sábado, 18 de março de 2017

Brusque pode surpreender??

Sim, pode!! Pelo que pude observar até agora, o time do técnico Pingo tem demonstrado potencial para pelo menos tentar “assombrar” os tradicionais favoritos ao título! Aliás, diante do observado na primeira metade do Campeonato Catarinense o Brusque é o único com potencial bastante razoável afim de desbancar o Avaí, campeão do 1º turno; além de Criciúma, Chapecoense, Joinville e Figueirense que também, teoricamente, lutam pra ficar com a taça do returno. Com todo respeito aos demais, massss...não acredito que Metropolitano, Almirante Barroso, Atlético Tubarão e Internacional reúnam condições de causar qualquer grande surpresa!
Inclusive, aproveito para expressar a opinião de que a “briga” pelo “caneco” está “aberta”! Isso em razão de uma já conhecida e teórica igualdade em relação a quase todos os participantes! Já é sabido por todos que o Campeonato Catarinense é extremamente equilibrado!! Há algumas rivalidades regionais que acirram a disputa! De outro modo, a história do nosso Estadual mostra que, apesar de tanto equilíbrio, o próprio Brusque foi o último responsável por conseguir tirar o título dos considerados “grandes”!! Isso lááá em 1.992, numa decisão contra o Avaí!! Antes disso...o América, de Joinville, em 1.971; e o Ferroviário, de Tubarão, em 1.970. Então, fica claro que, mesmo com muita concorrência...quase sempre a taça do Catarinense vai pra Criciúma, Joinville, Chapecó ou Florianópolis!!
Seguindo nesta linha de raciocínio...para o Criciúma este jogo contra o Brusque é de fundamental importância em razão de ser um concorrente direto na briga pelas primeiras posições e até pelo fato de o Criciúma ter derrotado o Avaí, na 1ª rodada do returno. Aliás, o Brusque também ganhou, o que valoriza ainda mais o jogo deste domingo, no estádio Heriberto Hülse! O técnico Deivid de Souza tem repensado a forma de o Criciúma jogar. Afinal, se antes tínhamos três homens de frente...num esquema bem ofensivo, agora são dois atacantes de velocidade, sem aquele “cara” mais centralizado, como centroavante! O Criciúma acabou o 1º turno com a segunda pior defesa do certame e, obviamente, que tal defecção fez com que o treinador tricolor mudasse de idéia reforçando mais o meio-campo! E, com quatro no meio, o time jogou bom futebol diante do Fluminense no meio de semana pela Copa do Brasil, mesmo com a derrota por 3 a 2. Então, que as intenções de Deivid e comandados dêem o resultado esperado para que o Tigre volte a empolgar seu torcedor o mais breve possível!!

quinta-feira, 16 de março de 2017

Criciúma não merecia perder no Rio de Janeiro!

Sem qualquer paixão clubística ou bairrismo!! Mas, é fato!! O resultado de 3 a 2 para o Fluminense não foi o mais justo que poderia acontecer em razão do que jogaram as duas equipes no estádio Giulite Coutinho, pela  3ª fase da Copa do Brasil. Todos reconhecemos e já sabíamos que os jogadores do Flu são mais qualificados  do que os do Tigre!! Contudo, quatro chances  criadas pelos cariocas...três convertidas; seis oportunidades produzidas pelo Criciúma...duas “pra dentro”!! Eu sei que o “si não joga”...como diz o ditado popular! Entretanto, “si” Barreto tivesse conseguido cabecear ao invés de ter usado a mão pra colocar a bola pro gol; “si” o árbitro Leandro Vuaden tivesse dado a penalidade em que a bola bateu na mão do zagueiro do Fluminense, Renato Chaves; “si” Caíque Valdívia acertasse o chute no último minuto de dentro da área...o resultado poderia ter sido outro e até a classificação alcançada!!
No entanto, pelo que vi, o Criciúma chegou a surpreender positivamente com uma postura e volume de jogo que encarou o adversário de igual pra igual!! O técnico Deivid de Souza soube muito bem armar sua equipe contando com uma disciplina tática seguida à risca!! Embora o Tigre esteja desclassificado da Copa do Brasil, deixou muito boa impressão!! O time não foi covarde, encarou o Fluminense “olho no olho” lá na “casa deles” e, de certa forma, proporciona esperanças para que ocorram reflexos positivos na sequência do returno no Campeonato Catarinense!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro ÉDSON fez boas defesas, esteve bem colocado e não teve nenhuma culpa nos gols sofridos! Nota 7.

Já, DIOGO MATEUS, permitiu espaços para as jogadas do Fluminense...lances em que o Tricolor Carioca construiu o 1º e o 3º gols!! Claramente, tem se mostrado jogador de muitas limitações técnicas e até táticas!! Nota 3.

O zagueiro RAPHAEL SILVA “entregou o ouro” que proporcionou a 2ª conquista carioca! Dominou uma bola...esta roubada por Richarlison. O atacante do Fluminense acabou derrubado na área por Raphael Silva!! Penalidade “boba”! Nota 4.

DIEGO GIARETTA, por sua vez, realizou razoável partida. Este bem mais seguro do que seu parceiro de zaga!! Foi “premiado” com um gol!! Nota 7.

O lateral MARLON esteve discreto. Apesar de demonstrar boa vontade...o jogo não “fluiu” pelo setor esquerdo! Nota 5.

No meio, BARRETO cumpriu função de proteção à zaga...jogando mais recuado! Não comprometeu! Nota 6.

RICARDINHO e o seu costumeiro “feijão com arroz”...com muitos passes pro lado, sem ser objetivo na questão ofensiva. Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA fez jogo de muita “entrega” e espírito de luta! Acabou substituído por cansaço. Nota 6.

ALEX MARANHÃO não repetiu a “bola” dos dois últimos dois jogos anteriores. Faltou a ele “aparecer” mais pro jogo! Nota 5.

PITBUL correu bastante, “brigou” muito entre os zagueiros do Flu... mas sem conseguir algo de mais significativo! Nota 5.

E...CAIO RANGEL...continua sendo a melhor opção ofensiva que o Criciúma dispõe hoje!! Agudo, dedicado e ofensivo...sempre procurando a linha de fundo, o “cabeludinho” foi o melhor do Tigre contra o Flu!! Nota 8.

Entraram JOÃO HENRIQUE...discreto, nota 5; SILVINHO...mais disposto e querendo ser útil, fez um gol, nota 6; e CAÍQUE VALDÍVIA, que teve a chance pra empatar e classificar o Criciúma no último lance do jogo, mas despediçou...nota 5.

Sobre o técnico DEIVID DE SOUZA, dispôs o Criciúma com um jeito mais cuidadoso de jogar, sem ser medroso por estar jogando fora de casa contra o bom Fluminense! O tempo vai passando e ele demonstra conhecimento e, se lhe derem alguns bons valores técnicos, poderá realizar campanha promissora na Série B do Campeonato Brasileiro! Nota 7. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Que tal pegar o Flu com a mesma bola que foi jogada contra o Avaí??

Seria interessante? Com certeza, absoluta! Afinal, o futebol que o Tigre mostrou diante do Leão, na Ressacada, último domingo(12), foi um dos melhores dentro da atual temporada! Impossível repetir? Acho que não!! Massss...seria difícil o Criciúma ter o mesmo comportamento técnico, tático e espírito de luta do 2º tempo em Florianópolis?? Sim!! Até porque as circunstâncias são outras, o Fluminense é bem mais qualificado do que o Avaí e também trata-se de um “mata-mata”...partida decisiva na qual o Criciúma precisará sair em busca de gols! Impossíve, não; difícil...sim!! Assim como aconteceu na semana passada, minha opinião é de que os cariocas são favoritos pra ficar com a vaga na quarta etapa da Copa do Brasil. Inclusive, “por lá” o técnico Abel Braga colocou um time de reservas na rodada do último fim de semana pelo Campeonato Carioca justamente pensando em priorizar a disputa com o Tigre!! E...é repetitivo dizer que em todos os quesitos para se comparar dois times de futebol, o Fluminense é melhor do que o Criciúma!!
Pelas informações repassadas do Rio de Janeiro onde o Criciúma já treinou duas vezes usando o Centro de Futebol do Zico, o técnico Deivid de Souza claramente pensa em dispôr um Criciúma com posicionamento diferente em campo nesta quarta-feira(15). Com a visível intenção de “congestionar” o meio pra dificultar o trabalho do adversário, o treinador tricolor pretende escalar três volantes: Barreto, Ricardinho e deixando Douglas Moreira com maior liberdade para criar jogadas, mas com responsabilidade de também marcar!! Assim Pitbul e Caio Rangel buscarão usar de muita velocidade pra surpreender a defesa do Flu...com a ajuda de Alex Maranhão. Deivid de Souza está correto?? Entendo como bastante válida a idéia!! De novo cito a frase “calçar as sandálias da humildade”!! Agindo assim, o Criciúma como um todo reconhece seus limites e, na superação, tentará a classificação...!!

Novamente, o Passarinho Arrepiado e eu, nos
sentimos bastante recompensados por mais três colaboradores terem renovado seus respectivos contratos com o Blog do Gilberto Custódio: SIECESC(Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina); Júner Joalheiro e a LG Transportes. Os parceiros (nas fotos em destaque, pela ordem)Marcio José Cabral, através do SIECESC; Gilson da Silva...com sua Joalheria no centro de Criciúma; e, Giovani Lazzarin, da LG Transportes, continuam prestigiando nosso trabalho! Desta forma, cada vez mais aumenta nossa responsabilidade em bem informar e opinar com isenção e ética... algo não tão comum nos dias atuais!!! Huuummmm...!! Então, do Arrepiado e do blogueiro...gratidão para com os amigos!!

domingo, 12 de março de 2017

Deivid dá bronca no vestiário e Tigre vira pra cima do Leão!!

Um futebol muito burocrático, sem objetividade e às vezes até com lentidão exagerada, no 1º tempo, fez com que o técnico Deivid de Souza chamasse o time do Criciúma de “covarde” durante o papo de intervalo na Ressacada. Afinal, a equipe teve mais posse de bola, mas não criava situações de perigo contra a meta avaiana! Tanto que, na etapa final, o time tricolor mudou de atitude e comportamento e o Criciúma conseguiu uma virada de placar que marcou muito bem sua estréia no returno do Campeonato Catarinense! Vitória de 3 a 2 sobre o Avaí, fora de casa, e com supremacia dentro de campo!! Valeu muito a “bronca” no vestiário e o Tigre acabou premiado com três pontos que o credenciam para que seja candidato em potencial afim de conquistar o título do returno! Claro que foi só UM jogo!! Masssss... sem dúvida alguma, resultado que eleva e muito o moral do time!! Importante frisar que, além da transformação notada em relação à questão de conduta e desempenho, também vale destacar que o sistema tático sofreu alteração. No 1º período, o Criciúma jogou com três atacantes e, no 2º, com dois...reforçando, assim, o setor de meio campo! Desta forma, o adversário acabou sendo envolvido e o Criciúma soube conduzir o jogo a seu favor!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro EDSON realizou muito bom jogo! Fez defesas importantes e se constituiu numa das principais peças quando o Avaí tentava buscar o empate! Nota 8.

O lateral DIOGO MATEUS cresceu junto com o time na 2ª etapa. Contudo, lhe falta maior ofensividade com jogadas de linha de fundo. Nota 6.

Sobre a dupla de zaga, muita disputa com os bons atacantes do Avaí! Contudo, 
tanto RAPHAEL SILVA como DIEGO GIARETTA não comprometeram individualmente. O “camisa 3” fez um gol e, noutro lance, cometeu penalidade. No “frigir dos ovos”, atuação destacada de ambos!! E...pros dois, nota 7.

MARLON melhorou um pouco na etapa final. No 1º tempo, foi um dos mais apáticos do time. Inclusive, o 1º gol do Avaí saiu em razão de um cochilo seu com uma bola mal dominada, na origem da jogada. Nota 6.

No meio, BARRETO pareceu um verdadeiro “maestro”, com bom sentido de marcação, cobertura e até arriscando algumas finalizações! Nota 8.

Seu parceiro, DOUGLAS MOREIRA, também jogou com autoridade e toque de bola de um clássico veterano...embora seja, ainda, um garoto!! Nota 8.

Da mesma forma, ALEX MARANHÃO realizou boa partida! Independentemente de ser um crítico do seu futebol, que considero de baixa qualidade técnica para ser o “10” do Criciúma, reconheço que ele tem sido importante em algumas partidas e, diante do Avaí, foi premiado com um bonito gol...pegando de primeira! Nota 7.

ANDREW só esteve em campo na etapa primeira. Foi muito discreto e pouco rendeu! Nota 5.

PITBUL lutou muito...é jogador que se “entrega” bastante na busca da finalização! Por ter sido aguerrido...”incomodando” a defesa do Avaí, nota 6.

CAIO RANGEL foi o melhor do Criciúma em campo! Tem se mostrado um atleta de extrema disciplina tática, dedicado, ofensivo e responsável pelas melhores jogadas de ataque do Criciúma!! Nota 9.

Entraram RICARDINHO, pra reforçar e povoar o meio-campo...nota 7; JOÃO HENRIQUE...com razoável movimentação na frente, nota 7; e, FLÁVIO...este com pouco tempo pra mostrar algo, sem nota.

Quanto à comissão técnica, DEIVID DE SOUZA ainda cumprindo suspensão imposta pelo TJD, colocou seu auxiliar RAFAEL BAHIA na área técnica. Claro que o Criciúma melhorou muito de rendimento na etapa final, se compararmos com o 1º tempo. O futebol de bastante toque de bola, desta vez, deu certo e o Criciúma foi superior ao Avaí, merecendo a vitória! Nota 8 pra ambos!!