sexta-feira, 9 de agosto de 2019

“Furuscando” no Criciúma...há consenso quanto ao nome do novo técnico??

Por que o Criciúma está demorando tanto pra anunciar Roberto Cavalo como seu novo treinador? Ora bolas...Cavalo pediu demissão do Botafogo, de Ribeirão Preto, um dia depois da saída de Gilson Kleina, do Tigre! Coincidência? Acredito ou tenho quase certeza de que, não!! A amizade que sempre existiu entre o mandatário da G. A. e o treinador é do conhecimento de todos! Ajuda? Claro! Mas, prefiro crer que Cavalo está vindo porque Jaime Dal Farra e o “staff” tricolor confiam no seu trabalho!! A última informação dá conta de que o anúncio oficial, por parte do Clube em relação ao nome do novo técnico, será feita após o jogo de domingo(11), contra o Sport. Afinal, deixar “vazar” tal notícia, agora, poderia desviar a atenção de todos quanto ao principal tema que é o confronto diante dos pernambucanos! Só pra lembrar que o Criciúma é integrante, no momento, do Z-4, e a vitória nessa próxima partida é de fundamental importância para o início de um processo de recuperação!!

Passarinho Arrepiado andou “furuscando” aqui e ali, captou que Roberto Cavalo já teria sido contatado no domingo passado, um dia depois de o Criciúma perder pro Operário! Há ainda o detalhe de que, com Roberto Cavalo no comando, o Botafogo andou liderando o Campeonato Brasileiro da Série B por algumas rodadas e, quando do seu pedido de demissão, a equipe mantinha-se no G-4!! Ora bolas...o que levaria qualquer profissional, comandante técnico, a deixar um clube que já foi líder e está nas primeiras colocações, se “transferindo” pra outro que joga a mesma competição, só que está lá em baixo, na tabela?? Além disso, mesmo que Ribeirão Preto seja uma cidade bem maior do que Criciúma, mas a torcida por aqui, é muito mais exigente! Ou seja, a pressão em trabalhar no Heriberto Hülse é maior!!

Outra pergunta?? Por que João Carlos Maringá continua afirmando que não há conversas com Roberto Cavalo? Despiste ou ele não concorda muito com tal contratação? O “Arrepiado” me ajuda a voltar um pouquinho no tempo e recordar que Maringá e Kleina vieram “juntos”!! Será que a saída de um vai influenciar numa possível não permanência de outro? O “bichinho” também ficou sabendo que Mikael Carradore Dal Farra continua “mandando bem” junto à G. A.! Ainda sobre J. C. Maringá, atual executivo de futebol do Criciúma, claro que é competentíssimo!! Mas, como Jaime diz uma coisa agora e em segundos muda de ideia, fico cá me perguntando: será que vão “fritar” Maringá?? Tomara que não, masssss...sei lá!!! E, a pedido do Passarinho, aqui vai um forte abraço a Émerson Almeida, ex-gerente de futebol do Criciúma que está em São Paulo acompanhando, de perto, o início da carreira do filho que atua na base do São Paulo F. C. Boa sorte a ele!!

terça-feira, 6 de agosto de 2019

A velha “cultura” do futebol brasileiro demitiu Gilson Kleina!

Era o tipo da “morte anunciada” essa questão envolvendo a demissão de Gilson Kleina, no Criciúma! Afinal, os números pesaram muito contra o profissional: 22 jogos com 10 derrotas, 6 empates e somente 6 vitórias! E, além disso, nas últimas 5 partidas, o Tigre perdeu quatro e empatou uma! Então, diante do que acabou exposto, não havia outro caminho a ser tomado pelas partes envolvidas que não fosse o rompimento do contrato que ia até dezembro. Não abro mão da ideia em relação à continuidade de uma equipe de trabalho, às vezes, com médio ou até longo prazo! Mas, a pressão de estar entre os 4 últimos colocados na tabela de classificação do Brasileiro e o medo de se afundar na zona do rebaixamento, fizeram com que Kleina, mais os comandantes do futebol e da G. A., no Criciúma, chegassem à conclusão de que o melhor seria optar pela saída do treinador!

Não discuto a capacidade de Gilson Kleina! É bom profissional, sim senhor!! Ano passado, “bateu na trave” o acesso da Série B pra A do Campeonato Brasileiro, comandando a Ponte Preta. Além disso, o agora ex-técnico do Criciúma, já havia desenvolvido bons trabalhos em clubes de renome no futebol nacional. Só que, desta vez no Heriberto Hülse, Gilson Kleina não conseguiu fazer o time jogar... render o que ele tinha projetado. E olhem que, dos contratados pra atual temporada, onze foram indicados ou aprovados pelo treinador! Aliás, Kleina saiu muito mais em razão dos números negativos e da posição do time na tabela, do que pelas suas próprias teimosias em dispor esquemas de jogo com pouca força e sentido de marcação!!

Quem vem?? Técnicos de futebol têm aos montes por aí!! Não me arrisco a citar nomes!! O mais importante é que seja bom profissional, como é Gilson Kleina! O presidente Jaime Dal Farra e seus parceiros de comando do futebol não poderão errar!! Faltam 5 rodadas pra terminar o turno e, independentemente de jogar em casa ou fora dela, todos os adversários a serem enfrentados estão mais acima na classificação. Ou seja, as dificuldades tendem a aumentar mais ainda! E, a não ser que haja uma reviravolta muito grande...algo que ainda não se viu no Brasileiro, até agora, o Tigre tende a passar mais trabalho do que vem passando!! Sequência de jogos até o fim da primeira metade do torneio? Sport, no H. Hülse; Londrina, lá no Estádio do Café; Bragantino, em Criciúma; Paraná, em Curitiba; e, Oeste, na Casa Tricolor. Serão três partidas em casa e duas fora. Assim, “mãos à obra”!!