sábado, 30 de novembro de 2019

Ser rebaixado com vitória no último jogo é dose...!!!

Pois o Criciúma foi até Barueri e ganhou DE VIRADA, 2 a 1, do Oeste!! Mais do que isso, o Tigre de Roberto Cavalo mereceu ganhar e, inclusive no 2º tempo, conseguiu mostrar bom futebol!! Coisa rara, hein??!! De se espantar, diante do que se viu da recente campanha que foi desastrosa no Campeonato Brasileiro!! Mas o resultado positivo fora de casa ameniza algo?? Não, não!! Afinal, na grande maioria das partidas realizadas o Criciúma teve rendimento pífio e, com absoluta justiça, acabou confirmando seu rebaixamento pra Série C!! A verdade é que, nesse último jogo, o adversário estava de "sangue doce" e, apesar de pressionar em alguns momentos, deu demonstrações de estar disputando um amistoso!! Quanto ao Criciúma, um pouco mais de empenho, principalmente na 2ª etapa, e uma vitória que serviu apenas pra consolar sua fanática torcida!! 

Faço tal afirmação porque não muda nada minha opinião de que o grupo formado foi extremamente limitado e o descenso, convenhamos, não se deu agora...nas 3 ou 4 últimas rodadas!! Mas, sim, quando do retorno pós Copa América onde começou a se observar um verdadeiro definhamento no já pobre futebol do time em campo!! Além disso, o Criciúma trocou cinco vezes de treinador nesta temporada! Como esperar que um grupo de jogadores, já sem aquela qualificação imaginada por quem os trouxe, pudesse fazer bons jogos e levar o Clube à uma campanha convincente e até tranquila na Série B?? A chamada "2ª divisão" do futebol nacional é muito disputada...aguerrida!! E, é importante frisar que o Criciúma não teve bom rendimento técnico e nem foi aquele time raçudo, brigando por cada bola!! 

O que acontecerá a partir de agora?? Olha...falam muito nessa questão jurídica envolvendo o Figueirense que teria colocado em campo um jogador irregular e tal...! Particularmente, não creio que possa haver qualquer investida com sucesso na Justiça Desportiva. De qualquer modo, se comprovada alguma irregularidade cometida, os responsáveis terão que ser punidos!! No mínimo, um investigação deverá ser feita, independentemente de quem for beneficiado!! Pelos lados do Criciúma, todos continuamos no aguardo de uma manifestação oficial do dono da G. A., empresa que administra o futebol do Criciúma!! Hoje, amanhã ou depois... Jaime Dal Farra precisa vir a público e dizer algo!! É o mínimo que ele pode fazer depois de um ano que está acabando de forma desastrosa para o Criciúma e que mancha sua belíssima história!!

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Fim de feira...!! Mas, há necessidade de mobilização!!

É o que se observa, de momento, pelos lados do Criciúma E. C. Afinal, pelo menos até agora, ninguém da empresa gestora do futebol no Clube se manifestou quanto à explicações sobre mais um rebaixamento; e, principalmente, em relação aos planos, se é que eles existem, para a próxima temporada!! A verdade é que o Conselho Deliberativo não se sente com forças pra fazer algo! Boa parte da mesa diretora é formada por pessoas de idade avançada e sem o pique necessário afim de "encarar de frente" o atual presidente executivo, Jaime Dal Farra! No próximo dia 10/12, uma terça-feira, haverá reunião do Conselho e será uma oportunidade pra que questionamentos sejam feitos! Inclusive, sobre isso, entendo que a torcida precisa e deve aproveitar o momento e fazer uma certa "pressão" quando desta reunião que ocorrerá na ACIC!! Não vai adiantar de nada ficar só nas redes sociais desfilando corneta!! No referido evento, estarão as atuais "cabeças pensantes" do Criciúma e uma manifestação PACÍFICA acho viável e apropriada para o momento!! Questão de se organizar, unir forças e demonstrar todo o protesto em razão do que tem acontecido nas últimas temporadas!!

Infelizmente, muita coisa só funciona "na pressão"! O dono da G. A. se "escora" numa situação de que tem um contrato com o Clube e que ele está sendo respeitado! Afinal, o Criciúma vem jogando competições nacionais e possui calendário o ano todo, item essencial para que não haja maiores prejuízos à instituição!! Só que o desempenho técnico nas últimas temporadas tem sido abaixo da linha de mediocridade! Sempre defendi a tese de que o lugar do Criciúma é na Série B do Campeonato Brasileiro e, de vez em quando, buscar permanecer umas 3 ou 4 temporadas na A. Na Copa do Brasil, aquela situação de ir passando de fase pra "engordar" o caixa! E, no Campeonato Estadual, aí sim, força máxima pra levantar títulos, taças e voltar a ser o "dono do pedaço" em Santa Catarina!! A atual estrutura dos clubes do nosso Estado não permite sonhar ou almejar mais do que isso!! Só que é uma realidade da qual o Criciúma, de hoje, nem isso pode ambicionar!! Que coisa, hein??

Outra situação que está "engasgada" aqui!! Alguém me disse que o Criciúma pretende entrar na Justiça caso fique em 17º lugar, ao término da Série B, pra tentar tirar a vaga do Figueirense. Segundo o Dr. Albert Zilli dos Santos, advogado da G. A. e do Clube, há irregularidades na questão do W. O. do time da Capital na Arena Pantanal, quando daquele jogo com o Cuiabá. Lembram?? O Figueirense só perdeu de 3 a 0, cfe. o regulamento, mas há quem entenda diferente, respaldado por prejuízos a terceiros. Não sou jurista desportivo! Não vou opinar! Se você ouve alguém daqui, o Figueirense deveria ter sido punido! Se a fala é de alguém de Florianópolis, a reclamação do Criciúma e também do Londrina, pelo que tenho lido, não procede!! Contudo, entendo que a lei necessita, obrigatoriamente ser cumprida, doa a quem doer!! Mas, particularmente, como leigo e apenas observando à distância, nem Criciúma, nem Londrina tendem a obter êxito em suas possíveis investidas!!

domingo, 24 de novembro de 2019

A queda prevista do Criciúma. E, a virada épica do Flamengo!!

O Criciúma acabou confirmando aquilo que vinha, digamos, "buscando" há alguns anos: seu rebaixamento pra Série C do Campeonato Brasileiro!! Friso tal situação em razão de que as campanhas registradas nas últimas temporadas sempre "bateram na trave" pra sofrer o descenso!! O presidente Jaime Dal Farra, claro, é o principal culpado!! Tenho informações de que alguns pares de diretoria, no Clube, não da G. A., já haviam alertado para os riscos de tamanho estrago!! No entanto, o comandante tricolor não ouvia ninguém a não ser seu inseparável "parceiro", o empresário Genivaldo dos Santos, além de seu filho e assessor, Mikael Dal Farra!! O resultado de tanta teimosia e falta de melhor preparo pra comandar um clube de futebol do tamanho do Criciúma foi, com inteira justiça, a confirmação da queda pra 3ª Divisão Nacional!! 

Há algum tempo atrás, Jaime Dal Farra me disse o seguinte: "A torcida queria um técnico e um diretor de futebol pra levar o time ao acesso. Trouxe o Kleina e o Maringá! Me pediram pra gastar um pouquinho mais com jogadores. Investi, trazendo Léo Gamalho, Daniel Costa, Wésley e Vinícius, todos com salários mais altos! Daí te pergunto: o que tu queres que eu faça mais??". Quando o dono da G. A. ponderou sobre o assunto, respondi a ele: "Presidente, a questão é administrativa!!". Contrapôs Dal Farra: "Dou poder pro diretor mandar! A responsabilidade é dele!!". Contudo, todos sabemos que, "nas internas", as coisas nunca funcionaram desta forma!! Insisto que, a maneira empregada por Jaime Dal Farra pra gerir futebol, tem o estilo "autoritarista"!! Ou seja, "eu pago, eu que mando"!!

Ainda sobre a queda do Criciúma, a não ser que haja algo relacionado à questões jurídicas, o que não acredito, o negócio, agora, é ir já se programando pra jogar a temporada de 2.020! Numa recente postagem do Blog citei que "o mundo não vai acabar se o Criciúma for rebaixado"!! Outros clubes de grandes cidades, de maior projeção e tradição do que o Criciúma já penaram bastante passando por Série C e até pela D!! Então, que o baque sofrido pelo Tigre faça com que algo seja mudado para o próximo ano! Não vai demorar muito pra estarmos às portas do Campeonato Catarinense, em seguida a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro!! Segue o jogo...segue a vida!! Espero, contudo, que o time a ser montado seja de jogadores mais "cascudos", bons fisicamente, mais novos e, por consequência, mais velozes!! Chega de atletas já rodados por outros clubes, cansados e sem interesse em criar identificação com o Clube!! É o que penso!!

O Passarinho Arrepiado ficou de olho na final da Taça Libertadores da América! Meu "bichinho" entrou no espírito da rivalidade que existe entre Brasil e Argentina e resolveu torcer pro Flamengo! Pois, após quase todo um tempo de controle do jogo por parte do River Plate, na insistência e na raça, o rubro-negro carioca alcançou uma virada histórica no Estádio Nacional de Lima, no Perú!! Dois a um...com os gols do Flamengo sendo marcados por Gabriel Barbosa, o "Gabigol"!! O River marcou muito, jogou bem ao estilo de forte "pegada", característico do futebol argentino! O Flamengo, por sua vez, errou passes e não conseguia imprimir a mesma forma de jogar do Campeonato Brasileiro. Mas, graças a uma, até então, pouco provável troca de passes entrando pela área adversária e a um erro da zaga argentina, o Flamengo fez os dois gols que lhe deram, pela segunda vez, o título de Campeão da América!! Conquista merecida, é bom que se frise!! Parabéns pra eles!!