sábado, 20 de julho de 2013

Vitória dramática...mas justa!!

As expulsões de Mateus Bitéco e Vargas, uma em cada tempo, contribuíram mas não foram determinantes para o grande resultado obtido pelo Criciúma diante do Grêmio na noite deste sábado(20), no estádio Heriberto Hülse. A vitória de 2 à 1...construída muito mais pela boa atuação do Tigre. O futebol apresentado foi convincente e, antes do primeiro gremista expulso, o Criciúma já era superior. Mas nem tudo é digno de elogios. Zé Roberto jogou sem marcação incisiva o tempo todo...erro que quase custou a vitória do Criciúma! Por outro lado, a entrada de Daniel Carvalho foi fundamental para os três pontos. Se não fossem os problemas físicos obviamente seria titular. Bruno fez duas boas defesas, uma das quais salvando o gol de empate dos gaúchos...já no final da partida, em chute de Kléber. Suéliton novamente teve bom rendimento e deu o “passe” para o gol da vitória. Matheus e Fábio Ferreira ganharam todas as bolas pelo alto do bom Barcos, atacante adversário. Ambos também ajudaram o ataque quando o Grêmio ficou com dois à menos. Márlon exagerou nos “chuveirinhos”, mas não comprometeu defensivamente. O meio campo, finalmente, esteve mais compacto...em relação à jogos anteriores. Entretanto, Amaral e Leandro Brasília tinham bola dominada, erraram e permitiram o lance do gol do Grêmio. Élton jogava bem e só foi substituído porque já tinha cartão. Da mesma forma, Ivo fazia bom jogo até cansar. Cassiano esteve abaixo dos demais. Mostrou-se bastante lutador mas pouco rendeu, tecnicamente. Quanto a Wéllington Paulista...uma bola em condições pra fazer gol e... “caixa”! Dos três que entraram, Fabinho, Gílson e Daniel Carvalho...o meia fez a diferença! Muito bom jogo...sobrando raça, determinação e espírito de luta! E fica uma pergunta: por que não jogar sempre assim???
Ao fundo a torcida do Grêmio lamentando o gol de Matheus que sai pra comemorar com Cassiano. Criciúma 2 x 1 Grêmio... Valeu muito!!!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Favorito...sim!

Alguém tem dúvida do favoritismo do Grêmio na partida deste sábado(20) no estádio Hülse? Eu, pelo menos, não tenho nenhuma! O tricolor dos pampas é melhor em tudo: time, momento na competição, valores individuais, conjunto coletivo...enfim...em todos os quesitos comparativos entre duas equipes que jogam um mesmo torneio. Além disso, o retrospecto recente do Criciúma não é nada favorável a um resultado positivo. A última vitória de Vadão e cia., sem contar o jogo amistoso contra o Guarani, foi diante do Santos, dia 5 de junho. Há também a ressaca da desclassificação prematura na Copa do Brasil. Jogadores como Elano, Zé Roberto, Barcos e Vargas podem fazer a diferença para os gremistas. No Tigre, dentre os escalados, continua se esperando muito de Wéllington Paulista. Masss...uma resposta convincente ainda não foi dada. Se o Criciúma tem condições de ganhar o jogo? Sim, claro! Entretanto, tal objetivo só será possível se houver muuiiitta raça, superação e dedicação. Então...que assim seja!!!
Em tempo, lamento profundamente a morte de D. Ivane Fretta Moreira, esposa do vice governador, Eduardo Pinho Moreira. Estava numa clínica em Florianópolis realizando um procedimento cirúrgico(lipoaspiração), nesta sexta(19), e sofreu uma parada cardíaca. Tinha 60 anos. Sentimentos à família!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mais erros do que acertos!!!

Foi o que se viu, por parte do Criciúma, na noite desta quarta(17) no estádio H. Hülse, pela Copa do Brasil. Placar final: Criciúma 1 x 1 Salgueiro, resultado que eliminou o Tigre da competição! Os erros observados...nas conclusões à gol das poucas chances criadas; de Gílson, ao não conseguir tirar a bola de perto da área no gol do Salgueiro; do técnico Vadão, ao tirar Leandro Brasília que estava bem no jogo; e do árbitro Fabrício Neves Corrêa, ao não marcar um pênalte claro favorável ao Criciúma. Aliás, sobre o “apito”, o segundo gaúcho que “operou” o Criciúma em poucos dias, pois é só lembrar de Ânderson Daronco na partida contra o Atlético-MG. Bem...sobre as atuações individuais...Bruno fez três defesas importantes e o escolhemos o melhor em campo. Suéliton fez grande 1º tempo...caindo um pouco no 2º. Matheus e Fábio Ferreira não comprometeram. Márlon continua jogando mal e foi bastante cobrado por torcedores após o jogo. Éwerton Páscoa atuou improvisado como volante e teve razoável rendimento. Élton foi mais participativo e cresceu em relação a partidas anteriores. Da mesma forma, Leandro Brasília também jogava bem e, erradamente, foi substituído. Ivo, de certa apatia, não correspondeu ao que se esperava. Cassiano correu bastante e jogou pouco. Wéllington Paulista, mesmo com alguma movimentação, pode e deve jogar mais. Sobre Daniel Carvalho, Fabinho e Gílson, os dois primeiros tiveram melhor rendimento. E, o que vem pela frente? Uma possibilidade remota de participação na Copa Sul-Americana e o Grêmio, sábado! Ixxxx...!!!
Vadão pode ter cometido equívocos...mas não deve ser responsabilizado pelo mau momento do Criciúma!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Mudar a maneira de jogar?

Você que nos acompanha analise e pense bem! Será que há necessidade de o técnico Vadão modificar estilo e planejamento tático no time do Criciúma para a sequência do Campeonato Brasileiro? Proponho tal questionamento em razão de alguns motivos. Afinal, o tempo vai passando, as rodadas vão se sucedendo e, mesmo com “reforços” que chegaram, o Tigre está longe de mostrar “garras afiadas” na competição. É bom lembrar ainda que os próximos jogos não têm perspectivas favoráveis ao Criciúma: Grêmio em casa; Vasco e Portuguesa fora; Corínthians e Cruzeiro, novamente no H. Hülse; e, Ponte Preta, em Campinas. Sim...é a Série A que tanto queríamos...certo? No meu entendimento é preciso que Vadão tenha mais precauções nas partidas citadas. O rendimento do Criciúma até o momento não inspira confiança. As recentes lesões verificadas em alguns titulares também prejudicam ainda mais o trabalho da Comissão Técnica. Então, um Criciúma mais prevenido e cuidadoso eu gostaria de ver à partir já do jogo contra o Grêmio. Masss...entendam bem que prudência e cautela não significa jogar na retranca!!!
Sobre o jogo desta quarta(17), pela Copa do Brasil, o Criciúma é favorito e só perde classificação se jogar muito mal...! E, com relação à 1ª partida da Copa do Brasil/Sub-17, nesta 3ª(16), grande atuação do Tigre! Vitória marcante diante do São Paulo...1 à 0 e cabia mais!!

domingo, 14 de julho de 2013

Futebol de muita marcação!

Foi o que se viu no estádio Heriberto Hülse na noite deste domingo(14) pela rodada 7 do Campeonato Brasileiro quando Criciúma e Goiás empataram em 0 à 0. O time esmeraldino, inclusive, foi muito mais efetivo neste quesito do que o Tigre. E a atuação do Criciúma foi prejudicada pelo excessivo número de passes errados: 43! De qualquer modo, se vale como consolo, o fantasma de estar na zona do rebaixamento se afastou. Mesmo assim, a torcida saiu frustrada não tanto pela atuação. Mas, sim, pelo resultado. Sobre o desempenho do Criciúma, Bruno não teve muito trabalho. Suéliton cresceu com o time no 2º tempo. Matheus esteve firme e marcou bem o “pesadão” Wálter. Fábio Ferreira retornou ao time titular com segurança e boa técnica. Márlon melhorou no 2º tempo mas ainda longe de ser o mesmo do Estadual. Serginho começou errando muitos passes...melhorou a seguir. Élton também rendeu mais na 2ª etapa. João Vítor por “João Vítor” mostrou ligeiro acréscimo mas uma lesão muscular, ainda no 1º tempo, forçou sua substituição por Ivo que conseguiu dar melhor ritmo ofensivo. Morais não atuou bem...errando passes e também saiu machucado. Entrou Leandro Brasília que pouco acrescentou. Cassiano teve boa participação e acabou cansando no final, saindo para a entrada de Marcel. Em relação à  Wéllington Paulista...muita movimentação e pouca objetividade. Massss...companheiros...a luta continua!!