Tigre precisaria de 28 pontos e, então, retornar à elite. Mesmo na quarta colocação da tabela – e fechando uma rodada pela primeira vez no G4 – o discurso interno no Tigre é de permanência. Assim, o foco é chegar aos 45 pontos, pra depois pensar em “algo mais”.
.
(Dados colhidos de reportagem do colega Tiago Monte, do site TNSUL)
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
O G-4 é realidade!!
Muito proveitoso pra Criciúma e Chapecoense que estão, respectivamente, em 4º e 3º lugares na classificação da Série B. Eu sei que ainda tem a questão do Vila Nova, que joga hoje contra o Botafogo, em Ribeirão Preto. Mas, de qualquer modo, não há como negar que estes dois representantes do nosso Estado se credenciam, claramente, à buscar vaga na Série A do ano que vem. E, tem ainda, o Avaí! O "Azurra" também já demonstrou forças e, se as questões extracampo, como salários em atraso, por exemplo, não atrapalharem, o Leão poderá obter sucesso no restante do torneio.
Importante destacar, contudo, que os dois primeiros colocados, hoje, Goiás e Coritiba, da mesma forma, são fortes candidatos ao acesso. Além deles, não podemos esquecer de outros clubes que fizeram investimentos pra buscar vaga na elite. Casos de Cuiabá e Athlético, só pra citar dois, que, com certeza, vão melhorar de rendimento no decorrer deste returno. Até porque, estamos, ainda, na 4ª rodada da 2ª metade do campeonato. Assim, basicamente, faltam 14 jogos pra acabar a Série B e o "sprint" derradeiro, de cada um dos participantes, poderá determinar "final feliz" ou não!
Voltando ao nosso "produto", que é o Criciúma, o momento de Eduardo Baptista e comandados é muito bom! Vale lembrar que, lááááá atrás, o Tigre já esteve em penúltimo e, "naqueles tempos", o futuro parecia incerto. O novo treinador chegou, mexeu em algumas peças e na forma do time jogar, ganhou alguns poucos reforços, embora tenha perdido o bom Marcelo Hermes, e a resposta em campo foi dada. O grande desafio, agora, é permanecer desempenhando, nesse nível, até o fim da competição.