sábado, 24 de junho de 2023

Dois jogos, fora de casa: quatro pontos.

Este é o saldo do Criciúma depois de ganhar do Vitória e empatar com a Chapecoense, ambas as partidas longe do Estádio Heriberto Hülse. Convenhamos, quatro pontos conquistados por causa de muito trabalho e dedicação, além da competência de todos os envolvidos, com destaque paras as estratégias montadas pelo técnico Claudio Tencati. Em Salvador, o Criciúma "estudou" o adversário e o esquema preparado anulou o Vitória. Já em Chapecó, há de se lamentar o fato de o Tigre ter saído à frente, no placar, e, no 2º tempo, permitido o empate.

Fui buscar a estatística do confronto e, em alguns quesitos fundamentais, os números são mais favoráveis ao Criciúma. Por exemplo, o Criciúma acertou mais passes: 487 contra 382 da Chapecoense. Dentre estes, acerto de 85% contra 77%. A Chapecoense, por sua vez, finalizou mais do que o Criciúma: 16 a 14. Mas, "no gol", foram 4 do Criciúma, 3 da Chapecoense. E, quem viu o jogo, sabe que, se o duelo tivesse que apontar um vencedor, seria o Criciúma, com maior presença ofensiva e provocando maior perigo à meta oponente!

Há de se levar em conta, sem dúvida alguma, as ausências de Marquinhos Gabriel e Eder. São dois jogadores "acima da média" pra uma Série B de Campeonato Brasileiro e, com eles em campo, talvez a história do jogo poderia ter sido outra! Quanto ao desfalque do goleiro Gustavo, entendo que Alisson cumpriu bom papel, sem comprometer em nada sua atuação. E, Felipe Vizeu, foi bem substituído por Tiago Marques que, inclusive, fez o gol do Criciúma. Por sinal, no lance do tento tricolor, foi de "pé em pé" que a bola chegou para a conclusão do atacante. Quanto ao gol de empate da Chapecoense, Claudinho estava lá na frente e houve contra-ataque. Ninguém fez necessária cobertura pra impedir a finalizaão de Neto. No mais, "segue o jogo" e terça-feira(27) tem mais: o CRB, em casa!

sexta-feira, 23 de junho de 2023

O Tigre e o Azulão da Montanha.

Sábado é dia de abertura da Copa Criciúma Sub-17, que ocorre entre os dias 24 de junho e 1º de julho, em Criciúma e Cocal do Sul. O Tigre estreia na competição diante do Newell’s Old Boys, da Argentina, às 15h, no Majestoso. Antes da partida, a partir das 13h, acontece a abertura oficial da competição.  Além disso, um telão será colocado nas arquibancadas para o torcedor acompanhar Chapecoense e Criciúma, jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, às 17h. Os bares estarão abertos a partir das 13h. A entrada no estádio é gratuita mediante entrega de 1kg de alimento não perecível, como óleo de cozinha, pó de café, leite e produtos de higiene e limpeza. 

Depois de demitir Evandro Martins, o popular Serraninho, a direção do Caravaggio firmou acerto com um novo técnico para a sequência da disputa da Série B do Campeonato Catarinense. O desconhecido, aqui pro futebol de SC, Carlos Moraes foi oficializado pela direção como o comandante do Azulão da Montanha. O treinador, de 47 anos, atuará pela primeira vez no futebol catarinense na função. Nesta temporada, Moraes comandou o Esportivo, de Bento Gonçalves, durante o Campeonato Gaúcho. Lá, o profissional conquistou acessos à elite do futebol Gaúcho em 2019 e 2022. Os comandantes do Caravaggio resolveram trocar o comando técnico em razão da má campanha que faz o time no Estadual. Até o momento, só um ponto conquistado em três jogos disputados. A estreia do novo treinador do Caravaggio será neste fim de semana quando a equipe enfrentará, em casa, o Caçador, lanterna da competição.


segunda-feira, 19 de junho de 2023

Com pouco mais de 1/4 da Série B disputada, Criciúma é um dos melhores mandantes!

O Criciúma é um dos dois melhores mandantes da Série B deste ano. Até a 12ª rodada, o Tigre disputou sete partidas em casa: foram cinco vitórias e duas derrotas. O Criciúma ainda não teve empates, jogando no Majestoso, na competição de 2023. As vitórias aconteceram contra Tombense (2 x 0), Avaí (1 x 0), Ituano (2 x 1), Sport (1 x 0) e Atlético-GO (3 x 0).

As duas derrotas aconteceram por um gol de diferença: Ceará (1 x 2) e Juventude (0 x 1). No recorte de disputas como mandantes, o Tricolor Carvoeiro divide a liderança com o Sport. Porém, o time pernambucano jogou apenas cinco vezes como dono da casa e está com 100% de aproveitamento. Logo na sequência, aparecem Vila Nova, Novorizontino e Mirassol. “A nossa equipe vive um bom começo de campeonato, mas sabemos que ainda tem muita coisa pela frente. Seguimos focados em busca dos nossos objetivos”, diz o lateral-esquerdo Marcelo Hermes.

Presente nas 12 partidas que o Criciúma disputou até aqui, Hermes é o jogador de linha com mais minutos pela equipe nesta Série B. “Fico feliz pelo meu tempo de jogo, por conseguir deixar uma parcela de contribuição para o time”, destaca. Em virtude da pausa para a Data Fifa, o Tigre voltará a campo somente no próximo dia 24, quando visita a Chapecoense pela 13ª rodada do Brasileirão. “Vamos ter um período importante para recarregar as energias, ajustar alguns detalhes, e esperamos aproveitar da melhor forma. Agora é trabalhar para retornar bem e fazer um grande clássico com a Chapecoense”, ressalta Marcelo.

.

(Reportagem e conteúdo: Site TN SUL)