sábado, 21 de fevereiro de 2015

Argel vai “incendiar” o jogo!!

Não tenham nenhuma dúvida disso! O treinador do Figueirense vai fazer de tudo para “matar” o Tigre no estádio Orlando Scarpélli, neste sábado, pelo Campeonato Catarinense. E...pra atingir tal objetivo, vai espernear...pressionar sob todos os aspectos a arbitragem e trabalhar a parte psicológica do seu grupo de jogadores. Algo a reclamar? Condenar? Não! Em absoluto! Se estivesse aqui, com toda certeza faria o mesmo e o torcedores do Criciúma iriam “adorar”!! Por coincidência da tabela, o Figueirense está enfrentando os principais adversários em sequência. Foi a Chapecoense, depois Criciúma, Joinville e Avaí. E, após ganhar no Oeste e dividir a liderança na pontuação com os “índios”...imaginem o que Argel fará para motivar o Figueirense e sua torcida afim de vencer o Tigre, o Coelho e o Leão!!

                              x x x x x x x x x x x x x

Em relação ao Criciúma, está correto o técnico Luizinho Vieira em manter a mesma formação que ganhou do Joinville, no meio de semana. A velha máxima...”time que ganha não se mexe” é aplicada ao pé da letra pelo comandante tricolor! Assim...Bruno; Eduardo, Rafael Pereira, Fábio Ferreira e Rômulo; Ruan, Barreto e Cléber Santana; Róger Guedes, Bruno Lopes e Lucca...os escalados. O maior desafio de Luizinho, no momento, é obter regularidade no rendimento de seus atletas. As duas últimas atuações do Criciúma foram tão diferentes como água e vinho! O vexame do jogo contra o Metropolitano foi substituído por um futebol aplicado e objetivo, com agressividade ofensiva...qualidades observadas diante do Joinville. Portanto, fica claro que Luizinho e seus companheiros de comissão técnica sonham com a continuidade do que foi visto na última apresentação. Entretanto, claro que existe o temor da tão falada oscilação. Por outro lado, há sempre esperança por melhora e crescimento do nível tático e técnico a ser mostrado em campo!

E a rodada? O Criciúma pode alcançar, no máximo, a 3ª colocação na tabela! Tem 7 pontos, ganhando chegaria a 10, mas continuaria 2 pontos atrás do próprio Figueirense que já tem 12! Além disso, terá de torcer pro Metropolitano não ganhar da Chapecoense. Se empatar ou perder corre risco de cair pra sexto ou sétimo! Mas, as combinações poderão mantê-lo até mesmo na quarta colocação. E os jogos deste fim de semana são bastante interessantes! Além de Figueirense e Criciúma, 2º contra 4º; teremos o duelo entre Metropolitano e Chapecoense ...o 3º pegando em casa o líder! Outra disputa que promete ser eletrizante...Marcílio Dias e Avaí. O time de Itajaí quer se manter na zona de classificação contra um “azurra” que briga desesperadamente para fugir da lanterna e ainda sonhar com o hexagonal! Não menos relevante é o jogo de Ibirama onde o Atlético recebe o Internacional., respectivamente sétimo e oitavo na tabela. Ambos querem entrar na zona de classificação ao hexagonal. O Inter vem de vitória, a primeira na competição e, com Marcelinho Paraíba fazendo gols, o time de Mabília se credencia a iniciar recuperação. E, fechando a rodada, o Joinville, teoricamente, tem uma “peleja” menos complicada no enfrentamento com o Guarani. O JEC joga em casa e, claro, é favorito diante de uma equipe que é vice-lanterna!

O Passarinho Arrepiado não se contém! Quer palpitar! Então ta...o teclado é teu Arrepiado! “Olha sr. Gilberto Custódio, titular do espaço...dá Joinville na Arena; empate em Floripa, no “Sxcarrrpélli”; vitória do Marcílio diante do Avaí; no Vale, ganha o Atlético; e, empate em Blumenau! E...também acho que Figueirense e Criciúma mereciam um árbitro mais qualificado para o jogo entre ambos!”  Opinião do Passarinho manifestada e devidamente registrada aqui na coluna!! Esxtão compreendendo?

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Bráulio apita Figueirense x Criciúma.

Não gostei da indicação, por sorteio, para que o cidadão de Imbituba, Bráulio da Silva Machado, apite o jogo de sábado(21), entre Figueirense e Criciúma. Ele ganhou na “bolinha” de Sandro Meira Ricci, tecnicamente o mais indicado para comandar o importante duelo! Não gosto e não dou credibilidade à atual arbitragem de Santa Catarina! Infelizmente, Paulo Henrique Bezerra, por já ter ultrapassado os 45 anos...idade limite para apitar na CBF, está fora do quadro. Assim, ficamos meio que na dependência de Héber Roberto Lopes e o mineiro, que veio da arbitragem da Federação de Brasília, Sandro Meira Ricci. Outros nomes...Rodrigo D’Alonso, Ronan Marques da Rosa, Marcus de Souza...este recém chegado na Federação e Carlos Eduardo Vieira Arêas também não têm, à exemplo de Bráulio, bagagem e acredito até a devida competência para uma partida de tal envergadura. E o Célio Amorim? Apesar de ser um dos mais antigos no “time” de árbitros da FCF, é o pior deles! Além disso, não dá sorte quando apita jogos do Criciúma!!
Massss...Gilberto...como deve agir então a Federação diante de tanta “pobreza” em seu quadro de arbitragem? Quer dizer então que, em jogos do Criciúma, só Meira Ricci ou Héber? Não, necessariamente! Apesar de tanta incapacidade comprovada dos outros...é o que temos!! Só que num jogo entre Figueirense x Criciúma; Chapecoense x Avaí; o clássico da Capital ou Joinville x Criciúma, seria uma questão de bom senso indicar ou colocar no sorteio os dois contratados de fora para trabalhar no Campeonato Catarinense. De qualquer modo, apesar de não confiar, vou torcer muito para que eu “queime” a língua e o Bráulio faça um grande trabalho!! Oremos...!!

Ainda sobre questões relacionadas à arbitragem, o presidente do Joinville, Nereu Martinélli, que é cidadão nascido em Siderópolis, ficou “p” da vida com a atuação de Héber Roberto Lopes no jogo diante do Criciúma. Segundo o dirigente, “Héber além de não dar uma penalidade sobre Marcelo Costa, ficou ameaçando o meia joinvilense durante todo o jogo e expulsou injustamente o técnico Hémerson Maria, no intervalo!!”. O dirigente maior do JEC, inclusive, verbalmente está vetando o referido árbitro! Nereu não quer ver mais Héber Roberto Lopes apitando partidas do seu clube!!  Que coisa, hein?

Sobre isso, minha opinião é de que há exagero nos protestos. O pênalte reclamado não houve! Se aconteceram as tais ameaças a Marcelo Costa, da cabine onde acompanho os jogos, não pude perceber. O impedimento no 3º gol do Tigre, marcado por Fábio Ferreira, ficou caracterizado só com as imagens da televisão! E...Hémerson Maria insistiu muito em suas ponderações diante do árbitro! De qualquer modo, o Joinville, que jogou aqui em Criciúma e levou 3 a 1, vai precisar melhorar muito pra cumprir campanha pelo menos razoável no Campeonato Brasileiro da Série A. Confirmou a contratação do lateral Suéliton, que jogou em 2.014 pelo Atlético Paranaense, e com passagem pelo Criciúma. Aliás, Suéliton é o 5º ex-Tigre que chega ao JEC. Os outros, que já estão lá, os laterais Luiz Felipe e Rogério; e, os atacantes Fabinho e Jael.

Passarinho Arrepiado me “cutuca”: “Giba...visse o Avaí? “. Sim...e impressionante como o Leão da Ilha, sem Marquinhos, encontra muitas dificuldades para impôr seu jogo. Nesta 5ª(19) perdeu para o Metropolitano, na Ressacada, por 2 a 1. No ano passado, com boa parte dos jogadores da atual temporada, conseguiu uma arrancada final para conquistar seu acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Já, em 2.015, cumpre campanha deprimente no Estadual e corre sério risco de não classificar, tendo que disputar o quadrangular do rebaixamento! Huummm...já imaginaram???

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Bom jogo do Criciúma...no 1º tempo!!

Nem tanto assim no 2º! Mas os primeiros 30 minutos do Criciúma foram sufocantes para o adversário e, com justiça, o Tigre fez 3 gols que determinaram a vitória pra cima do rival, Joinville. Aliás, os dois primeiros gols, marcados logo no começo da partida com Bruno Lopes e Cléber Santana, respectivamente à 54 segundos e 14 minutos, arrefeceram os ânimos do inimigo. A terceira conquista foi assinalada por Fábio Ferreira, 26 minutos, em posição de impedimento, detalhe que não desvaloriza o triunfo do Tigre! No final da 1ª etapa, aos 47, em jogada de bola parada, o JEC descontou com Bruno Aguiar. Boa a movimentação de ambos os times...insisto durante o 1º tempo! No 2º, o Joinville começou melhor...foi pra cima do Criciúma aproveitando-se de um certo recuo dos comandados de Luizinho Vieira. Entretanto, foi só no início...até os 15/20 minutos. Depois, o Criciúma conseguiu melhor equilíbrio e o Joinville continuou com algum domínio...mas somente territorial! A discreta superioridade da equipe de Hémerson Maria não conseguiu criar jogadas de real perigo contra a meta de Bruno. Justo resultado que reabilita o Tigre no Estadual!
Sobre as atuações individuais, Bruno voltou a titularidade demonstrando tranqüilidade e segurança. Em jogadas que, já se sabe, de bolas cruzadas na área...onde ele tem alguma dificuldade, se saiu bem! Nota 7. Motivado por jogar contra seu ex-clube, Eduardo foi várias vezes à frente...apoiando o ataque e acabou improvisado na lateral-esquerda em razão do cansaço de Rômulo. Nota 6. Com Rafael Pereira e Fábio Ferreira, a defesa do Criciúma, nitidamente, expôs maior firmeza! O zagueiro central errou apenas uma vez quando Augusto César invadiu a área e bateu pra fora. Nota 6 pro ex-Juventude e 8 para quem reestreou. Em relação ao garoto Rômulo me agradou também. Apoiou quando teve oportunidades para tal e se resguardou nos momentos certos. Sentiu câimbras e foi substituído. Nota 6. Ruan mostrou força como 1º volante de marcação e ainda teve fôlego para, às vezes, chegar mais perto do ataque. Nota 7. Por sua vez, Barreto não chegou a comprometer. Entretanto, em alguns momentos, esteve atrapalhado. Errou alguns passes...mas sua vontade e sentido coletivo superaram algumas deficiências. Nota 6. Cléber Santana, de novo, foi bastante útil. Sua qualidade de passe e jeito de “maestro” fazem diferença no atual time do Criciúma. Nota 7. Róger Guedes alternou altos e baixos na partida. Mas continua evoluindo e cumpriu bom papel como atacante e em outros momentos como meia. Nota 7. Bruno Lopes, depois de algum tempo, voltou a jogar bem. Marcou um gol e efetuou cruzamento prá outro. Quando consegue sair da marcação dos zagueiros...tende a render mais do que quando fica fixo na área. Nota 7. Lucca, que o Joinville ta de olho para o Brasileiro da Série A, apresentou futebol objetivo...na 1ª etapa. Na 2ª fase do jogo, colaborou com o trabalho tático de ajudar na marcação. Nota 7. Quanto aos que entraram...Maicon Silva, Rafael Rodrigues e Vítor Míchels...pelo esforço e tentativa na manutenção do ritmo empregado...nota 5 pra cada um.

Luizinho Vieira merece elogios pela forma como conseguiu mudar tática e tecnicamente o Criciúma, se compararmos com a última atuação. O estado anímico do time também foi outro! Após o jogo, no entanto, voltou a alertar para possíveis oscilações que são normais para um grupo formado, basicamente, por jogadores jovens. Assim, fica claro que obter continuidade de bom desempenho é um dos desafios do treinador tricolor. Nota 7 pra ele.

A manifestação do Passarinho Arrepiado, desta feita, não será sobre os números do jogo. Mas, sim, no que diz respeito às homenagens para Alexandre Pandóssio. Estivemos(o Arrepiado e eu)nos funerais do ex-goleiro do Criciúma e pude constatar de perto todo o clima de comoção. Sua esposa, Raquel, é uma “guerreira”! A família, como um todo, é exemplar! Alessandra e Rafael, os filhos, também merecem referência especial. De outro modo, o reencontro com os companheiros de Alexandre, campeões do Brasil em 1.991, proporcionou lembranças e muita saudade. À noite, todos foram ao Heriberto Hülse e viram a vitória do Criciúma sobre o Joinville. Um dia especial...mesclando tristeza, recordações e muita nostalgia!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Morreu o melhor goleiro da história do Criciúma!

Alexandre Pandóssio tinha 53 anos, completados no último dia 08/02, e sempre priorizou suas atividades físicas. Aparentemente...cheio de saúde e com muitos planos pela frente para poder vencer na vida, fora dos gramados. Tentou ser técnico de futebol, mas estava se dando bem como corretor de imóveis e comentarista esportivo. Nunca negou sua paixão pelo esporte que o consagrou e seus esquemas táticos...as coisas relacionadas a bastidores. Praticava futevôlei há anos e gostava de dar suas corridinhas. Levava vida com certa tranqüilidade ao lado da esposa Raquel e sempre acompanhando de perto os filhos Rafael e Alessandra. Mas, a vida é assim! Às vezes, quando menos se espera, pifa algo e o pior acontece!! Desta forma se foi o ex-goleiro Alexandre! Praticava esportes na praia do Rincão, nesta terça(17) de Carnaval, ainda pela manhã, teve um mau súbito e horas depois acabou falecendo no Hospital São José, em Criciúma. Informações de testemunhas dão conta de que o socorro demorou pra chegar. Alexandre teve diversas paradas cardíacas e perto das 14 horas acabou se confirmando sua morte. Com ele, estava seu amigo e ex-parceiro de Criciúma E. C., Sarandi.
Natural de Ribeirão Preto, Alexandre começou a jogar bola no Noroeste de Baurú, interior de São Paulo. Passou pelo Mogi Mirim até chegar ao Criciúma em setembro de 1.989. Foi indicado pelo ex-presidente do Mogi , Wilson Barros, a Moacir Fernandes, dirigente do Tigre na época. Com ele veio o atacante Soares também, lembram? Alexandre jogou também no União Barbarense e no Gama. Sem a menor sombra de dúvida, foi o melhor “camisa 1” que vestiu a camisa do Criciúma! Um goleiraço!! Profissional ao extremo e com nível de educação diferenciado. Fez parte do time campeão da Copa do Brasil, em 91, e da campanha na Libertadores da América, no ano de 1.992. Perdi um amigo! Que Deus conforte sua família!!

Em meio a esta situação de pesar pelo passamento do ex-goleiro Alexandre, o Criciúma joga contra o Joinville, nesta quarta(18) quase uma decisão! Se ganhar, dá uma respirada legal no Campeonato Catarinense. Se perder, ficará praticamente com “um pé” no quadrangular do descenso! O empate também será considerado um resultado ruím. Luizinho Vieira não terá Ezequiel, Danilo Tarracha e Peréa...todos entregues ao Depto. Médico. Time...Bruno, que volta à titularidade em razão das falhas cometidas por David nos dois jogos últimos jogos; Eduardo, Rafael Pereira, Fábio Ferreira voltando...uma zaga mais experiente e com expectativa de maior segurança; e, Rômulo...que finalmente ganha oportunidade; Ruan, Barreto e Cléber Santana; Róger Guedes, Bruno Lopes e Lucca. O esquema, segundo o próprio técnico Luizinho Vieira, será o 4-3-3. Pra cima do JEC? Com certeza! Mas sem deixar de marcar e respeitar o adversário que tem uma equipe experiente...com bons jogadores, que vive melhor momento no Estadual do que o Criciúma!

Passarinho Arrepiado e seus palpites pra essa rodada do Catarinense, a 5ª da 1ª fase. No Heriberto Hülse, coluna um...cravadinho! Em Palhoça, o Guarani não ganha do Atlético de Ibirama. Jogo pra empate entre Internacional e Marcílio Dias que se enfrentam em Lages. Sobre Chapecoense x Figueirense, o Arrepiado opina que dá o time da casa. E, o Avaí passa pelo Metropolitano. Se for assim como dizx o Passarinho...bom pro Criciúma! E que assim seja!! Esxtão compreendendo??

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Está na hora de mais uma conquista!!

Por quanto tempo ainda o Criciúma será reverenciado por sua conquista na Copa do Brasil, em 1.991? Sempre? Acho que não! Na verdade, dos considerados clubes de menor expressão do País, além do Tigre, Juventude, Santo André, Paulista e Sport também já sentiram o gosto de ganhar tal competição em nível nacional e são lembrados muito mais por suas respectivas torcidas do que pela mídia em geral. Um exemplo prático de bairrismo puro é a torcida do Bahia que não esquece nunca que seu time foi campeão brasileiro de 1.959!! Nossa!! Faz tempo, hein??!!

Faço tal lembrança pra alertar ao torcedor do Criciúma que um clube de futebol vive de conquistas! Jogar por jogar...participar por participar não “ergue taça”!! Talvez, por isso, sempre priorizei, por exemplo, ganhar um Campeonato Catarinense...e montar planos para tentar ganhar de novo uma competição como a Copado Brasil. Claro que “cresceu o olho” de todos que jogam este torneio. A justificativa é de que “a Copa do Brasil é o caminho mais curto para se chegar a uma Taça Libertadores da América”. A frase já está bastante “batida”. Entretanto, pra se “chegar lá” está cada vez mais difícil em razão de que as grandes forças do futebol brasileiro também dão atenção especial à Copa do Brasil.

Sobre o Criciúma...nos últimos anos se ouve muitos discursos e teorias que, sinceramente, não concordo: “Ah...o Campeonato Estadual não serve pra nada! Ganhar Catarinense pra que? Pelo menos na B tem chance de ser campeão! Vale mais ficar na A por 10 anos e abrir mão do Regional!”. São algumas das frases que ouço até com certa freqüência de colegas de imprensa e até de uns poucos torcedores. Dentro do que penso sobre futebol...ganhar sempre, não desistir nunca!! Claro que ficar um tempão na Série A...anos e anos...é uma grande conquista! Mas que seja com menos drama do que as últimas participações! Em 2.013 passou “arranhando” e no ano passado caiu! Assim, convenhamos, não é muito compensador! Ficar se arrastando a cada vez que sobe pra jogar a 1ª Divisão não é nada gratificante! Imagino um razoável equilíbrio onde se possa sempre lutar pelo título do Estado, criando estrutura adequada pra fazer bonito na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro que são as três competições do calendário atual do Criciúma E. C. Sempre tive como prioridade lutar muito, não se entregar facilmente e buscar algo mais do que o simples...em tudo na vida!!

Passarinho Arrepiado, velho e bom amigo, e mascote inseparável, me lembra que o Criciúma vai ganhar R$200.000,00 para jogar a 1ª etapa da Copa do Brasil. Se passar, tal valor aumenta pra 240 mil e, a partir da 3ª fase, quantias iguais para todos os participantes: 560 mil reais. Depois..690, 820 e 1 milhão de reais. Após, só a final quando o ganhador...o campeão embolsará 4 milhões e o vice, a metade. Somando todas as fases, o vencedor da edição deste ano da Copa do Brasil poderá levar R$7.950.000,00!! O Tigre faz parte do grupo 3 dentro dos critérios financeiros aplicados pela CBF. Os outros catarinenses, aqueles que farão parte da Série A em 2.015, Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville, já começam com 350 mil reais na 1ª parte da competição. Eles integram o grupo 2 juntamente com Ponte Preta e Sport. Já, os considerados “grandes”...casos de São Paulo, Corínthians, Santos, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Botafogo, Flamengo, Coritiba, Atlético Paranaense, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Goiás receberão a partir de 400 mil reais!! Prestaram bem atenção? Mais prejuízo para o Criciúma em razão da queda pra Série B!! Eitaaa!!!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Carnaval sem futebol...mas com homenagens ao Tigre!

Pra quem gosta e é um aficcionado do futebol vivenciar um final de semana, no meio de uma competição, sem rodada...não é uma boa pedida! Mas, o calendário aprovado pelos clubes e pela Federação Catarinense de Futebol indica que o Campeonato Catarinense só volta às suas “atividades normais” na próxima quarta-feira de cinzas, dia 18. Eu, particularmente, concordo com tal medida por entender que o feriadão de Carnaval praticamente impõe ao público, mesmo torcedor, outras opções que não sejam assistir a jogos de futebol...no campo ou pela TV.

De qualquer modo, não são todos que gostam de folias e divertimentos em praças, passarelas ou avenidas. Já fui muito mais “carnavalesco” do que agora. Talvez pela idade...rs! Afinal, com 52 anos outras prioridades me atraem. Mesmo assim, pude constatar na passarela do Samba Nego Quirido, em Florianópolis, o desfile das escolas de samba. Muito legal...e bastante elogiável a idéia da Consulado do Samba em homenagear a cidade de Criciúma e lembrar o Criciúma Esporte Clube em seu samba-enredo. Alguns criciumenses desfilaram e valorizaram muito a iniciativa de manezinhos da querida Ilha de Santa Catarina! Particularmente, gostei do que vi e fica a dica para que outras cidades e entidades em outros carnavais sejam também lembrados e homenageados!

E o trânsito? Em Floripa, que já é complicado por natureza, fica insuportável num dia de chuva e com tanto turista andando pelas ruas e freqüentando shoppings, bares e restaurantes... então...imaginem só!! E vale frisar que Capital, Balneário Camboríu e as nossas estradas estão cheios de “los hermanos”!! Entretanto, só quem dispõe de situação financeira um pouco melhor saiu da Argentina ou do Uruguai pra visitar nossas praias e pontos turísticos do Estado Catarinense. Sim...Gilberto! Até por aqui...só sai pra viajar ou visitar praias e etc... quem dispõe de melhor condição econômica!! Claro!! Mas me refiro à crise que afeta todos nós e, na Argentina, a “coisa” ta bem pior!! Mesmo assim, o movimento em comércio, hotéis e casas de câmbio não diminuiu! Ou seja, há crise e dificuldades! Massss...todo mundo dá um jeitinho pra tentar driblar o aumento nos preços de tudo!! Para o leitor ter uma idéia...campings lotados, hotéis, casas noturnas e tudo que envolve o lazer turístico continua com grande público!

A BR-101 continua sendo o grande empecilho para que tudo fique mais fácil nessa época do ano onde visitar praias, viajar e aproveitar férias de verão é considerado tudo de bom! Pra nós de Criciúma que saímos em direção ao norte, enfrentamos duas “broncas”: uma delas no tal Morro do Formigão, em Tubarão; e a outra...claro, antes de chegar na ponte do Canal das Laranjeiras que ainda é pista “vai e vem”! Quando foram finalizadas as obras envolvendo, respectivamente, Tubarão e Laguna, ficará “perfeito”...para os nossas atuais necessidades!!  Enquanto isso não acontece, ou encaramos as filas...ou aproveitamos o passeio para visitar Camacho, Farol e cia. e sairmos na balsa para tentar diminuir o tempo de viagem!!

O Passarinho Arrepiado me chama atenção e pergunta: “Giba...e o Criciúma E. C.?”. Respondo dizendo que estamos aguardando o jogo com o Joinville, na próxima quarta-feira(18). Quem sabe, Fábio Ferreira já fique à disposição de Luizinho Vieira. Com certeza, se isso acontecer, a zaga do Criciúma terá mais tranqüilidade e poderá oferecer maior confiança afim de que o time tenha menos dificuldades para encarar, não só o JEC, como também o restante dos adversários nesta fase do Campeonato Catarinense. Aguardemos!!

O projeto tem que continuar!!

Nada de “chutar o balde”! Não é porque o Criciúma teve uma atuação terrível diante do Metropolitano que tudo deve ser “atirado pra cima” e partir para mudanças radicais. A atuação pífia, desprezível ou até horrorosa(como queiram definir) acabou sendo pior do que o resultado! Sempre friso que perder faz parte do jogo. Ninguém é perfeito pra ganhar sempre! Entretanto, é preciso ter atitude e dedicação para, pelo menos, “morrer lutando”!! Jamais ser passivo e “deixar” as coisas acontecer...igual como contra o Metropolitano que fez lembrar, inclusive, o que vimos no Campeonato Brasileiro do ano passado!!

De outro modo, entendo que os planos colocados em prática para a atual temporada precisam e devem ter continuidade!! E tudo passa pelos dois principais comandantes do Depto. de Futebol: Raimundo Queiróz, diretor executivo; e, o técnico Luizinho Vieira. O primeiro nas questões organizacionais do setor mais importante do Clube. Já o treinador...pra arrumar a casa dentro de campo. Queiróz está no futebol há mais de 30 anos e sabe como lhe dar com um grupo que passa por um momento como este. Ele foi diretor das categorias de base do Goiás por 17 anos e tem experiência suficiente para reerguer o moral da garotada. Sobre Luizinho Vieira...nas quatro linhas é com ele! Também tem vivência como atleta e conhecimento adequado para encontrar soluções.

E não há necessidade de ficar execrando este ou aquele jogador. Ninguém erra porque quer!! Claro que é preciso, sim, cobrar e orientar. Caso haja repetições em falhas...tira do time e substitui...ora bolas! Joga quem está bem e corresponde sobre todos os aspectos!! Luizinho, inclusive, deve trabalhar muito a questão psicológica! Está bastante evidente que a maioria dos jovens recém promovidos do time júnior precisa de tal assistência. De forma abrangente, David, Iago Maidana, Rafael Pereira, Barreto, Douglas e Peréa foram os piores entre os piores na partida do meio de semana. Iago, inclusive, após a falha bizonha no 1º gol do Metropolitano, demonstrou visivelmente seu abalo emocional.

Massss...entretanto, contudo, pois pois...o problema não está só na meninada!! Luizinho Vieira jamais pode “inventar” de novo Eduardo na lateral esquerda. O Criciúma tem três quatro...eu citei QUATRO atacantes de área e nenhum deles consegue corresponder!! Peréa, Rafael Rodrigues, Gustavo e Bruno Lopes já jogaram e nada de futebol convincente...de nenhum deles! Culpa dos mesmos? Falta melhor qualidade de cada um? Ou o esquema não ajuda? Acho que um pouco de tudo isso!! E por outro lado, há de se levar em consideração que, quando há aposta maciça na utilização de garotos da base, corre-se risco de oscilações como as que estamos observando nesse início de temporada.

O meu querido e estimado Passarinho Arrepiado pede para que eu faça uma projeção sobre o que poderá acontecer daqui pra frente no Campeonato Catarinense. Respondi a ele que não tenho bola de cristal! Masss...como todos nós gostamos do futebol e das coisas que o cercam ...está bastante óbvio que Criciúma e Avaí correm sérios riscos de não obter classificação para a etapa seguinte. O Tigre tem 5 jogos pra fazer dos quais só dois em casa: Joinville e Marcílio Dias. Os três fora: Figueirense, Internacional e Atlético de Ibirama. Na situação atual, só Inter não é confronto direto porque é o último da tabela. Os demais, pelo andar da carruagem, estarão brigando por classificação, o que tende a dificultar ainda mais o caminho do Criciúma para chegar ao hexagonal. Já imaginaram se tudo der errado e a dupla de “feras”...Tigre e Leão, ambos no quadrangular do descenso?? Huummm...nem quero pensar nisso!!