sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Favoritismo amplo, geral e irrestrito...do Cruzeiro!

Nem o mais fanático torcedor do Criciúma, imagino pelo menos, acredita no contrário! Convenhamos, meio que uma obviedade no atual contexto do nosso futebol. Fica fácil... Cruzeiro em 1º, 19 vitórias e 60 gols marcados! Já o Criciúma tem 10 vitórias à menos e uma defesa que já levou 51 gols, a 2ª mais vazada do torneio! Além disso, o Cruzeiro tem jogadores como o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé, o lateral Egídio, os meias Éverton Ribeiro, Dagoberto e Júlio Batista, além dos atacantes Borges e Ricardo Goulart. E...só cito alguns. Lucca, por exemplo, que no Criciúma seria titularíssimo, lá nem vem sendo aproveitado! Leandro Guerreiro, outro por certo titular no Criciúma, no Cruzeiro é banco!! São inúmeros os fatores que me levam a crer piamente na supremacia da Raposa em cima do Tigre. Entretanto, são elementos que, as vezes, não se confirmam na hora em que a bola rola. Pra obter sucesso neste sábado(26) em Belo Horizonte, o Criciúma irá precisar de MUITA superação...algo que vimos pouquíssimas vezes neste Brasileiro!
Estão definidas as datas pra fase semifinal da Copa do Brasil Sub-20. Santos e Atlético Mineiro numa, Criciúma e Botafogo noutra. O Tigre vai estar primeiro no Rio de Janeiro, próxima quarta(30), 19 horas, em Duque de Caxias; e o jogo da volta dia 07/11, uma quinta-feira, também 19 horas, no Heriberto Hülse. Oportunidade ímpar pra tentar o feito de 91, conquistado pelos profissionais! Aproveito pra deixar o seguinte questionamento: o que é mais viável(pra não dizer mais fácil) de acontecer...o Criciúma escapar ou o júnior ganhar a Copa do Brasil???

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Chapecoense sobe. E o Avaí?

Meu parceiro de Eldorado, J. Éder, tem dito na redação que a Chapecoense parece o Criciúma do ano passado. Ou seja, enfileirou bons resultados e, na reta final, encontrou certa dificuldade para confirmar o acesso pra Série A do Campeonato Brasileiro. Observando a tabela de classificação...Chapecoense 59 pontos e, digamos, pouco assediada por Sport e Paraná, os outros dois integrantes abaixo no G-4, já que o Palmeiras tende a confirmar conquista do título. Os jogos que faltam pra Chapecoense? Pois bem, América de Natal, Bragantino e Palmeiras em Chapecó; Atlético de Goiás, Guaratinguetá, Paraná e Icasa, fora do Índio Condá. Sinceramente, não acredito que os nossos amigos do Oeste vão deixar escapar a oportunidade de ascender à 1ª Divisão. Sobre o Avaí que está ali...num entra e sai da zona de classificação, já não tenho a mesma credulidade. O azurra da Ilha tem pela frente, ainda, Bragantino, Figueirense, América-RN e Boa Esporte na Ressacada; e, Atlético-GO, ASA, Ceará e ABC, fora de Florianópolis. O Avaí está c/ 50 pontos, é o 5º na classificação e tem um jogo à menos que os demais concorrentes. Os que incomodam...Paraná, também com 50 pontos, e América-MG, 48. Pelo andar da carruagem, a tradicional raça avaiana irá brigar até as últimas rodadas para voltar à elite. É importante destacar que, Bruno Rangel, pela Chapecoense; e, a dupla Cléber Santana/Marquinhos, no Avaí...são figuras que podem decidir jogos e, por conseqüência, classificação! Sobre os outros dois catarinenses na Série B, Figueirense e Joinville, não creio que ainda terão forças pra tentar o acesso. Masss...no futebol...
Tem 27 gols no Brasileiro da B. Bruno Rangel foi "só" reserva no Joinville e, agora, ídolo na Chapecoense!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Criciúma de 2.014.

Ele precisa ser pensado e planejado já! Afinal, serão três competições oficiais: Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. E, seja na A ou na B, os que mandam no Criciúma precisam triplicar cuidados para que os equívocos e erros observados este ano não sejam repetidos! O discurso é antigo mas serve bem para o atual momento. De 2.004 pra cá, quando alternou participações nas 1ª, 2ª e 3ª divisões, o Criciúma protagonizou alegrias, tristezas e muitas doses de dramaticidade. Há quem defenda a idéia de estruturação adequada antes de jogar uma Série A. Mas são raríssimos os clubes que fazem tal planejamento para depois pensar em conseguir resultados. Sei que nada acontece por acaso. Massss...vamos lembrar de 2.002, por exemplo. Foi uma das ocasiões em que o Criciúma se preparou para subir e permaneceu por pelo menos dois anos. O Criciúma do ano passado não tinha essa prioridade...lembro bem. Mas os resultados dentro de campo foram acontecendo e veio o acesso. Situação idêntica a da Chapecoense, agora em 2.013. Os próprios dirigentes do Verdão admitem que esse não era o projeto inicial. Entretanto, a sequência de jogos mostra que o time vai estar na Série A ano que vem. Pois para que não haja atropelos e/ou contratações “erradas”, é necessário planejar com critério e MUITO cuidado! Jogadores que hoje estão nas categorias júnior e juvenil podem, perfeitamente, começar a temporada 2.014. Obviamente que mesclados com alguns do atual plantel que, na minha opinião, ainda podem ser aproveitados. Casos de Galatto, Suéliton, Matheus, Leonardo, Serginho, Lins...mais o pessoal “da casa”, como Bruno, Ezequiel e André Gava. Ah...e boas aquisições, óbvio! Quem deve preparar tudo? Antenor e seus parceiros...claro!!

domingo, 20 de outubro de 2013

Criciúma não merecia perder em Itu!

A arbitragem de Darônco, Boschillia e P.C. Faria prejudicou o Tigre. Eles comandaram o jogo Corínthians 1 x 0 Criciúma em Itu, na noite deste sábado(19) pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cito os árbitros especialmente nesta postagem porque prejudicaram consideravelmente o Tigre. Foram dois impedimentos marcados de forma equivocada! Num deles, Lins chegou a fazer o gol. No outro, Márlon entrava livre e em condições legais para ficar cara à cara com o goleiro adversário. Um lance em cada tempo e, na única falha em bola cruzada na área, Alexandre Pato aproveitou-se para fazer o gol da vitória corinthiana. Injusto o resultado! Principalmente pelo que jogou no 2º tempo, o Criciúma merecia melhor sorte. Masss...tal argumento ou justificativa não constam em súmula. O futebol é bastante simplista com “o que vale é bola na rede”. Então, ficamos todos nós lamentando...mais uma vez!! A luta continua e eu entendo que enquanto houver chances matemáticas...eu permaneço  acreditando que dá!
Mudo o assunto e passo algumas informações sobre o afastamento dos quatro jogadores: Ozéia, Tôny, Gílson e Daniel Carvalho. O técnico Argel Fucks admitiu que ameaçou jogar lá de cima o frigobar do quarto 10 da concentração do Criciúma, onde sempre ficava Daniel Carvalho. A tal “geladeirinha” estava cheia de refrigerantes(coca-cola), pacotes de batata frita e chocolates. Daniel aceitou numa boa a “dispensa” da direção. Aliás, um “passarinho arrepiado” me falou que Daniel Carvalho tinha um acordo c/ dirigentes que se houvesse uma terceira lesão muscular, ele seria afastado. Assim foi!
Alexandre Pato tirou "no corpo" Hênik da jogada e fez o único gol em Itu. Criciúma vai precisar de MUITA superação pra não cair!