sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sou um saudosista por natureza...

...e, neste 7 de dezembro de 2.012 não posso deixar de lembrar o 7/12/2002. Há dez anos o Criciúma proporcionava aos catarinenses uma das maiores conquistas de sua história: o Campeonato Brasileiro da Série B. Insisto no que já destaquei em outras oportunidades, ou seja, de que ninguém em Santa Catarina fez mais pelo futebol do nosso Estado do que o Criciúma. Afinal...todos sabem...só o Tigre ganhou três competições nacionais! Gosto muito de relembrar o passado e aqui vai a ficha técnica do jogo final... lembram?
CRICIÚMA                         4  x  1             FORTALEZA
Téc.: Édson Gaúcho                                    Téc.: Luiz C. Cruz
Fabiano                                                      Jéfferson
P. C. Báyer                                                 Ronaldo Angelin
Cametá                                                       Marcão
Luciano                                                       Erandir
Luciano Almeida(Sandro)                            Chiquinho
Cléber Gaúcho                                            Dino(Finazzi)
Cléber Orleans(Edinho)                               Kel
Juca                                                            Juninho(Álysson)
Dejair                                                         Sérgio
Délmer                                                       Clodoaldo(Rogério)
Ânderson Lobão(Tico)                               Vinícius

Gols: Dejair e P. C. Báyer(3)(Criciúma).
         Vinícius(Fortaleza).
Arbitragem: Paulo César Oliveira, Marinaldo Silvério e Francisco Feitosa(SP).

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Criciúma renovou contrato...

...c/ o zagueiro Matheus Ferraz. Acerto se deu depois de muita insistência entre as partes, apesar de uma certa demora...comum para esse tipo de negociação. Longe de ter sido "o cara" na defesa do Tigre durante o Camp. Brasileiro, Matheus poderá ser útil, sim, no Estadual! Seu novo contrato com o Criciúma vai até 30 de dezembro de 2013. O zagueiro foi quem mais vestiu a camisa tricolor durante a Série B/2012. Das 38 rodadas na competição Matheus jogou 37, levou apenas quatro cartões amarelos e fez dois gols. O Depto. de Futebol, através de Rodrigo Pastana, ainda quer renovar com o volante França, também o lateral Márlon e o meia Válber. O Criciúma volta a trabalhar em 02/01 e a estréia no Campeonato Catarinense se dará dia 20, contra o Camboriú, no estádio Heriberto Hülse.
Por enquanto...só o zagueiro Matheus Ferraz renovou contrato com o Criciúma para 2.013.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Acabou a temporada de 2.012...

...no futebol brasileiro. Uma festa com requintes "globais", na madrugada passada(de 3 p/ 4), realizada em São Paulo e organizada pela C. B. F., premiou os melhores do ano. Lembro que Sampaio Corrêa, Oeste, Goiás e Fluminense, respectivamente nas série D, C, B e A, foram os agraciados. Merecidas as conquistas de cada um? Entendo que sim! Pela minha função, acompanhei muito as séries A e B e alguns jogos da Chapecoense na "C". Pra consumo interno o futebol de Santa Catarina acabou c/ saldo positivo pois tivemos um descenso e dois acessos. O Figueirense caiu mas Criciúma e Chapecoense subiram! Já, o Avaí manteve-se e o Joinville "beliscou" na Série B. Por outro lado, se formos observar o que aconteceu com a participação catarinense na Série A, dentro dos últimos dois anos, vamos concluir como nada gratificante. Afinal...o Avaí foi lanterna em 2.011 e o Figueirense este ano. Cabe ao Criciúma, único na elite em 2.013, resgatar o prestígio em nível nacional. Quanta responsabilidade...hein?!
Foto acima c/ alguns premiados na festa dos melhores no Campeonato Brasileiro de 2.012.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A permanência de Paulo Comélli...

...no comando técnico do Criciúma indica que o começo da caminhada visando 2.013 está correta! Os números obtidos com ele no comando têm poucas contestações. Créditos são bem maiores do que débitos. Pesam contra o treinador os 57 gols sofridos pelo Tigre em 38 jogos. Assim, o Criciúma terminou o Brasileiro com a 8ª pior defesa da competição. Entretanto, ninguém fez mais gols do que o ataque tricolor: 78. E...só o Goiás ganhou mais do que o time de Comélli: 23 vitórias contra 22. Fazendo uma rápida avaliação, o sistema defensivo foi falho...mas, meio-campo e ataque deram conta do recado, principalmente o trio Kléber, Lucca e Zé Carlos. Aliás, sobre Kléber, infelizmente o jogador, fora de campo, não teve bom comportamento. Tanto que seu anunciado retorno para a Série A não deve ser confirmado. Quanto a Lucca, aguardemos por sua recuperação e, Zé Carlos que, com menos peso...possa ter desempenho parecido. Afinal, o que vem pela frente...claro, requer responsabilidade bem maior! Não só p/ Paulo Comélli e, sim, pra todos!!!