quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Política não é o meu forte!! Mas, as vezes dá nojo! Então...sinto vontade de opinar!!

Tenho observado com atenção algumas entrevistas abordando os chamados pré-candidatos à Presidência da República. Nem todos tiveram oportunidade de expor suas ideias nos diversos espaços que a mídia disponibiliza. Aliás, este ano, entendo que pela primeira vez teremos um diferencial durante o período de campanha: as tais redes sociais!! Em nenhum outro pleito eleitoral de tal importância, como este que vai envolver a escolha do novo comandante da Nação, a internet “trabalhará” tanto!! Inclusive, sobre isso, entendo que os horários em rádios e tv’s, claro, terão uma influência muito grande sobre a decisão do eleitor! Mas, o fato de as pessoas viverem em constante conexão, com certeza, será um fator de suma importância na campanha eleitoral!!
Na última segunda-feira(30/07), bastante atento, acompanhei o Roda Viva, programa de extremo prestígio que há muitos anos é sucesso e com elevado índices de audiência na TV Cultura. Bem... quem segue meu trabalho há quase 30 anos militando na imprensa, sabe que política não é meu assunto predileto! Muito raramente usei este espaço pra opinar sobre questões partidárias! Contudo, ao assistir o citado programa, fiquei enojado!! Não sou fã de nenhum candidato!! Gosto, sim, de ouvir propostas, projetos e ideologias que me façam ir pra urna, no dia da votação, com o firme propósito de que a pessoa escolhida por mim vai corresponder a expectativa criada.
E, quando falo em tal repugnância, me refiro ao fato de o entrevistado do Roda Viva, Jair Bolsonaro, ter sido verdadeiramente “bombardeado” por um bando de militantes abutres travestidos de “jornalistas”! Ética e neutralidade foram deixadas totalmente de lado!! Ficou escancarada a linha editorial, no mencionado espaço da TV Cultura, direcionando questionamentos sobre o comportamento do pré-candidato quanto a assuntos de ideologia de gênero, racismo, regime militar...além de outros temas polêmicos. Caramba!! Os ditos “conferencistas”, ao invés de “apertar” Bolsonaro pra que o telespectador tivesse acesso às suas ideias, seus projetos e o que ele tem de planos pra “arrumar” o País, optaram por tentar “ferrar” com ele!! Importante frisar que, os “repórteres” ali presentes representavam órgãos de imprensa... alguns deles bem conhecidos e com suas linhas editoriais bem “manjadinhas”!! A mim eles não enganam!!

Passarinho Arrepiado ficou de olho nos dois jogos que abriram a última rodada do turno na Série B do Campeonato Brasileiro. Um deles acabou por mexer no posicionamento do Criciúma na tabela. O CRB montou uma retranca “daquelas” em Florianópolis e arrancou empate diante do Figueirense. Assim, com o resultado de 0 a 0, o CRB atingiu os 21 pontos, passando o Criciúma, e “devolvendo” o Tigre pra zona do descenso. Só que Mazola Júnior e comandados têm ainda o jogo de sábado, 21 horas, no Maranhão, contra o Sampaio Corrêa. Ganhando, o Criciúma sai da “degola”...de novo. Dependendo do jogo Brasil e Goiás, até o empate “serve”...!! Aguardemos!!

domingo, 29 de julho de 2018

Vitória do alívio...!!

A torcida do Criciúma teve de esperar desde a 2ª rodada do turno e quase cem dias para ver seu time do coração fora da zona do descenso na Série B do Campeonato Brasileiro! Claro que não é nada definitivo! Afinal, um tropeço na última rodada em São Luís, do Maranhão, e o Tigre poderá voltar a ficar entre os quatro últimos. Pois, pra não depender de ninguém e acabar a primeira metade da competição afastado do Z-4 será necessário ganhar do Sampaio Corrêa, que é adversário direto. Além disso, uma constatação: se o Criciúma está nessa situação que ainda causa preocupação, de outro, oito pontos o separam do G-4! Pra refletir..!!
Na partida deste sábado(28), no estádio Heriberto Hülse, me surpreendi negativamente com o que vi em relação ao Vila Nova. Apesar de estar sendo muito bem treinado pelo catarinense Hemerson Maria e ocupar a “parte de cima da tabela”, a equipe goiana se postou em campo “esperando” o adversário, sem “agredir” ou, pelo menos, exercer marcação mais forte. Em razão de o Criciúma estar desfalcado e com sua defesa “improvisada”, imaginava eu que o Vila iria partir pra cima pra tentar ganhar o jogo.
Lembro que “titulares” como Suéliton, Zé Carlos, Fábio Ferreira, Nino e até o goleiro Luiz não puderam ser escalados pelo técnico Mazola Júnior. Mesmo assim, o Vila Nova adotou um esquema pra se defender e explorar contra-ataques. Quanto aos que entraram no Criciúma pra suprir deficiências, nenhum deles decepcionou!! O goleiro Belliato nem foi exigido! E, Jacy Maranhão, na zaga pela primeira vez como titular, foi um dos mais seguros do time em campo!! Quanto a Liel, não encontrou nenhuma dificuldade fazendo a função de zagueiro e ainda acabou premiado com o gol da vitória, a 36 minutos do 2º tempo!
Resumindo, considero justa a vitória do Criciúma pelo placar mínimo...o que reacende esperanças para uma campanha mais promissora no returno do torneio. Vale frisar, também, o razoável desempenho de Alex Maranhão e dos garotos Eduardo e Carlos Eduardo. Da mesma forma, a “estrela” do técnico tricolor quando das substituições! Afinal, Andrew sofreu a falta que originou o gol; e, Élvis cruzou “certinho” pra cabeçada fatal de Liel. Ambos, Andrew e Élvis haviam entrado minutos antes. Importante destacar, também, que continua o drama! A vitória causa certo desafogo! Masss...permanece a luta até o fim!! Até porque, se continuar pontuando e ganhando, já...já todos vão querer que o Criciúma passe a brigar por acesso à Série A. Assim é o futebol!!