sábado, 14 de outubro de 2023

A bola puniu o Criciúma!

O velho ditado de que "quem não faz, toma" serve bem pra definir o que aconteceu no jogo em que o Criciúma foi derrotado, em casa, pela Chapecoense. Quem viu o duelo observou que o Tigre criou chances claras de gols, pelo menos cinco, e, mesmo assim, só conseguiu furar o bloqueio adversário uma única vez! Refrescando a memória do leitor, duas cabeçadas com Rodrigo e Fabinho, quando o confronto ainda estava zero a zero; mais uma finalização de cabeça, com Rômulo, fraca, pra fácil intervenção de Aírton; a bola na trave, chutada por Jônathan; e, um desvio de Fellipe Mateus, em que o goleiro da Chapecoense fez boa defesa. Não coloco nessa "conta" o gol anulado de Hygor, ainda no 1º tempo; e, o próprio gol do Tigre quando a "vaca já tinha ido pro brejo"!

Por sua vez, a Chapecoense também teve outras duas  oportunidades com Cazonatti e Henrique Dourado. Mas, o Criciúma criou mais, ficou mais com a bola no campo da Chapecoense e foi bem mais incisivo do que a equipe oponente. Só que, como já destaquei, a bola pune e, por causa dessa derrota em casa, o Criciúma vê suas possibilidades de acesso diminuírem! Claro que, matematicamente, o Tigre ainda está vivo! Contudo, ter sido batido pela Chapecoense, que está lá na zona do descenso... ainda mais jogando no Heriberto Hülse, pode ter sido fator determinante para que os comandados de Claudio Tencati não tenham mais aquela força, necessária e primordial, nesta reta final de campeonato!!

Algumas situações pontuais que ficaram bem claras. Hélder jogou mal e tomou bola nas costas, no lance do segundo gol da Chapecoense, o que é inadmissível acontecer da forma como a jogada se desenrolou! No primeiro gol sofrido pelo Criciúma, entendo que a zaga toda estava desatenta. Mesmo cansando, pra mim, Barreto foi o melhor do Criciúma! Já, Fabinho esteve apagado em campo e Marquinhos Gabriel entrou e, de novo, não deu resposta positiva. Eder lutou muito e, no dia em que completou 600 jogos como profissional, poderia ter tido melhor sorte! E...o show que deu a torcida do Criciúma, com mais de 14 mil pagantes, somando-se a isso o lindo mosaico promovido pela Os Tigres!! Diriam os gaúchos: "não tá morto quem peleia"!!

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Espetigre: boa opção pra sábado!!

Será no dia seguinte ao jogo com a Chapecoense. Oportunidade pra comemorar? Esperamos que sim! Pois, o Espetigre/2023 está chegando! A tradicional festa do Criciúma Esporte Clube vai agitar o pátio do estádio Heriberto Hülse neste 14 de outubro. O evento, que em 2022 trouxe mais de 2 mil pessoas ao Majestoso, contará com shows, atrações, espaço kids, espetinho e muito chopp para a galera. A expectativa é receber cerca de 3 mil pessoas. “Estamos no segundo lote de ingressos. O valor é de R$ 35 para sócios e R$ 45 para não sócios. Crianças até 11 anos não pagam. O ingresso dá direito a entrada no evento para curtir os shows. Comida e bebida não estão incluídos”, disse a gerente de Marketing do Criciúma, Viviani Olímpio.

A banda de pagode Quinteto S.A é a atração nacional que subirá ao palco do Espetigre/2023. O Quinteto traz na trajetória álbuns e turnês de muito sucesso. Na estrada desde o ano de 2003, eles carregam no currículo conquistas dignas de grandes estrelas da música popular. O grupo que bebeu da fonte do samba raiz, do pagode dos anos 90 e de muita MPB traz no DNA essas influências, refletindo diretamente no repertório de shows e nas composições próprias inseridas nos álbuns. Além de muito pagode, o Espetigre contará com outras atrações e ritmos musicais, espetinho e espaço kids. 

domingo, 8 de outubro de 2023

Vitória consistente diante do Vitória.

O Criciúma fez bom jogo e ganhou do líder do Campeonato Brasileiro da Série B! Placar magrinho: 1 a 0, mas, o suficiente pra manter vivo o sonho do acesso pra Série A do ano que vem. O único gol tricolor foi assinalado pelo atacante Éder, a 22 minutos da 1ª etapa. Claudinho, Fabinho e Hygor participaram da jogada que culminou com a finalização do principal atacante do Tigre! Aliás, Éder e Barreto, dentro do que vi, foram os melhores do Criciúma! A atuação do volante proporcionou maior segurança ao meio-campo e, assim, Arílson se sentiu mais à vontade e confiante! Não dá pra dizer que este ou aquele tenha jogado mal, no Criciúma! Todos merecem referência positiva em suas respectivas atuações. Não faltou entrega e vontade na busca pelos três pontos! 

Algumas situações que preciso pontuar. Rayan voltou à titularidade e, pelo que jogou, deve ser mantido na posição! No meio, Fellipe Mateus reencontrou seu melhor futebol. De fora, observo que o camiseta sete do Criciúma rende mais quando não tem Marquinhos Gabriel ao seu lado. Pode parecer estranho, Contudo, é o que noto! No setor de frente, Hygor, já é sabido por todos, tem dificuldades de domínio de bola, finalização...etc, etc! Só que ele se doa, não desiste, corre bastante a ainda ajuda na marcação. E...Éder, é o cara!! Depois que retornou pro Criciúma, com certeza, foi uma de suas melhores apresentações!!

Quanto ao campeonato em si, Claudio Tencati e comandados seguem vivos na luta pra alcançar uma vaga no G-4, ao final do torneio. São mais sete jogos, sendo quatro em casa e outros três, fora do Estádio Heriberto Hülse. O Criciúma está em sétimo, na tabela, e três pontos o separando do Guarani, que é, de baixo pra cima, o primeiro que, hoje, subiria. Os próximos jogos do Tigre: Chapecoense, em casa; CRB, nas Alagoas; Sampaio Corrêa e ABC, de novo, em Criciúma; Guarani, fora; Botafogo, em casa; e, Novorizontino, no interior paulista. E, não há dúvidas de que a "briga" promete ser intensa, até o fim da competição!!