sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Criciúma é melhor do que a Chapecoense!


Alguém tem dúvida? Eu não! Analisem comigo...pois nos três setores de um time de futebol o Criciúma é superior ao adversário. Estão em grande fase por aqui os laterais Suéliton e Márlon; o volante Élton; o meia Ivo; além dos lampejos do atacante Lins. Não há como deixar de lembrar também a regularidade da zaga com Matheus e Éwerton Páscoa, o crescimento de Marcel e a utilidade tática de Fabinho. Do outro lado, Nivaldo é muito bom goleiro; o sistema defensivo da Chapecoense também é bastante eficiente; Neném dá maior qualidade ao meio campo do “Verdão”; e, Rodrigo Gral, mesmo com instabilidades, sempre merece maior atenção à exemplo do veloz Fabinho Alves. Além das comparações individuais há também o aspecto coletivo e, neste quesito, o Criciúma também leva vantagem. Massss...Gilberto, em favor da Chapecoense não há nada? Sim...tem! Afinal, o mando de campo é do adversário e ele está, à exemplo do Criciúma, bastante motivado! Em Chapecó, por hora, a frase que predomina é o tal “Eu acredito!”. Favoritismo do Criciúma ou da Chapecoense? Insisto que numa decisão entre dois grandes do nosso futebol não dá pra apostar nesse ou naquele. Obviamente que a vantagem de 2 à 0 construída pelo Tigre no jogo de ida pode fazer muita diferença na final. Então...vamos lá!!!
Estátua do desbravador, símbolo da colonização gaúcha em Chapecó, está com faixas verde e branco.
Vista parcial da Catedral Santo Antônio e da Avenida Getúlio Vargas, área central de Chapecó.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

As dificuldades fora de campo em Chapecó.


Entendo que o Criciúma encontrará muitas para poder trazer a Taça via BR-282. Massss...nada que possa ser considerado algo fora do que já imaginamos. A cidade está “pintada” de verde e branco; rádios e demais órgãos de imprensa se utilizam da frase “só dois!”; há propaganda dos títulos conquistados pela Chapecoense no Índio Condá em 77, 96 e 2.011, este último em cima do Criciúma; eles lembram ainda que lá o “Verdão” não perdeu nenhuma decisão de campeonato. Providências absolutamente normais e inerentes à uma situação como esta! Por sua vez o Criciúma vai pro meio da batalha já nesta sexta-feira(17). A delegação fica hospedada bem no centro da cidade, pertinho da Catedral. Foguetório à noite? É um risco! Lembro que em 96, numa decisão contra o Joinville, torcedores chapecoenses estouraram várias baterias de fogos e não deixaram em paz os jogadores do adversário. O JEC esperou amanhecer e foi embora. A decisão foi uma semana depois. Cícero Souza, homem forte do Depto. de Futebol tricolor, garante que possíveis artimanhas serviriam pra motivar ainda mais, todos no Criciúma. Então tá...!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dois belos gols e uma boa vitória pela Copa do Brasil.

O Criciúma cumpriu o que todos nós esperávamos em relação ao jogo contra o São Bernardo e confirmou sua classificação para a terceira fase da competição. Ao natural fez 3 à 1 diante dos paulistas. Neste placar destacam-se o primeiro gol, bola difícil da forma como foi chutada por Giancarlo; e, o terceiro, arremate de bela feitura executado por Lins. No segundo gol, marcado por Élton, Lins também participou da jogada e estava em posição legal quando recebeu a bola na área, não justificando a reclamação de impedimento por parte do São Bernardo. O resultado foi marcante e consolida, novamente, a boa fase do Criciúma nos dois torneios que disputa. O prêmio maior, entretanto, está por vir...obviamente, o título estadual! Sobre a atuação do Tigre, Bruno fez boas defesas e foi “traído” pela falta de marcação no gol do “Bernô”. Suéliton e Márlon, outra vez mostraram que pelas laterais o time cria várias de suas principais jogadas de ataque. Matheus e Éwerton Páscoa deram conta do recado e mais uma vez foram bastante firmes na marcação. Matheus, inclusive, foi à área adversária e finalizou em três oportunidades. Thiago Dutra, falho na marcação, não jogou bem e acabou substituído ainda no intervalo. Élton, foi o melhor em campo. Além de marcar um gol foi quem mais se movimentou no meio campo. João Vítor também não atuou bem. Lins, fez um golaço mas pode melhorar mais. Giancarlo, também com um gol, se movimentou bem. E Tartá, jogou bem melhor no segundo tempo quando todo o restante do time evoluiu. Bom...Copa do Brasil só em julho e domingo em Chapecó...haja coração!!!
Lins comemora o belo gol que fez na vitória do Tigre sobre o São Bernardo, pela Copa do Brasil.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Felipão não convocou o melhor do Brasil!


A justificativa para a ausência de Ronaldinho Gaúcho na Seleção Brasileira se deve ao fato de ele ter chegado atrasado na última convocação quando, inclusive, quase for cortado. Tal motivo foi alegado pela C. B. F. que divulgou a relação dos atletas que participarão da Copa das Confederações, evento oficial F. I. F. A, programado para o próximo mês. O meia-atacante do Atlético Mineiro é, sem qualquer dúvida, o melhor jogador em atividade no País! Está jogando mais até mesmo que Neymar! Só que o técnico Scolari não pensa assim. Por conta de ato indisciplinar acaba privando o bom futebol e a satisfação de quem vai torcer pelo Brasil. Ronaldinho chegou atrasado? Oras bolas...que tenha chegado. Mas, em absoluto, não é motivo para deixá-lo fora de uma competição como a Copa das Confederações, punindo o futebol na sua essência! Acompanhe no línck abaixo os convocados de Luiz Felipe Scolari: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/05/felipao-convoca-selecao-para-copa-das-confederacoes.html                                                                                                  Entendo que, diante da lista, os titulares devem ser: Diego Cavalieri(mas imagino que Felipão vá optar por Júlio César); Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Paulinho, Oscar e Lucas; Neymar e Fred.
Sobre o Criciúma que joga contra o São Bernardo pela Copa do Brasil, nesta quarta(15), o time não estará completo. Lesões atrapalham o técnico Vadão. Mesmo assim acredito que o Tigre vá confirmar classificação à terceira fase da competição.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Eldorado e Criciúma E. C....133 anos de vida!

Tenho a satisfação de fazer parte da mais completa emissora de rádio do Estado e o prazer de ter trabalhado no Criciúma Esporte Clube...os dois aniversariantes desta segunda(13 de maio). A Rádio Eldorado com 67 anos e o Criciúma, somados os anos do Comerciário, 66. Momentos felizes proporcionados por estas duas instituições? Muitos! Afinal, o time de futebol é a principal alegria da região. Sempre digo que o Criciúma é mais conhecido no Brasil do que a própria cidade. Os títulos e conquistas renderam ao Tigre reconhecimento nacional. Sobre a Eldorado, nenhuma outra em Santa Catarina cobriu, reportou, transmitiu, vibrou, divulgou tanto os eventos de jornalismo ou entretenimento dos últimos 67 anos. As coberturas na Rádio Eldorado não têm hora pra começar nem pra terminar!! Aqui se fala e se trabalha muito! E...mais do que isso, fazemos o que gostamos porque amamos nossas funções e atribuições! Nada é definitivo na vida. Mas, hoje, tenho orgulho da missão diária com o jornalismo esportivo, acompanhando o clube de maior projeção no futebol catarinense!! Privilégio de poucos...!
Essa dupla é o "xodó" de quem gosta de ficar bem informado ou é apaixonado pelo Criciúma E. C.!

domingo, 12 de maio de 2013

Faltou um!

O torcedor do Criciúma sonhava com um “3 à 0” e a vitória sobre a Chapecoense veio “só” com dois! Masss...”só” Gilberto??!! É que o placar dos sonhos da torcida para esse primeiro jogo da final seria uma conquista com diferença de três gols. Entretanto, convenhamos...pelo que fizeram os dois times o placar numérico foi justíssimo! Título na mão? Ainda não! Foi um grande passo. Só que do outro lado tem um time que vai jogar o jogo da vida prá tentar tirar a vantagem do Tigre. Analisando individualmente os atletas do Criciúma...Bruno trabalhou muito pouco pois a Chapecoense foi quase omissa ofensivamente. Suéliton fez grande primeiro tempo e recuou no segundo. Matheus foi perfeito na marcação. Éwerton Páscoa não deixou que lembrássemos sobre a titularidade de Fábio Ferreira. Gílson substituiu muito bem Márlon. Amaral, dentro das suas características, também atuou bem. Élton e João Vítor, da mesma forma, marcaram e saíram com bola dominada buscando o ataque. Lins, mesmo perdendo “a bola do jogo” num contra-ataque, voltou a ser importante dentro da proposta tática de Vadão. Marcel jogou bem e, como prêmio, fez os dois gols da vitória. E Fabinho, com sua boa movimentação confundiu bastante a defesa adversária. Fica tudo pra Chapecó com o Criciúma aumentando sua força pra segurar firme a taça de campeão!!
Atacante Marcel comemorando o primeiro dos dois gols na vitória marcante sobre a Chapecoense.