sexta-feira, 25 de março de 2016

Johan Cruyff também é “Top-10”!!

Numa postagem recente fiz menção a Ronaldinho Gaúcho que, dos que vi jogar, está entre os 10 melhores...sem dúvida alguma!! Pois também tenho absoluta certeza de que Johan Cruyff, o maior jogador de futebol na história da Holanda, também é um dos 10 melhores que assisti jogando. Começou no Ajax, do seu país, isso lááááá em 1.964. Mais tarde, transferiu-se para o Barcelona onde apareceu com maior notoriedade para o mundo! Jogou ainda no futebol dos Estados Unidos e retornou pra Holanda onde encerrou carreira no Feyenoord, em 1.984. Lembro bem do que ele e seus companheiros fizeram na Copa do Mundo de 1.974, disputada na Alemanha. Cruyff comandou o carrossel holandês que encantou o mundo e só não foi campeão daquela copa por causa de mais uma de tantas fatalidades que o futebol às vezes nos prega!!

O técnico era Rinus Michels que colocou em prática o tal de “futebol total” onde todos os 10 jogadores de linha não guardavam posição. Atacar e defender, independentemente do setor do campo, era responsabilidade de todos. A Seleção Brasileira, comandada por Zagallo, foi eliminada na fase semifinal pela Holanda e, lembro bem...o jeito de jogar de Ruud Krol, Wim Jansen, Johan Neeskens, Rob Rensenbrink, Johnny Rep e, claro, Johan Cruyff. Infelizmente, Cruyff morreu aos 68 anos, nesta quinta-feira(24), depois de lutar contra um câncer no pulmão. Nunca negou que fumou bastante...embora tivesse deixado o vício há 24 anos!! Uma das frases marcantes de Cruyff...já depois de ter encerrado carreira de jogador de futebol: “Eu tive dois vícios na vida:fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo, e o cigarro quase jogou tudo fora!”. Ficam as lembranças de seus 708 jogos oficiais e os 402 gols marcados!!

Virando a página e mudando o assunto...Fluminense e Atlético Paranaense vão decidir a Copa da Primeira Liga. Um “convidado”...o Flu, de Levir Culpi, contra o Atlético, treinado por Paulo Autuori. Jogo único...dia 7 de abril, na outra quinta-feira, em local ainda a ser definido pela organização do torneio. Infelizmente, os catarinenses foram meros participantes...sem grandes aspirações. Tanto Criciúma quanto a dupla da Capital, Figueirense e Avaí, só jogaram a competição por jogar...!! Nenhum dos 3 deu prioridade à Sul/Minas/Rio!! Aliás, quem dos 12 participantes deu preferência ao certame em detrimento do estadual que participa?? Convenhamos...nenhum deles!! Vi maior interesse nos jogos da fase semifinal, quando o Fluminense eliminou o Internacional e o Atlético bateu o Flamengo. De qualquer modo, mesmo que meio aos “trancos e barrancos”...a Primeira Liga está chegando ao seu final. Fico na torcida para que a próxima edição já conte com o apoio da CBF...com calendário aprovado e conciliando datas para uma participação dentro da normalidade dos clubes envolvidos.

Passarinho Arrepiado e seus costumeiros palpites pra mais uma rodada do Campeonato Catarinense. Então, diga lá...meu “bichinho” predileto!! “Esta será a 5ª “volta” do returno e o maior favorito é a Chapecoense que joga em casa contra o Brusque. Ou alguém duvida disso?? Aposta “seca” ...coluna um!! O Camboriú pega o Internacional de Lages que precisa dar uma resposta depois dos 5 a 0 que levou em Criciúma. O “Cambúra” ensaia uma melhora de sua campanha em relação ao returno. Vou de empate! Jogo enfarruscado está programado pra Ressacada: Avaí x Joinville. Como diriam os “manezinhos”...o Leão está em “frangalhos”!! O JEC vive melhor momento. Acho que dá os visitantes! O Guarani, já quase com um pé no rebaixamento, vai a Jaraguá do Sul pra enfrentar o Metropolitano. Fico com o Metrô! E... Criciúma x Figueirense, jogo de condições iguais...masss, prefiro apostar no Tigre!! Ok...blz?”. Então ta...grande Arrepiado!! Vamos ver tudo o que se passa!!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Quantos reforços o Criciúma vai precisar prá encarar o Camp. Brasileiro??

Cedo demais pra refletir e comentar o assunto? Entendo que não! Aliás, dentro do que penso, clube organizado tem que estar sempre vivendo o futebol de hoje e o de “amanhã”...!! Os dirigentes, integrantes de comissões técnicas e atletas passam e a instituição desportiva fica... segue sua vida!! É um ciclo normal que deve e precisa ser colocado em prática o quanto antes ...no Criciúma, por exemplo! Aqui no Brasil, se lamenta muito de derrotas passadas, atropela-se o presente e não se planeja o futuro. Além disso, conquistas e glórias ocorridas lá atrás deveriam ser mais exaltadas pela mídia e por boa parte da imprensa. Com as redes sociais na internet explodindo em todo canto não faltam aqueles que procuram expôr coisas negativas... sempre “jogando pra baixo” um clima ou expectativa que poderia ser bem diferente!! Não sou ufanista!! Massss...detesto quem só vê coisa ruím e critica sem critérios!! Na minha maneira de pensar...é necessário equilíbrio e justiça!! O que está errado tem que ser dito!! De outro modo, o que está certo também precisa e deve ser destacado!! Dois pesos...uma só medida!! Entenderam bem??

E...voltando ao tema proposto na manchete acima, vamos lá!! Bem...primeiro o Criciúma terá que manter os atuais jogadores...aqueles que estão merecendo destaque e, de outro modo, se desfazer de atletas que não vêm correspondendo! Sendo assim, o goleiro Luiz, os laterais Ezequiel e Márlon, os zagueiros Raphael Silva e Diego Giaretta, os meias Douglas Moreira e Élvis, mais o atacante Róger Guedes...obrigatoriamente estarão nos planos para a montagem de um time em condições de tentar cumprir campanha bastante razoável na Série B do Campeonato Brasileiro. Citei esses jogadores que, no meu entendimento, estão jogando em nível de convencimento. Há também os que podem ficar, entretanto, sem certeza...no momento, de titularidade e, por conseqüência, melhor aproveitamento. Casos de Ricardinho. Barreto, Wéllington Saci e Bruno Lopes. E...os jogadores que permaneceram da temporada anterior e outros que foram trazidos este ano...massss, sem justificar “a camisa”!! Na minha opinião, o meia Alex Santana tem sido a maior decepção desses que chegaram mais recentemente! O jogador teve sua vinda pra cá totalmente aprovada e até indicada por Argel Fucks, técnico do Internacional, clube detentor dos direitos de Alex Santana. O Criciúma recebeu informações de que tratava-se de um atleta com características de agressividade e facilidade pra chegar na área adversária. Só que, até agora...nada!! Outro que fico com um “pé atrás” é João Afonso. Este com histórico de lesões seguidas!! O meia Lucas Crispim também não disse, ainda, a que veio!! Quanto a Gustavo...apenas um jogo bom, o último, diante do Inter de Lages, na goleada por 5 a 0. E, Natân, apesar de já termos visto algumas qualidades... não tem sequência, não desenvolve!!
Lateral Ezequiel tem mostrado evolução e, no momento, se constitui numa das principais peças do time de Roberto Cavalo.
.
Não vou colocar aqui qualquer avaliação precipitada sobre jogadores como o goleiro David, os defensores Iânson e Nino, o meia-atacante Andrew e o “menino” Jéfferson, este de posição ofensiva. Então, chego à conclusão de que o atual plantel do Criciúma é curto(de tamanho) e necessita de bons jogadores pra elevar a qualificação técnica. Há, ainda, a necessidade da contratação de mais um goleiro pra dividir com David a situação de reserva de Luiz. Mais dois zagueiros...um lateral; dois volantes...dois meias e dois atacantes pra completar o plantel que terá 38 jogos na Série B mais as partidas da Copa do Brasil! Com a rotatividade que há no mundo da bola de hoje, lesões, viagens...jogos aqui e ali, e o condicionamento físico sendo cada vez mais exigido, com toda certeza, é conveniente que Roberto Cavalo e cia. se municiem adequadamente!! 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Ronaldinho Gaúcho acaba de completar 36 anos. Um dos melhores que vi jogar!!

Ei...psiu!! O cara sabia muito!! Aliás...ainda manja!! Só que as pernas...o seu condicionamento físico não o ajudam mais! Convenhamos...lá se vão 36 outonos e uma enorme “penca” de títulos, vitórias e apresentações inesquecíveis!! Quem o viu praticar futebol na sua verdadeira essência, seja lá por que camisa, sempre se encantou com seus dribles, chutes precisos, cabeçadas, arrancadas em velocidade e, claro, gols...muitos gols!! Alguns dados levantados indicam 305...em 18 anos de carreira, considerando-se 1.998, iniciando sua trajetória no Grêmio...até janeiro último quando participou de um torneio amistoso nos Estados Unidos, pelo Fluminense. Uma curiosidade “de bandeja” pra quem não sabe: Ronaldinho Gaúcho já atuou no estádio Mário Balsini, o próprio do Esporte Clube Próspera. Isso ocorreu em meados dos anos 90 quando o “time da raça” promoveu um torneio envolvendo categorias de base. Ronaldinho veio a Criciúma jogando pelo time juvenil do Grêmio.
Só dando uma refrescada na memória do leitor...Ronaldo de Assis Moreira foi eleito por duas vezes o melhor jogador do mundo...2.005 e 2.006. Títulos? Báhhh...vamos lá! Os principais... campeão gaúcho, pelo Grêmio, em 1.999; bi-campeão da Champions League e da Supercopa  da Espanha, em 2.005 e 06, pelo Barcelona; também bi, só que italiano, pelo Milan, em 2.010 e 11; campeão carioca, com o Flamengo, ainda em 2.011; além de, com a camisa do Atlético Mineiro, ter vencido em 2.013 o Campeonato Mineiro, a Taça Libertadores e a Recopa Sul-Americana, no ano seguinte. Estes os triunfos de Ronaldinho Gaúcho que mais chamam atenção...jogando por clubes. Já, com a Seleção Brasileira, destaque para a Copa América de 1.999; o Mundial da Coréia/Japão, em 2.002; e, a Copa das Confederações, de 2.005. Dos jogadores que tive o prazer de assistir jogando bola...Ronaldinho Gaúcho está, com toda certeza, entre os 10 melhores!!

Passarinho Arrepiado diz que vai torcer pra Internacional e Atlético Paranaense nos jogos que vão decidir os finalistas da Copa Sul/Minas/Rio. As partidas da fase semifinal serão realizadas nesta quarta(23), respectivamente em Brasília e Juíz de Fora, entre Fluminense x Inter; Flamengo x Atlético-PR. O “bichinho”, meu mascote predileto, alega que “perde um pouco a graça da disputa se os dois cariocas ou um deles for à final porque ambos foram convidados”. E...analisando friamente, faz sentido o pensamento do “mô quirido” Arrepiado! Uma vez que a idéia da criação da Primeira Liga é uma espécie de continuidade do que já havia sito feito no final dos anos 90, seria mais gratificante ver dois “sulistas” decidirem a competição!! Pois... aguardemos!!

terça-feira, 22 de março de 2016

Tigre ganha de 5 a 0! Qto? Ciiiinnnccoo??!! Aleluia!!

Finalmente o Criciúma deslanchou neste Campeonato Catarinense!! Uma vitória daquelas que a gente costuma falar: “pra lavar a alma!”. Lembro que ano passado o Inter “deitou e rolou” lá e aqui. E, na atual temporada, havia enfiado 3 a 0 na partida do turno. O capitão colorado, Michel Schmöller, depois do jogo em Lages soltou a seguinte frase: “Ah...foi 3 e poderia ter sido até mais!!”. Os caras do Criciúma guardaram bem e, nesta segunda(21), deram o troco!! Inclusive, com alguns momentos de “olé” e jogadas de efeito...passando pé por cima da bola e outros artifícios que se usa, dentro do campo, pra as vezes irritar um adversário que estava “atravessado na garganta”! O placar foi construído de forma absolutamente natural!! No 1º...19 minutos, Élvis, pra mim o nome do jogo, aproveitou-se de bobeada da defesa adversária e chutou sem chances pro goleiro do Inter. No 2º gol, jogada de Ezequiel pela direita, combinação com Élvis que cruzou pra Róger Guedes bater de primeira e decretar os 2 a 0 da etapa inicial. Depois, a 2 minutos do 2º tempo...de novo Élvis complementou pras redes após troca de passes com Ezequiel. Nos últimos momentos do jogo ainda houve tempo pra mais duas conquistas do Tigre! Numa delas, Gustavo(quem??) pegou sobra de bola na área e fez o 4º; e...já nos acréscimos, Élvis ainda fez mais um...com a defesa do Inter completamente batida. E olha que, no meio disso tudo, houve um lance penal pró-Criciúma desperdiçado por Élvis que chutou pra fora. A nota negativa do jogo ficou por conta do goleiro Neto Volpi que deu uma cotovelada em Gustavo, do Criciúma e, merecidamente, foi expulso pelo árbitro Rodrigo D’Alonso. Esta goleada de 5 a 0 sobre o Inter eleva o moral do Criciúma...sem dúvida!! E fica o registro de que, pela falta penal não convertida e outras chances criadas...o Inter escapou de, no mínimo, sete!!
Meia Élvis foi o melhor do jogo em que o Tigre aplicou 5 a 0 no "Leão Baio"!!
.
Individualmente...Luiz realizou bom trabalho,com a habitual segurança, em algumas bolas que foram chutadas pelos atacantes do Internacional. Nota 7. Ezequiel foi muito participativo nos dois tempos...indo a frente e procurando voltar sempre pra marcar, demonstrando seu muito excelente momento físico e técnico!! Nota 8. Raphael Silva e Diego Giaretta, a dupla de zaga do Criciúma, teve incumbência de marcar os dois atacantes do Inter...Valdo Bacabal e Isac, dupla que vez por outra “apronta” contra defesas adversárias. Masss...desta feita, os zagueiros do Tigre levaram vantagem na grande maioria das jogadas. Nota 7 pra cada um deles. Marlon, que retornou de um período de treinos na Seleção Brasileira Sub-20, fez razoável jogo...a todo momento tentando ser ofensivo. Nota 7. Barreto e Douglas Moreira também atuaram bem! Jogo em que Barreto não atrapalhou Douglas Moreira que, a cada partida, parece estar evoluindo consideravelmente!! Nota 7 pra Barreto e 8 pra Douglas Moreira. A penalidade chutada pra fora por Élvis não tira, em absoluto, o mérito da atuação do meia tricolor!! O “10” do Criciúma fez 3 gols e ainda deu assistências. Com certeza...realizou seu melhor jogo com a camisa do Criciúma!! Nota 9! Boa rendimento, também, de Wéllington Saci. Jogou “livre”... com função mais direcionada às jogadas de armação usando, quase sempre, o lado esquerdo. Nota 7. No ataque, Bruno Lopes...com sua costumeira movimentação, merece “7”. Já, Róger Guedes, fez um gol e teve participação bastante ativa nas principais jogadas ofensivas do Criciúma! Nota 8. Entraram Ricardinho, Jéfferson e Gustavo. Avaliação mais efetiva pra Gustavo que, olhem só, marcou um gol e deu passe pra outro!! Que coisa, hein?? Nota 7! Como se observa...ninguém fez jus à nota baixa no Criciúma! Inclusive, seu técnico...Roberto Cavalo. Não há com negar que, com seu jeito humilde, mudou a “cara” do Criciúma! Vez por outra discordamos de uma escalação aqui e ali...forma de jogar fora de casa, etc. Masss...é visível que o Criciúma, dentro dos seus limites, vem fazendo bons jogos!! Nota 9 pra ele!! Merece!!