sexta-feira, 29 de março de 2019

Dirigente, dirige; jogador, joga; e, torcedor, torce!!

Em tópicos...
É a ordem natural das coisas, no futebol! Afinal, cada um no seu quadrado!! Essa história de, oficialmente, torcedores procurarem presidente e outros dirigentes pra conversar...não sou muito chegado!! Futebol, com o devido profissionalismo que deve ser tratado e também como produto em constante evolução, precisa ser questionado como tal!! Então...dirigente é pra comandar; atleta exerce sua função; e, a paixão de seus simpatizantes deve ser demonstrada nas arquibancadas!!
Digo isso porque, EM HIPÓTESE ALGUMA, concordo com o “abandono” que se verifica, momentaneamente, por parte de um restrito grupo de torcedores!! Ainda bem que não se traduz na maioria!! As cobranças que são feitas pela torcida, em geral, independentemente de pertencer, ou não, a esta ou aquela “organizada”, são extremamente válidas!! Mas, deixar de ir às arquibancadas e exercer o seu “dever” de torcer, não é a atitude mais correta, na minha avaliação!! De parabéns, sim, está a Guerrilha Jovem com o lema "quem ama nunca abandona"!!
Importante frisar, contudo, que cada um faz o que bem entender! Se quiserem não mais ir ao estádio...é uma questão de opção!! Só que sou pago pra emitir opiniões e estou aqui dando a minha!! Por sua vez, reitero apoio à manifestações contrárias quanto ao jeito de fazer futebol do presidente Jaime Dal Farra! Ele faz de tudo pra tentar acertar e erra na maioria das ações!!
Sobre os jogadores, estes também estão “devendo” e...faz tempo!! Assim, sou plenamente favorável a “encarar” o presidente, vaiar durante os jogos, ir pra frente dos camarotes da direção, pro pátio do estádio ou em aeroporto cobrar de atletas e envolvidos com o futebol!! Tudo dentro de uma civilidade bastante razoável!! Mas, insisto que, ficar fora...deixar de ir aos jogos, é a primeira vez que vejo em tantos e tantos anos acompanhando futebol!!

quarta-feira, 27 de março de 2019

Derrotado!! Mas, vivo!!!

Depois de um primeiro tempo quando tomou “banho de bola” da Chapecoense, estava perdendo por 2 a 0, o Criciúma retornou pra segunda etapa de forma bem diferente! O time da casa também se acomodou um pouco e o Tigre começou a esboçar reação. Em termos de gols, um aos 20 e outro aos 23 minutos, ambos de cabeça, respectivamente com Sandro e Bruno Cosendey. Eis que, quando as coisas se encaminhavam pro empate, quase nos acréscimos, a Chapecoense conquistou o gol da vitória! Placar final de 3 a 2 e, conforme o que dita o regulamento, não tem saldo de gols qualificado! Ou seja, na partida de volta, dia 10 de abril, no Heriberto Hülse, a Chapecoense joga pelo empate. Se houver uma vitória do Criciúma por um gol de diferença...vamos direto pras cobranças de tiros livres da marca penal. E, caso o Criciúma consiga ganhar por dois ou mais gols de diferença, se classificará para a etapa seguinte da Copa do Brasil.
Algumas considerações sobre o jogo e a atuação das duas equipes. No 1º gol da Chapecoense, o chute à média distância de Elicarlos foi “bem aceito” pelo goleiro Bruno Grassi. Importante frisar, contudo, que ninguém marcou o meio-campista da “Chape” pra, pelo menos, tentar impedir a finalização. No 2º gol, a marcação do Criciúma foi frágil até a conclusão de Campanharo. Também vale destacar que, SOB HIPÓTESE ALGUMA, o Criciúma pode se comportar de forma tão passiva e demonstrar tamanha inércia em jogo eliminatório de Copa do Brasil!! Claro que, na volta do intervalo, a atitude foi outra! Só que, se a conduta dos jogadores do Criciúma tivesse sido diferente do vexame que vimos no 1º tempo, a história do jogo, da mesma forma, também poderia ser mudada!! E...Jean Mangabeira quis sair jogando, poderia ter dado um “bico” pra frente...quase acabando o jogo, perdeu a bola e, na sequência, a Chapecoense “fez” o 3 a 2.
De outro modo, gostei do que vi...em pouco mais de 20 minutos, do meia-atacante Vinícius! Teve participação ativa na jogada do 1º gol do Criciúma e realizou outras boas jogadas! Sobre Daniel Costa, o “10” do Criciúma, mesmo que ainda lhe falte um companheiro pra jogar com ele, no meio, precisa render mais e ser mais participativo! Não se discute a qualificação técnica do lateral Maicon! Só que, fisicamente, é visível que não está suportando a sequência de jogos!! E, também está claro que o ataque do Criciúma continua sendo... pura realidade, DE ASMA!!

terça-feira, 26 de março de 2019

Luto!!


Morreu agora há pouco, em Chapecó, o radialista Rafael Henzel. Tinha 45 anos, sentiu -se mal durante uma "pelada" de futebol, foi levado às pressas para o Hospital Regional da cidade...mas acabou falecendo! Pra quem ñ lembra, Rafael Henzel foi sobrevivente do vôo da Chapecoense, em 2.016!! Falei com ele, recentemente, qdo do jogo Criciúma x Chapecoense, no H. Hülse. Que coisa!! Daqui, à distância, sentimentos!! E, que Deus conforte familiares e amigos!!

Passarinho Arrepiado: “Giba, quem mandou tocar o hino não foi o Robson Izidro”!!

Recebi as seguintes informações do Passarinho Arrepiado, meu mascote predileto, que sempre trás notícias preciosas... principalmente sobre o Criciúma E. C.:

“Giba...olha só, quem mandou tocar o hino do Clube, depois da derrota pra Chapecoense, não foi o Robson Izidro!! Na verdade, tudo já estava “acertado”!! Quem mandou foi o (...)(Prefiro não declinar do nome a pedido do próprio Arrepiado pra não queimar a fonte!)!! Ocorre, Giba, que o (...) “sentiu”, através de redes sociais, antes do jogo, que, em caso de derrota, poderia haver um protesto mais forte por parte da torcida. Então, já avisou o responsável pelo som que, caso tal manifestação acontecesse mesmo, era pra “soltar o hino”!!

Outra coisa, Giba...o Robson saiu porque bateu de frente com o Dal Farra!! Como superintendente indicado pelo próprio presidente, Robson queria também participar de decisões que envolvesse o futebol e o Clube. Recebeu a seguinte resposta do Jaime: “Quem manda aqui, sou eu! Sou eu quem pago, porraaaa!!!”. “Então tá, presidente!”, respondeu Robson. Depois disso é que esquentou o clima e acabou rolando a demissão.

Ah...Giba, também descobri que o toda a grana que está possibilitando estas contratações está saindo da negociação envolvendo o Roger Guedes, pra China. Deu 12 milhões e 500 mil reais!! Inclusive, algumas dívidas da G. A. foram pagas!! E, como está sendo bem encaminhada a transação em relação ao Gustavo, do Corínthians pro exterior, até esse dinheiro já está sendo gasto “por antecipação”!

Quanto aquela informação que te passei sobre o Léo Baiano, do Mirassol, pode crer!! O Maringá continua conversando com ele... Mas, é só pro Brasileiro, se houver acerto. O Liel está acertando seu retorno pro Tigre mesmo! Tá acima do peso e, pelo que consegui apurar, só vai formalizar contrato após encaminhar recuperação da parte física. Além dele, o Criciúma também está tentando o Marcos Vinícius, não sei se o lateral ou o meia-atacante de 24 anos, que está na Chapecoense. Acho que é o lateral!!
Abraço e fica com Deus!”

segunda-feira, 25 de março de 2019

Ridicularidades dentro e fora do campo!!

O jogo em que o Criciúma perdeu pro Avaí, 2 a 0, apresentou resultado dentro de absoluta normalidade! Os “manezinhos” possuem time superior e mesmo ainda quando estava “11 contra 11”, o Leão demonstrava estar mais encorpado, mais entrosado... marcando forte e levando discreta vantagem sobre o Tigre. Após a expulsão de Eduardo, o Avaí só confirmou o que já se esperava. Ou seja, se impôs perante um adversário fraco tecnicamente, cansado e com clara desmotivação depois de ter ficado com um jogador a menos!
Aliás, alguém precisa explicar os motivos de uma condição física nitidamente inferior a do Avaí e da falta de vontade pra se superar suas reconhecidas próprias dificuldades!! Caramba...se o salário está em dia, os caras jogam num clube como o Criciúma que continua sendo marca expressiva no futebol de Santa Catarina, ainda havia uma clara e nítida chance de classificação pra fase semifinal...por que não se dedicar com esmero e maior aplicação?? E, com relação ao meio-campista Eduardo, ele precisa controlar melhor os “seus nervos”!! Não é a primeira vez que vai expulso por destempero emocional!! No lance em que reclamou penalidade, poderia ter batido a gol, sem simular o lance, evitando receber o 1º cartão!!
Enfim, novamente uma partida onde o Criciúma beirou comportamento absurdo em relação à importância do confronto!! Sobre possibilidade de conquistar vaga para a etapa seguinte do torneio, com 12 pontos em disputa, claro que há chances!! Mas, elas foram consideravelmente diminuídas após nova derrota em casa!! Além disso, dos 3 próximos jogos, dois serão fora contra adversários que buscam desesperadamente fugir do risco de descenso; e, no Heriberto Hülse, perante o Joinville, um clássico, dentre os quais já disputados, o Criciúma não ganhou nenhum!! Os “pés no chão” indicam não crer em recuperação do time ainda no Estadual! 
Quanto ao que aconteceu fora de campo, aquele protesto ocorrido após o jogo, quando boa parte da torcida esteve perto da saída dos camarotes, esperando o presidente Jaime Dal Farra, esta sim uma atitude válida!! O presidente precisa sentir o clima de pressão que há em razão de um início de temporada nada favorável!! Contudo, o que foi feito horas antes quando “alguém” pichou “Morte a Dal Farra” ao lado do portão principal do Estádio, é algo que precisa e deve ser investigado!! O maluco...desajustado mentalmente tem que ser identificado e punido com os rigores da lei!! E outra: já vi torcida esbravejar, ficar de costas pro campo, vaiar o tempo todo, invadir treino e vestiário, até quebrar carro de jogador e dirigente...o que é um ato também recriminatório! Só que, NÃO ENTRAR NO ESTÁDIO como forma de revolta, foi a primeira vez!! Massss...como dizem: “tudo tem sua primeira vez”!!

domingo, 24 de março de 2019

Quando a imbecilidade ultrapassa os limites...!!

A frase define bem o que mostra a foto abaixo clicada, por mim mesmo, na noite deste sábado(23), acima das bilheterias que ficam ao lado da entrada principal do Estádio Heriberto Hülse. Claro que a torcida do Criciúma anda desgostosa e nem poderia ser diferente!! Afinal, há um jejum de títulos que se arrasta por 5 anos!! Além disso, após rebaixamento da Série A pra B do Campeonato Brasileiro, em 2.014, o Criciúma permanece colecionando insucessos!!
E, a situação atual do clube no certame estadual não permite elogios, em absoluto!! Pelo contrário!! Já externei por várias vezes o pensamento de que a forma de gerir futebol do presidente Jaime Dal Farra precisa mudar!! Contudo, ele é teimoso e permanece com seus pensamentos e ideias...nada absorvido pela grande maioria da fanática torcida tricolor!! Há impaciência e uma exigência que necessitam ser entendidas por todos do Clube!!  
Só que a frase pichada excede qualquer fronteira de qualquer covardia, estupidez, idiotice ou ignorância!! A revolta pelas últimas más campanhas em competições jogadas é perfeitamente compreensível!! Mas, chegar a tal ponto é profundamente lamentável!! O Sr. Jaime Dal Farra merece severas críticas!! Só que desejar que ele morra porque o time não corresponde em campo...é extrapolar a falta de cérebro!! Deus me livre de gente assim!!