sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ação presidente!!!

Depois de alguns dias em Curitiba e curtindo um período de folga...ou férias, como queiram... também em Florianópolis, observo um pouco à distância que o Criciúma cada vez mais se afunda numa crise terrível. São quatro competições no calendário de 2.013 para o Tigre e, sucesso mesmo, só no Campeonato Estadual. Copa do Brasil...eliminação precoce. Brasileiro e Sul Americana não tiveram ainda “boa digestão”...entenderam? De qualquer modo, continuo acreditando na recuperação do Criciúma nesta temporada. É difícil? Sim! Muito!! Mas não chego a pensar igual ao presidente Antenor Angeloni que cita como “milagre” a permanência na Série A. Sem querer exagerar na dose de otimismo...mas é só olhar a tabela de classificação e confirmar que existe pouquíssima diferença de pontuação para sair da zona do rebaixamento. É óbvio, entretanto, que só jogo de palavras não resolve. As coisas têm de  acontecer na prática...dentro de campo. O Criciúma está c/ 14 pontos, precisa de mais 31 para chegar a 45 e atingir aproveitamento necessário afim de confirmar fuga do rebaixamento. Faltam 23 jogos: 11 em casa e 12 fora. Além disso, alguns dos considerados adversários diretos serão enfrentados no Heriberto Hülse, casos de Portuguesa e Ponte Preta. Então...será que todos os envolvidos diretamente no futebol do Clube vão deixar a queda ocorrer sem pelo menos tentar reagir de uma forma mais consistente??!! Sinceramente, custo a acreditar que algo tão difícil conquistado o Criciúma deixe escapar...assim...entenderam?! E tal processo de recuperação vem de cima...do presidente...que paga e manda!! Pois “sêo” Antenor precisa agir...urgente!!
Por tudo o que tem feito pelo Criciúma, torcida não merece mais um rebaixamento!!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Brasileiro ou Copa Sul Americana?

O questionamento rendeu algumas discussões entre torcedores após a manifestação do técnico Vadão ainda em Curitiba. O treinador do Tigre, no sentido figurativo, disse: “Não se pode casar com duas mulheres ao mesmo tempo. Então, vamos continuar casados com o Brasileiro e ser amantes da Sul Americana!”. Entendo como corretíssima a posição do profissional! Também compartilho da idéia de que o Criciúma tem de priorizar sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Se a posição na tabela fosse mais confortável as chances de conciliar as duas competições seriam maiores. Massss...lembro ao leitor e blogueiro que, reconhecidamente, o Criciúma apresenta problemas de ordem física e técnica. As lesões têm atrapalhado bastante os planos do Depto. de Futebol e Com. Técnica. Além disso, mesmo que tenhamos observado uma certa evolução produtiva do time dentro de campo nas duas últimas partidas, de um modo geral o Tigre ainda não convenceu na Série A. Mesmo que a Copa Sul Americana proporcione visibilidade internacional e talvez a conquista de boas quantias financeiras conforme cada etapa vencida, penso ser bem mais interessante para o Criciúma se garantir na 1ª divisão nacional em 2.014. Vou mais longe e afirmo que, no atual contexto do futebol catarinense e brasileiro, não tem preço permanecer na elite. No fundo...gostaria de ver o Tigre em condições de ser altamente competitivo nos dois torneios. Entretanto...ocorreram erros de avaliações em algumas contratações, outros vieram e ainda não jogaram o que se espera. Assim, há limitações e o passo não pode ser...entenderam??

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Derrota injusta em Curitiba...de virada!

Pelo que apresentaram Atlético e Criciúma o mais correto seria, no mínimo, o empate! Mas, novamente, o Tigre sucumbiu à pressão adversária fora de casa e perdeu para o Furacão: 2 à 1. Contra o Atlético Mineiro, na 6ª rodada, o Criciúma havia feito um bom jogo e também perdeu. Pois contra o “Paranaense”...a história se repetiu. É importante destacar, entretanto, que neste domingo(18) , sem a menor sombra de dúvida, o Criciúma fez seu melhor jogo longe do Heriberto Hülse neste Campeonato Brasileiro. Lamentações? Sim! Mas fica o consolo do bom futebol e a esperança de que haja força e tempo para recuperação em termos de posição na tabela. Sobre a costumeira análise individual...Hélton Leite fez boas defesas e mostrou mais segurança do que em outros jogos. Suéliton voltou a jogar muito bem...sendo premiado com um belo gol. O Criciúma tem tomado elevado número de gols mas Matheus e Leonardo estão “casando” bem. A composição que envolve Gílson e Márlon novamente deu certo e pode continuar sendo usada. João Vítor, depois de começar errando muitos passes, se recuperou e foi bastante útil no meio campo. Sobre Ivo...atuava muito bem até sentir lesão muscular, no fim do 1º tempo, e ser substituído por Leandro Brasília. A saída de Ivo influenciou muito para a queda de rendimento do time na 2ª etapa. Pelo fato de o Criciúma ter utilizado mais o lado direito de seu ataque do que o esquerdo...Lins foi bastante acionado e também rendeu bom futebol...no 1º tempo, nem tanto no 2º! Sobre Wéllington Paulista, novamente “passou em branco”, mas teve boa movimentação. Bom jogo...luta e esperança continuam!!!
Vadão: “Não dá pra casar com duas mulheres ao mesmo tempo. Então, vamos casar com o Brasileiro e ser amantes da Sul-Americana!”. Criciúma vai priorizar a Série A. Corretíssimo!!!