sábado, 18 de abril de 2020

Sucesso total da campanha "Alma, garra e doação'!!


A campanha “Alma, Garra e Doação” encerrou nesta sexta-feira (17/04) com a marca de 4.800 quilos de alimentos arrecadados, totalizando mais de 25 toneladas em duas semanas. A ação do Criciúma Esporte Clube, em parceria com a Unesc e o apoio do 28º GAC e Cruz Vermelha, teve como objetivo atender famílias carentes da região nesse momento de dificuldade com a pandemia do Covid-19. 

As colaborações, realizadas em sistema drive thru no pátio do estádio Heriberto Hülse, vieram de torcedores, empresas da região, atletas e comissão técnica do atual elenco carvoeiro, e ex-jogadores do Tigre. Os doadores que realizaram a entrega pessoalmente no Majestoso receberam um frasco de álcool gel e também um vale para concorrer a camisas oficiais e outros brindes oficiais do Criciúma. 

O presidente do clube, Jaime Dal Farra, enalteceu o empenho de todos no sucesso da campanha. “O meu agradecimento especial vai para toda a torcida do Tigre, que mais uma vez provou sua força. Graças ao trabalho conjunto dessas pessoas, entidades, empresas, atletas e profissionais do futebol, que essa ação do bem chegou a este grande número de doações. Estamos imensamente felizes com o resultado”.

Segundo o presidente da filial de Criciúma da Cruz Vermelha Brasileira e coordenador da equipe Multi-Institucional, Almir Fernandes, as doações já beneficiaram mais de 600 famílias na região. “Estamos orgulhosos com toda essa ajuda. As centenas de famílias e instituições assistenciais do município e da região estão sendo beneficiadas neste momento. Quero agradecer, e muito, aos envolvidos nesses dias de doações. Pessoas que se desprendem de seus trabalhos para se dedicar voluntariamente a essa ação humanitária e de necessidade”, destacou.

As doações de alimentos iniciaram no dia 6 deste mês (primeiro dia da campanha) e ampararam famílias das cidades de Criciúma, Balneário Rincão, Içara, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha e Balneário Arroio do Silva.
...............................

Nota oficial:
O Criciúma Esporte Clube, atento aos acontecimentos e reflexos sociais e econômicos ocasionados pela pandemia do Covid-19 que assola o mundo, atuou de forma rápida já no início do processo de isolamento social no intuito de diminuir os efeitos sociais e de saúde pública causados pela doença. O clube colocou o seu Centro de Treinamento Antenor Angeloni à disposição das autoridades para a utilização como um possível centro de atendimento hospitalar, bem como, capitaneou medidas de arrecadação e doação de alimentos e álcool líquido e em gel para os profissionais da saúde e para os doadores da campanha “Alma Garra e Doação”, que resultou em mais de vinte e cinco mil quilos de alimentos distribuídos para a população mais atingida.

Como sabemos, a economia global também sofre uma drástica recessão em todos os segmentos, e em especial, no nosso caso, no meio esportivo e futebolístico, reduzindo drasticamente as receitas dos clubes, e porque não, podemos afirmar que até inviabilizando a sobrevivência dos mesmos.

Em virtude disto, a diretoria do clube vem se reunindo diariamente desde a última segunda feira atentos aos desdobramentos econômicos mundiais, e acompanhando de muito de perto os estudos e projeções para volta do futebol no Brasil, ainda sem definição.

Num cenário incerto e instável que se altera a cada dia, e que não se sabe a data precisa que o futebol voltará, foram necessárias, visando a preservação do clube e até sua sobrevivência, tomar algumas medidas duras para impor uma READEQUAÇÃO ADMINISTRATIVA dentro do mesmo, com redução do quadro de funcionários, adequando todas as despesas às receitas atuais. 

Sabemos do impacto social e econômico na vida de nossos dedicados colaboradores, porém, precisamos pensar de forma muito racional e vislumbrar em que condições estaremos na volta as atividades assim que a crise passar. As medidas tomadas são imprescindíveis para que possamos voltar em condições de retomar as atividades e reforçar o time profissional que disputará o restante da temporada em condições de buscar o título estadual e o acesso a série B. 

Por fim, informamos que além das medidas nos departamentos administrativos, alguns atletas que estão com contratos próximos ao fim não terão os mesmos renovados, e alguns atletas terão seus contratos rescindidos a critério da comissão técnica e direção de futebol.
Vale ainda ressaltar que estas medidas de READEQUAÇÃO ADMINISTRATIVA foram tomadas alicerçadas na legislação trabalhista vigente, e nas medidas emergenciais tomadas pelo governo federal no programa BEPER, Benefício Emergencial de Preservação do Empregado e da Renda.

Agradecemos imensamente a compreensão dos colaboradores neste momento em que a nossa responsabilidade maior com nossa torcida, nossos sócios patrimoniais e com nossa gente, é a vida de todos, e trabalhar para retomar nossa gloriosa história assim que tudo passar.

Criciúma Esporte Clube

(Fonte: Site oficial do Criciúma E. C.)

terça-feira, 14 de abril de 2020

A primeira vez a gente nunca esquece...!!

No Maracanã?? Pelo que lembro aconteceu em 1.988. O Criciúma foi adversário do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, a Copa União, e o placar: 3 a 0 pra "eles" com dois gols de Bebeto e outro do "Galinho"! Mais de 40 mil pessoas no "Maior do Mundo" e uma experiência, claro, inesquecível!! Quando subi no velho elevador, que acessava às cabines de imprensa, e dei de cara com um dos palcos mais emblemáticos do futebol no planeta...foi de arrepiar!! Logo me veio à cabeça...Seleção Brasileira, clássicos famosos entre cariocas e quantos craques já haviam pisado no "Maráca"!! Assim que desci pros vestiários, dei uma espiada no ambiente e me chamou atenção uma placa no alto: Deste vestiário, no dia 19 de novembro de 1.969, Pelé saiu para marcar seu milésimo gol! Mais do que emocionante!!

Esses dias, conversando com um dos jogadores do Criciúma que esteve naquele jogo, o zagueiro Sílvio Laguna...me contou o seguinte: "Rapaz, já tava 3 a 0 e eu pensei em dar uma "chegada" mais forte no Zico. Quando fui pra dar o "rápa" ele passou que eu nem vi(muitos risos)!!". Time daquele jogo? Bem, além de Sílvio Laguna, Luiz Henrique, Sarandi, Silva(zagueiro que veio do Brasil de Pelotas) e Itá; Jairo, Chicão e Adílson Heleno; Paulo Gaúcho, Edemílson e Vanderlei. O treinador era o velho e muito bom Zé Carlos! No Flamengo, dentre alguns nomes, destaque pra dupla de zaga formada por Aldair e Dario Pereyra; o velocíssimo Sérgio Araújo; e, claro, a dupla Zico e Bebeto. Renato Gaúcho estava no banco e entrou durante o 2º tempo. O técnico? Nada mais, nada menos do que Telê Santana!!

Outra lembrança que tenho muito viva na memória foi do jogo Atlético Mineiro 0 x 1 Criciúma, pela Copa do Brasil de 1.991. Só que não tenho bem certeza se foi a primeira vez que estive no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Do jogo, o antes e o depois, recordo cada instante!! Itá não pode jogar e, com poucas opções no plantel, o técnico Felipão escalou, de forma improvisada, o zagueiro Altair, na lateral-esquerda. Qdo chegou no estádio, "Ferrinho"(era o apelido de Altair por ter vindo do Ferroviário, de Tubarão) me disse, fora do microfone, lógico: "Pô véio, logo eu pra marcar aquele maluco do Sérgio Araújo que corre que nem um doido?!". O Galo tinha, dentre outros bons jogadores, além de Araújo, o goleiro Carlos, os laterais Alfinete e Paulo Roberto, o atacante Gérson e, no banco, o bom Mauricinho que, mais tarde jogaria no Criciúma após ter passado pelo Figueirense.

Alguns integrantes do Criciúma, que participaram da histórica campanha que culminou com o maior título conquistado em campo pelo futebol catarinense, entendem que aquele foi o jogo mais difícil!! O Tigre havia vencido a partida de ida: 1 a 0. Na "volta", o empate bastava pro Criciúma. O Atlético fez pressão o tempo todo. Mesmo assim, com um chute perfeito em cobrança de falta de Roberto Cavalo, o Criciúma alcançou a vitória e seguiu firme pra ganhar o torneio!! Equipe daquela inesquecível vitória por 1 a 0: Marola; Jairo Santos, Vilmar, Evandro e Altair(que não passou do meio-campo com medo de "levar nas costas"...rs); Roberto Cavalo, Gelson e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Entraram, ainda, Zé Roberto e Adílson Gomes. Quanta saudade, hein??? (Na foto tirada naqueles bons tempos aparecem, pela ordem, Jairo Lenzi, Felipão, Sarandi, Jairo Santos e, no alto, na janela, o zagueiro Evandro. Quem parece iniciar a descida do ônibus, o bom e velho "Jumbinho", é o zagueiro Wilsão.)