sábado, 23 de setembro de 2017

Felicidade em Maceió...!!

Positiva a estréia do técnico Beto Campos no comando do Criciúma!! Nada de excepcional a atuação do time!! Absolutamente dentro das já conhecidas limitações da equipe que mudou de treinador recentemente! Mas, não há como negar que a vitória em Maceió, sobre o CRB, 2 a 1 e de virada, foi merecida!! O time controlou bem a partida, soube construir e segurar a vantagem no placar. Assim, saiu do Nordeste do País com mais três pontos na tabela que continuam alimentando esperanças de acesso! Beto Campos mudou muito pouco, em termos nominais, o time que vinha sendo usado anteriormente por Luís Carlos Winck. Mas, o diferencial mostrado... defesa mais firme e um meio-campo mais compacto, mesmo com a falha de Barreto no lance que originou a falta cobrada por Élvis quando este marcou pro CRB. Há de se ressaltar, contudo, que o CRB pouco fez pra lograr melhor êxito! Então...resultado conquistado dentro da normalidade pelo Criciúma que jogou um pouco melhor que seu adversário!! Simples assim!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ cometeu uma falha em lance de desatenção, na 1ª etapa, e realizou outras boas defesas na sequência! Nota 6.

MAICON SILVA com rendimento dentro do esperado...sem qualquer brilhantismo! Por outro lado, se foi uma atuação comum, também não comprometeu negativamente! Nota 6.

Muito bem estiveram os dois zagueiros, NINO e EDSON BORGES! Com alguma pressão exercida pelo CRB, a dupla de zaga do Criciúma mostrou-se bastante segura, não dando espaços pro adversário! Nota 7 pra ambos!

DIEGO GIARETTA, outra vez improvisado na lateral-esquerda, fez o seu “feijão com arroz”! Preocupou-se muito mais em marcar do que em “subir” ao ataque. Nota 6.

No meio, o volante BARRETO tem que levar um puxão de orelha daqueles...!! A forma como perdeu a bola e a conseqüente necessidade da falta foram atitudes quase que “imperdoáveis”!! Em seguida a esses lances , o CRB fez seu gol e o camisa 5 do Criciúma precisa ser responsabilizado e cobrado por tal displicência!! Nos demais momentos do jogo, atuação dentro da normalidade!! Mas, pelo erro cometido...nota 4!!

RICARDINHO, preciso reconhecer, que foi útil ao time...ao esquema, dentro daquilo que se propôs o Criciúma no estádio Rei Pelé!! Beto Campos não armou uma equipe pra ser rápida!! Tanto Ricardinho quanto CAÍQUE VALDÍVIA são jogadores de maior cadência! Valdívia, inclusive, soube cumprir muito bem a função de tocar a bola procurando envolver o mesmo setor do adversário. Nota 7 pra Ricardinho e 8 pra Caíque.

Quem também jogou bem foi ALEX MARANHÃO! A falta batida por ele teve o desvio fatal de Neto Baiano resultando no 1º gol do Criciúma. Além disso, foi mais participativo do que em outros jogos quando caía de produção! Nota 7.

Outra vez, SILVINHO foi uma das principais peças do Criciúma em campo! Fez um gol e perdeu uma penalidade!! Masss...continua sendo o que o Criciúma tem de melhor no setor de frente! Nota 8.

LUCÃO...à sua característica, brigador e sempre com elevado espírito de entrega ao jogo e ao time!! Nota 7.

Entraram JOCINEI, DIOGO MATHEUS e JOÃO HENRIQUE...todos pra aumentar o poderio de combatividade do time em razão do desgaste físico natural! Sem muito resultado prático, nota 5 pra cada um deles.

Sobre o treinador BETO CAMPOS, estrear com vitória, fora de casa e de virada...claro, sempre é extremamente positivo!! O que ele vai poder fazer ainda pra arrancar mais do limitado plantel...só vamos saber na sequência do seu trabalho!! Nota 7.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Um grande desafio para Beto Campos...!

Pra mim, o maior de sua carreira como técnico de futebol!! Ou seja, de levar um clube que está na Série B para a Série A do Campeonato Brasileiro!! Claro que não podemos esquecer que o novo treinador do Criciúma conseguiu este ano algo que poucos profissionais do meio conquistaram. Ou seja, o título de campeão gaúcho deixando prá trás os “poderosos” Grêmio e Internacional! Só quem vivencia o futebol do Sul do País sabe o quanto é difícil tal feito! E Beto Campos já tem esta grande vitória em seu currículo! Masssss...entendo que sua maior prova inicia no sábado quando da sua estréia como treinador do Criciúma. Importante frisar, contudo, que sua primeira tentativa não teve êxito! Afinal, o Náutico também tem pretensões de acesso e Beto Campos ficou só 8 partidas no comando do Timbú!

Antes, Beto Campos só treinou equipes que não tinham objetivos tão audaciosos! Se não, vejamos: Avenida, Pelotas, Caxias, Passo Fundo, Santo Ângelo, São José e...o Novo Hamburgo!! Quando foi pro Náutico, com certeza ouviu dos dirigentes que o trabalho deveria ser feito pra tentar buscar o acesso. Discurso idêntico ao do Criciúma!! Todos sabemos que jogar a Série B para um clube de médio porte como o Criciúma, não é nenhum demérito!! Ao mesmo tempo, no entanto, a torcida exige rápido retorno pra elite do futebol nacional! Também é importante frisar que o Criciúma não ganha nada faz tempo!! Então, há uma carência bastante grande de conquistas e grandes feitos...o que deixa cada vez mais o torcedor impaciente e ansioso!

Não posso deixar de ressaltar como ponto positivo a volta do professor Márcio Corrêa assumindo responsabilidade pela preparação física dos atletas! Este, sim, já demonstrou toda sua competência quando por aqui passou em 2.012 e 2.013! E, se Márcio Corrêa tem moral elevada no Heriberto Hülse, por sua vez Beto Campos terá de “matar um leão” a cada jogo! Faltam 14 e, com 34 pontos na tabela, o Criciúma ainda precisa atingir basicamente o dobro pra finalizar a competição no G-4! Ou os 45...47 pontos pra se garantir na Série B de 2.018!! Quero muito que a nova comissão técnica consiga o maior objetivo!! Entretanto, contando com o que tem no plantel sem poder contratar mais...será uma missão EXTREMAMENTE DIFÍCIL de ser cumprida!! 

(Crédito das fotos para Globo Esporte e 4oito.)

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Tirar time da lanterna e colocar na parte de cima da tabela também demite treinador!!! Te prepara, Beto Campos!!

Vai entender o futebol...!!! Luiz Carlos Winck chegou no Heriberto Hülse com o time na lanterna da competição!! Nada de supra-sumo!! Muito pelo contrário!! Winck é um técnico de futebol comum...sem nada de especial!! Tem lá seus limites como qualquer profissional que ainda busca maior auto-afirmação na carreira e em qualquer segmento!! Massss...temos de reconhecer seus méritos como treinador do Tigre num período que durou pouco mais de 3 meses e meio. Foram 21 jogos sob seu comando...9 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Luiz Carlos Winck “pegou” o time em último e o “entrega” na 8ª colocação, há 6 pontos do G-4!

Contudo, reitero minha certeza da extrema fragilidade técnica no time do Criciúma! O técnico demitido conseguiu tirar “leite de pedra” e, mesmo tendo restrições, precisa que seu trabalho seja reconhecido por dirigentes, torcida e imprensa! Quanto à falta de maior qualificação do plantel montado pra disputar o Campeonato Brasileiro, a culpa é de todos os envolvidos! O presidente Jaime Dal Farra alega que a G. A. não possui grandes recursos financeiros pra montagem de elenco com maior qualidade! Mesmo assim, com um pouco mais de cuidado e conhecimento do futebol como produto e negócio, dava pra ter trazido jogadores mais capacitados  e comprometidos! O próprio Luiz Carlos Winck também indicou algumas “perólas” como Jônatan Lima, Márcio Goiano e Jocinei...só citando como exemplos!

Então...depois de perder pro Juventude em casa e um jogo-treino pro Atlético Tubarão, a direção entendeu que a melhor saída é trocar o comando técnico!! Futebol é assim: ingrato mesmo!! Na minha opinião, houve precipitação do “alto-comando” Tricolor!! Deve estar “pintando” por aqui, conforme o que está apurando o sempre atento Passarinho Arrepiado, o Beto Campos! Tem no seu currículo como maior marca a conquista do título de Campeão Gaúcho deste ano! É a solução?? Não sei...não tenho bola de cristal!! Talvez  repita a operação “tirar leite de pedra”!! Continuo com o pensamento de que o maior problema está na incapacidade de 99% do grupo de jogadores!! Só que a culpa não é deles!! E, sim, de quem os trouxe!!