sábado, 21 de julho de 2018

Fazia tempo...

...que o Criciúma não ganhava um jogo de virada!! E foi bem do jeito que caracteriza a Série B. Ou seja, com muita vontade, garra e superação! De outro modo, também é verdade que o Londrina saiu na frente e, quando a partida estava empatada, criou chances pra ficar de novo em vantagem no placar. Lembro que, minutos antes do gol da vitória tricolor, os paranaenses chutaram uma bola na trave de Luiz, após jogada individual de Paulinho Moccelin.
No panorama do jogo, houve discreta vantagem do Londrina na 1ª etapa. Tanto que “eles” abriram o placar após “cochilo” da defesa em lance concluído com precisão pelo velho e bom Thiago Ribeiro. Aliás, durante a primeira metade do jogo, o Criciúma marcou muito distante, permitindo assim, espaços para que o adversário ficasse mais com a bola e, de certa forma, tivesse o controle da situação. Só que, numa falta cobrada com perfeição por Élvis, aos 43 minutos, o Criciúma empatou e foi pro vestiário aliviado!!
Na volta do intervalo, com 3 minutos o Criciúma já havia finalizado 3 vezes contra a meta do goleiro Vágner. Mas, a falta de melhor pontaria e maior qualidade pra continuar criando chances de gol influenciou, de novo, no rendimento do time de Mazola Júnior. Este, por sinal, com consideráveis méritos para que o Criciúma tivesse alcançado a vitória, pois as entradas de Nícolas, Andrew e Alex Maranhão surtiram efeito positivo!
João Paulo saiu machucado ainda no tempo inicial e Nícolas, mesmo com suas limitações, dá pra dizer que o substituiu à altura! Andrew foi a principal peça de ataque no período complementar; e, Alex Maranhão, em chute de rara felicidade, fez um golaço que decretou o placar favorável de 2 a 1! O resultado não tira o Criciúma da “degola”. Mas, com certeza, reacende esperanças de que a saída da zona do rebaixamento pode se dar ainda antes do fim do 1º turno! Faltam 3 jogos pra acabar esta fase: CRB, em Alagoas; Vila Nova, em Criciúma; e, Sampaio Corrêa, lá pertinho da casa da família Sarney...!!

Passarinho Arrepiado sobrevoou perto das cabines de imprensa do Heriberto Hülse e notou que o “da penca” titular do blog estava empunhando microfone da Rádio Web Esporte de Primeira, ao lado do colega e amigo Eduardo Ventura, com a participação também de Jean Cardoso Júnior, nas reportagens. O trio na cobertura de Criciúma 2 Londrina 1. Valeu a parceria!! Como dizem nas redes sociais...tmj!!

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Tuitando...

Viram a seleção da Copa da Rússia? Pelo menos os que opinaram no site da FIFA, e foram 129.060 usuários cadastrados, elegeram 3 brasileiros: o zagueiro Thiago Silva, o lateral Marcelo, e o atacante Philippe Coutinho.
Mesmo sem ser campeã, a Seleção Brasileira foi a que mais botou gente entre os melhores! Na votação deu: Courtois, goleiro da Belgica; Varane, da França; Thiago Silva; Godin, do Uruguai; e, Marcelo. Daí pra frente uma mescla de meias e bem mais atacantes: o croata Modric; De Bruyne, da Bélgica; e, P. Coutinho. Depois... Cristiano Ronaldo, o melhor português de todos os tempos; o artilheiro Kane, da Inglaterra; e, claro, o garoto francês...Mbappé.
Sei que foi a primeira experiência mais notabilizada em relação ao VAR, o tal árbitro de vídeo. Considero evolução pra dirimir dúvidas em relação a lances polêmicos. Contudo, mesmo com necessária progressão tecnológica, ocorreram várias situações em que o recurso deveria ter sido usado e não foi! Inclusive, o Brasil foi prejudicado!! Contudo...longe de ter sido motivo pelo insucesso na Copa!!
Tite precisa e deve continuar no comando da Seleção Brasileira! Passa rápido e já...já tem a Copa América, depois as Eliminatórias e o Mundial do Qatar!! E entendo ser uma questão de crescimento e aperfeiçoamento técnico para que o hexa fique mais próximo em 2.022!!

Criciúma joga nesta sexta-feira(20), em casa, contra o Londrina. Dizer que é “jogo pra ganhar”?? Ah...isso é o óbvio!! Continuo na linha de pensamento que o processo de fuga da zona do descenso é lento e gradativo! Contudo, vindo de derrota e atuando em casa, é meio ter que ganhar “na marra”...numa linguagem do torcedor!
O técnico Mazola Júnior, mesmo com as reconhecidas limitações que possui o plantel de jogadores, está fazendo o que pode! Não dá pra exigir mais do treinador tricolor! O time montado por Jaime Dal Farra e companheiros “entendidos” do futebol é pra ficar do meio pra baixo na tabela! Qualquer coisa acima disso é além da lógica!! Cabe a frase aquela...“tirar leite de pedra”!!
O dinheiro que entrou ou que pode ainda entrar “no Clube”, referente à negociação de Róger Guedes, só será usado para melhorar o produto futebol no Criciúma se a G. A. quiser! Nunca é demais lembrar que o Sr. Jaime Dal Farra é arrendatário e, ao mesmo tempo, mandatário do futebol no Criciúma! O dinheiro é dele e ele usa onde achar melhor!! Entendido??

segunda-feira, 16 de julho de 2018

O título da França...justíssimo!! E a possível nova contratação do Criciúma!!

Merecidíssima a conquista da seleção francesa na Copa da Rússia! Caramba!! Depois que Alemanha, Argentina, Espanha, Brasil e, por último, Inglaterra saíram da briga pela taça, ficou mais “aberto” o caminho para a França. A Croácia se constituiu num adversário raçudo, com nível de competitividade elevadíssimo...mesmo depois de passar por 3 prorrogações durante a competição. Liderado por Modric, a equipe croata saiu da Copa com um muito honroso 2º lugar e o título ficou com a França.
O jogo final foi de extrema movimentação e ficou escancarado o maior poderio técnico da equipe comandada por Didier Deschamps. Jogadores como Griezmann e Mbappé acabaram se destacando na decisão. Importante frisar que a atual seleção francesa, dos 23 convocados, 11 têm origens imigrantes!! Mas, isso tira o mérito da conquista?? Em absoluto!! Botou a camisa...jogou? É o que importa! De qualquer modo, fica claro uma nova forma de se fazer futebol competitivo, eficiente e com busca de resultados!! Nunca é demais lembrar que, há dois anos, a França perdia a Eurocopa em casa, para a seleção portuguesa, e manteve boa parte do plantel pra, agora, ser campeão do mundo!! Parabéns aos franceses por tal conquista!!

Passarinho Arrepiado me liga todo afobado para passar uma informação que o Criciúma ainda não confirma em seu site oficial: a de que Renan Bressan pode ser o mais novo reforço pra sequência do Campeonato Brasileiro. O jogador é natural de Tubarão, tem 29 anos, saiu cedo da cidade azul e “girou” por clubes medianos da Europa. Por último, está no Chaves, de Portugal, o qual se dispõe a liberar o jogador para o Criciúma. Renan Bressan é ambidestro e atua como meia. Caso se confirme tal negociação, Renan Bressan vai jogar pelo Criciúma e tentar ajudar Mazola Júnior na luta pela fuga do descenso na Série B!!