sábado, 20 de julho de 2024
quinta-feira, 18 de julho de 2024
Quem é o xará Criciúma Pankararu??
A reportagem consta de total crédito para o site do GE. Achei muito legal e resolvi transcrever alguns dos pontos mais interessantes aqui neste espaço. Os caras são láááá do interior de Pernambuco e "sósias" do Criciúma E. C.! Leiam! Vale à pena!! Então...vamos a ela!
.......
Separados por mais de três mil quilômetros, Criciúma, em Santa Catarina, e Jatobá(14 mil habitantes, menos do que a capacidade total do estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, que é de 19.225 torcedores), em Pernambuco, possuem uma característica em comum: a paixão pelas cores preto, branco e amarelo, representada na camisa dos clubes locais. No sertão de Pernambuco, o Criciúma Pankararu nasceu em 1988, antes mesmo da emancipação do município, que era subordinado a Petrolândia até 1995. O nome da equipe é em homenagem ao Criciúma Esporte Clube, de Santa Catarina. Mas também carrega a alcunha do povo indígena Pankararu, aldeia que possui cerca de 500 famílias, onde a equipe foi criada.
A ideia de criar um xará do representante catarinense na Série A surgiu após uma viagem de Quitera Maria de Jesus — uma das lideranças da aldeia — e seu filho, Antônio Marcelino, para a cidade no sul do Brasil. No passeio, conheceram dirigentes da equipe e conversaram sobre a história do Tigre, que recém havia mudado o nome de Comerciário Esporte Clube para Criciúma Esporte Clube, e trocado as cores de azul e branco para as adotadas atualmente. Naquela época, o Carvoeiro ganhou fama por ter vencido o Flamengo campeão do mundo, por 4 a 2, e conquistado a oitava colocação no Campeonato Brasileiro — reconhecido antigamente como Copa União.
Em outra viagem feita para Fortaleza, Antônio recebeu de um amigo uma camisa do Criciúma e teve a certeza de que o time que sonhavam fundar na aldeia levaria o nome e as cores do clube catarinense. Junto da equipe de futebol masculino também foi formada a equipe feminina, porém de futsal. E, dois anos depois, por pouco a decisão não foi desfeita. — Em 1990 ele quis mudar o nome do time para Ipiranga. Mas em 1991 o Criciúma foi campeão da Copa do Brasil e fez ele voltar atrás — revela o técnico do Criciúma Pankararu, Clenio dos Santos.
O elenco conta com 25 jogadores, que disputam ao todo quatro campeonatos municipais no ano, onde é pentacampeão da principal competição. Nenhum dos atletas recebe salário, com excessão dos que são contratados temporariamente, respeitando a regra de no máximo cinco não naturais do município de Jatobá por torneio — um goleiro e quatro jogadores de linha.
Santa Catarina 🤝 Pernambuco - Segundo o técnico, o time está há três anos invicto em campeonatos e ganhou três dos quatro disputados em 2024. O último acontece em agosto. A equipe é formada por membros das famílias da aldeia, com os materiais e uniformes encomendados por Clenio e seu irmão. O sonho é que algum dia o Criciúma de Santa Catarina doe fardamentos para os atletas do Pankararu. O Criciúma Pankararu tem planos para inscrever a equipe no Campeonato Pernambucano Sub-20 na próxima temporada. A expectativa é de que em pouco tempo o clube consiga classificação para disputar a 3ª divisão do estadual.
terça-feira, 16 de julho de 2024
Tempos distintos com derrota do Criciúma.
Depois que levou o gol de empate, "desandou a maionese" e o Criciúma tomou a virada em São Paulo. Placar final: 2 a 1 para o Corínthians em um jogo onde os comandados de Claudio Tencati cumpriram muito bem o seu papel, insisto, até os oito minutos do 2º tempo. Jogada rápida pela esquerda, o Criciúma estava desarrumado no lado direito, bola cruzada, Marcelo Hermes "dormiu no ponto" e o paraguaio Romero bateu de primeira pra empatar a partida.
Vale frisar, contudo, que minutos antes, o goleiro Hugo, do Corínthians, havia feito grandes defesas, depois de cabeçada de W. Ángel e após chute de A. Caíke. Ressaltando que, durante a 1ª etapa, o Criciúma desperdiçou outra chance clara com Barreto e conseguiu o seu gol. Claudinho arriscou de longa distância, a bola desviou na zaga e foi no cantinho esquerdo da meta adversária. Na verdade, o Criciúma foi melhor do que o Corínthians na etapa inicial e mereceu sair vencedor.
Num resumo de tudo o que aconteceu na Arena Neo Química, mais efetivo o Criciúma, no 1ª tempo. No 2º, em sete minutos o Corínthians fez dois gols e soube administrar o resultado até o final. E, mais uma vez ficou evidente que, no Criciúma, há sérios problemas de reposição no banco! As mexidas do treinador tricolor não surtiram o efeito desejado e a boa performance da equipe até aquele instante do jogo, simplesmente desapareceu! No gol da virada corinthiana, cochilou geral o miolo da defesa do Tigre e o zagueiro Cacá se aproveitou pra meter, de cabeça, pras redes do goleiro Gustavo. Ah... sábado(20) tem o Flamengo, lá em Brasília. Série A é isso: não tem facilidade nenhuma!!
domingo, 14 de julho de 2024
Criciúma com três zagueiros? E, o empate do Caravaggio.
Duas formações diferentes foram testadas pelo técnico Cláudio Tencati no Criciúma para encarar o Corinthians. Um esquema com três zagueiros e a dobra na lateral-esquerda. O duelo acontece na terça-feira, às 21h (de Brasília), na Neo Química Arena. Na manhã deste domingo, no Heriberto Hülse, Tencati posicionou o time com um esquema pouco utilizado por ele desde que chegou ao clube: três zagueiros - Rodrigo, Wilker Ángel e Tobias Figueiredo. O atacante Yannick Bolasie não participou do treinamento.
Com isso, o time teve Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Fellipe Mateus e Matheusinho; Arthur Caíke e Eder. Já na metade do trabalho, Tencati fez mudanças e posicionou a dobra na lateral-esquerda, com Miguel Trauco e Marcelo Hermes. O atacante Felipe Vizeu, recuperado de uma lesão na posterior da coxa, treinou normalmente e retorna a lista de relacionados.
O Caravaggio empatou com o Tubarão por 2 a 2 na tarde deste domingo, dia 14, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Catarinense, no Estádio Silveira Gonzales. Com o resultado da partida, o Azulão segue na segunda colocação da competição, agora com 14 pontos. Já o time da Cidade Azul está na terceira posição da tabela, com 12 pontos. O próximo jogo do Caravaggio será no domingo, dia 21, às 15h, com o Metropolitano. Para avançar de forma direta às semifinais, o time de Nova Veneza precisará vencer o duelo e torcer por um tropeço do Carlos Renaux, que ainda joga na quarta-feira, dia 17, pela oitava rodada.
.
(Dados e fotos colhidos dos sites ge.com e tnsul)