sexta-feira, 2 de julho de 2021

A semana...

Ela começou com o Criciúma confirmando ser líder do grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. O Figueirense deu uma “ajudazinha”, segurou o Ypiranga em Erechim, ambos empataram em zero a zero, e o Tigre, APÓS MUITO TEMPO, é líder na tabela de classificação de um torneio que disputa!! Reitero a ideia de que os pés precisam ser mantidos no chão!! Claro que a motivação necessita e deve continuar! Contudo, é importante destacar que estamos, ainda, no início da competição! Tem muita coisa pela frente e, pra confirmar esse ritmo de ascensão, MUITO TRABALHO será indispensável, incluindo acréscimos técnicos! Até porque, imagino que os outros também vão melhorar com o decorrer dos jogos! Assim, o nível de competitividade terá, sempre, que estar em alta!!

Na Série B, Brusque e Avaí venceram seus jogos e deram uma subida na tabela. O time do Jersinho Testoni já chegou a ser líder! Masss...o tempo vai passando, comprovando que jogar a “B” do Brasileiro é bem mais complicado do que conquistar os resultados obtidos na Série C do ano passado e, principalmente, no último Campeonato Catarinense. Quanto ao Avaí, este mais na parte intermediária da tábua classificatória, ainda não se achou no torneio. Esteve na zona do rebaixamento e a instabilidade, por consequência a falta de bons resultados consecutivos, tem atrapalhado bastante a campanha do Leão da Ilha. De qualquer modo, acredito, num primeiro momento, que, nem Brusque, nem Avaí, encontrem maiores problemas pra, pelo menos se manter na “Segundona” Nacional!

E a Chapecoense?? Infelizmente, pro futebol catarinense, não cumpre, até o momento, bom papel na Série A do Campeonato Brasileiro! Depois de conseguir boa sequência, com sete anos seguidos na elite, cair pra B e ser campeã, a “Chape” está lá zona do descenso e, por enquanto, temos observado um time sem a mesma força demonstrada em outras temporadas! Há tempo pra recuperação? Com certeza, sim! Só que não pode ficar achando que vai dar pra escapar, as partidas acontecendo qualquer esboço de reação!! Então...que o “Verdão do Oeste” se ligue rapidinho, antes que seja tarde...!!


Passarinho Arrepiado lembrou que, no último dia 30/06, “comemoramos” dezenove anos do pentacampeonato mundial conquistado pela Seleção Brasileira. O que é bom fica na memória por muito tempo e não há como esquecer cada detalhe daquele jogo, realizado em Yokohama, no Japão. Dois gols de Ronaldo Nazário, dois a zero, e um futebol envolvente e bastante eficiente, bem ao estilo, na época, imposto pelo então treinador Felipão. O “penta” ficou marcado por um grupo cheio de craques! Destaque para, além do “Fenônemo”, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e o capitão Cafu. Os anos passaram e, de bom, só as lembranças e os vídeos daquela Copa que, sem dúvida, foi inesquecível!!




quarta-feira, 30 de junho de 2021

Boas reportagens? Sempre vale à pena ler...!!

O amigo e jornalista, Tiago Monte, tem muito bom texto e conteúdo pra realizar seu trabalho. É gaúcho, radicado em Criciúma há alguns anos e, digamos, meio que “misto” torcedor do Tigre e do Grêmio!! A reportagem, que consta do TN/SUL e realizada por ele, vale a pena ler! E, posteriormente, refletir sobre o atual momento do Criciúma, na Série C do Campeonato Brasileiro, mais as perspectivas pra tentar o acesso visando a temporada do ano que vem. Confira:

Tigre: Ainda é cedo para falar em vaga

Mesmo liderando o grupo B da Série C, técnico Paulo Baier adverte que resta muito campeonato até definição de classificação

Tiago Monte/Criciúma

Ainda restam 13 jogos para o final da primeira fase da Série C – mais da metade desta etapa – porém, é inevitável que o torcedor do Criciúma comece a pensar em classificação para as quartas de final da competição. Com um aproveitamento de 73,3%, o Tigre tem 11 pontos conquistados em cinco jogos. Se mantiver a média, estará classificado – e com folgas – para a próxima fase, brigando, inclusive, pela liderança do grupo.

O técnico Paulo Baier, porém, adverte que o pensamento dele e da Comissão Técnica é “jogo a jogo” e o foco está na partida contra o Paraná, no domingo, às 18 horas, mais uma vez no Majestoso. “É muito cedo para falar alguma coisa. A gente trabalha, tanto eu como minha comissão, jogo a jogo. O Juliano (Camargo, diretor de futebol) e o Wilsão (coordenador geral de futebol) trabalham jogo a jogo e colocam metas. O jogo mais importante é o próximo. É sempre assim”, pontua o treinador.

O foco do comandante carvoeiro, neste princípio de semana, é a recuperação física dos jogadores, que se desgastaram bastante no pesado gramado do Majestoso, em virtude da chuva, contra o Novorizontino. “Vamos comemorar essa vitória, descansar a rapaziada, em função do campo pesado, e terça-feira (hoje) todos voltam para recuperar – e treinar quem tem que treinar, para quando precisar todos estar à disposição”, diz.

Baier ainda elogia a dedicação dos atletas que, segundo ele, “compraram” a ideia de jogo exposta e, desta forma, a estratégia vai dando certo. “Eu sempre falo: quando tiver a bola, joga. A gente passa confiança. Quando não tiver a bola, recompõe e marca. Essa é a filosofia do Criciúma. Estamos muito satisfeitos e eu acredito que os jogadores compraram a ideia. Às vezes, pode ser o melhor treinador do mundo, mas se os jogadores não cumprirem e obedecerem, não dá certo”, pontua.

Aproximadamente 50% é suficiente

Levando em consideração as últimas cinco edições da Série C – todas disputadas com a mesma fórmula – com, aproximadamente, 50% de aproveitamento, uma equipe está classificada para às quartas de final da competição.

No ano passado, o Brusque se classificou com 29 pontos somados em 18 jogos. A equipe ficou com a última vaga do grupo B – quarta colocação – com 53,7% de aproveitamento. Em 2019, o Paysandu ficou com a última vaga da chave B. Há dois anos, o Papão fez 28 pontos e teve 51,8% de aproveitamento.

domingo, 27 de junho de 2021

Criciúma no caminho certo!!

Eu não sei e ninguém sabe se o Criciúma conseguirá o acesso pra Série B do Campeonato Brasileiro. Não há certezas em resultados de jogos de futebol antes que eles aconteçam! Contudo, no momento, é possível afirmar que o Criciúma está no rumo correto!! Aproveitamento de 73,3% e o único invicto, até agora, na competição! Além disso, o time de Paulo Baier possui a melhor defesa com apenas um gol sofrido!! Tudo isso, incluindo os vinte times dos dois grupos do torneio!!

Sempre procuro frisar que contra números não há qualquer contestação! O Criciúma faz o “simples” e, agindo esta forma, a equipe tem conquistado os resultados que todos esperam! Aliás, o próprio treinador não inventa!! O comandante técnico tricolor dispõe a equipe com laterais que apoiam bastante, sem que haja descuido na marcação; a dupla de zaga é sólida; e, os meias e atacantes com liberdade pra movimentação e criação de jogadas!! Massss...uma das situações que mais tem me chamado a atenção é a segurança e o muito bom futebol mostrado, até aqui, pelos volantes Dudú Vieira, Arílson e Eduardo, além de Jessé, este eventualmente entrando nas partidas...geralmente nos minutos finais.

De outro modo, é muito importante frisar que “os pés no chão” precisam ser mantidos! Contudo, não há como negar que, jogando cinco vezes, ganhando três e empatando duas, é uma campanha invejável! Mantendo tal aproveitamento, com certeza o Criciúma estará na próxima fase do torneio que classificará quatro equipes para a Série B do ano que vem! Aliás, este é o principal objetivo de todos no Heriberto Hülse! Depois do vexame durante o último Campeonato Estadual, as perspectivas são das melhores pra sequência da atual temporada!! Inclusive, talvez este seja o maior desafio de Baier e atletas! Ou seja, continuar na mesma “balada” pra, quem sabe, se garantir na B de 2.022!! Que assim seja!!