segunda-feira, 18 de maio de 2020

A hora do Conselho Consultivo...!!

Depois do pedido de renúncia efetuado pelo dono da G. A, Jaime Dal Farra, conselheiros e os considerados "notáveis" do Clube precisam participar de forma efetiva neste novo processo de transição que já está vivendo o Criciúma E. C. Lembro aos mais desinformados que, na estrutura organizacional da instituição, existe o Conselho Consultivo. Este é chamado pelo presidente do Conselho Deliberativo para opinar e ajudar em situações mais, digamos, "delicadas" e importantes como é esta por que passa o Criciúma!! O referido Conselho Consultivo é formado por ex-presidentes do Conselho Deliberativo e ex-mandatários da Direção Executiva. Hoje, apenas como exemplos, seriam chamados a discutir o Clube e os próximos rumos a serem tomados, nomes como Moacir Fernandes, Antenor Angeloni, Voimer Conti, Mílton Carvalho, Edson Búrigo, Dorly Naspolini, Sílvio Búrigo, Guido Búrigo, Werner Backes, Renato Pierre e Robson Izidro. Alguns estão "velhinhos"? Sim, claro! Mas, a experiência de quem já esteve "do lado de dentro do balcão" é imprescindível numa hora dessa!! 

Aproveito e alerto para os "aventureiros" que sempre aparecem em momentos idênticos!! Gente que pensa muito mais em se promover, ou no próprio bolso, do que no Clube!! Ouvi do atual presidente do Conselho, Carlos Henrique Alamini, que teve "um" que surgiu com proposta de "arrendar" o Criciúma por 100 anos!! Caramba...isso é loucura!! São petulantes que "brotam", não sei da onde, pra tentar fazer, no caso do Criciúma, uma "feira de negócios"!! Por isso, entendo que a participação de pessoas que já passaram e vivenciaram o Clube bem de perto, é fundamental para que, no mínimo, ocorram menos erros do que o observado nos últimos 5/6 anos!! Da mesma forma, penso que toda essa fase transitória demanda tempo! Insisto que todo o cuidado é extremamente importante!! 

Outra situação dá conta dos "interessados" em "pegar" o Criciúma! Continuo pensando que a solução está "em casa"! Não vejo a obrigatoriedade de ser alguém de fora, um investidor tipo o do RB Bragantino! Há empresários e pessoas com poder de investimento para assumir o Criciúma e fazer dele, de novo, um Clube PODEROSO em Santa Catarina! Sou favorável a um modelo de gestão cooperativado! Ou seja, a formação de um grupo gestor e, dentre eles, um presidente eleito. Após, a contratação de um profissional, agora chamam de CEO, pra administrar o futebol. A responsabilidade seria deste habilitado com cobrança incisiva dos investidores!! Assim, o Criciúma ficaria bem mais profissional e com padrão mais moderno de se fazer futebol! É o que penso!