sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Futebol se despedindo em 2.016.

Sem nenhum brasileiro em campo está acabando o Mundial de Clubes, no Japão. Na competição, o time mais próximo de nós brasileiros é o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão da última Libertadores, que vai disputar o 3º lugar contra o América, do México. O título fica entre o espanhol Real Madrid e o Kashima Antlers, do futebol japonês. Neste ano, o torneio teve a participação, ainda, do Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul; do tal de Mamelodi Sundowns, sul-africano; e do Auckland City, clube da Nova Zelândia. O futebol brasileiro anda tão em baixa que fechamos três anos consecutivos sem nenhum representante no torneio!! A última vez foi o Atlético Mineiro que conquistou o 3º lugar em 2.014. Que fase, hein??!!
Ainda sobre este campeonato que está sendo jogado no Japão, não tenho gostado e não aprovo a forma como as dúvidas das arbitragens estão sendo tiradas através de vídeos. Caramba...não dá pra ficar esperando  aquele tempo todo pra decidir se houve lance penal ou se um jogador estava impedido! As coisas precisam ser BEM mais rápidas!! Além disso, entendo que houve grave equívoco da FIFA ao testar tal recurso da tecnologia num Mundial Interclubes!!

A revista francesa France Football já concedeu, conforme seus critérios, o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, na temporada 2.016, para Cristiano Ronaldo. Por sua vez, a Fifa fará sua escolha em festa no próximo dia 9 de janeiro/2.017.  Desta feita, o brasileiro Neymar não está entre os três finalistas. O troféu Bola de Ouro ficará com o português que joga no Real Madrid; com Lionel Messi, o argentino do Barcelona; ou então com Antoine Griezmann, atleta revelação nos últimos anos atuando pelo Atlético, de Madrid, e que é natural da França. Particularmente, não tenho nenhuma dúvida de que a predileção dos votantes da FIFA confirmará Cristiano Ronaldo, de novo, como o melhor deles!! Suspeito, até, que Griezmann possa surpreender e ficar em segundo lugar... desbancando Messi, craque do Barça!!

Quanto a Neymar ter ficado fora da final, considero justos os critérios...afinal, o brasileiro não fez uma temporada tão boa assim como nos últimos anos. Pelo que pude perceber, apesar de alguns bons jogos, assistências e gols importantes pelo Barcelona...Neymar se destacou mais pela Seleção Brasileira onde teve papel importantíssimo na “ajuda” aos técnicos Rogério Micale e Tite. Com o primeiro, a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e; com o segundo, a valorosa contribuição para que o time principal do Brasil pudesse melhorar a tal ponto de terminar o ano na liderança das eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Rússia, em 2.018. 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

70 anos do melhor presidente na história do Criciúma E. C.!!

Dia desses, confraternizando com amigos. Na foto acima estão D. Terezinha Fernandes, Dudú Ávila, Moacir Fernandes, Antônio Roncôni, Lauvir J. Albino, "este que vos escreve" e Vilmar Casagrande. Faz algum tempo...mas, noite de boas histórias e muita descontração!
.................................................................................
Ninguém fez melhor do que o Sr. Moacir Fernandes em todos os 69 anos de vida do então Comerciário, hoje Criciúma E. C.! Não há como negar que todos os ex-mandatários e o atual precisam ser respeitados! Afinal, cada um deu um pouquinho de si para que o Clube chegasse a ser o que é nos dias de hoje. E olha que desde Sinval Rosário Bohrer até Jaime Dal Farra são 24 nomes que presidiram o ex-Bacharel da Pelota mais tarde transformado em Tigre! O aniversariante recente, completando 70 anos de vida, chegou ao Criciúma levado por David e José Ijair Conti...isso nos anos de 1.984/85. Numa época em que tudo era diferente, a eleição de Moacir se deu no ginásio Colombo Sales. Mesa improvisada no canto da quadra...alguns conselheiros presentes e o profissional da antiga Coenco, engenheiro civil formado pela UFSC, Moacir Fernandes lascou: “Se vocês querem alguém pra administrar, podem contar comigo! Mas, de futebol não entendo nada!!”.

Na verdade, não foi uma eleição...propriamente dita! E, sim, uma aclamação! Moacir estava assumindo o Criciúma desclassificado das finais do Campeonato Catarinense e disputando o Torneio da Morte que rebaixaria o último colocado pra 2ª Divisão do Estadual. Inclusive, o Criciúma foi campeão desta etapa da competição já em novembro de 1.985. Vieram as férias, Moacir botou a “mão na massa” e, depois do período de folga, juntamente com Cláudio Wágner e Milioli Neto houve a montagem da equipe de trabalho visando nova temporada. Duas pessoas foram de extrema importância para o sucesso de Moacir Fernandes como dirigente no futebol: Aderlei Porto e Nério Spíllere. Ambos ensinaram muito os “meandros da bola”, fora de campo, para o novo presidente. O técnico Zé Carlos foi contratado e, com um plantel enxuto e extremamente comprometido, o Criciúma ganhou todas as etapas do Estadual de 1.986!

Depois?? Ora bolas...quem conhece a história do Criciúma E. C. sabe na ponta da língua!! O tri-campeonato no Catarinense...89/90 e 91; a inesquecível Copa do Brasil e a marcante campanha na Taça Libertadores da América de 1.992. O hoje “setentão” Moacir Fernandes sairia do Clube para retornar anos mais tarde e conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2.002; além da Série C, em 2.006!! Ah...importante frisar, também, participações na elite do futebol nacional, a Série A; e...como nem tudo são “flores”, alguns rebaixamentos!! Entretanto, observem bem que os maiores feitos do Criciúma em termos de vitórias dentro de campo foram com Moacir Fernandes no comando. O Criciúma deveria erguer uma estátua na pátio que fica em frente ao estádio Heriberto Hülse como forma de agradecimento ao ex-presidente!

Ainda em tempo... do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br e do seu mascote, o Passarinho Arrepiado, um grande e forte abraço em Moacir Fernandes, extensivo à D. Terezinha Fernandes, sua esposa(ambos na foto acima), e aos filhos, Fábio, Anelize e Rafael!! De coração...!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Força Tigre!!

O Criciúma vai precisar ser mais forte em 2.017!! O torcedor anda ávido por conquistas, bons jogadores que possam proporcionar melhores jogos...futebol mais competitivo de um time que, obrigatoriamente, tem obrigação de ser Tigre, verdadeiro, na próxima temporada!! Torneio Sul/Minas/Rio, Regional Catarinense, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro...as disputas que se apresentam no calendário do ano que vem para o Criciúma. Quando falo em “Força Tigre”...me refiro a ações que, mais uma vez, deverão ter a participação bastante ativa de todos...incluindo dirigentes, comissão técnica, atletas e torcida!! Diferente da “#força chape” que, obviamente, tem outro enfoque!! Falando por nós aqui da “terrinha”...o nosso melhor produto, mesmo com todos os problemas que conhecemos, ainda é o Criciúma Esporte Clube!! Com tantas situações adversas na área social...questões de saúde, estruturais e também administrativas, a cidade de Criciúma continua tendo no Tigre sua melhor “mercadoria”!!

Outro dia me pediram para que, aqui neste espaço, passasse informações de quantos e quais jogadores o Criciúma já dispõe pra 2.017. São atletas que possuem contrato em vigor, outros de compromisso renovado ou em conversação para tal. Pois bem...cfe. apuração do Passarinho Arrepiado, o técnico Deivid de Souza poderá contar com os goleiros Luiz, Ronaldo e Edson;os zagueiros Diego Giaretta, Ferron, Raphael Silva, Nino e Iânson; os laterais Marlon, Rômulo e Ricardinho...este que também joga de volante; os volantes...da posição mesmo, Ruan, Douglas Moreira, Barreto e Lucas(promovido da base); os meias João Henrique, Eduardo, Carlos Eduardo...também recém-formados em casa, e Alex Maranhão; Jheimy, Hélio Paraíba, Pitbul, Andrew e Maurinho. No total, 25 jogadores cuja maioria não empolga ninguém!! E quando reitero o “Força Tigre”, entendo que as energia devem vir, principalmente, de dentro pra fora! Os dirigentes, vide Jaime Dal Farra(foto) e Émerson Almeida e pares de direção, necessitam passar mais confiança ao torcedor, ao associado e aos integrantes do Conselho Deliberativo!! É preciso qualificação do plantel sob pena de novos insucessos e frsutrações!!

Na foto, Renato Bastos, atual pres. do Conselho do Criciúma. Aproveitando a oportunidade, lembro que os conselheiros em hipótese alguma podem ficar omissos!! Mesmo que o futebol do Clube esteja entregue a uma empresa, há quadro associativo e Conselho Deliberativo onde alguns de seus membros fizeram parte, também, da história do Criciúma!! A “velha e nova guarda” tem que estar unida na busca de uma fiscalização intensa em relação ao que é feito na instituição! O Criciúma é grande, gente!! Os resultados em campo nos últimos anos deixaram a desejar?? Com certeza!! Entretanto, ficar de fora só “cornetando”, sem dúvida, não é a melhor solução! O caminho mais correto é cobrar e participar!! Unindo, opinando...sem crítica destrutiva, é uma saída pra ajudar o Criciúma voltar a ser um Tigre...temido pelos adversários!!!