sábado, 21 de setembro de 2019

Está mais do que provado que o problema não é o técnico!!

Caramba...será que é difícil enxergar uma situação que está escancarada, DE NOVO!! Já aconteceu em outras oportunidades e se repete, agora, no Campeonato Brasileiro, com a saída de Gílson Kleina, a passagem rápida de Wilsão e, por último, a chegada de Waguinho Dias. Waterkemper, talvez pelo seu carisma junto ao plantel, ainda conseguiu “tirar” um pouquinho mais do time em campo. Mas, num todo, a maior parte da culpa pela má campanha do Criciúma na Série B, não passa pelo cargo de treinador! A questão está, claramente, ligada ao comando “em cima” e, obviamente, na baixa qualidade do plantel!!

No jogo contra o Atlético(GO) o Criciúma até merecia melhor sorte pela pressão exercida no 2º tempo. Contudo, foi um amontoado de jogadores alçando bolas na área pra alguém finalizar a gol. Não há esquematização tática pré-definida ou um sistema de jogo, frutos de treinos realizados. Se não havia com Kleina, deu uma discreta melhorada com Wílson Vaterkemper e voltou a ser um “bando” correndo errado e tentando, de qualquer modo, buscar resultados! Pode trazer seja lá que treinador for ou outro executivo de futebol!! SE NÃO MELHORAR A QUALIDADE DOS JOGADORES, A SÉRIE C CONTINUARÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMA!!

Mais uma vez ficou escancarado que, praticamente todo adversário, seja no Heriberto Hülse ou fora dele, os caras ganham a maioria das jogadas de “segunda bola”, o centroavante leva vantagem sobre os zagueiros do Criciúma, o meio de campo se movimenta mais, a defesa raramente é “furada” e o fator psicológico cada vez mais vem influenciando no rendimento. Um a zero pro Atlético e nova derrota que vai afundando o Tigre na “degola” dentro da tabela de classificação!! E olha que Waguinho Dias atendeu o “pedido” da maioria e não iniciou com três atacantes!! De nada adiantou!! Uma falha coletiva da zaga permitiu o gol adversário e, depois, o que se viu foi o Atlético se defendendo pra explorar contra-ataques; e, um Criciúma, todo desorganizado e desesperado, na busca do empate que não aconteceu!! A “coisa” continua feia e um processo de recuperação vai ficando cada vez mais distante da realidade!!

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Os dramas atuais dos clubes de SC.

Os cinco principais clubes do Estado vivenciam problemas bastante difíceis de solução. Começo lá pelo Norte onde o Joinville, nos últimos anos, subiu e desceu degraus de forma “meteórica”! Em pouco tempo, o JEC passou por todos os estágios até chegar à elite do futebol nacional e, do mesmo jeito, despencou até cair pra quarta e última divisão!! Tecnicamente, está claro que o tricolor da Manchester perdeu espaços e hoje vive muito mais da sua rica história, lá no passado, do que do presente! Joga num bonito estádio, “reside” na maior cidade de SC, possui uma torcida numerosa e fanática...mas, faz algum tempo que a “bola dentro de campo” tem sido bem abaixo do esperado!!

Indo pro Oeste, a Chapecoense acaba de contratar novo treinador com o intuito de sair da incômoda posição de vice-lanterna do Campeonato Brasileiro! Está há seis anos jogando a Série A, só que, pela primeira vez, com uma campanha tão pífia!! E olha que o plantel não é de tão baixa qualidade assim! Mas, o 1º turno acabou e o “Verdão” não conseguiu se aplumar na competição! Além disso, o clube e o povo de Chapecó ainda sofrem, psicologicamente, com a tragédia de 2.016. E, principalmente, as famílias dos jogadores mortos no vôo da LaMia que, até agora, não receberam nada das seguradoras!!

Na Capital, tecnicamente, o Avaí tenta esboçar uma reação que, pelo menos sob o ponto de vista matemático, parece possível! Na Série A do Campeonato Brasileiro é último colocado, jogou dezenove partidas e ganhou só duas!! Precisará fazer “campanha de campeão”, no returno, pra escapar do rebaixamento! Enquanto isso, no maior rival, a coisa está cada vez pior!! Problemas financeiros, políticos e administrativos atrapalham o Figueirense. Isso, inclusive, tem refletido num baixo rendimento na Série B, levando o time em “queda livre” pra zona do descenso!!

E, aqui na “terrinha”, o Criciúma, por incrível que pareça, ainda é o que mais dá esperanças de uma recuperação na temporada. Afinal, mesmo estando entre os quatro últimos, o Tigre bastará ganhar do Atlético, na próxima sexta-feira, pra deixar as últimas posições! Além disso, o Tigre jogará em casa, ao lado de sua fanática torcida e com boas perspectivas, mesmo tendo de enfrentar uma equipe que está bem acima na tabela!! E, comparando com Joinville, Chapecoense, Avaí e Figueirense, o Criciúma tem calendário o ano inteiro, não vivencia crise psicológica, não está em último e os salários estão em dia!! Se serve como consolo...!!


domingo, 15 de setembro de 2019

Já que o time principal não empolga, vamos de Sub-13!! E o adeus a Bentinho.

Com campanha invicta, portanto irretocável, o Criciúma ganhou um título!! Ei...sim, sim!! É verdade!! O Criciúma é campeão...da Copa Santa Catarina Sub-13, competição que reuniu 12 agremiações, dentre elas alguns clubes que trabalham com futebol profissional no Estado e, outros, só com a “meninada”. A decisão foi contra a Chapecoense em duas partidas, sendo a primeira no Oeste e, a segunda, no Estádio Heriberto Hülse, neste domingo(15). O jogo final, vitória tricolor por 3 a 0, foi prestigiado até pelo presidente da Fed. Cat. de Futebol, Rubens Angelotti!! Parabéns ao pessoal das categorias de base do Criciúma, comandado pelo Serginho Lopes!! E...que, mais cedo ou mais tarde, o Clube consiga colher “frutos” desta “safra”!!

Enquanto isso, vamos observando um Criciúma que, no Campeonato Brasileiro da Série B, vai se afundando cada vez mais! Infelizmente, o Tigre acabou a rodada de número 22 da competição, a terceira do returno, na zona do descenso! Vai jogar, na próxima sexta-feira(20), contra o vice-líder, o Atlético(GO), em casa, precisando ganhar pra, novamente, escapar da “degola”!! Waguinho Dias tem se mostrado meio que teimoso quanto a critérios de esquematização tática usados. Caramba...já é sabido e reconhecido por todos que o Criciúma NÃO POSSUI jogadores de estilos ou categoria técnica pra atuar com três atacantes!! Sendo repetitivo, é preciso FECHAR A CASINHA!! Qualquer um que entende um pouquinho de futebol tem consciência disso!!

O amigo Ricardo Kindermann, da Rádio Verde Vale de Braço do Norte, me passa alguns números que servem pra gente refletir. Pois bem...na próxima rodada, o Criciúma pode subir pra 14ª posição ou, na pior das hipóteses, ficar na “lanterna”! Hoje, a projeção pra não cair é de 42 pontos. Ou seja, há necessidade de mais seis vitórias e um empate. Dos 16 confrontos a fazer, o Criciúma terá metade em casa. Ah...Waguinho Dias e toda a comissão técnica, agora, não poderão reclamar do “atropelo” de jogos e bla, blá, blá... Afinal, o último jogo foi terça passada e, até a enfrentar o Atlético, serão DEZ DIAS pra descansar, treinar e, quem sabe, finalmente jogar e fazer as pazes com a vitória!!

O encontrei pela última vez em março deste ano. Caminhava com o auxílio de um bordão e, confesso, nos emocionamos depois de algum tempo sem oportunidade para um bom papo. Me refiro ao Sr. Bento João de Souza, o popularíssimo Bentinho, ex-massagista do Criciúma, que nos deixou e foi pro “andar de cima”! Ô Bentinho, pode crer que tu foi profissional de “mão cheia” !! Vai em paz!!