sexta-feira, 11 de maio de 2012

Um "passarinho arrepiado" me falou que os meias...

...Lúcio, atualmente no Grêmio, e Marcinho, que joga no Atlético-PR, estão sendo especulados pelo Criciúma E. C. para a Série B do Campeonato Brasileiro. Eu vou repetir pra não ser mal interpretado: ambos têm seus nomes "e s p e c u l a d o s" pelo Tigre. Pra quem não lembra, Lúcio tem 32 anos, é lateral e meia pela esquerda, e jogou entre outros times, além do Grêmio, no Palmeiras, no São Paulo e no Hertha Berlin, da Alemanha. Estaria sendo pretendido também pelo Náutico. Já, Marcinho é destro, tem 31 anos e esteve em Criciúma pelo Atlético Paranaense recentemente. Já passou por Palmeiras, Cruzeiro e Kashima Antlers, do Japão. Em se confirmando um dos dois...considero boa aquisição do Criciúma. Masss...como o mundo do futebol é bastante dinâmico e extremamente caro financeiramente, não sei se os dirigentes do Criciúma vão poder confirmar um dos citados.
(Lúcio, ex-Grêmio...

...e Marcinho, do Atlético-PR, no Tigre?)


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Três zagueiros...dois volantes...

...ou três volantes e dois zagueiros? É quase uma cultura do futebol brasileiro comentar e discutir sobre esquema tático deste ou daquele treinador. Assim como também opinar sobre a escalação desta ou daquela melhor formação. No atual momento do Criciúma, prestes a estrear no Campeonato Brasileiro da Série B com um time quase que totalmente modificado em relação ao que disputou o Catarinense, o assunto é bastante pertinente. Particularmente, me agrada uma formatação tática com três zagueiros e dois volantes. Entretanto, desde que sejam usados dois alas de boa ofensividade, dois meias agressivos e dois atacantes de nível diferenciado. Outra coisa que me chama a atenção num time de futebol é o comprometimento dos atletas escalados em campo. No mundo do futebol de hoje, onde os interesses financeiros ou de negócios estão acima...e muito acima...daquilo que o torcedor quer, a dedicação ao futebol que é praticado dentro de campo fica, as vezes, em segundo plano. Nos últimos anos, inclusive, isso tem sido comum no Criciúma E. C. Mas considero que tal "fiscalização" deva ser conduzida pelo Depto. de Futebol. Então...trabalho pra Rodrigo Pastana e principalmente...Waldecy Rampinelli!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Faltando 10 dias pra começar o Campeonato Brasileiro...

... da Série B quais times podem ser apontados como candidatos ao acesso? Além disso, incluiríamos o Criciúma como um dos postulantes às quatro primeiras posições? É importante destacar que qualquer projeção está sendo feita bem antes de a competição começar. Portanto, entendo que possíveis previsões devem ser feitas com muito cuidado! Mas há meio que uma obviedade em apontar, por exemplo, Atlético Paranaense, Vitória, América Mineiro, Goiás, Ceará ou Guarani como prováveis favoritos. O momento desses 6 citados nos remete a indicá-los. Lembro que todos estão disputando a fase final dos campeonatos regionais em seus respectivos estados. Há ainda outros clubes que vez por outra nos causam surpresas como o Boa Esporte(vide campanha do ano passado); ou aqueles que sempre criam expectativa de "chegada" como o São Caetano ou o Barueri. Para o Criciúma há ainda a disputa regional com Avaí e Joinville. Concordo plenamente com o pessoal do Depto. de Futebol do Tigre quando prevê um campeonato dos mais difíceis nos últimos anos. Insisto na tese que defendo há muito tempo, ou seja, que a qualidade dos jogadores usados numa campanha é fator preponderante para que o produto final seja o esperado. Simples? Na teoria, sim! Masss...na prática...hummmm...é bem diferente!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Qual a seleção do Campeonato Catarinense?

Bom...opinião é opinião e eu tenho a minha. Aliás, todos nós temos! Recebi do Instituto Mapa, com sede em Florianópolis, formulários via email para votação a cada rodada do Campeonato Estadual. Sou colaborador da referida promoção chamada Top da Bola  e acabo de opinar sobre os melhores do Catarinense 2.012. Pois bem, nas mais diversas áreas de atuação da competição fiz a seguinte nominata. A seleção, propriamente dita, com Wílson(Figueirense); Eduardo(Joinville), Fabiano(Chapecoense), Ânderson Conceição(Criciúma) e Guilherme Santos(Figueirense); Túlio(Figueirense), Gláydson(Joinville), Rôni(Figueirense) e Cléber Santana(Avaí); Aloísio(Figueirense) e Zé Carlos(Criciúma). O melhor técnico, sem qualquer dúvida, Cláudio Ibrahim Vaz Leal, o popular Branco, do Figueirense. Atleta revelação, Fabiano, zagueiro da Chapecoense; e, craque do campeonato, Aloísio, do Figueirense. Melhor árbitro, Paulo Henrique de G. Bezerra. E, melhor dirigente, Márcio Vogelsanger, do Joinville. Acompanhei todos os jogos do Criciúma, até pela minha função na Rádio Eldorado, e assisti o máximo que pude de jogos de outros clubes. Sem qualquer bairrismo procurei ser totalmente isento. Se quizerem aproveitar o espaço e também opinar sobre o tema, fiquem à vontade...!
Zagueiro Ânderson Conceição e...
...artilheiro Zé Carlos, os únicos do Tigre que merecem "Seleção"!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dá pra acreditar que o...

...Figueirense vai conseguir tirar a vantagem do Avaí no jogo da volta, domingo(13) em seu estádio, decisão do Catarinense/2.012? Num primeiro momento penso que não! Mas é bom lembrar que, da mesma forma como o Avaí fez 3 no primeiro jogo, o Figueirense pode fazer o mesmo na segunda partida...embora isso seja pouco provável em razão das circunstâncias de uma decisão. No jogo da Ressacada entendo que houve soberba do Figueirense, superação e raça avaiana. Sob o ponto de vista técnico, claro que o time do "Esxtreito" é melhor e pode perder o título depois de ter vencido os dois turnos e terminado em primeiro lugar na classificação geral. Sobre o fato de o jogo ser na "casa alvinegra", em Florianópolis...convenhamos...não influencia muito. Aliás, numa época passada ouvi de um colega de imprensa da Capital a seguinte frase: "Até quando o Ssxcarrrpelli vai ser o salão de festassx do Criciúma??!!". Bons tempos...hein?!
E, se houve uma mudança de vantagem na decisão em Sta. Catarina, no Rio de Janeiro e em São Paulo, as coisas estão bem encaminhadas pra Fluminense e Santos. O Flu aplicou 4 à 1 no Botafogo e entendo ser muito difícil haver uma reversão. E...em São Paulo alguém acredita que o Santos, com Neymar jogando aquela bola toda e depois de ter vencido o Guarani por 3 à 0...vai deixar escapar o título?! Alguém aí vai "mofarr com a pomba na balaia...ô mô quirido".