quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Momento de cautela financeira.

É o que os novos dirigentes do Criciúma E. C. estão procurando ter, ao máximo, pra que o caixa não fique vazio. E, no meu entendimento, está correta a turma comandada pelo presidente Pedro Paulo M. Canella. Não há como pensar diferente! Até porque, fazendo uma rápida retrospectiva do que aconteceu, principalmente à partir da segunda metade do ano, o Tigre se encaminhava pra uma campanha de permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. O tempo foi passando...as rodadas acontecendo, e o time cresceu de produção. 

Tanto que, passou a ser vislumbrada uma possível chance de acesso. Algumas poucas contratações foram efetuadas, o Criciúma "abriu a torneira", talvez um pouco mais do que devia, e os dígitos da conta bancária diminuíram consideravelmente! Com a frustração de não ter conseguido subir pra Série A, por detalhes mínimos, a direção que assumiu prefere "tatear" primeiro e dar aquela respirada antes de tomar qualquer decisão. 

Mesmo assim, com a maioria do plantel da última temporada sendo mantida pra próxima; juntando mais algumas peças de reposição que já chegaram, outras que estão por vir; e, o natural aproveitamento de garotos da base, o Criciúma tende a iniciar mais seguro o Campeonato Catarinense. Aliás, sobre utilizar os "meninos"...alguns que, inclusive, jogaram a Copa Santa Catarina, nada mais justo e necessário que "observar"...dar oportunidades a atletas como Kauã Moroso e Pedro(goleiros); Erick e Ruan(zagueiros); Hiago(lateral e meia); Fabrício e Bidu(meias); além de Thales(atacante), durante o torneio regional. Afinal, o Criciúma precisa ter algum lucro/vantagem em razão de todo o investimento que faz, e já fez, em seu Centro de Treinamento!!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Algumas do Brasileiro da Série A.

A última rodada foi recheada de emoções! O Internacional escapou por "um fio"! Abel Braga foi contratado pra dois jogos, perdeu um e ganhou o que mais precisava, na última rodada. O adversário, Bragantino, não se esforçou daqueeeele jeito, por exemplo, como o Cuiabá fez contra o Criciúma. De outro modo, a vontade e a entrega colorada foram bem maiores do que as do Tigre! Claro que são divisões, locais e circunstâncias diferentes. Mas, foi só uma observação: ponto!!

Há de se lamentar, a queda de três nordestinos de uma só vez! E olha que, um deles, o Ceará, passou 37 rodadas fora da zona do rebaixamento e caiu na última!! O Fortaleza, que tem bom planejamento e melhor estrutura no futebol, também parecia que ia se "livrar", depois de 8 jogos de invencibilidade. Mas, foi goleado pelo Botafogo e irá, também, jogar a Série B em 2.026. Ambos farão companhia a Juventude e Sport que, convenhamos, já haviam "jogada a toalha" há algum tempo.

Na parte de cima da tabela, o título do Flamengo premia um time bem mais competitivo que os demais e com melhores recursos de opções reservas. E, a sequência de posições na tabela, indica, com justiça, o que fizeram, respectivamente, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense, pra fechar as vagas diretas visando a fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Ah...ainda merecem destaques, a recuperação, na reta final, do Santos, com participação ativa de Neymar; e, a instabilidade do Vasco que, na última rodada, levou 5 a 0 do Atlético Mineiro.