sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Felipe Ximenes e Marcos Moura Teixeira estão dando certo no Criciúma?

A resposta é “não”!! Pelo menos por enquanto, os dois homens que foram trazidos pelo presidente Antenor Angeloni, ainda não mostraram o trabalho esperado. Chego a tal constatação porque, antes mesmo do começo do Campeonato Brasileiro, nos foram passadas informações de que o Criciúma iria providenciar a montagem de um time altamente competitivo, qualificado e com perspectivas reais de conquistar o acesso para a Série A. O próprio presidente Antenor tem dito, em raras entrevistas concedidas, que está “dando tudo o que eles me pedem!”. Entretanto, até o momento, o resultado dentro de campo não tem correspondido!! O time não é competitivo, muito menos tem boa qualidade técnica e não deu “as caras” ainda como quem quer realmente chegar entre os quatro primeiros!
Fellipe Ximenes precisa dar resposta positiva com trabalho de maior competência!

Há quem possa pensar que nós, da crônica local, somos exigentes...não temos calma, e achamos que o Criciúma tem de ganhar tudo!! Não!! Em absoluto!! É que pelo fato de conhecermos a história do Clube e o que ele representa para a cidade e região, temos plena certeza de que as coisas poderiam estar melhores! Gente...o Criciúma foi campeão estadual em 2,013 e dela pra cá...nada!! Duas participações “se arrastando” na 1ª Divisão do Brasileiro e um descenso pra 2ª, sem falar nas campanhas discretíssimas do Catarinense do ano passado e deste. Sei que fizemos parte de um contexto ainda emergente dentro do mundo do futebol. Não somos de nenhuma capital e nossa cidade está entre as menores, somando os participantes da mesma conjuntura. No entanto, já demos provas da nossa capacidade de fazer futebol vitorioso! E isso vem desde a década de 60 com o Metropol. Criciúma, não faz muito tempo, era tida como “espelho” para outras cidades e clubes catarinenses. Ultimamente, contudo...não somos exemplo pra ninguém!!
Marcos Moura Teixeira tem se esquivado em entrevistas. Torcida exige mais...!!

Massss...por que? Qual o motivo para sermos tão achincalhados?? Dentro do que penso, perdemos muito da identidade que tínhamos. O Criciúma de hoje tem pouco a ver com o de 1.991 ou de 2.002, por exemplo, anos em que títulos importantes foram conquistados. Por certo, muita gente pode se perguntar sobre 2.012. Afinal, o Criciúma já tinha a então G. A.! Só que em 2.012, o Criciúma contava com uma pessoa “da casa” que vivenciava o dia a dia do Clube, no caso Waldeci Rampinelli como diretor de futebol. Eu nunca abri mão de que o Criciúma tivesse alguém da cidade, identificado com o Clube e sua torcida, para fazer parte do comando do futebol de uma forma incisiva. O Criciúma preferiu trazer dois profissionais, com certo renome e experiência. Contudo, até agora eles não mostraram a que vieram! Não posso esquecer de Cláudio Gomes e Lédio Daltoé que, de certa forma, também estão envolvidos no processo. Só que ambos ainda não têm bagagem e conhecimento para tamanha responsabilidade. Noto que ambos se esforçam e tentam buscar acerto em contratações e decisões. Mas, “a coisa não anda”!! Cláudio, infelizmente, não conseguiu aprovação e simpatia do torcedor. E, isso também acaba influenciando negativamente no seu trabalho. De qualquer modo, entendo que o Criciúma deve estar acima de tudo!! Com ou sem Antenor...a instituição Criciúma prossegue!! Quando se quer vencer em qualquer seguimento da vida, os erros servem de aprendizado! Então...que um fracasso aqui ou ali não desanime dirigentes e torcedores!!
Cláudio Gomes, marketing e futebol...com a confiança de Antenor!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

As críticas do bem!

Não é da minha linha de conduta profissional emitir opiniões com o intuito de “jogar pra baixo”...”cornetear”, criticar por criticar...simplesmente!! Não penso assim!! Sou da cidade... moro aqui há 53 anos e dos tempos de Comerciário, Metropol, Atlético e Próspera...os times de Criciúma, que é a terra onde nasci! Assim, quem me conhece sabe que procuro me conter o máximo possível quando tenho de abordar as coisas referentes ao meu chão. Não sei se vocês entendem...massss, criticar o que é nosso, pra mim é duro!! Entretanto, da verdade não posso fugir!! Outro dia citei aqui os buracos, as obras inacabadas, as más condições de estradas e vias públicas de Criciúma e acabo me indignando com os fatos, verdadeiros e dos quais não podemos fugir. E...no futebol, é a mesma coisa!! Todos sabemos que o Criciúma é o que temos de melhor... em termos de divulgação da cidade, de produto nosso para divulgação lá fora. Em viagens já realizadas por aí...Nordeste principalmente, o Criciúma Esporte Clube é mais conhecido do que a própria Criciúma!! Os caras sabem que existe o time, o clube...mas a cidade é menos divulgada do que o Tigre!!

Contudo, temos de reconhecer...estamos vivenciando um dos piores momentos da história do tão glorioso Clube! É complicado admitir! Mas o time que está jogando, usando o “manto sagrado” como gostam de se referir os mais fanáticos, é de “doer”!!! Popularmente falando, pra ficar ruím o Criciúma que temos visto precisa melhorar bastante!! Compreenderam?? Acompanho o Criciúma, antes Comerciário, desde que me entendo por gente. Juntamente com alguns poucos colegas de imprensa e torcedores, tenho orgulho de ter assistido ou trabalhado em pelo menos 97...98% dos jogos da rica história de 1.968 pra cá!! Pois...confesso a vocês, e estou sendo sincero...sem exageros, este é um dos piores times já montados em toda a trajetória que me referi!! Gente...o Criciúma que entra em campo hoje é sofrível!!

Claramente, há jogadores que não têm as mínimas condições pra vestir a camisa de qualquer time que pense em acesso de Série B pra A. Não tenho nada contra os caras, que fique bem claro! Eles são profissionais da bola e estão buscando espaços...talvez tentando crescer no que fazem! Só que olhar lá da cabine pro campo e observar Maicon Silva, Wânderson, Cristiano, Wéllington, Marcão, Paulo Sérgio e até Neto Baiano...entre outros menos usados, está difícil de suportar!! Faço uma “ressalva” pra Neto Baiano que já vi atuar por outros clubes e sei que pode render mais. Só que, no momento, a bola está “dando” em Neto Baiano! Parece ser sua inimiga!! Os demais citados...pooor favor!! Até que há uma aceitável doação, vontade e espírito de luta. Só que qualidade técnica, domínio de bola, noções de espaço, cobertura e sentido de marcação...a maioria não tem!!

Passarinho Arrepiado me trás informações a respeito de Marcos Assunção. O atleta, treinando há alguns dias no C. T. do Criciúma, pretende ser colocado em campo por Petkovíc no dia 8 de setembro quando do jogo contra o Vitória, no estádio Heriberto Hülse. Ocorre que Marcos Assunção ainda não obteve sua liberação afim de poder ser inscrito pelo Tigre! Pelo que se sabe, o jogador saiu da Portuguesa após uma ação na justiça trabalhista por não receber salários e direitos de imagem. Massss...sua liberação ainda não foi conseguida. Os funcionários do judiciário em São Paulo estão em greve e, enquanto isso, o Criciúma não tem como dar condição de jogo ao veterano Marcos Assunção!!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Criciúma não consegue ser estável no Brasileiro.

Talvez este seja o principal desafio do técnico Petkovíc: proporcionar ao time que ele comanda uma certa firmeza e solidez! Claro que, se desde o começo da competição o Criciúma tivesse demonstrado esta sonhada regularidade, a situação na tabela seria outra...com certeza! Na verdade, e nem dá pra esconder...o Criciúma mostrou futebol convincente em duas partidas este ano: diante do Grêmio, lá em Porto Alegre, dia 14 de julho; e, em 18 do mesmo mês, contra o Bahia. No primeiro, vitória por 1 a 0 e, depois outro resultado positivo, 2 a 1. Em nenhuma outra oportunidade o Criciúma foi tão equilibrado em 2.015. Vale lembrar que o jogo contra o Grêmio ocorreu pela Copa do Brasil e, no embalo, quatro dias após...pegou o Bahia, em casa.
Massss...será que o técnico Dejan Petkovíc ainda conseguirá fazer com que o Criciúma apresente um padrão verdadeiramente competitivo e uniforme de jogo ?? Tenho minhas duvidas!! Todos nós que acompanhamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual comissão técnica temos de reconhecer algumas situações que precisam ser expostas. Primeiro...Petkovíc tem algum conhecimento, pouca experiência e méritos pelo fato de estar “tirando leite de pedra” do atual plantel. Pet não é nenhum “professor” na real acepção do termo! No entanto, foi depois de sua chegada que o Criciúma melhorou um pouco a campanha no Brasileiro. E, segundo...o grupo de jogadores que ele, Pet, tem na mão é de baixa qualidade! Pra mim e pelo que vi até agora, dá pra destacar, tecnicamente, o goleiro Luiz e o zagueiro Fábio Ferreira. Os demais...”tudo japonês”! Quando foi contratado o atacante Neto Baiano imaginei que o Criciúma teria acréscimos na parte ofensiva. Ledo engano! O esquema não colabora e o próprio jogador reconhece que não está num bom momento. Além dele, eu também esperava e ainda espero mais de Lucca.  De um modo geral o time é tão medíocre que, mesmo sem estar no melhor de sua forma, depois de consecutivas cirurgias, Lucca ainda é esperança de boas jogadas!!

Sobre o esquema de jogo que está sendo usado, acho que continua sendo uma insistência desnecessária do treinador o tal 4-2-3-1!! E problema, na verdade, não é o estilo de jogo escolhido por Petkovíc. Ocorre que Maurinho, por exemplo, não sabe fazer esta função e teimosamente continua sendo escalado pra fazer uma tarefa que só contribui para que ele próprio tenha rendimento pífio! Maurinho teve algum destaque no Metropolitano jogando pela esquerda e procurando usar de sua velocidade. No Criciúma ele vem sendo utilizado para atuar pela direita, no ataque, e com muita responsabilidade de ajudar na marcação. Assim, fugindo de suas características e do que pode render! Resumindo...se Maurinho já não é o “bicho” jogando na sua...imaginem fora de posição!!! Insisto que o melhor para os padrões do nosso futebol...sem inventar...um goleiro e o 2-2-2-2-2: dois laterais, dois zagueiros, dois volantes, dois meias e dois atacantes...!!!

Como a coluna e o Passarinho Arrepiado já haviam antecipado, os organizadores da Copa Sul Minas optaram pelo rancking de cada estado para escolher os representantes na competição que volta a ser disputada em 2.016. Assim, em Santa Catarina, Criciúma e Figueirense jogarão o torneio. Nos demais...Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional; Paraná...Coritiba e Atlético; Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético; e, do Rio de Janeiro, por convite...a dupla Fluminense e Flamengo. Se bem que os cariocas querem participar da Sul Minas...mas ainda há certo impasse a ser resolvido com a Federação do Rio de Janeiro. Na minha opinião agiram corretamente as pessoas envolvidas na elaboração do evento. O rancking é o melhor caminho para definir quem tem direitos! E...na atual conjuntura...o Criciúma é o único da Série B a jogar a Sul Minas de 2.016...!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Foram 52 passes errados e um empate com gosto amargo!!

O Criciúma jogou MUITO mal!! Observem que o “muito” está em letras maiúsculas!! É apenas pra sintetizar o que vi de Criciúma 0 Mogi Mirim também 0, na noite desta sexta-feira(21), no estádio Heriberto Hülse, pelo returno da Série B do Campeonato Brasileiro. Olha...foi de doer!! A qualidade do futebol apresentado pelo time de Petkovíc foi das piores! Aliás, com absoluta certeza, sob o comando de Pet...o Tigre teve sua pior atuação!! O que deu certo? Ofensivamente, nada!! O 1º tempo foi terrível e o 2º...digamos que um pouco menos horroroso!! Em termos de finalização com algum perigo contra a meta adversária, o Criciúma teve uma em cada tempo: com Lucca, que cabeceou pra fora; e, Maurinho, em jogada individual, chutando no canto para defesa do goleiro Daniel, do Mogi, que mandou a escanteio. Só!! E, somente o Criciúma errou 52 passes no jogo!! Empate justo pelo altíssimo grau de pobreza técnica que apresentaram Tigre e Sapo...!!
Tigre voltou a mostrar que tem um plantel limitadíssimo... tecnicamente!
.
O goleiro Luiz foi exigido apenas uma vez durante toda a partida: já no finalzinho em chute do atacante Serginho...de dentro da área! No restante, pouquíssimo trabalho! Nota 6. Maicon Silva fez apenas uma jogada de linha de fundo, no ataque. Defensivamente, não teve grandes problemas até porque todo o Mogi Mirim se preocupou muito mais em se defender do que em agredir o Criciúma. Nota 4. Wânderson, mesmo que não tivesse sido incomodado pelo ataque do Mogi, errou muitos passes quando saía pro jogo. Nota 4. Fábio Ferreira “salvou-se” diante de tanta carência técnica. Mostrou a costumeira tranqüilidade...sem ser também acossado pelos jogadores do adversário. Nota 6. Sobre Cristiano...atuação muito ruím, inclusive com vários erros de passes. Nota 3. Wéllington esteve razoável na cobertura e marcação. Massss... também errou muitos passes! Nota 4. Marcão, por sua vez, com certeza...foi quem mais teve erros de passar a bola! Rendimento abaixo da pior expectativa!! Nota 3. Douglas Moreira se movimentou bem...fugindo um pouco da quase geral baixa produtividade!! Se doou bastante... até sentir cansaço. Nota 6. Maurinho continua o “bom marcador”, dentro do insistente esquema de Petkovíc...jogando pela direita no ataque, mesmo sendo canhoto! Primeiro tempo apagadíssimo...melhorando um pouquinho no 2º. Nota 5. Paulo Sérgio...mais uma vez, “engolido” pelo esquema...não finalizou uma vez a gol! O sistema do Criciúma não o ajuda. Pelo contrário! Nota 4. E Lucca...que mesmo jogando abaixo do que pode, ainda é um dos que se espera mais e tenta, a dribles, “furar” o bloqueio adversário. Nota 5. Foram utilizados, ainda, Neto Baiano...sem avaliação pelo pouco tempo em campo; Paulinho...que veio do banco pra cair na “mesmice” dos demais, principalmente errando passes...nota 4; e, Jéfferson, que fez algumas jogadas individuais, em velocidade, proporcionando algum perigo à defesa do Mogi Mirim...nota 6. Sobre o técnico Petkovíc, insisto que precisa rever conceitos!! Sua teimosia com o esquema 4-2-3-1 vai acabar por comprometer de vez seu trabalho no Criciúma. Reitero que o Criciúma não tem jogadores com característica para tal sistema de jogo! O melhor...continua sendo a escalação de 4 jogadores no meio, com dois volantes e dois meias!!! Eita teimosia que não leva à nada!! Nota 4 pro Pet!!

Passarinho Arrepiado volta à coluna trazendo os números do jogo. Faltas...o Criciúma cometeu 20, o Mogi Mirim 11. Conclusões a gol...duas do Criciúma, 3 do Mogi. Pra fora, 6 finalizações do Tigre, 6 também do Sapo. Em escanteios...7 pró Criciúma, todos no 2º tempo; e, 4 para o Mogi. Impedimentos...3 a 2 para os visitantes. Renda do jogo: R$46.755,00; público: 4.330 torcedores. Ah...o Criciúma errou 52 passes no jogo!! Coisa horrorosa, hein??