sábado, 15 de março de 2014

Rubão se foi…deixa saudades!

Como Rubens Ignácio Vicencia ninguém conhecia. Mas se citarmos Rubão, ex-goleiro do Metropol, claro que todo mundo sabe quem é! Tinha 74 anos quando não resistiu a problemas de saúde e, infelizmente, veio a falecer. Sempre muito bem humorado e com boas histórias pra contar, Rubão morava…sossegado…na área central de Criciúma. Ganhou a casa da família Freitas ainda nos anos 60 quando defendia o seu Metropol. Foi bom goleiro, fazia gol de pênalte e faturou 7 títulos estaduais: 5 pelo Metropol e outros 2 pelo Avaí. O vi jogar ainda pelo “Carneiro”…em 1.968/69. Nunca tive grande simpatia pelo Metropol. Quem me conhece sabe disso. Mas não posso deixar de reconhecer o que fizeram aqueles jogadores e seus dirigentes pelo futebol de Santa Catarina. Aliás, torci pro Metropol só uma vez quando o Comerciário emprestou o Heriberto Hülse para um jogo pela então Taça Brasil contra o Botafogo. Até vibrei, ainda criança, com o gol de Toninho naquela partida. O tempo passa! Aprendi a ser fã de Rubão e cia. Se jogasse hoje por certo estaria na lista de grandes goleiros. Certo dia, numa entrevista, perguntei a ele se ganhou dinheiro com o futebol. Me disse que “sim, só um pouquinho”. Foi incisivo ao responder sobre quem jogou mais…foi mais time…o Criciúma de 91 ou o Metropol da década de 60? Claro…o Metropol! Gostava do futebol de Valdomiro nos tempos do “Co-pol” e se orgulhava de ter jogado contra Pelé e nunca ter levado gol do “negrão”, como ele mesmo se referia. No time “láááá de cima” vai brigar pra ser titular, com certeza!!
Rubão, 74 anos, num dos momentos que tanto gostava...curtir as coisas do Metropol.
.
Como já prevíamos em postagem anterior o clima vai estar quente no próximo domingo em Blumenau para o jogo Metropolitano e Criciúma. Alguns colegas de imprensa, não de Criciúma, estão fazendo o maior “carnaval” em cima do que aconteceu no jogo daqui quando Paulo Báier marcou aquele gol em posição de impedimento. O Criciúma, por sua vez, precisa se cercar de toda segurança necessária diante dos perigos que um jogo como este pode causar. Fora de campo, policiamento adequado para tal circunstância e, dentro do estádio as precauções e cuidados inerentes a um jogo decisivo. É importante frisar que o Criciúma, como time, clube ou instituição não teve culpa do erro da arbitragem. Aliás, Carlos Berckembrock reconheceu a falha e, inclusive, foi afastado para reciclagem por um período de 30 dias. Ainda sobre clima e expectativa para a partida em Blumenau, nada que já não tenhamos visto. Mas reitero que o jogo é no campo…dentro das 4 linhas que o bicho pega!
Passarinho arrepiado “chuta” a escalação do Criciúma: Galatto; Ezequiel, Ronaldo Alves, Escudêro e Rômulo; Serginho, Diego Oliveira ou Ricardinho, Maylson e Paulo Báier; Lucca e Gustavo. É o que tem de melhor o treinador tricolor? Na opinião dele, sim, claro…em razão da lesão de João Vítor!! Entretanto, atento também para a ausência de Rafael Donatto que estava conquistando a confiança de todos. Sobre Maylson, ele precisa jogar mais…ser mais efetivo para auxiliar Báier e os homens de frente. E…Gustavo…que recebe nova oportunidade como titular. Uma das preocupações de Caio Júnior é a ausência de gols por parte dos atacantes do Criciúma. Segundo o treinador do Tigre, o problema maior pode estar no setor de criação para que a bola possa chegar no ataque com a devida qualidade!!

sexta-feira, 14 de março de 2014

As projeções para classificar.

Hoje, Figueirense 5, Criciúma 4, Joinville 3 e Metropolitano 2 pontos. Assim está a classificação do quadrangular na segunda etapa do Campeonato Catarinense. Há equilíbrio se considerarmos que ainda faltam 9 pontos a serem disputados. Se a fase tivesse já terminado...Figueirense e Criciúma fariam a final da competição com o 1º jogo aqui e o 2º em Florianópolis. À partir de agora cada rodada será decisiva para as pretensões de classificação de qualquer um dos participantes. Próximos jogos...Metropolitano x Criciúma; Figueirense x Joinville. Depois Joinville x Criciúma; Figueirense x Metropolitano. E na última, Criciúma x Figueirense; Metropolitano x Joinville. Refresco? Pra ninguém! Pelo contrário...muita disputa e atenção redobrada por parte da Federação Catarinense de Futebol que é a entidade organizadora do Campeonato. Estamos vivenciando um torneio recheado de erros de arbitragem, com um nível técnico abaixo da média e partidas em que há exigência de muito espírito competitivo. Pegada, determinação, vontade, “sangue nos olhos”...são termos usados com freqüência pela grande maioria de quem está em campo. Quanto aos erros de arbitragem, eles sempre ocorreram e não irão acabar! Atire a primeira pedra quem não levou uma “ajudinha” de juiz tal!! Não sejamos hipócritas!! Dizem que mancha uma conquista. Sim, concordo! Por sinal, você leitor que nos acompanha...dê uma puxadinha pela memória ou pesquise, quantos títulos o Joinville levou com interferência externa? O bom Bira Lopes, do Avaí na década de 70, que “pensava” em cair na área no então Adolfo Konder e Celso Bozzano marcava pênalte. E o Figueirense? Quantas vezes beneficiado nos tempos do saudoso José Mauro da Costa Ortiga, presidente de profundo peso político! O próprio Criciúma que, em 1.998, ganhou o Estadual numa final com o Tubarão em razão da anulação de um gol legítimo do adversário! Ah...sem falsidade! Por favor! Até títulos nacionais e internacionais de importância relevada foram decididos através de falhas clamorosas do “apito”! Então...sem hipocrisia!!
As bolinhas preta e vermelha definiram o sorteio da arbitragem para o fim de semana. Héber Roberto Lopes comanda em Blumenau, Metrô x Tigre. Já, em Florianópolis, Célio Amorim apita Figueirense x Joinville. Conforme informação da F. C. F., o perdedor no sorteio de um jogo foi automaticamente escalado para o outro, entenderam? Célio Amorim perdeu em Blumenau e foi “encaminhado” para a Capital. Bom trabalho pra ambos!
Passarinho arrepiado está preocupado com o clima de guerra em Blumenau para a partida de domingo , entre Metropolitano e Criciúma. Ao mesmo tempo, lamenta o fato de Rafael Donatto não poder jogar mais o Estadual em razão de lesão no joelho. Fará falta, com certeza! Outra preocupação do arrepiado diz respeito ao pouco futebol que tem apresentado o Criciúma na atual temporada. Doze jogos e a tão decantada qualidade do plantel tricolor ainda não apareceu. Convenhamos...não é um pensamento só dele, “arrepiado”! Mas, sim, de todos que acompanham e gostam do Tigre! 
Estádio do SESI, em Blumenau. Metropolitano e Criciúma fazem jogo em clima de decisão!

quinta-feira, 13 de março de 2014

“Com esse time aí...duvido que eles ganhem da gente lá!”

Esta foi a frase do lateral e capitão Alessandro, do Metropolitano, ao fim do jogo desta quarta(12), no estádio Heriberto Hülse quando o Tigre venceu o Metrô por 1 à 0. Palavras que, na minha opinião, devem ser usadas como elemento motivador visando a partida de domingo. Por sua vez, os blumenauenses reclamaram bastante da arbitragem de Paulo Henrique Bezerra pois o gol da vitória criciumense foi feito de forma irregular. Paulo Báier estava impedido e os integrantes “do apito” deveriam ter anulado o lance. E...erros de arbitragem têm ocorrido com freqüência nos jogos do Criciúma neste Camp. Catarinense...contra e à favor! Galatto teve pouco trabalho. Ezequiel ficou isolado na direita e acabou prejudicado pelo esquema proposto por Caio Júnior. Joílson e Escudêro surpreenderam positivamente. O atacante adversário Reinaldo, artilheiro da competição com 5 gols, não ganhou uma jogada sequer da dupla de zagueiros do Criciúma. Rômulo não repetiu a voluntariedade da partida anterior, mas merece continuar sendo titular. Serginho e João Vítor jogaram bem...os melhores em campo! Maylson não aproveitou a oportunidade que foi dada a ele...de novo. Está longe de ser o mesmo do Figueirense. Lulinha, escalado como jogador de meio campo, teve rendimento abaixo da média. Gustavo, assim como Rodrigo Silva e Fernando Karanga em jogos passados, se movimenta muito e produz pouco! Lucca foi o melhor no setor de frente. Realizou boas jogadas e tem evoluído em relação à si próprio. Utilizados também Eduardo, Bruno Lopes e Paulo Báier que se movimentou bem e fez o gol da vitória! Quanto ao técnico Caio Júnior, dá mostras de evolução em relação a seu trabalho. Massss...por certo vai ter muita dificuldade pra atingir seu objetivo maior que é dar um padrão adequado ao time do Criciúma!
Guerra em Blumenau! Não tenho a menor dúvida!! O clima criado em razão do gol em impedimento marcado por Paulo Báier irá fazer com que tenhamos um jogo de muita pressão no próximo domingo. Quem deve apitar tal confronto? Resposta: Héber Roberto Lopes! Penso, inclusive, que o Criciúma deve tomar algumas providências em relação a sua segurança para essa partida. Lá em Blumenau eles vão promover o jogo porque, para o Metropolitano, só servirá a vitória. Te vira nos 90...Tigre!
E o passarinho arrepiado deu uma espiada no vestiário da arbitragem depois do jogo. Todos estavam cabisbaixos...abatidos. Nem poderia ser diferente! No lance do gol de Báier o erro maior foi do experiente auxiliar Carlos Berckembrock. O meia do Tigre estava MUITO impedido!! Da mesma forma, o “arrepiado” deu uma olhada no vestiário do Metropolitano. Notou extrema revolta de todos. O técnico Abel Ribeiro lembrou que “o Criciúma só se classificou por causa de erros da arbitragem e continua sendo favorecido”! Aos gritos, um dirigente destacou que “a Federação não quer o Metropolitano na final do Campeonato”! Huuummmm...o bicho vai pegar!!
O lance  mais polêmico do Camp. Catarinense até agora!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Violência e mais violência!!

É o que temos visto com freqüência nos estádios de futebol afastando cada vez mais o público das praças esportivas. Os torcedores brigam entre si e, em algumas oportunidades, cometem atos agressivos até contra crianças, mulheres...assustando famílias e as vezes causando pânico e desespero em pessoas indefesas. Solução de emergência? Policiamento ostensivo, firme e eficaz! E não tenho nenhum medo de emitir opinião, ou seja...se for preciso que soldados usem a força pra poder reprimir tais atos. O cassetete está ali para ser usado, se a situação exigir! Sou radicalmente contra qualquer tipo de baderna, quebra-quebra ou atos de vandalismo e violência! Assim, caso haja necessidade e usando o popularesco: “tem de baixar o cacete”!!! Analisando friamente, quem vai pra qualquer estádio de futebol e acaba se envolvendo em grandes confusões tem desvio emocional ou é movido por drogas...álcool. As cenas que já presenciamos ou assistimos pela televisão são de atos ou ações inusitadas. Ou seja, o cara fica fora de si, perde as estribeiras e sai batendo no outro como se fosse um louco...doido! E casos idênticos são observados e comprovados também fora do Brasil. Recentemente, inclusive, na Argentina, ocorrências idênticas e, da mesma forma, na Turquia. Aqui em Criciúma, no Heriberto Hülse, somos meio que privilegiados em relação a casos de violência. Eles são raros se compararmos com outros estádios do mesmo porte no Estado. O torcedor que freqüenta a casa tricolor é atuante mas com o seu time e as coisas do jogo em si. Muito bom... e tal comportamento precisa ser preservado!
Paulo Báier será “preservado” no jogo desta quarta contra o Metropolitano. Ficará no banco de reservas e Maylson será titular no meio. Boa opção? Nem tanto! Ninguém vai admitir isso, massss...se Báier estivesse jogando aquele futebol que nós ainda não vimos depois de sua volta, por certo ele começaria o jogo e seria substituído durante o mesmo, caso necessário fosse! O Metrô, por sua vez, também vem desfalcado de alguns de seus principais jogadores. Talvez os blumenauenses sintam mais a ausência do bom e rápido atacante Maurinho. Em contrapartida, Reinaldo, aquele ex-Flamengo, artilheiro do Estadual até agora com 5 gols, vai estar no Heriberto Hülse. O Tigre precisa vencer e, ao mesmo tempo, tomar MUITO cuidado para não ser surpreendido!!
Ele tem 34 anos e 5 gols no Estadual. Reinaldo terá de receber atenção especial dos zagueiros do Criciúma.

terça-feira, 11 de março de 2014

Os desafios de Caio Júnior.

O principal deles é fazer o time jogar...o que ainda não aconteceu no Campeonato Catarinense deste ano. Lá se foram 11 jogos, dos quais dois sob comando do novo treinador...uma derrota e um empate. Aliás, nos últimos 12 meses o Tigre já passou por 6 técnicos e somente 2 atletas que começaram a pré-temporada do ano passado iniciaram também a de 2.014: Bruno e João Vítor. Lembro que o Criciúma, em 2.013, foi comandado por Paulo Comélli, Vadão, Sílvio Criciúma e Argel Fucks. Mais recentemente, Ricardo Drúbscky e agora Caio Júnior. Se formos contar a interinidade de Luizinho Vieira...esse número aumenta pra 7!! Assim como qualquer treinador que pretende permanecer no cargo, Caio Júnior vai necessitar de tempo prá poder colocar suas idéias em prática e os jogadores assimilarem. Normal? Nem tanto! O futebol está cada vez mais imediatista. No caso do Criciúma, por exemplo, é o lanterna do quadrangular, tem só mais 4 jogos pra fazer e conquistar classificação pra final do Estadual. É bom lembrar que no meio dessa luta tem a Copa do Brasil, Londrina o adversário dias 19/03 no Paraná, e 09/04 no H. Hülse. A primeira partida é na semana que vem, justamente no meio dos enfrentamentos com Metropolitano e Joinville, ambos fora de casa; e a segunda, entre os dois jogos da decisão do título, caso o Criciúma alcance classificação para tal. Estão dimensionando a pressão que é?! E...além disso, na semana seguinte ao término do Catarinense já vem o Brasileiro e a estréia, em casa, contra o Palmeiras. Para que haja um esquema de jogo definido com padrão a ser distribuído em campo é necessário tempo e trabalho. Caio Júnior tem boas idéias. É competente e experiente pra poder levar o Criciúma a atingir seus objetivos. Talvez o Tigre ideal a gente não veja nos próximos jogos...ainda! Todos precisamos ter paciência... afinal, “pressa é inimiga de perfeição”!!
Cada um tem que cuidar do seu pedaço...masssss...já imaginaram o que está pensando e passando o torcedor do Avaí, por exemplo? Foi montado um time com “feras” como Eduardo Costa, Marquinhos e Cléber Santana e a resposta dentro de campo tem sido a pior possível. O time já trocou de técnico 3 vezes só neste ano em 11 partidas disputadas! No hexagonal, dois jogos, duas derrotas e uma aposta forte de que será um dos dois rebaixados para a “2ª Divisão” do Estadual de 2.015. A massa avaiana ta maluca!! Já imaginaram? O maior rival, Figueirense, brigando pelo título e na Série A do Brasileiro. Enquanto isso, o Leão na “berlinda” e na Série B!! Será que tal prognóstico se confirma? Olha...ainda acredito que o Avaí vai conseguir sair desta! Vamos conferir!
Passarinho arrepiado passou pelo vestiário do Criciúma. Notou que falta maior entrosamento na relação atletas/Depto. de Futebol. Há ausência de maior cobrança e também diálogo entre jogadores e dirigentes. É necessário que Cláudio Gomes, Carlos Kila e Guto Silva se aproximem mais do grupo. A união precisa ser demonstrada e comprovada em campo e fora dele!!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Criciúma não jogou bem...mas merecia ganhar!

A arbitragem de Célio Amorim foi decisiva para que o placar de 0 à 0 fosse mantido no estádio Heriberto Hülse, entre Criciúma e Joinville. ATV reproduziu o lance várias vezes e Ezequiel foi tocado por Wéllington Saci no final do 1º tempo, dentro da área, quando se preparava pra finalizar. Pênalte!! O cidadão que é responsável por soprar o apito apontou a marca da cal mas, supostamente, teria sido avisado pelo assistente e voltou atrás. Na 2ª etapa, bola lançada pra Lucca cabecear e Gustavo desviar pro gol. Na televisão ficou claro o impedimento que não foi marcado pelo auxiliar. Mas o C. A.(“árbitro”) anulou tudo alegando falta de Lucca no adversário. Dois lances capitais que acabaram influenciando no resultado jogo. No primeiro, deveria ter confirmado a penalidade e, no segundo, acabou sendo “salvo” pelo bandeirinha. O referido árbitro errou em outros lances também e as vezes impediu que o jogo, já não muito veloz, ganhasse maior movimentação. De qualquer modo, o Criciúma voltou a não jogar bem. O tempo vai passando...os jogos acontecendo e o time não consegue render o futebol esperado. Está havendo evolução? Sim...mas ainda muito lenta! Galatto, sem muito trabalho, precisa cobrar mais opção dos companheiros para sair jogando e não dar balões. Ezequiel voltou a fazer bom jogo. Ganhou confiança e a posição! Ronaldo Alves não esteve bem...mostrou insegurança em alguns momentos. Diferente de Rafael Donatto que esteve firme nas jogadas anulando os atacantes do JEC. Rômulo cresceu em relação a si próprio e merece continuar sendo aproveitado. Serginho e João Vítor, no meio campo, lutaram muito mas pouco produziram. Pulo Báier ainda não desencantou. Pelo investimento feito e expectativa criada...está devendo. Nem as bolas paradas ele está acertando e penso que se não melhorar vai acabar merecendo banco! Lulinha...corre uma barbaridade! À exceção da jogada que fez logo a 30 segundos, quando exigiu boa defesa do goleiro Ivan, rendeu novamente abaixo da média. Sobre Rodrigo Silva, muito mal, acabou substituído ainda no 1º tempo. E...Lucca, voltou ao time titular e mostrou comportamento diferente. Foi mais objetivo, conseguiu dribles e entendo ter sido o melhor do Tigre. Na classificação, só um ponto e obrigação de vitória urgente contra o Metropolitano, na 4ª(12).
Quando cito a alternativa de Paulo Báier ir pro banco...seria a última, caso as coisas continuem dando errado e ele siga apresentando baixo rendimento. Todos sabemos que foi o mais alto investimento do Criciúma, até agora, e que é o jogador mais qualificado do atual plantel. Entretanto, Báier não está jogando nem 60% do que jogou ano passado. Talvez a colocação dele como 3º homem do meio com mais um meia seja a solução. Por que não experimentar?
Báier continua jogando mal e precisa de recuperação. Caso contrário...banco!!

domingo, 9 de março de 2014

Mais raça e maior espírito de luta!

O Criciúma precisa de acréscimo nesses quesitos pra poder melhorar seu desempenho na temporada. Já vimos o time em 10 jogos oficiais e raríssimas vezes notamos uma equipe com pegada...determinada em campo afim de atingir o objetivo de vitória. Só na “moral”...no nome de Báier e cia...o Tigre não vai ser tigre!! Há necessidade de encarnar a competição, de jogar com garra!! Obviamente, que as questões técnicas são de fundamental importância para uma evolução consistente e confiável. Os dois jogos que têm em casa pra fazer, dentro da sequência do quadrangular, serão muito importantespara a sobrevivência do Criciúma no campeonato. Sei que a principal prioridade do Criciúma para 2.014 não é a conquista do Estadual. Todos querem, sim, boa campanha no Brasileiro para que o Tigre permaneça na 1ª Divisão. Mas jogar bem e cumprir bom papel no certame regional é indicativo de que as coisas vão andar nos trilhos durante a Série A. Entretanto, indicativo não é certeza...é bom que se frise! Outra coisa que me intriga é o fato de o Criciúma ter contratado bons jogadores...boa qualidade, mas o resultado final ainda não apareceu! O que estaria acontecendo? Tenho dito e insisto que “os caras não desaprenderam”! Eduardo jogava bem no Joinville, Rogério na Portuguesa, Báier no Atlético, Fernando Karanga foi artilheiro no Boa Esporte, da mesma forma Rodrigo Silva no ABC! Ora bolas...cadê o futebol desses e de outros que também eram mais eficientes e competitivos na temporada passada? O Campeonato Catarinense não empolga? O sistema de jogo empregado pela Com. Técnica não encaixa com o atual grupo? Vice versa? Outra coisa...há cobrança necessária no vestiário por quem é de dever para que haja maior empenho? Ou será que os homens que comandam o futebol estão “dando mole”? E mais...há união no plantel? Salários altos e em dia causam relaxamento se ninguém cobrar? Questionamentos que faço e gostaria de obter uma resposta convincente.
A Seleção Brasileira entra em reta final de preparação para a Copa do Mundo. Dia 7 de maio o técnico Felipão bate o martelo para chamar os 23 jogadores que defenderão o Brasil. Sobre os titulares penso estar bem encaminhado o time com Júlio César; Daniel Alves ou Máicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Ramirez, Paulinho e Oscar; Hulck, Fred e Neymar. Essa foi a formação mais usada durante a fase de preparação. Aguardemos pra conferir!
Passarinho arrepiado sobrevoa com freqüência a Capital do Estado e nota certo desespero no lado sul da ilha por causa do momento que atravessa o Avaí no Camp. Catarinense. É o lanterna e precisa se recuperar no hexagonal da ”morte” para escapar do rebaixamento. Do outro lado, ainda no continente, todos estão rindo à toa. O Figueirense começou o quadrangular liderando! É bom lembrar, no entanto, a todos que possam interessar...”o campeonato é como acaba e não quando começa”! Frase do filósofo contemporâneo Argel Fucks!!